Em uma matéria (editorial) [veja aqui] publicada na manhã desta sexta-feira (27), esse veículo fez uma reprodução de um pronunciamento do deputado Jacó, onde ele se referia, em vídeo, ao apoio concedido ao pré-candidato a prefeito no município de Central, professor Renato.
O texto fala ainda sobre o rompimento do vereador Renato com o grupo do atual prefeito Uilson Monteiro, situação pública e notória. Diante das circunstâncias, cogitou-se também seu afastamento político com seu antigo aliado, o ex-prefeito Genario Almeida, que inclusive participou do pleito de 2016 ao lado de Renato e Monteiro e até poucos dias prestava serviço ao hospital local, na função de médico, ficando subtendido a sua permanência no grupo.
Mas, pelo visto, nos bastidores da política local, a coisa não é bem assim. O próprio vereador José James falou no grupo de WhatsApp do Central Notícia que existe um acordo entre Renato e mais três pré-candidatos da oposição. Quem tiver maior popularidade, consequentemente receberá o apoio dos demais.
Então, diante do que foi exposto, mesmo que implicitamente por José James e das informações obtidas pela redação - após a divulgação da matéria, muito provavelmente, não existe rompimento político entre o professor Renato e o médico Genario.
Vale ressaltar, que o espaço está aberto para manifestação das pessoas citadas na matéria.
Fonte: Central Notícia
Foto: Montagem/CN
Em discurso proferido nessa última quarta-feira (25) na ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Mário Jacó (PT) mais uma vez ressaltou o apoio ao vereador Renato Pereira de Santana (PSD), que pré-candidato à Prefeitura de Central nas eleições do próximo ano.
Sem tradição na política local, Renato surgiu como surpresa no pleito de 2016 ao assegurar uma cadeira na câmara municipal e sendo o vereador que conseguiu o maior número de votos – quase 800.
Recentemente, Renato rompeu com o grupo do atual prefeito Uilson Monteiro (PSD) e certamente com o seu mais antigo aliado, o médico e ex-prefeito Genario Martins de Almeida.
O postulante ao cargo de prefeito nas eleições de 2020 mostrou mesmo fidelidade ao seu mais novo parceiro na política, o deputado Jacó. Na disputa para estadual no ano passado, com o apoio de Renato, o parlamentar petista foi o quarto mais votado em Central (965 votos).
Vídeo:
Fonte: Central Notícia
Ex-prefeito de Irecê, Luizinho Sobral – Foto: Divulgação/Google
O ex-prefeito da cidade de Irecê, Luizinho Sobral (Podemos) foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por crime eleitoral cometido nas eleições de 2012, quando disputou a Prefeitura de Irecê.
A instância jurídica máxima da Justiça Eleitoral brasileira decidiu manter a decisão do TRE - Tribunal Regional Eleitoral baiano, que havia condenado Sobral, por 7x0 (sete votos a zero).
Com a decisão, o ex-deputado estadual ficará inelegível por oito anos. Ele também terá que arcar com uma multa no valor de R$ 30 mil.
Expectativa
O presidente Jair Bolsonaro precisa sancionar ou vetar (total ou parcialmente) o projeto que altera regras eleitorais (Projeto de Lei 5029/19) até o dia 4 de outubro, para valerem já nas eleições municipais de 2020. A possível sanção do projeto, poderá beneficiar Sobral e outros políticos com pendências judiciais.
Fonte: Central Notícia
Vereador Paulo Dourado, presidente do Poder Legislativo de Ibititá
Após determinação da juíza Andrea Neves Cerqueira, da 1ª Vara Cível da Comarca de Irecê, o vereador Paulo Dourado é o presidente definitivo da Câmara de Ibititá, na região de Irecê.
A decisão da Justiça aconteceu na última sexta-feira (20) e anulou a eleição que ocorreu em maio deste ano, onde elegeu a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ibititá, para o biênio 2019/2020 – sendo a chapa situacionista. A Justiça considerou o processo eleitoral irregular e validou outra eleição – a do dia 28 de junho de 2019.
O impasse entre o grupo de situação e oposição em Ibititá, resultou em oito meses paralisação do poder legislativo local, sem votação de projetos e atrasos salariais de vereadores, alguns com até cinco meses sem receber seus vencimentos.
A primeira sessão de 2019 foi marcada para ocorrer na manhã da próxima sexta-feira (27), a partir das 09h.
