Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022
Região de Irecê

O arraste de material trazido pela cheia no Rio São Francisco tem provocado o entupimento do sistema de bombeamento da captação da Adutora do São Francisco, necessitando de constantes interrupções na operação para os serviços de limpeza, o que tem provocado dificuldades no abastecimento de água em toda região de Irecê.

O sistema de Mirorós será utilizado para reforço no abastecimento de água ao longo da semana para garantir a regularização do abastecimento de água na região.

Fonte: Ascom - Embasa Irecê



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 15 de Janeiro de 2022
Região de Irecê

O prefeito do município de Central,  José Wilker Alencar Maciel (DC), divulgou por meio do Diário Oficial do Município (DOM) dessa sexta-feira (14) a lista de alguns secretários. Três deles já ocuparam cargos de secretários na gestão do ex-prefeito Renato Pereira de Santana, o Renato do Boi (PSB), que teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores na quinta-feira (13).

Veja os nomes:

  • Secretário de Governo, Aribelton Lima dos Santos
  • Secretária de Saúde, Malena Ribeiro Maciel Carneiro
  • Secretária de Educação, Telma Pereira da Silva
  • Secretário de Gestão Financeira e Planejamento, José Adalberto de Freitas Júnior
  • Tesoureira da Secretaria de Saúde, Lídia Martins de Souza
  • Secretário de Gestão Administrativa, Thierry Oliveira de Carvalho
  • Controladora Interna, Nayane Carvalho Maciel 
  • Procurador-Geral, Arilson Aragão
  • Assessor de Comunicação e de Cerimonial, Raimir Oliveira Filho

Iko Alencar assumiu o cargo de prefeito, também na quinta-feira. Em maio do ano passado, ele que era também vice-prefeito do município, rompeu com o então prefeito Renato após ser exonerado da secretaria de saúde (lembre aqui).

Veja mais informações da região no Central Notícia

Atualização às 15h29

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2022
Região de Irecê

Pelo menos 20 famílias precisaram deixar os imóveis e outras três ficaram desabrigadas em João Dourado, na Chapada Norte, após um temporal na região no sábado (8) e domingo (9). Diversas ruas ficaram alagadas e a água invadiu algumas residências no município.

Ao todo, a Defesa Civil registrou 90 milímetros de chuva no final de semana. Por causa dos ventos fortes, uma árvore também caiu, danificou um poste e provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica.

A cidade tem um sistema de bombeamento, para escoar a água da chuva, mas, por causa do problema na rede elétrica, o serviço foi interrompido. Horas depois, com a energia retomada, agentes da Secretaria Municipal de Obras deram continuidade ao serviço para diminuir os danos provocados pela chuva.

Uma central de atendimento e apoio foi montada na Escola Municipal Ida Bastos, no Centro da cidade, para onde as famílias foram levadas. Uma campanha para arrecadação de alimentos e outros donativos às pessoas atingidas. Para doar, os moradores podem fazer a entrega na própria escola.

A prefeitura orienta que moradores que, caso percebam situações de risco por causa da chuva, acionem a Defesa Civil pelo telefone (74) 9 9922-0657, que também funciona como contato de aplicativo de mensagem.

No ano passado, a previsão de chuva em João Dourado era de 400 milímetros. No entanto, somente nos meses de novembro e dezembro, mais de 700 milímetros de chuva foram registrados no município.

Pista interditada

A via que dá acesso à localidade de Passagem Molhada, na zona rural de Chorrochó, também no norte baiano, foi alagada por causa da chuva e impede a passagem de veículos. Motoristas reclamam de prejuízo porque a pista foi danificada.

Pedras e pedaços de tronco estão soltas na pista e moradores dizem que também vivem transtornos por causa do acesso comprometido.

Fonte: G1 Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2022
Região de Irecê

  Com uma atuação destacada estando à frente da CIPE/Semiárido - Companhia Independente de Policiamento Especializado, o Major Carlos Maltez Filho deixa a corporação com o sentimento de dever cumprido. Após 62 meses de comando, foi publicada sua exoneração no Diário Oficial do Estado da Bahia.

 O Major Maltez agradeceu em um grupo da CAESA a oportunidade de liderar a tropa e obter resultados significativos no combate à criminalidade.

 “Agradecer primeiramente a Deus, pela oportunidade, aos meus comandantes, pela confiança e aos meus colaboradores/comandados pela lealdade, por compartilharem do mesmo sonho, pelo suor, sangue e lágrimas derramados, para que tornássemos a CAESA a tropa respeitada pelo cidadão de bem e temida pela vagabundagem, como deve ser!”, disse. 

 “Um ciclo se encerra e outro se inicia, ao meu sucessor, Major Alcântara, desejo tudo de bom, já me colocando desde já à disposição!”, completou.

 O Central Notícia teve a oportunidade de entrevistar o Major Maltez que falou um pouco sobre esse período que esteve à frente da CIPE/SEMIÁRIDO.

