Segunda-feira, 30 de Julho de 2018
Cidade

O Sindicato dos Servidores Públicos do município de Uibaí, na região de Irecê,  vem recebendo inúmeras reclamações dos professores no sentido de que a atual gestão do município não vem observando o limite de 2/3 da jornada contratual para atividades de interação com os educandos e 1/3 para atividades extraclasse, pois está obrigando os professores a manterem suas jornadas em tempo integral com interação com os educandos.

 O presidente do Sindicato, José Francolino, também professor, relata que, em outras oportunidades a Diretoria do sindicato já havia buscado junto a atual administração a resolução dessa reivindicação da categoria, porém, sequer obtiveram resposta do quanto reivindicado. Dessa forma, o Sindicato não encontrou outra alternativa, a não ser convocar a categoria para uma Assembleia Extraordinária, a qual foi realizada às 17:00 horas do dia 18/07/2018, em terceira e última convocação para deliberar sobre a deflagração de movimento grevista por tempo indeterminado em decorrência do seguinte motivo: a) A não observação do limite de 2/3 da jornada contratual para atividades de interação com os educandos e 1/3 para atividades extraclasse, cujas atividades consiste em planejamento de aula, correção de atividades/provas, etc.

 Assim, nessa assembleia foi deliberado pela categoria que todas as quartas-feiras suspenderão suas atividades, interrupção que teve início no dia 25/07/2018, quando ocorreu com a realização de atividades extraclasse, por conseguinte, nas datas com paralisação, os professores não ministrarão aulas com os educandos, mas ficarão no recinto escolar realizando atividades extraclasse. “Não podemos perder de vista que, a reserva de 1/3 da jornada de trabalho dos profissionais do magistério para o exercício das atividades extraclasse é assegurado pelo o artigo 67º, inciso V da LDB, Lei Federal 9394/1996 e pelo o artigo 2º, §4º da Lei Federal 11738/2008”, disse José Francolino.

Com essa decisão tomada pela categoria, o sindicato seguindo os trâmites legais protocolou junto a Secretaria de Educação do município, como também junto ao executivo, ofício, notificando, assim os setores competentes da decisão da categoria em repúdio a não concessão da reserva de 1/3 para as atividades extraclasse, onde na oportunidade, o sindicato se coloca a inteira disposição para junto com o poder executivo local buscarem uma solução.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp









Quarta-feira, 25 de Julho de 2018
Cidade

Um idoso de 89 anos, Pedro Pereira de Oliveira, conhecido por” Pedro de Manezada”, morreu na manhã de terça-feira (24), por volta das 10h30, após ser atingido por uma máquina retroescavadeira.

O acidente ocorreu na cidade de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, onde o aposentado residia. Pedro é natural de Central, na região de Irecê.

Conforme informações blog braga, quando o operador da retroescavadeira foi dá a ré, acabou atingindo o Ancião, que foi arrastado por pelo menos 3 metros.

O local foi isolado até a chegada da Polícia técnica para perícia e remoção do corpo para o Necrotério - Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras. Segundo familiares, o corpo será transladado para Central, onde será sepultado.

A máquina estava no local para recolher britas para tapar buracos na via. O operador fugiu após o acidente.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 18 de Julho de 2018
Cidade

A família de Manoel Alves de Souza ( Mata onça) convida parentes e amigos para a Missa de Sétimo Dia.

A missa será realizada  nesta quinta-feira, dia 19 de Julho, às 16 horas na Igreja Matriz, em Central, de onde seguiremos para a visita no cemitério local.

Agradecemos a todos que comparecerem a este ato de fé e Piedade cristã!

Fonte: Sueli Alves



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 14 de Julho de 2018
Cidade

Faleceu nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira (13),  no Hospital Regional de Irecê o ex-vereador Manoel Alves de Souza, conhecido por “Mata Onça”, aos 74 anos.

Manoel, que foi agricultor, elegeu-se vereador no município de Central, região de Irecê,  pela primeira vez no pleito de 15 novembro de 1988. Ele assumiu em 1º de janeiro de 1989 e permaneceu na Câmara até o final de 2004. Sempre solícito, não hesitava em ajudar o próximo.

O político estava com problemas de saúde e não resistiu a uma cirurgia.  O corpo do ex-parlamentar foi sepultado na manhã deste sábado (14) no cemitério de Central.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 13 de Julho de 2018
Cidade

Retomando a Operação Central Segura Fase II, a Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar prendeu nesta quinta-feira (12), às 11h, Tito Barros da Silva, acusado de tráfico de drogas.

Em nota, a Polícia Civil informou que após o recebimento de inúmeras denúncias sobre possível tráfico de drogas em uma residência localizada na Avenida João Durval Carneiro (Rua da Batedeira), na cidade de Central, região de Irecê, as equipes das Polícias Civil e Militar foram até o local indicado e constataram a veracidade dos fatos.

Segundo o delegado Michael Alves, após revista no quintal e nos cômodos da casa, foram encontradas 57 trouxinhas de maconha, acondicionadas em papel alumínio, tesoura e apetrechos para embalar drogas. “O material estava escondido entre as redes de pesca usadas pelo suspeito que também é peixeiro. Esta foi uma das ações preventivas desenvolvidas pelas Polícias de Central no combate a traficância de substância entorpecente”, acrescentou Alves.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local onde está preso em uma das celas.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 12 de Julho de 2018
Cidade

Seis vereadores faltaram à sessão extraordinária (Foto: Central Notícia)

Um projeto de lei aparentemente simples se tornou uma "queda-de-braço" entre a Prefeitura do Central, na região de Irecê e a Câmara de Vereadores. O Legislativo aprovou a matéria, mas o chefe do Executivo vetou e o texto voltou para os vereadores.

De autoria  coletiva (assinado por todos os onze edis) e protocolado na Casa das Leis, o projeto visava ampliar o período de funcionamento de bares e similares, além da regulamentação do uso de som automotivo.

Atualmente, os bares funcionam de segunda a quinta-feira até às 22h e de sexta a domingo até à 00h. A proposta aumentaria duas horas em dias normais e nos finais de semana, os estabelecimentos fechariam às 04h da manhã.

Os vereadores alegam que a cidade carece de lazer e os bares são a única opção para divertimento das pessoas. Além disso, com aumento no horário, os comerciantes (donos de bares) iriam ter mais lucros. Vetado, o executivo justificou, entre outras situações, que se alterar o horário, o município vai “pagar o preço” com o aumento da violência, por exemplo.

Na manhã desta quarta-feira (11), os parlamentares tiveram a oportunidade de derrubar o veto e manter a lei aprovada, ou simplesmente votar, independente do resultado. Mas para a derrubada de um veto do prefeito requer a chamada maioria absoluta. Dos onze vereadores, apenas cinco compareceram à sessão extraordinária. A atitude dos ausentes foi duramente criticada pelos colegas Roberto Lima, Suedras Dourado, Roberto Cunha, Valdir Martins  e pelo presidente da casa, Valdir Belarmino.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp