Lula é um grande conselheiro e terá papel destacado em meu governo, disse Fernando Haddad em entrevista nesta segunda-feira (17). O candidato do PT à Presidência participou de sabatina promovida por Folha de S.Paulo, UOL e SBT.
Sobre a possibilidade de, caso eleito, conceder indulto a Lula, Haddad comentou que o ex-presidente refuta tal ideia e tem esperança de ser absolvido pelos tribunais superiores.
Haddad disse ainda que não irá atacar seus adversários do campo da esquerda, pois pretende de tê-los a seu lado em eventuais segundo turno e governo.
LULA
"O presidente Lula, sem sombra de dúvida, na opinião da maioria dos brasileiros, foi o maior presidente da história deste país. Ele é um grande conselheiro e terá um papel destacado em aconselhamento, em falar de sua experiência. Jamais dispensaria a experiência do presidente Lula."
INDULTO
"Quando vocês da imprensa começaram a falar desse tema, isso chegou ao conhecimento do presidente Lula. Antes que pudéssemos tocar no assunto, ele fez uma carta. Ele disse: "Eu não troco minha dignidade por minha liberdade. Quero que os tribunais superiores reconheçam que não há prova no processo contra mim e me absolvam."
Eu acredito que ele terá justiça, será absolvido. Isso já atingiu um âmbito internacional. A ONU deve julgar o mérito do caso Lula no primeiro semestre o do ano que vem."
LAVA JATO
"Pretendo aperfeiçoar uma parte da legislação. Por exemplo, o delator mentiroso. Não está claro na Constituição o que acontece com o delator que é um mentiroso contumaz. Acho que deve haver um protocolo para estabelecer regras mais precisas para o delator mentiroso."
CONTROLE SOCIAL DA MÍDIA
"Sou a favor de que não haja excesso de concentração de propriedade privada. Por exemplo, num estado brasileiro as vezes uma única família detém a TV e a rádio de maiores audiências e o jornal de maior circulação. Isso no mundo desenvolvido é impossível. Você não pode ser proprietário de tudo num mesmo território."
URNA ELETRÔNICA
"Não se deve contestar resultado eleitoral que o TSE proclamou. Eu espero que o TSE se manifeste sobre essas acusações. Eu avalio que a ampla maioria do Congresso Nacional que for eleita irá discordar desse discurso do Bolsonaro."
UNIÃO DAS ESQUERDAS
"Fui quem mais buscou a aproximação de todas as partes da centro-esquerda para lutar contra esse obscurantismo que está solto. Continuarei lutando para que estejamos juntos. Não foi possível no primeiro turno, será possível no segundo e ainda mais num governo.
Não é bacana para a sociedade, em função da disputa de primeiro turno, ficar rebaixando os demais. Eu vou é enaltecer as pessoas de centro-esquerda. Quero estar com elas no segundo turno, quero estar com elas no governo."
ECONOMIA NOS GOVERNOS DO PT
"De 2003 a 2012, foi praticamente irretocável. Fomos muito bem. Em relação a 2012 e 2013, a própria Dilma admite que não tomaria algumas medidas novamente. Como o caso da desoneração, das tarifas de energia elétrica.
Mas repito: a crise de 2015 e 2016 não se explica por esses erros. Houve uma instabilidade política a partir de 2015. Essa sim é responsável por um ambiente de insegurança que fez o investimento privado retrai-se. Foi um ato político da oposição visando tomar o poder."
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
"O Marcio Pochmann [um dos formuladores da agenda econômica do PT, disse que a reforma não é emergencial] participou do programa do PT como outras pessoas participaram. Não quero desmerecê-lo, mas o programa foi validado por mim e por Lula. Vale o que está escrito.
Essa reforma do Temer, o primeiro relatório que está na Câmara, tem coisas úteis. Os regimes próprios da Previdência deveriam ser o objeto inicial da reforma. Em dois anos governadores e prefeitos não vão conseguir pagar suas folhas.
Agora, a respeito das variáveis -idade mínima, alíquota de contribuição-, abre-se uma mesa de discussões."