 Veja alguns trechos da entrevista:

 Quais os principais desafios enfrentados no período que comandou a corporação na cidades de Xique-Xique, Irecê e região.

 Major Maltez: “O desafio, e ao mesmo tempo a honra, foi comandar uma Unidade Especializada da PM, a qual pautei a minha carreira até então, me preparei para exercer valorosa função. O fato de não haver sido lotado no interior criou uma expectativa, todavia a satisfação e qualidade de vida fizeram a diferença”, revelou.

 Qual o legado que o senhor deixa na região?

 Major Maltez:  “Os números falam por si, oito semestres consecutivos de redução dos índices de crimes e homicídios na região, a retirada de Irecê do mapa da violência do Brasil, a consolidação da erradicação de Xique-Xique como a "capital do polígono da maconha", como já fora anteriormente conhecida, me credenciam a poder falar que a Segurança Pública aqui na região hoje é outra, fruto de um trabalho sério, com suor, lágrimas e sangue derramados, mas que trouxeram mais tranquilidade ao sertão”, pontuou .

 Sentimento de deixar a corporação.

 Major Maltez:  “Deixo o comando da CAESA/CIPE SEMIÁRIDO, a minha trajetória na PMBA ainda continua. Eu só tenho gratidão, primeiramente a Deus, agradeço também aos meus Comandantes pela confiança e aos meus liderados aqui na CAESA, por todo o trabalho desempenhado”, destacou.

 Atuação da CIPE-SEMIÁRIDO

 Vale relembrar que a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido tem 17 anos de atividades na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) da Chapada Diamantina. Os 106 integrantes da unidade, instalada na cidade de Xique-Xique, realizam policiamento ostensivo e preventivo no combate ao tráfico de drogas, investidas contra instituições financeiras, outros delitos contra o patrimônio e na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

 Sob o comando do Major Maltez, em 2019, foram realizadas 72 operações e obtido êxito na prisão de 200 indivíduos envolvidos em atividades criminosas. No período, foram apreendidos mais de uma tonelada de entorpecentes prontos para a comercialização, além da erradicação de aproximadamente 620 mil pés de maconha.

 “Cerca de 30 mil pés foram queimados na zona rural do povoado de Laçarote, cidade de Cotegipe, durante operação conjunta com a Cipe-Cerrado”, relembrou o ex-comandante da Cipe-Semiárido, major PM Carlos Maltez.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2022
Região de Irecê

Equipes da Polícia Civil da Bahia cumpriram, nessa terça-feira (11), um mandado de prisão temporária contra um homem de 21 anos, em Mulungu do Morro, na região de Irecê. Ele é suspeito do crime de homicídio qualificado e já tinha passagem por tráfico de drogas.

De acordo com as investigações, o homem teve envolvimento na morte de Bernivaldo das Neves Souza, de 20 anos. No início de fevereiro de 2021, a vítima estava em casa, no povoado de Canudos, quando dois homens chegaram na residência. Ele foi atingido por disparos de arma de fogo e chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal de Mulungu do Morro, mas não resistiu.

A motivação do crime, segundo a apuração da Polícia Civil, foi a disputa pelo mercado do tráfico de drogas na região. O suspeito contratou outra pessoa para chamar a vítima na porta de casa e matá-la. Diante das provas coletadas na investigação, foi feito o pedido de prisão temporária – aceita pelo Poder Judiciário.

A ação foi realizada por policiais das Delegacias Territoriais de Mulungu do Morro, Cafarnaum e Irecê, do Setor de Investigação da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê) e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati) da Chapada.

Fonte: Polícia Civil da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Janeiro de 2022
Região de Irecê

Fluxo de pessoas e veículos será interrompido na BA-432, nas proximidades do rio - Foto: Montagem/CN

A Prefeitura de Canarana emitiu, nessa segunda-feira (10), um alerta para toda população sobre o nível água no rio Jacaré. Conforme a nota, o volume de água que chega ao rio é grande. Veja abaixo o comunicado da prefeitura.

Alerta

“O volume de água chegando no rio Jacaré, na altura de Canarana é grande. Pedimos à população que fique atenta ao nível da água nas proximidades do rio. Registros apontam aumento rápido de vazão em Feira Nova, o que nos deixa em alerta para o volume de água a ser recebido na altura de Canarana.

Estejam atentos e a qualquer sinal de risco, comunicar as autoridades municipais”.

O rio Jacaré que tem 250 km de extensão, passa por diversas localidades da região de Irecê e desagua no São Francisco. O rio corta os municípios de Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, América Dourada, São Gabriel, Morro do Chapéu e Sento Sé.

“O rio Jacaré em Canarana. Inédito, água chegando após quase 7 anos de seca. Isso é uma benção de Deus”, escreveu Romário Oplínio no Facebook.

Há exatos 30 anos, em decorrência das fortes chuvas que ocorreram naquele período, ano de 1992, a ponte do rio Jacaré em Canarana foi rompida. Por isso, a preocupação das autoridades quanto ao volume de água que chega ao rio neste começo de 2022. A imagem abaixo registrou aquela momento.