Mesa Diretora
Paulo Dourado – Presidente
Mateus Silva – Vice-Presidente
Odair José Neves – 1º Secretário
Edla Cristian Viana – 2º secretário
Fonte: Central Notícia
Lula recebeu os jornalistas para uma entrevista ao jornal argentino ‘Página 12’, no dia 11 de setembro, no prédio da Superintendência Regional da PF no Paraná e foi escoltado por um agente durante toda a conversa. Preso há mais de 500 dias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas à TV Globo e chamou o ministro Sergio Moro de “canalha” e “mentiroso”.
“No dia em que eu parar de acreditar na Justiça, fico imaginando o que vou fazer. Não é porque um juiz [Moro] tenha sido um canalha que você deve julgar toda a Justiça por causa desse erro”, ataca ex-presidente ao falar sobre a confiança na Justiça e o ministro Moro.
A imprensa televisiva também foi criticada pelo petista. “Entre as principais notícias televisivas do Brasil, segundo pesquisa feita por um professor da UFMG, em pouco mais de um ano, são 80 horas falando mal do Lula. E, ao mesmo tempo, tem mais de 100 horas transformando um juiz mentiroso em um herói”, afirmou.
Ainda sobre a imprensa, o petista também fez críticas à TV Globo. “Há dez anos, ela [Globo] conta mentiras sobre mim. Há uma grande pressão da imprensa brasileira, especialmente da Globo, para que Lula não saia da prisão. Porque o grande problema da operação Lava Jato é que ela deixou de ser uma operação de investigação de corrupção e se tornou um partido político”, disse ao veículo.
Na continuação da entrevista, o ex-presidente disse que não quis sair do país para provar sua inocência. “Eu poderia ter deixado o Brasil, mas vim aqui porque têm quatro pessoas que sabem a verdade sobre esses processos contra mim: eu, Deus, o juiz e o promotor. Eles sabem que mentem. E Deus e eu sabemos que estou com a verdade”.
Já na parte final da conversa com o jornal argentino, Lula declarou que espera “que o Brasil não precise” dele e que seu papel é contribuir para dar destaque a “pessoas mais jovens e com mais energia” do que ele.
Veja entrevista completa:
Fonte: UOL
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), concedeu uma entrevista à Veja em que admite intenção em disputar a presidência da República em 2022, reforça a análise de que o PT deveria ter apoiado Ciro Gomes em 2018, avalia que a bandeira Lula Livre não deva ser condicional para que o partido forme alianças com partidos de oposição e vai na contramão do partido no que diz respeito à Venezuela: “Há sinais claros de que a democracia é desrespeitada e de que há agressões contra pessoas e os seus direitos”.
Sobre a possibilidade de candidatura, afirma: “Disse isso ao Lula: mais do que projetarem nomes, os partidos deveriam deixar a vaidade de lado. Se cada um quiser se colocar um degrau acima, não vamos conseguir pensar um projeto de país. Hoje, quero construir com outras lideranças essa alternativa”. Ele faz críticas à Lava Jato, argumentando que se tratou de uma operação “usada com viés político-partidário”, mas não é da opinião “de que tudo o que foi apurado é falso ou fruto de manipulação para perseguir e condenar o PT e outros partidos de esquerda”.
Apesar de defender que o PT “não deve nem pode abrir mão” da bandeira Lula Livre, uma vez que “mais do que nunca está claro que Lula não teve direito a um julgamento justo” e que “a condenação no caso do tríplex é uma aberração gigantesca”, Rui Costa diz não achar “que esse é o ponto que deve ser usado pelo PT para condicionar qualquer diálogo com as oposições para formar uma frente”.
Questionado se foi um erro do partido ter lançado candidatura própria na eleição presidencial de 2018, Rui Costa afirmou que o “certo era ter apoiado o Ciro Gomes”. “Essa não é uma opinião que dou com a partida já encerrada. Eu e o ex-governador Jaques Wagner defendemos naquele momento a ideia de que o PT deveria ter um candidato de fora do partido caso houvesse o impedimento do ex-presidente Lula”, continuou.
“Nenhuma outra liderança teria condições de superar o antipetismo ou disputar a Presidência em pé de igualdade naquele cenário. A reflexão também tem de ser anterior. Faltou perceber que era preciso dialogar com todos os segmentos sociais, mesmo com aqueles que pensam diferente”, acrescentou.
Venezuela
Ao comentar sobre a Venezuela, o governador petista avaliou como um “problema” o diagnóstico feito pelo PT “porque manifestamos unilateralmente apoio a um dos lados na Venezuela, independentemente do que estivesse ocorrendo”. “A Venezuela enfrenta o mesmo momento que o Brasil, mas no oposto ideológico. Há sinais claros de que a democracia está sendo desrespeitada e de que agressões estão sendo desferidas contra pessoas e seus direitos”, acrescentou.
