Plantio de feijão no município de São Gabriel
Depois de anos de estiagem e perda nas lavouras, os produtores de feijão da região de Irecê comemoram o período de chuvas, que mantém uma expectativa de uma boa produção em 2022.
A chuva veio no tempo certo, garantindo o crescimento do feijão e a colheita deve ser farta. Um alento para os produtores, que já estavam cansados de somar prejuízos – no início dos anos 2000.
Com tantas frustrações por conta da pouca chuva, os agricultores nem estavam mais arriscando no plantio de feijão. A região não produz uma boa safra desde 1997.
O agricultor José Pereira dos Santos tinha evitado o cultivo do feijão há vários anos, mas as chuvas na região nesta nova década, estimularam o plantio. “ Feijão é uma cultura que gosta de muita chuva. Graças a Deus tivemos um bom período chuvoso e, que pelo visto, pode continuar. Acredito que a nossa região vai ter boa colheita, não só de feijão, mas principalmente de milho e mamona”, disse.
O vídeo abaixo mostra o plantio de feijão no município de São Gabriel.
Veja mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Da Redação
Seinfra proíbe tráfego de carros pesados na BA-225 – Foto: Internauta
Um trecho da rodovia BA-225, nas imediações de um local conhecido como ‘Ladeira dos Mangues’, entre os municípios de Uibaí e Presidente Dutra, corre o risco de desmoronamento, conforme relatório técnico dessa quinta-feira (30) da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).
A inspeção apontou que existe risco de desmoronamento da estrutura do bueiro por conta de rachaduras no asfalto e em função da ruptura de parafusos nas anilhas de estruturação.
Por conta da ameaça de parte da pista ceder, somente carros de passeio e motos podem trafegar pelo local.
A Prefeitura de Uibaí informou por meio de nota divulgada no Facebook, que já solicitou a recuperação do trecho danificado pelas fortes chuvas. Mas os reparos não podem ser feitos no momento, já que existem demandas mais urgentes em outras regiões do estado. A pasta até divulgou um comunicado afirmando que os serviços de recomposição do trecho já foram iniciados (veja aqui).
Enquanto a recuperação do trecho não for feita, usuários da estrada precisam redobrar os cuidados.
Fonte: Da Redação
No início da tarde desta quarta-feira (29), um caminhão carregado com leite atolou em uma estrada vicinal do município de Ibipeba.
O caso ocorreu próximo ao povoado de Iguitú. O veículo precisou ser esvaziado para poder ser retirado do atoleiro.
Populares se aglomeram no local e, com vasos, tentaram aproveitar um pouco do leite. Uma máquina foi solicitada para a retirada do caminhão.
Segundo informações de um morador de Ibipeba, o caminhão que pertence a uma empresa, transportava o leite da própria fazenda que fica nas imediações de Mirorós.
O prefeito Demóstenes havia pedido apoio aos colegas prefeitos da região para ajudarem nos reparos das estradas, mas os serviços só podem ser iniciados após uma estiagem mais prolongada.
Fonte: Da Redação
Prefeito de Jussara - Tacinho Mendes - Foto: Divulgação/Facebook
O prefeito de Jussara, Tacinho Mendes (PP/BA), colocou à disposição todo maquinário do município para ajudar na recuperação do acesso aos principais povoados da cidade de Ibipeba, que foram atingidos pelas fortes chuvas. O gestor municipal também é presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável de Irecê (CDS).
“Reforçando essa demanda citada por Orlando, em conversa com Demóstenes (prefeito de Ibipeba), ele falou na necessidade urgente de restabelecer o acesso a alguns povoados pela estrada de Mirorós. Estou mandando os maquinários do nosso município para ajudar e gostaria de saber quem de vocês também poderia disponibilizar algum equipamento para que de maneira célere possamos restabelecer acesso a essas comunidades”, alertou Tacinho Mendes.
De acordo com informações da Defesa Civil da Bahia na última segunda-feira (27), foram registradas 20 mortes de pessoas após as fortes chuvas que atingiram a região sul do estado nas últimas semanas. Ainda segundo o órgão, 31,4 mil pessoas estão desabrigadas (pessoas que não possuem mais moradia) e desalojadas ( pessoas que não conseguem acessar suas casas). As chuvas afetaram pelo menos 116 municípios no estado. Do total de 116 municípios afetados, cerca de 100 declararam situação de emergência.
A Prefeitura Municipal de Ibipeba publicou na sua página no Facebook algumas ações para minimizar os transtornos causados pela chuva na comunidade de Serra Grande. Confira publicação na íntegra da gestão municipal.