Imagem:Reprodução/Facebook

Há poucos minutos, a prefeitura emitiu outro comunicado, desta vez interrompendo o fluxo de pessoas e veículos na BA-432, nas imediações do rio.

Comunicado

“Após vistoria técnica do INEMA foi constatada a necessidade de interromper o fluxo de pessoas e veículos na BA-432. Pedimos a colaboração da população para evitar transitar da BA-432 que tem contato com o Rio Jacaré diante dos riscos causados pela infiltração”.

Veja mais informações da região no Central Notícia.

Apesar da cheia do rio Jacaré, a estiagem e a degradação ambiental vêm impossibilitando a sua existência ao longo do anos. Em alguns trechos, o rio nem existe mais. Estudos e projetos de revitalização já foram feitos, sobretudo pela Codevasf, que, inclusive iniciou no final do ano passado algumas ações de recuperação e conservação nas sub-bacias, não só do rio Jacaré, mas também do rio Verde (lembre aqui).

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 10 de Janeiro de 2022
Região de Irecê

Um homem identificado pelo prenome de Lindoval morreu após o carro colidir com um animal na rodovia BA-148 na noite da última sexta-feira (07).

O acidente aconteceu entre os municípios de Ibipeba e Ibititá, na região de Irecê. Lindoval, que era taxista, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A vítima morava em Ibititá. Com o impacto, o veículo capotou e caiu fora da rodovia. O animal que causou o acidente, também morreu no local.

Uma equipe da Polícia Técnica removeu o corpo do taxista para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

Veja mais informações da região no Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 09 de Janeiro de 2022
Região de Irecê

Um jovem trabalhador rural foi atacado por abelhas na tarde dessa sexta-feira (07) na comunidade de Hidrolândia, município de Uibaí. Um homem que estava no local do ocorrido realizou o resgate da vítima, que levou pelo menos 150 ferroadas.

A vítima foi socorrida pelo o engenheiro agrônomo Márcio Pires,  que prestou os primeiros socorros com medicação antialérgica, antes de seguir para o hospital.  o O rapaz se recupera bem.

A colmeia de onde saíram as abelhas foi localizada em um pote de barro embaixo de uma mangueira seca. “Era uma colônia bastante forte e agressiva, pela minha experiência, uma colônia de mais de 70 mil abelhas”, postou o agrônomo em uma rede social.

Com a ajuda de um apicultor, foi realizada a retirada da colmeia do local, a fim de evitar novos incidentes.

Veja mais informações da região no Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Região de Irecê

Roça de milho na divisa de Ibititá e Ibipeba – Foto: Reprodução/Facebook

Na região de Irecê, no sertão baiano, as chuvas chegaram em volume e distribuição ideais para as lavouras. Depois de um ano amargando um dos maiores prejuízos com a quebra de safra, os agricultores voltam a sonhar com uma colheita farta e estão bastante otimistas com as previsões. A expectativa é que nesse ano sejam colhidas mais de 350 mil toneladas do grão – um dos melhores resultados já obtidos.

De acordo com um levantamento preliminar, para este ciclo agrícola, a região destinou 120 mil hectares para o cultivo do milho, cerca de 15% a mais que o ano passado. Devido às boas condições climáticas, os agricultores acreditam que terão uma produtividade média de 50 sacas por hectare, o que também é um recorde para a região majoritariamente de sequeiro. 

Everaldo Dourado, um dos produtores que apostam numa supersafra, contou que as lavouras estão em diferentes estágios, mas com desenvolvimento vegetativo satisfatório para o cenário atual. “Algumas áreas já estão em fase de floração e bonecagem e o solo está bastante molhado ainda, podendo suportar um intervalo de até 15 dias de sol. A previsão é de finalizar o plantio nos próximos dias. Contudo, podemos dizer que já temos boa parte da safra garantida”, comemora.

O milho produzido em Irecê abastece o mercado baiano e de outros estados do Nordeste, a exemplo de Pernambuco. O item é destinado para o consumo humano e animal. Apesar do custo de produção ter se elevado, o preço da saca acompanhou os reajustes e promete ser um bom negócio para os produtores rurais.

Segundo Dourado, o otimismo se dá também para outras culturas. Após 30 anos, a região volta a produzir, ainda que timidamente, o grão pelo qual ficou conhecida como polo produtivo: feijão. Além dele, alguns produtores também apostaram na mamona para diversificar a cultura. 

“Como bem descreveu o escritor Euclides da Cunha, há 120 anos, o sertanejo é, antes de tudo, um forte. Essa descrição nunca esteve tão atual. É preciso força e muito trabalho para sair de um cenário adverso e continuar apostando na atividade. É preciso mesmo muita força para não desistir”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda.

Matéria relacionada:

Região de Irecê pode ter safra de feijão após duas décadas

Fonte: Ascom - Faeb/Senar



Compartilhar no Whatsapp