Os estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê, situado a 480 km de Salvador, desenvolveram ao longo do ano letivo de 2018 diferentes projetos de intervenção social. A iniciativa, adotada pelo CETEP desde 2013, tem o objetivo de fazer com que os estudantes apliquem seus conhecimentos e habilidades nas realidades onde vivem. Este ano, foram desenvolvidos 40 projetos de intervenção resultantes dos trabalhos de conclusão dos cursos ofertados na unidade.
Para o diretor Carlos Ney Nascimento estes projetos são essenciais para a formação dos estudantes. “A intervenção social é trabalhada no CETEP como princípio pedagógico, possibilitando que o estudante aprenda os conteúdos e práticas em situações reais. Isso contribui para a sua formação integral e faz com que compreenda a dimensão social da futura profissão”, destacou.
A estudante Denize Queiroz Fonseca, 32, do curso técnico de nível médio em Meio Ambiente, participou dos projetos ‘Banco de Sementes’ e ‘Minhocário’. “Montamos no CETEP um banco de sementes de plantas nativas da região como uma alternativa para combater o desmatamento. Já o Minhocário que implantamos no Centro vai servir para produção de húmus para serem utilizados no solo da horta que temos aqui na unidade”, informou.
Miguel Ângelo Lima, 19, do curso técnico de nível médio em Administração, desenvolveu com sua equipe o projeto ‘Divulgação e Marketing’. “Fizemos uma pesquisa de campo para elaborar uma estratégia de divulgação de uma empresa do ramo alimentício da cidade que está começando a atuar no mercado. Mostramos que investir em divulgação é essencial para uma empresa ser mais conhecida e obter novos clientes. Para isso, utilizamos as redes sociais, como Facebook e Instagram. Além de dar suporte à empresa, nós também ampliamos nossos conhecimentos que serão úteis para nossa carreira”, revelou o estudante.
Fonte: Central Notícia com informações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Cerimônia de premiação aconteceu em Salvador e contemplou iniciativas que incentivam a melhoria do ambiente de negócios
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, foi um dos vencedores da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, anunciados em evento realizado nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, no Hotel Fiesta, em Salvador. Irecê venceu na categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto “Construir possibilidades para transformar”.
Para o prefeito de Irecê, Elmo Vaz esse prêmio é um incentivo muito importante para continuar investindo na educação empreendedora no município “Estamos capacitando e incentivando cerca de 400 crianças com o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A escola na qual implantamos o projeto melhorou muito os índices do Ideb. Temos certeza que, com este prêmio, nos sentiremos muito mais motivados para continuar investindo e apostando em ações que fomentem o empreendedorismo e a geração de emprego e renda”, comemora.
A educação pública de Irecê é hoje uma das melhores da Bahia, e, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, o município está entre os três melhores desempenhos do estado, analisando os 35 mais populosos. A média alcançada foi 5,5 e supera a prevista para ser alcançada apenas no ano de 2021.
Neste ano, 38 projetos de diversos municípios baianos foram aprovados na fase inicial e receberam a visita técnica do Sebrae para a verificação do andamento das ações e as contribuições para o empreendedorismo em suas localidades.
O gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, comemorou os resultados, e ressaltou o trabalho incansável dos prefeitos e suas equipes para implanter ações e projetos que estimulem o desenvolvimento local. “Nós do Sebrae ficamos muito felizes quando visitamos municípios e prefeitos que estão engajados em fomentar o empreendedorismo e o fortalecimento dos pequenos negócios. Foi um honra apoiá-los nestas ações, e quero parabenizar os dois prefeitos das cidades da nossa região, por essa grande conquista”, avalia.
Além da participação na edição nacional do Prêmio, os vencedores terão a oportunidade de implantar o Programa Cidade Empreendedora, para os que ainda não possuem, e ampliar os projetos já existentes com foco em empreendedorismo.
Fonte: Sebrae Irecê/ Nara Zaneli
Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) está realizando em Irecê o III Seminário Pedagógico, iniciativa que vai capacitar 60 jovens músicos integrantes de projetos musicais e filarmônicas. A ação acontece até o próximo sábado (17), e conta com atividades voltadas ao ensino e à prática musical coletivas para bolsistas contemplados pelo Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo (Procec), através da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia.
