Pela primeira vez a Bahia, através do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina passou a produzir azeitonas. Segundo informações do IBGE, divulgadas na última quinta-feira (5), o município produziu em 2018 em torno de cinco toneladas, com valor estimado em R$12 mil. A safra é considerada modesta, mas a colheita do produto faz a Bahia entrar no restrito grupo de quatro estados que produzem o fruto no país.
Segundo o IBGE, a produção nacional de azeitonas em 2018 foi de 1.620 toneladas. O Rio Grande do Sul foi quem mais colheu [976 toneladas]. Depois, Minas Gerais [558 toneladas] e São Paulo [111 toneladas]. Rio de Contas tem perfil de produção predominantemente frutícola.
Fonte: Bahia Notícias
Aconteceu dia 16 de agosto, no Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) – FAI, instalado no Fórum de Irecê, o “Segundo Mutirão do Projeto Pai Presente”, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), implementado pelo Tribunal de Justiça da Bahia e coordenado pela Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II) que é liderada pela Juíza Drª Rita Ramos.
A Primeira Ação do Projeto foi coordenada pelo juiz Drº Danilo Augusto Franca, titular da 2ª Vara de Família da comarca de Irecê, pela coordenadora do Cejusc-FAI, Drª Fabiola Monteiro, pela Assistente Social Claudete Novaes e contou com a presença do Diretor Geral da FAI - Prof. Marcos Batista de Carvalo, da Diretora Acadêmica Conceição Correia e da Professora Andreza Maia, atendendo mais de 90 famílias que passaram pela coleta do material genético e audiências de Mediação Judicial para regulamentação de alimentos e documentação.
Nesta “Segunda Ação”, coordenada pela equipe do Cejusc, foram atendidas 95 famílias, as quais foram acolhidas com um café da amanhã e pelos acadêmicos dos cursos de Psicologia, Direito e Enfermagem da FAI - Faculdade Irecê. Enquanto aguardavam a coleta de material genético, as crianças interagiam na brinquedoteca, acompanhadas por estudantes do curso de Pedagogia da Uneb-Irecê, que promoveram momentos de diversão e contação de histórias.
O Projeto destina-se aos pais que desejem realizar o reconhecimento espontâneo da paternidade, após o registro apenas pela mãe, ou aos que apresentem dúvida quanto à paternidade e desejam realizar exame de DNA, garantindo que assumam as responsabilidades com os seus filhos.
As famílias que tenham interesse em participar do projeto, que promove o reconhecimento espontâneo da paternidade, devem entrar em contato por meio dos telefones (74) 3642-1272 ou pelo e-mail: paipresente@tjba.jus.br.
Fonte: Ascom - FAI
Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e, mesmo sem perceber, transmitimos informações sigilosas pela internet o tempo todo. E justamente por isso, e ainda por uma falta de consciência das pessoas sobre a importância de obter recursos de segurança, cada vez mais presenciamos casos de ataques cibernéticos no mundo.
Apesar da alta frequência desse tipo de crime no Brasil, as empresas não têm dado a devida atenção à segurança digital. A melhor solução existente para garantir a segurança de dados é utilizar o certificado digital, que já é obrigatório para algumas empresas e, em breve, será exigido a todos os tipos de negócios no Brasil.
Preocupada com a frequência desses números e pensando nos lojistas, hoje a CDL Irecê oferece entre outros o serviço, o de Certificação Digital. Em toda região a CDL de Irecê é a única que tem um certificador autorizado pelo SPC-BRASIL, apenas para emissão de certificado digital.
A Emissão, renovação, assessoria e orientações são oferecidas pela instituição. “Hoje em dia todos temos que ter um certificado digital, representantes comerciais, advogados e contadores, há alguns tribunais que o advogado só consegue acessar o processo através do certificado” comenta o Secretário Executivo da CDL Irecê, Roberto Alves.
Mas o que é o certificado digital? Para que serve? O Certificado é uma identidade virtual que contém os dados de uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Com ele é possível comprovar a identidade do autor de uma ação realizada na internet e validar essa transação. É ele que garante a proteção de todas as transações realizadas eletronicamente. Existem diversos tipos de Certificados Digitais, tanto para Pessoas Jurídicas (e-CNPJ) quanto para Pessoas Físicas (e-CPF). Cada um desses tem outros dois tipos principais de modelos, o A1 ou o A3. O A1 tem certificação válida por um ano, enquanto o A3 dura três anos. Eles podem vir em formato de pen-drive, cartão, programa instalado no computador, entre outros.
A CDL é responsável pela emissão, o período de instalação é de 30 à 1 hora. “ É tudo proporcional, depende da empresa, o atendimento é rápido, tranquilo e sem dificuldades, podemos realizar o serviço em até 15 minutos, claro que depende da empresa que recebe o serviço, dos proprietários, documentação e atos instituitivos” diz Ítalo de Souza, o responsável pelo setor de certificação Digital. “A CDL ainda dá ao associado 10% de desconto, podendo ser negociado até no boleto, tudo para facilitar a emissão.” Complementa Ítalo.
Interessados o contato da CDL Irecê é 3641 3344, whatsapp 9 9811 2625, agende seu atendimento, se preferir, podemos ir até você. A CDL está localizada na Rua Demétrio da Silva Dourado, S/N.
Fonte: Ascom - CDL Irecê
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Foto: Google Street View O Magazine Luiza (Magalu), uma das maiores rede...
Nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 8h às 16h, na Casa do Comércio, o Procon vai atender moradores de Irecê e da região, que...
Foto: SSP-BA
Foto: Google Street View Os moradores de Irecê terão a oportunidade de ...