Fonte: As informações são do Brasil 247 e da Veja
O Partido dos Trabalhadores reelegeu com mais da metade dos votos (57) o então presidente do diretório em Central, Adalberto Martins, na eleição deste domingo (08), que ocorreu das 09 às 17h na biblioteca municipal.
Também disputou a presidência, Alanna Miranda, que obteve 17 votos. Ao todo, 79 pessoas votaram.
Aconteceu também a eleição para as chapas nacional e estadual. As chapas nacionais mais votadas foram a 250 - 14 votos e 290 de Gleise Hoffman com 36 votos.
As estaduais mais votadas foram a 400 do deputado Jacó com 14 votos e a 440, de Eden Valadares que é apoiado pelo senador Wagner com 55 votos.
A eleição para a direções estaduais e nacional será com os delegados escolhidos nas eleições do partido nos municípios.
Fonte: Central Notícia
O município de Uibaí recebeu uma emenda parlamentar indicada pela deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) no valor de R$ 245.596,61. O montante foi de uma proposta do ano de 2015, que tem como objeto a Implantação de Melhorias Sanitárias Domiciliares do município.
Uibaí, que é a antiga Canabrava do Gonçalo, localiza-se no noroeste do Estado da Bahia, na região de Irecê. O município, que tem buscado melhorar seu Índice de Desenvolvimento Humano, necessitava, portanto, de ações voltadas para a prevenção de doenças relacionadas com a falta ou inadequação dos serviços de saneamento básico.
“Garanti esta emenda ainda quando ocupava uma vaga no Senado, em 2015. Trata-se de uma indicação que fiz, pensando na prevenção de doenças infectocontagiosas, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações”, disse a deputada.
Fonte: Ascom - Lídice da Mata
A chapa Renova PT 440, que tem como candidato à presidência do Partido dos Trabalhadores o assessor do senador Jaques Wagner, Éden Valadares, reuniu, nesta sexta-feira (30), lideranças políticas regionais no sindicato dos comerciários em Irecê para discutir a eleição interna do partido. A Plenária do Território, preparatória para o Processo de Eleições Diretas (PED) do partido contou com a presença dos deputados Robinson Almeida, Bira Coroa, Afonso Florense, Caetano e o ex-presidente do PT no Estado, Jonas Paulo, além de prefeitos, vereadores, vice-prefeitos dos territórios de Irecê, Piemonte e Chapada.
"Renovar o PT é fortalecer o partido na base e perseguir a meta de criar diretórios municipais em todas as cidades da Bahia", afirmou Éden.
"Estamos juntos para fortalecer o PT, retomar seu protagonismo nos municípios, libertar Lula e retomar o protagonismo do Brasil no cenário internacional com a inclusão e participação do povo brasileiro", enfatizou Robinson.
O novo presidente do PT será eleito em outubro pela militância do partido.
Fonte: Ascom - Chapa Renova PT
O deputado estadual Jacó (PT), o secretário nacional de movimentos populares do PT, Ivan Alex, e o secretário de finanças do PT da Bahia, Gutierres Barbosa, estarão neste sábado (31), às 9h, na Câmara Municipal de Irecê. Eles vão participar da Plenária do Território, preparatória para o Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido.
A exemplo do que já aconteceu no Extremo Sul e em Alagoinhas, trata-se de um evento de apoio à Chapa Estadual 400 - Mais Unidade, Mais Avanços, Lula Livre Já!, que lançou a pré-candidatura de Jacó e Martiniano Costa à presidência do PT na Bahia.
A Chapa 400 é formada pelo deputado Jacó, que representa a Esquerda Popular Socialista (EPS) e o campo nacional Optei, e pelo vice-presidente do PT na Bahia, Martiniano Costa, ligado à corrente Construindo um Novo Brasil (CNB). O registro oficial das candidaturas ocorrerá em outubro, durante o congresso estadual do PT.
Em entrevista nesta sexta-feira (30), em Juazeiro, Jacó falou sobre o momento de luta, resistência e superação em que ocorre o PED, acredita que esta será maior eleição de todas na Bahia, e conclamou a militância petista para que compareça às urnas no dia 8 de setembro.
Jacó afirma que, caso seja eleito presidente do PT baiano, sua tarefa será "radicalizar" a relação do Partido com os movimentos sociais, um segmento que ele já representa na Assembleia Legislativa da Bahia.
Fonte: Ascom - Deputado Jacó
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...