SISTEMA BANCÁRIO
"Estou animado com as cooperativas de crédito. Perguntei ao próprio presidente do Banco Central, o Ilan Goldfajn, com quem tenho uma boa relação, como ele via essa questão. Ele falou que tem um grande campo para evoluir.
Eu disse a ele que quero colocar um chicote e uma cenoura no sistema bancário, para que quem reduzir os juros pague menos impostos. Aí o Ilan me perguntou: você pretende elevar a carga tributária do sistema bancário?
Eu disse que não. Quero punir quem cobra muito e estimular quem cobra menos juros. Ele disse que vê isso com bons olhos."
INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
"Política industrial deve ser feita com muito critério. Subsídio deve ser muito temporário e o setor deve demonstrar que não dependerá do Estado dali para frente."
Fonte: Folhapress
Diante do potencial de crescimento demonstrado pelo candidato Fernando Haddad (PT), tanto o PT quanto o PSDB acreditam que ele vai ultrapassar Ciro Gomes (PDT) nas pesquisas de intenções de voto para a Presidência da República e se isolar na segunda posição. Para as siglas, isso deve acontecer em, no máximo, 10 dias.
Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, ambos os partidos têm pressa nesse cenário. De um lado, os petistas querem diminuir o desconhecimento sobre Haddad, pois esperaram que, assim, ele apareça melhor nas simulações de segundo turno contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL). Já o tucanato defende que apenas quando a ida do PT para o segundo turno se tornar realmente viável, o apelo ao voto útil fará sentido.
Por enquanto, a última pesquisa Datafolha mostrou Haddad e Ciro empatados com 13% das intenções de voto enquanto Geraldo Alckmin, do PSDB, passou de 10% para 9%. Bolsonaro segue na liderança, como preferido por 26% dos 2.820 eleitores entrevistados. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR 05596/2018.
Fonte: Bahia Notícias
Eleita em 2016 vereadora pelo município de Irecê e candidata ao cargo de deputada federal neste pleito, Meire Joyce, a Meirinha (Rede), visitou na manhã deste sábado (15), a feira livre da cidade de Central, na região de Irecê.
Durante a visita, a candidata foi recepcionada por cada feirante e morador, com muita alegria e entusiasmo.
Muita confiança para as pessoas que conversaram com a candidata. “Ela passa confiança e presta um brilhante trabalho na Câmara de Irecê (sic), é jovem, carismática e destemida, por isso merece uma vaga na Câmara dos Deputados”, disse um feirante ao Central Notícia.
A candidata Meirinha ficou bastante emocionada com o carinho demostrado pelas pessoas da cidade. “Minha passagem pela cidade de Central foi inesquecível. Vivi um dos melhores momentos da nossa vitoriosa campanha. Fiquei impressionada com os abraços sinceros, lágrimas e risos a cada conversa nos círculos de conversas com feirantes, comerciantes e residentes que abriam suas portas para nos receber e nos ouvir”, postou em sua página na rede social Facebook.
À tarde, durante reunião com moradores da cidade, Meirinha falou de sua história de vida e propostas, destacando que é possível e muito importante a região de Irecê eleger alguém autêntico e que lute pelos anseios da população.
Fonte: Central Notícia
Datafolha divulgou nesta sexta-feira (14) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 2.820 eleitores entre quinta (13) e sexta-feira (14).
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.
Os resultados foram os seguintes:
Jair Bolsonaro (PSL): 26%
Ciro Gomes (PDT): 13%
Fernando Haddad (PT): 13%
Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
Marina Silva (Rede): 8%
Alvaro Dias (Podemos): 3%
Henrique Meirelles (MDB): 3%
João Amoêdo (Novo): 3%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 13%
Não sabe/não respondeu: 6%
Rejeição
O Instituto também perguntou: "Em quais desses candidatos... você não votaria de jeito nenhum no primeiro turno da eleição para presidente deste ano?"
Neste levantamento, portanto, os entrevistados podem citar mais de um candidato. Por isso, os resultados somam mais de 100%.