Aulas de música, ensaios, apresentações de grupos locais parceiros e apresentações públicas fazem parte das atividades nos cinco dias de imersão do Seminário. A abertura aconteceu no Colégio Modelo, e as demais aulas na Escola Parque e Hotel Copa 70.
Segundo o prefeito Elmo Vaz, “a escolha de Irecê para sediar o seminário foi devido a abrangência do trabalho realizado pelo maestro Gerry Andrade, que coordena diversas filarmônicas na região, e agora o Projeto Ireceense de Música (PIM), apoiado pela Prefeitura de Irecê”, disse, destacando que atualmente 20 jovens multiplicadores, alunos do maestro Gerry estão participando do seminário, ampliando o potencial da região no ensino de música.
Uma das instituições de ensino que abraçaram o projeto do Neojiba em Irecê foi a Escola Parque, que recebeu nessa quarta-feira (14) oficinas voltadas para a formação de multiplicadores de orquestra. “Abraçamos esse projeto, que tem atuação destacada na formação musical das nossas crianças, com aulas de violino, violoncelo e viola”, destacou a diretora Mabel Dourado. “Só temos a agradecer por essa linda parceria”.
Criado em 2007 a partir da iniciativa de seu diretor fundador, o maestro e pianista Ricardo Castro, o Neojiba tornou-se uma das ações prioritárias do Governo do Estado da Bahia. Vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), beneficia cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens, direta e indiretamente, em todo o estado.
Fonte: Ascom/PMI
O prefeito Elmo Vaz esteve reunido nessa terça-feira (13) na Casa do Comércio, junto aos membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê – CDL, para apresentar o projeto da estação de transbordo do município. A proposta foi desenvolvida pelo escritório de arquitetura Inova, e apresentada pela arquiteta Luciana Loula.
Para o prefeito Elmo Vaz, Irecê é uma cidade que se desenvolveu e tem uma economia baseada no comércio e na prestação de serviços. “Nesse aspecto, a estação de transbordo visa dar conforto, comodidade e praticidade para quem se desloca para o nosso município diariamente, sendo mais um atrativo para o desenvolvimento do setor de comércio e serviços”, afirmou.
Ainda de acordo com o prefeito, a estação será viabilizada através de uma Parceria Público-Privado (PPP), seguindo o modelo das principais cidades do país. “O projeto, fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade, será submetido à aprovação da Câmara de Vereadores”, disse, destacando que a estação estará localizada no espaço do antigo Setor de Transportes da Prefeitura, onde hoje funciona provisoriamente a Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos, que será relocada para outro espaço a ser providenciado pelo município.
Na ocasião o presidente da CDL, João Marlon, sugeriu a criação de uma comissão para otimizar o modelo da Parceria Público-Privado antes de enviar o projeto à Câmara de Vereadores. “Tenho certeza que esse projeto será extremamente importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, finalizou.
Fonte: Ascom/PMI
As áreas externas de 5 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município foram arborizadas graças a ação do Plano de Arborização de Irecê (PAI), programa implementado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Irecê.
Ao longo do mês de outubro foram plantadas 53 mudas de árvore em 5 UBS's, nos bairros Boa Vista, Copirecê, Fundação Bradesco, Novo Horizonte e Paraíso. Diversas espécies foram utilizadas no plantio, entre elas aroeiras, barrigudas, mognos, paineiras, oiti e algumas espécies frutíferas.
Os plantios foram realizados pelos estagiários Jaízia e Wendel, da Secretaria de Meio Ambiente, com colaboração dos funcionários das unidades de saúde, sob a coordenação do servidor Paulo Colló. Para o secretário da pasta, Francisco Borges, a ação (que foi batizada de PSF Verde, em alusão a campanha de saúde Outubro Rosa) faz parte da política municipal de recuperar a vegetação nativa nos espaços públicos em Irecê. "Desde o início da atual gestão estamos plantando e também doando para terceiros milhares de mudas de árvores para reflorestar o município, e as áreas externas dos postos de saúde do município fazem parte das áreas aptas a receber cobertura vegetal, melhorando a qualidade do ar de Irecê e a qualidade de vida da população", ressalta o secretário.