No último domingo (26), equipes compostas pelas secretarias de infraestrutura, saúde, educação, assistência social e finanças realizou visita na localidade de Serra Grande no município de Ibipeba com intuito de visitar as 30 famílias que tiveram seus bens, casa e móveis, prejudicadas pela intensa chuva na região, desta forma prestou apoio às famílias desabrigadas com entrega de colchões, cesta básica, material de higiene e travesseiros e remédios.
Nesta terça-feira (28), uma casa desabou na comunidade conhecida como Olhos D’água. No total, são 46 famílias que que tiveram perdas totais de suas casas em Ibipeba.
Matéria relacionada:
Unipi faz campanha de arrecadação para ajudar famílias atingidas pelas chuvas em Ibipeba
Fonte: Central Notícia
As doações podem ser feitas em um posto montado na Praça da Prefeitura de Irecê - Foto/Prefeitura de Ibipeba
Sensibilizado com a grave situação dos moradores do município de Ibipeba, o prefeito Barro Alto e presidente da União das Prefeituras do Platô de Irecê (Unipi), Orlando Amorim está mobilizando toda sociedade e pessoas que possam participar dessa corrente de solidariedade.
A campanha “Ibipeba pede Socorro” pretende arrecadar alimentos, itens de higiene e limpeza, roupas, colchões e tudo aquilo que possa confortar dezenas de desabrigados que perderam tudo com a forte chuva que atingiu o estado da Bahia.
Pelo menos 27 famílias tiveram suas casas destruídas pela força das águas no povoado de Serra Grande, na sede do município , 15 famílias e na Lagoa Grande, 11 famílias.
“Em nome da Unipi, venho fazer um apelo aos colegas para envidarem esforços no sentido de as próprias prefeituras, doarem o que puderem ao povo de Ibipeba, e criarem e divulgarem em suas cidades a criação de postos de coletas de doações”, informou o presidente Orlando Amorim.
A sua ajuda é muito importante para cada morador de Ibipeba, participe dessa corrente de solidariedade. Deixe sua doação no posto montado na Praça da Prefeitura de Irecê.
Veja mais informações da região no Central Notícia
Fonte: Central Notícia
Comunidades dos municípios de Ibipeba, Ibititá, Uibaí e Central estão sem abastecimento de água por causa da força das enxurradas que danificou parte da adutora, conforme informações da Embasa.
A Embasa ainda informou que as equipes estão nos locais trabalhando para realizar os serviços de reparo.
Por conta do difícil acesso aos locais, a Embasa não prever quando os serviços serão finalizados.
As localidades afetas são: Hidrolândia (Uibaí), Traíras e Fazendinha (Central), Lagoa Grande (Ibipeba), Ibititazinho, Lagoa de Zé Mendes e Mata Verde (Ibititá).
Fonte: Da Redação
Cerca de 45 famílias estão desabrigadas após chuvas em Ibipeba, na região de Irecê
As fortes chuvas causaram preocupação e deixaram em alerta cerca de 2000 famílias do município de Ibipeba. As chuvas atingem o interior da Bahia desde a semana passada.
A preocupação aumentou desde de quinta-feira (23) quando um temporal derrubou várias casas. Segundo a defesa civil do município, que acompanha a situação de perto, 45 famílias estão desabrigadas.
A Prefeitura de Ibipeba informou por meio de nota encaminhada ao Central Notícia, que o município está prestando toda a assistência necessária às famílias afetadas pelas chuvas, nas comunidade de Serra Grande (27), Lagoa Grande (11) e na sede (15 famílias). Veja abaixo a nota.
As fortes chuvas atingidas no Município de Ibipeba-BA, a 515 km de distância da capital, deixaram em estado de alerta mais de 2000 famílias, porém foram afetadas diretamente, de acordo com a Secretária de Assistência Social, Michelle Amorim de Sousa, 45 famílias, no qual foram orientadas e remanejadas para outros locais, devido as perdas totais de suas casas, móveis e pertences pessoais levadas pelas enxurradas, sendo acolhidas imediatamente pela defesa civil da Prefeitura de Ibipeba, as secretarias municipais, principalmente assistência social na liberação de mantimentos e donativos ( materiais de limpeza, gêneros alimentícios ,colchão ,roupas, dentre outros), nos povoados de Serra Grande ( 27 famílias), na sede ( 15 famílias) e na Lagoa Grande (11 famílias).
A Secretaria de Educação, por sua vez disponibilizou os espaços das escolas como abrigo temporário e as realizações das principais refeições, sob acompanhamento da igreja católica, através do padre Manoel no apoio às famílias em estado de choque e desespero.
Fonte: Da Redação
A forte chuva que atingiu a cidade de Ibipeba, município localizado na região de Irecê, nessa quinta-feira (23), causou muitos transtornos para os moradores do povoado de Serra Grande, que fica a aproximadamente 20 quilômetros da sede do município.
