Prefeito Edimário Boa Ventura - Foto: Divulgação/Facebook
A candidatura de Edimário José Boaventura a prefeito de Mulungu Do Morro foi homologada pela Justiça Eleitoral nesta terça-feira (27). Com filiação vinculada ao PSB, ele terá como candidato a vice Manoel De Sousa Lima (PSD) na disputa que acontece no próximo dia 6 de outubro.
Com nome nas urnas firmado em Edimário Boaventura, o agora candidato tem o apoio dos partidos PP / PSB / PSD / Federação Brasil da Esperança - Fe Brasil(PT/PC do B/PV).
Fonte: Bahia Notícias
A rádio Líder FM de Irecê, vai realizar, daqui a pouco, uma sabatina importante com os candidatos a prefeito de Central durante o Jornal do Meio Dia.
Rubens Bonfim, Iko Alencar e Renato do Boi já estão nos estúdios para apresentar suas propostas e visões para o futuro do município.
Este é um momento importante para os eleitores de Central, que terão a oportunidade de ouvir diretamente dos candidatos e avaliar as melhores ideias para o desenvolvimento da cidade.
Assista ao vivo:
Fonte: Da Redação
O Ministério Público Eleitoral, por meio dos promotores de Justiça Alex Santos e Maria Salete Moysés, recomendou a agentes públicos, candidatos e representantes partidários medidas para assegurar a legalidade e a transparência das eleições de 2024. As orientações abrangem diferentes zonas eleitorais da Bahia quanto à distribuição de benefícios, o uso de propaganda eleitoral e a poluição sonora em eventos de campanha.
Na 97ª Zona Eleitoral de Senhor do Bonfim, o promotor Alex Santos recomendou cautela aos agentes públicos, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e servidores, a fim de prevenir o abuso do poder econômico e político. A recomendação destacou a proibição da distribuição de brindes como camisetas e bonés, bem como a vedação de discursos que promovam pessoalmente os agentes, com base nos princípios de impessoalidade e moralidade administrativa. A recomendação também alertou sobre a proibição de propaganda eleitoral antecipada, visando garantir a isonomia entre os candidatos.
Ainda na 97ª Zona Eleitoral, mas abrangendo os municípios de Santa Rita de Cássia e Mansidão, o promotor recomendou aos gestores municipais que não sejam distribuídos bens, valores ou benefícios durante o ano eleitoral, com o objetivo de evitar o uso da máquina pública para influenciar eleitores. O MP orienta que não sejam realizadas doações de alimentos e materiais de construção, por exemplo, exceto em casos de calamidade pública ou programas sociais preexistentes, para garantir a neutralidade do processo eleitoral.
Já a promotora Maria Salete Moysés, da 169ª Zona Eleitoral*, que abrange os municípios de Barra da Estiva, Iramaia e Ibicoara, emitiu recomendação com foco na prevenção da poluição sonora durante o período eleitoral. A promotora orientou candidatos e partidos a evitarem o uso de fogos de artifício com estampidos e a respeitar os limites de som em eventos de campanha, como carreatas e comícios. A recomendação citou a proteção ao sossego público, especialmente para crianças, idosos, hipertensos e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a importância de uma campanha eleitoral que respeite a qualidade de vida da população. O descumprimento das orientações poderá acarretar sanções legais, como multas e ações por improbidade administrativa.
Fonte: MP-BA
Foi validada pela Justiça Eleitoral, nesta segunda-feira (26), a candidatura de Marcio Antonio Messias da Silva a prefeito de Lapão. Filiado ao PSD, ele terá como vice Videvaldo Seixas Dourado (PT) na disputa do próximo dia 6 de outubro.
Márcio Messias, como será conhecido nas urnas, garantiu apoio dos partidos PSD / Federação Brasil da Esperança - Fe Brasil (PT/PC do B/PV) / Federação PSDB Cidadania(PSDB/Cidadania).
Fonte: Bahia Notícias
Candidata destaca continuidade do legado de Birinha e reforça o compromisso com o progresso do município
Na noite deste sábado, 24 de agosto, as ruas de Uibaí ficaram lotadas para o comício da candidata à prefeitura, Aidinha Levi, da Coligação "Nada Resiste Ao Trabalho", formada pelos partidos PDT e PSD.
Ao lado do atual vereador e candidato a vice-prefeito, Marcão, Aidinha foi recebida com muita alegria pela população, que marcou presença em peso para apoiar a candidata que promete dar continuidade ao trabalho realizado pelo atual prefeito Birinha Levi.
Após o comício, houve uma caminhada pelas principais ruas da cidade, reforçando o apoio popular à candidatura de Aidinha.