Veja os números:
Bolsonaro: 44%
Marina: 30%
Haddad: 26%
Alckmin: 25%
Ciro: 21%
Vera: 19%
Cabo Daciolo: 18%
Eymael: 17%
Boulos: 17%
Meirelles: 17%
Alvaro Dias: 16%
João Goulart Filho: 14%
Amoêdo: 15%
Rejeita todos/não votaria em nenhum: 4%
Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 2%
Não sabe: 5%
Em relação à pesquisa anterior, a variação da taxa de rejeição foi a seguinte: Bolsonaro, de 43% para 44%; Marina, de 29% para 30%; Haddad, de 22% para 26%; Alckmin, de 24% para 25%; Ciro, de 20% para 21%.
Fonte: Bocão
O ex-governador da Bahia e candidato ao Senado, Jaques Wagner (PT), afirmou nesta quinta-feira (13) que apoiaria Geraldo Alckmin (PSDB) caso o tucano fosse para o segundo turno contra o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL).
Em declaração dada em Brasília, durante a posse do ministro Dias Toffoli como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Wagner disse que vai apoiar “quem for contra o Bolsonaro independente da posição do PT”.
“Eu irei apoiar quem for contra o Bolsonaro independente da posição do PT, mas não acho que isso vai acontecer. Acho que o Haddad vai para o segundo turno em qualquer cenário, mas se o Bolsonaro for para o segundo vou apoiar quem for contra ele, seja o Alckmin ou Ciro”, disse.
O ex-governador da Bahia ainda acenou ao candidato ao Planalto do PDT, Ciro Gomes, ao dizer que foi um dos principais nomes dentro do PT a tentar fazer aliança com o pedetista nas eleições.
“Eu fui um dos que defendeu dentro do PT: não tendo a candidatura de Lula, apoiar alguém do nosso campo [da esquerda]. Nunca defendi ser vice do Ciro, eu disse que tínhamos duas estratégias, nomear alguém novo [do PT] ou apoiar alguém do campo, que obrigatoriamente é o Ciro. Ele foi ministro do Lula e foi super leal. A estratégia não vingou, então não adianta discutir”, declarou ao site Poder 360.
Fonte: Bahia Notícias
A candidata à deputada estadual pela Bahia, Jusmari Oliveira, participou na tarde desta quarta-feira (12), de encontros com líderes políticos nas cidades Lapão, Irecê e Central. Em Central, a reunião ocorreu no Clube Arena Central. Acompanhou Jusmari, o seu esposo, o prefeito do município de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira.
Jusmari falou ao site Central Notícia da relação das duas regiões – Irecê e oeste do estado. “A região de Irecê é có-irmã da região oeste da Bahia e somos muitos unidos por ter muita gente dessa região que desenvolveu o oeste”. “Tanto Barreiras como Luís Eduardo foram construídas com pessoas que foram daqui para lá, devido uma seca que toda essa região viveu”.
“Ao longo da minha vida desenvolvi uma amizade muito grande com milhares de pessoas dessa região. Estando candidata, eu não poderia deixar de estar aqui, buscando o apoio dos amigos e amigas para chegar até à ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia”, ressaltou.
Jusmari agradece as pessoas da região e fala de trabalho e compromisso: “Primeiro quero deixar minha gratidão pelo voto e depois meu compromisso para trabalhar e pagar esse voto”. “Hoje vim trazer uma proposta de trabalho, desenvolvimento e também relembrar que no passado, quando, estava deputada federal já havia lutado por esta região, a exemplo da renegociação de dívidas de agricultores junto a instituições financeiras, foi uma luta nossa, iniciadas com o apoio de vereadores”.
Em Central, Jusmari recebeu o apoio de Kelia Maciel, Regivan e várias pessoas. “Jusmari é sinônimo de humildade e simplicidade de servir o povo, por isso apoio a candidatura dela”, disse Kelia Maciel, uma centralense moradora de Luís Eduardo Magalhães.
Recentemente, quando estava secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari contribuiu para o crescimento de Irecê. “À frente da Sedur, pude contribuir muito com Irecê, a exemplo da instalação da Policlínica Regional de Saúde, um projeto magnífico do governor Rui Costa e, além disso, ajudei muito o prefeito Elmo Vaz, quando solicitei a ele que me enviasse o projeto de pavimentação da avenida que liga à UNEB”. "Também destravei uma emenda da Codevasf que estava há muita tempo parada na secretaria e que agora resultou em benefícios para Irecê”, disse.