Fonte: Ascom/PMI
Cidadãos ou empresas que possuem débitos fiscais com a administração pública, a exemplo de IPTU e TFF (Taxa de Funcionamento e Fiscalização), agora têm a oportunidade de regularizar, com benefícios, a situação com o município.
De olho no problema, o Tribunal de Justiça da Bahia e a Prefeitura, por meio da Secretaria da Fazenda, estão oferecendo uma alternativa que permite a renegociação dos débitos com condições atrativas. A campanha 'Cidadão Legal', que vai de 05 de novembro a 07 de dezembro, vai notificar aqueles que estejam com débitos em execução para comparecerem a audiências de conciliação, no Fórum Dantas Júnior, com data e horário agendados.
A iniciativa, que conta com o apoio do Balcão de Justiça e Cidadania de Irecê (Cejusc) e também do Cejusc da Faculdade de Irecê (FAI), com a participação de alunos como negociadores, busca facilitar a situação dos inadimplentes e ao mesmo tempo melhorar a arrecadação fiscal do município para que este tenha mais capacidade de investimentos em políticas públicas.
Benefícios - A campanha Cidadão Legal oferece uma série de benefícios para facilitar a quitação dos débitos, como a dispensa de juros, multas e custas processuais, com possibilidade de parcelamento do valor negociado. A ação vai possibilitar ao cidadão a manutenção do seu nome limpo junto ao Serasa e SPC, evitando assim ações judiciais futuras que o poder público é obrigado, por lei, a mover, também dando margem para o bloqueio de contas bancárias e penhora de bens dos devedores.
Aqueles que tiverem qualquer débito fiscal com o município e não receberem a notificação para comparecerem ao Fórum Dantas Júnior, também podem ser beneficiados com a negociação. Para tanto, basta procurar o Setor de Tributos no mesmo período da campanha, no prédio da Prefeitura Atende, Rua ACM, Centro.
Fonte: Ascom/PMI
O empresário Sandoval Avelino Oliveira Júnior, o Juniô, foi eleito o novo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Irecê para gerir a entidade no Biênio 2019/2020. A eleição da nova diretoria ocorreu na última quinta-feira (25), na sede da entidade, anexo ao prédio da Casa do Comércio.
Juniô volta à presidência da entidade depois de 10 anos. Para sua nova gestão, um dos desafios é atrair novas entidades para a Casa do Comércio, cujas obras foram iniciadas há cerca de dez anos.
Composição da nova diretoria
Presidente: Sandoval Avelino Oliveira Junior
1ª Vice-Presidente: Janiely Medeiros
2º Vice-Presidente: Nilson Abade Bastos
2º Diretor Secretário: Alaerte Aronia Miranda Martins
1º Diretor Tesoureiro: Livaldo Franklin Junior
2º Diretor Tesoureiro: Norberto Lopes de Oliveira
Conselho Fiscal: Sergio Renato Dourado Lopes Bastos, Aleques Viana de Oliveira, Amauri Oliveira da Silva.
Conselho Fiscal Suplente: Adalvo Martins Filho, Brenoo Rebouças Moitinho, Edmilson Coutinho da Silva.
Fonte: Central Notícia
Questionada por setores oposicionistas sobre seu voto favorável para a Prefeitura de Irecê tomar empréstimo junto ao Desenbahia, a vereadora Meirinha justificou o seu voto. “Na verdade, os questionamentos partem de setores que não querem a melhoria do município nas diversas áreas. A aprovação foi fruto da confiança que temos no prefeito Elmo Vaz, que vem realizando muito nas diversas áreas do município”, disse.
"Ao contrário do que tentam incutir na cabeça da pessoas, a prefeitura só vai conseguir acesso ao empréstimo junto ao Desembahia porque está com sua vida fiscal equilibrada.Prefeitura está adimplente. Com este recurso, o governo vai poder antecipar obras importantes e dispor de maior fôlego para investir em outros setores.E isso incomoda a turma do quanto pior melhor", diz a vereadora.