Em seu discurso, a candidata destacou a importância de manter e ampliar as conquistas alcançadas por Birinha Levi, que está finalizando seu quarto mandato à frente da prefeitura com importantes investimentos e realizações em diversas áreas do município.
"Estou aqui porque acredito em uma Uibaí cada vez melhor para todos nós. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Deus por este momento, a todas as pessoas presentes aqui neste palanque pelo apoio e confiança, ao prefeito Birinha, aos nossos candidatos e candidatas ao cargo de vereador, aos ex-prefeitos e a todas as lideranças, e a todos vocês por estarem aqui hoje neste momento maravilhoso", declarou Aidinha.
A candidata, que é a primeira mulher a concorrer à prefeitura em Uibaí, enfatizou a importância da representatividade feminina na política. "Para nós, mulheres, sabemos que o caminho não é fácil, sabemos o quanto é preciso lutar para sermos ouvidas e respeitadas. Mas acredito que chegou o momento de mostrarmos a força e a determinação da mulher uibaiense", afirmou Aidinha, que também comemorou seu aniversário no dia do comício.
Aidinha concluiu seu discurso reforçando seu compromisso com a população. "Quero ser a voz de cada um de vocês na gestão do nosso município. Quero representar todos os cidadãos uibaienses levando honestidade, transparência e trabalho duro para a administração municipal", disse a candidata, que destacou ainda os desafios e as conquistas que pretende levar adiante em Uibaí.
Fonte: CN Comunicação Integrada
Evento marca a arrancada oficial da campanha, destacando o apoio massivo da população.
A cidade de Ipupiara viveu um momento importante nessa sexta-feira (23) com a inaguração do comitê central de Emiliano Neto. O evento reuniu centenas de moradores em apoio ao candidato a prefeito, confirmando seu favoritismo nas principais pesquisas eleitorais para o pleito de outubro.
A passeata que começou logo depois da inauguração do comitê, situado ao lado da igreja matriz, percorreu as principais ruas da cidade, passando pelo colégio estadual, onde simpatizantes fizeram questão de registrar o momento em fotos e vídeos. As ruas ficaram lotadas, demonstrando a força da campanha e apoio da população com a candidatura de Emiliano Neto.
O atual prefeito, Ascir Leite, que também participou da caminhada, expressou sua satisfação com a receptividade da população: "É motivo de muita alegria ver o reconhecimento do nosso trabalho. Ipupiara está em um caminho de desenvolvimento, e é gratificante sentir esse apoio das pessoas."
Emiliano Neto destacou a energia positiva do evento: "Hoje vivemos um momento único em Ipupiara. A presença de todos aqui só reforça o nosso compromisso de continuar trabalhando pelo progresso da nossa cidade. Essa energia nos impulsiona a seguir em frente. "
A caminhada pelas ruas da cidade foi um indicativo claro de que a população está disposta a abraçar a candidatura de Emiliano e caminhar junto por uma Ipupiara cada vez melhor.
Fonte: CN Comunicação Integrada
Foto: Assessoria/Renato
A Federação Brasil da Esperança em Central, formada por PT, PC do B e PV, que apoia o prefeito Iko, entrou com uma ação para impugnar a candidatura de Renato Pereira de Santana, conhecido como Renato do Boi (PSB), à prefeitura de Central.
A informação foi publicada na manhã desta segunda-feira, 19, no Central Notícia.
Em resposta, Renato do Boi, através de sua assessoria, emitiu uma nota pública que pode ser lida na íntegra, abaixo!
Nota Pública:
Diante das recentes publicações que circulam nas redes sociais e nas matérias veiculadas pela imprensa regional nesta data, 19 de agosto de 2024, venho, como candidato a prefeito de Central, reafirmar meu compromisso com a integridade e a transparência que sempre pautaram minha trajetória política.
Como é de conhecimento público, fui eleito nas eleições de 2020 com quase 6.000 votos, o que demonstra a confiança que a população de Central depositou em mim. Quero reiterar que até o momento não houve nenhuma decisão final sobre as acusações que estão sendo feitas contra mim, e minha equipe jurídica já está tomando todas as medidas necessárias para contestar esses pedidos de impugnação e defender minha elegibilidade.
Entendo que o pedido de impugnação de minha candidatura é motivado por interesses que ultrapassam a simples aplicação da lei. Considero esta ação mais um exemplo claro de perseguição política, orquestrada por aqueles que desejam manter-se no poder a qualquer custo, sem levar em conta os verdadeiros princípios da justiça e da transparência.