A equipe de reportagem do Central Notícia entrou em contato com o Secretário de Finanças de Ibipeba, Carlos Eduardo Amorim Barreto que informou o impacto da chuva no município.
“Os danos aqui foram enormes, o povoado foi totalmente atingido, a sede do município também, muitas casas foram atingidas, estamos aqui no povoado que estava sem acesso, pois não tinha como chegar. Chegamos aqui e verificamos que tem 26 casas caídas, tirando somente o que pode mesmo. Estamos trazendo comida, verificando quem quer ir para a sede do município, estamos utilizando um colégio para acolher os abrigados, mas graças a Deus sem vítimas fatais até agora, e como as previsões são de muita chuva a gente está com medo, então é retirar o pessoal das áreas de risco, retirar o que eles tem de valor, alimentar e acolher a todos”, informou.
Morador da comunidade de Iguitú, o comerciante de banana Sávio Malaquias entrou em contato com a redação deste veículo e contou um pouco do drama vivido pela população em Ibipeba.
“A chuva teve início na noite do dia 22 para o dia 23 de dezembro, em Ibipeba. Foi um volume de chuva superior a 200 milímetros. Ibipeba fica na parte de cima e aqui é o baixio, e as águas que correm de lá, correm para cá. A água desceu para Lagoa Grande, inundou algumas casas, ela desceu com muita força e altura em direção ao povoado de Serra Grande. O pessoal foi pego de surpresa, o nível da água subiu muito rápido, a umidade pegou nas casas e acabou derrubando, outras foi a correnteza que destruiu tudo pela frente”, contou.
Ainda segundo o comerciante que pertence ao Grupo SM, as estradas estão interditadas e todos os produtores de banana da região estão impossibilitados de escoar a produção. As bananas estão amadurecendo e o prejuízo é imenso, cerca de 300 toneladas podem ser perdidas. A preocupação é que se continuar chovendo, os moradores vão ficar ilhados.
As plantações foram cobertas por água. Canos, mangueiras e animais foram levados pela correnteza, falou Eliane José dos Santos, que mora no povoado de Serra Grande.
Outra reclamação de quem vive na região é com relação ao Riacho do Bandeira no povoado de Lagoa Grande, de acordo com o comerciante, uma ponte resolveria a situação, mas até o momento nada.
À reportagem, o prefeito de Ibipeba Demóstenes de Sousa Barreto Filho (PSD), disse que a prefeitura está fazendo um levantamento da quantidade de famílias que estão desabrigadas e que as pessoas prejudicadas pelas chuvas estão sendo acolhidas pelo setor social do município.
Fonte: Central Notícia
A chuva forte que ocorreu na quinta-feira (23) em Uibaí, na região de Irecê, deixou moradores preocupados, já que parte do asfalto da rodovia BA-255 rachou e está cedendo.
O local danificado fica nas imediações de um trecho conhecido como ‘ladeira dos Mangues’, lado esquerdo para quem está indo de Presidente Dutra a Uibaí.
Em nota publicada no Facebook, a Prefeitura de Uibaí fez um alerta a motoristas que trafegam pela via e disse que a gestão municipal está mobilizando todas as secretarias para atender famílias atingidas pelas fortes chuvas. Leia abaixo o comunicado na íntegra.
Comunicado importante
Em virtude das fortes chuvas que tem caído em todo estado, e em maior volume nas últimas horas em toda região, um trecho da BA-225, Km 02, nas proximidades da ladeira dos Mangues, foi gravemente danificado, podendo colocar em risco a vida de motoristas. Parte da pista está cedendo, do lado direito de quem vai de Uibaí à Irecê.
A prefeitura Municipal já acionou todos os órgãos competentes para solicitar intervenção imediata, e solicita alerta total dos motoristas para não transitarem por este local.
Ainda devido ao acúmulo de água nas estradas e as previsões que apontam mais chuvas para os próximos dias, é preciso atenção redobrada em todas as estradas e áreas de riscos.
A gestão municipal segue de plantão 24 horas, mobilizando todas as secretarias para atender famílias atingidas pelas fortes chuvas.
Fonte: Da Redação
A manhã desta quinta-feira (23) foi marcada por temporais em alguns municípios da Região de Irecê, por causa de uma frente fria.
Em Ibipeba, moradores relatam que a chuva ultrapassou 170 mm, em comunidades como Lagoa Grande São Tomé. A água invadiu casas e tomou estradas que cortam o município, dificultando a passagem de pedestres e veículos.
Há registros de chuvas fortes também em São Gabriel, Irecê, Central e Canarana.
Municípios da região já estão fazendo os levantamentos de possíveis danos causados pelas chuvas.
Segundo os institutos de previsão do tempo, esta sexta-feira (24) será de sol com muitas nuvens, períodos nublado e chuva a qualquer a hora.
Veja mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Da Redação
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...