O debate em Irecê é reflexo da polêmica sessão realizada na Câmara de Vereadores de Irecê, nesta quinta-feira, 25, quando os vereadores aprovaram por 8 votos a 5, autorização para a Prefeitura tomar empréstimos junto ao Desembanco para realização de obras em infraestrutura.
De acordo com Meirinha, “Elmo Vaz tirou mais de 1.000 pessoas da fila de espera por cirurgias eletivas. Em início de 2017 tinha gente sofrendo por mais de quatro anos na fila de espera. O atual governo já canalizou quase 5.000 mil metros de esgotamento sanitário, um recorde considerando todas as gestões que passaram por Irecê. Existem diversas obras sendo tocadas com recursos próprios. Desconhecemos prefeito que tenha feito tanto pela cidade em tão pouco tempo, por isso, nosso voto de confiança”, salientou.
Ainda segundo Meirinha, duas outras situações definiram o seu voto. “O atual prefeito vem reduzindo o grande déficit de infraestrutura urbana como já disse e isso tem causado melhor qualidade de vida das pessoas e valorização dos seus imóveis. Por outro lado, todas as obras com recursos federais exigem do município as contrapartidas com recursos próprios, reduzindo a capacidade do município de investir em outras áreas, como saúde, esporte, cultura e lazer, que considero importantes na promoção da cultura de paz. Com este empréstimo, o município vai ter como antecipar as obras de infraestrutura e inestir melhor nestas outras áreas”, concluiu a vereadora, que obteve a segunda maior votação para deputada federal em Irecê nas eleições do último dia 7.
Fonte: Assessoria
Irecê vai receber, entre os dias 25 e 28/10, a Arena Interativa Coca-Cola. A ação acontece na Praça do Requintes, a partir das 15h, e conta com diversas atividades de lazer, esportes, educação e música.
Segundo o secretário de Cultura de Irecê, Sólon Barretto, os visitantes da Arena Interativa poderão ainda experimentar os brinquedos e equipamentos de esportes radicais. “Teremos atrações como a Girobike, o Full Pipe, o Bungee Trapolim e a Torre de Escalada”, afirmou.
Ainda segundo Sólon, serão disponibilizados espaços para a prática de skate, futebol de golzinho, basquete de rua, tênis de mesa e jogos de tabuleiro; e no palco, desde às 15h, diversas apresentações de música, dança e teatro.
A Arena Interativa Coca-Cola tem apoio do Prefeitura Municipal de Irecê e do Governo do Estado da Bahia, através do Faz Atleta.
Fonte: Ascom/PMI
A Prefeitura de Irecê, através da Secretaria de Saúde, realiza nesta segunda-feira, 22/10, a palestra “Câncer de Mama”, ministrado pela ginecologista Zilmara Gaio. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, e acontece a partir das 14h, na Unidade Saúde da Mulher, no complexo do Hospital Municipal.
A Secretária municipal de Saúde, Dulce Nunes, explica que o evento vai ajudar a conscientizar as mulheres, estudantes e Profissionais de Saúde, acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, as chances de cura chegam a até 95%”, explica. “A palestra vai auxiliar ainda na desmistificação da doença, pois quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio”, completou, acrescentando que a programação conta ainda com uma aula de Zumba, ministrada pelo professor Joca.
Ainda segundo a secretária, a Prefeitura tem realizado uma série de ações em comemoração ao “Outubro Rosa”, com atividades diversas de conscientização e atendimento, nas várias Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do nosso município durante todo o mês. “A campanha tem como missão a conscientização sobre a importância da prevenção e o combate ao câncer de mama e do colo de útero”, disse. “Estamos realizando ainda ações como testagem rápida para sífilis realizadas pelo CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado), coleta de preventivo e agendamento do exame de mamografia para rastreamento, e contamos com o apoio de alunos e professores da Faculdade Irecê (FAI) que também estão apoiando a campanha e colaborando nas ações de atendimento e conscientização”, finalizou.
Fonte: Ascom/PMI
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...