A decisão anterior da Câmara de Vereadores de Central, que resultou na perda do meu mandato, foi influenciada politicamente, e acredito que o atual pedido de impugnação é uma continuação dessa perseguição. Estou sendo alvo de manobras que têm como único objetivo me retirar da corrida eleitoral, não por questões legais, mas por interesses políticos.
Confio que a Justiça Eleitoral analisará os fatos com a imparcialidade que lhe é característica, assegurando que qualquer decisão seja fundamentada estritamente nas leis, sem qualquer influência política. Meu compromisso é com a verdade e com o povo de Central, e continuarei lutando por um futuro melhor para nossa cidade.
Renato do Boi
Candidato a Prefeito de Central
Fonte: Da Redação
Federação Brasil da Esperança alega que cassação de Renato torna-o inelegível para as eleições de 2024 - Foto: Reprodução/Sertão Baiano
A Federação Brasil da Esperança em Central, composta pelos partidos PT, PC do B e PV, entrou com uma ação de impugnação de pedido de registro de candidatura a prefeito contra Renato Pereira de Santana, conhecido como Renato do Boi (PSB).
Renato, ex-prefeito do município, foi cassado pela Câmara de Vereadores em janeiro de 2022, o que levou o então vice-prefeito Iko Alencar (PT) a assumir a prefeitura. Iko, agora candidato à reeleição, conta com o apoio da Federação que pede a impugnação de Renato.
A ação alega que Renato do Boi é inelegível devido à sua cassação, fundamentando-se na legislação que impede a candidatura de políticos que perderam seus mandatos por infrações à Constituição ou à Lei Orgânica.
“Diante do exposto, portando, aqueles que sido condenados a perda do mandato por decisão da Câmara de Vereadores são inelegíveis, segundo disposição legal clara e inequívoca”, alega o pedido.
A petição cita a legislação que proíbe que governadores, prefeitos e vice-prefeitos que perderam seus cargos por infringir essas leis participem de eleições durante o período remanescente e nos oito anos subsequentes ao término do mandato.
“O Governador e o Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal e o Prefeito e o Vice-Prefeito que perderem seus cargos eletivos por infringência a dispositivo da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município, para as eleições que se realizarem durante o período remanescente e nos anos subsequentes ao término do mandato para o qual tenham sido eleitos”.
Agora, a decisão sobre a elegibilidade de professor Renato, contestada pela aliança de partidos que apoia o prefeito Iko, está nas mãos da Justiça Eleitoral, que determinará se ele (Renato) poderá ou não participar das eleições deste ano em Central.
Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Assessoria de Gestão de Jurisprudência, disponibilizou uma cartilha com informações sobre as regras que norteiam a propaganda eleitoral no contexto das Eleições 2024. O documento é direcionado a candidatos, partidos políticos, eleitores e demais interessados no processo eleitoral. Confira aqui.
A cartilha aborda definições, conceitos básicos e a legislação envolvida na propaganda eleitoral, com destaque para o calendário relativo ao pleito de 06 de outubro. Além disso, o material publicado trata das regras específicas para cada meio de comunicação, inclusive redes sociais, e o uso da inteligência artificial nas campanhas eleitorais.
O que pode e o que não pode
No dia da eleição é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor ou eleitora por partido político, candidata ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.
Por outro lado, no dia do pleito, a legislação veda o uso de amplificadores de som, comícios ou carreatas, boca-de-urna, divulgação de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos na internet, aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado e distribuição de camisetas.
Novidades
A atual versão da cartilha traz como novidade uma seleção de jurisprudência do TRE-BA acerca da propaganda eleitoral. Além disso, apresenta um encarte especial sobre a Lei nº 14.192 de 2021, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher.
Fonte: Com informações de assessoria.
Com 51,14% das intenções de voto, Emiliano Neto lidera pesquisa registrada em Ipupiara
Uma pesquisa eleitoral realizada pelo grupo TML Consultoria e Gestão Pública, divulgada neste sábado (17) em Ipupiara, revelou o cenário eleitoral para a próxima eleição municipal, 06 de outubro. De acordo com o levantamento, se a disputa ocorresse hoje, o candidato da situação, Emiliano Neto, venceria com mais de 11 pontos de vantagem.
Na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Emiliano Neto lidera com 51,14% das intenções de voto. O candidato da oposição, Marcus Vinicius, conhecido como Babaco, aparece com 39,71%. Ainda segundo a pesquisa, 9,14% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar.
O estudo, que ouviu 350 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto, foi registrado sob o número BA-04786/2024.
Esses números apontam um cenário favorável para o grupo de situação em Ipupiara, com Emiliano Neto consolidando sua liderança no eleitorado local.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...