“A gente tem um catálogo de trabalho. Meu compromisso é com o desenvolvimento da região. Espero ter votos aqui que signifiquem no futuro eu dizer: olha! meu mandato fala em nome da região de Irecê, porque lá teve alguém que acreditou em mim. “Quero gradecer os amigos e amigas de Irecê, Lapão, Central e outros municípios da região”.
Oziel Oliveira, prefeito de Luís Eduardo Magalhães reforça a amizade que ele e sua esposa [Jusmari] têm com as pessoas de Central e da região de Irecê. “Tenho muitos amigos aqui que votaram em mim para prefeito e deputado federal. Hoje estamos revendo os amigos juntamente com a nossa eterna deputada Jusmari”.
Segundo Oziel, cerca de 40% da população de Luís Eduardo é formada por pessoas da região de Irecê. “ Lá tem a rua Central, Lapão, Ibititá e, por sinal, agora, estou asfaltando a rua Irecê”.
De Central, Oziel e Jusmari seguiram para Irecê onde participaram de um ato político capitaneado por Moisés Filocre (veja aqui).
Fonte: Central Notícia
O ex-candidato a vereador em Irecê, Moisés Filocre mostrou, na noite desta quarta-feira (12), que sua força política continua acesa na cidade, ao mobilizar e reunir diversas lideranças em um ato de apoio à candidatura de Jusmari Oliveira para deputada estadual, ocorrido no auditório do Hotel Caraíbas. A candidata esteve acompanhada do seu esposo, o prefeito do município de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira.
Jusmari foi recepcionada de forma calorosa e, sob aplausos, fez um breve relato de sua trajetória política como deputada estadual, deputada federal e prefeita de Barreiras, destacando diversas ações que contribuíram para o desenvolvimento da Bahia e seu povo. “Ao entrar na política, a minha maior responsabilidade e missão é cuidar das pessoas”, frisou.
Para o líder político Moisés Filocre, apoiar Jusmari Oliveira é uma questão de reconhecimento e gratidão. “Jusmari é uma mulher que tem uma história de vida marcada pela luta e compromisso com o povo. E vem contribuindo imensamente para o desenvolvimento da nossa cidade, com destaque para a educação e saúde. Então, por esses e outros motivos, é que merece o nosso total apoio”, disse Moisés.
Fonte: Assessoria
O candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), ultrapassa Jair Bolsonaro (PSL) e assume a liderança das intenções de voto quando apresentado como candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que mostra a pesquisa CUT/Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira (13).
Quando colocado na condição de “apoiado por Lula”, Haddad alcança 22%, enquanto Bolsonaro cai para segundo, com 18%. Veja abaixo os resultados completos deste cenário da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado:
Fernando Haddad (PT), apoiado por Lula – 22%
Jair Bolsonaro (PSL) – 18%
Ciro Gomes (PDT) – 10%
Marina Silva (Rede) – 5%
Geraldo Alckmin (PSDB) – 4%
Outros – 5%
Ninguém/Branco/Nulo – 21%
Não soube ou não respondeu – 16%
CANDIDATO DE LULA
O instituto Vox Populi, responsável pela pesquisa, também perguntou aos entrevistados se eles reconhecem Haddad como o nome apoiado pelo ex-presidente. Em resposta, 53% deles disseram reconhecer o petista como candidato de Lula.
No entanto, ele é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhecê-lo só de nome. O desconhecimento é maior justamente na parcela mais propensa a seguir a recomendação de voto de Lula, os mais pobres e menos escolarizados.
Além disso, o melhor desempenho de Haddad é no Nordeste. Na região, ele atinge 31% dos votos. Sua pior performance eleitoral é no Sul, onde ele aparece com apenas 11%, mesmo quando associado ao ex-presidente.
O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios, entre os dias 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2 percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01669/2018.
Fonte: Bahia Notícias
Kelia Maciel apoia a candidatura de Jusmari Oliveira (Foto: Central Notícia)
A candidatura de Jusmari Oliveira a deputada estadual recebe mais apoios na região de Irecê. Dessa vez, a centralense Kelia Brito Maciel declarou apoio a Jusmari.
Kelia mora há 25 anos em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, onde atua no segmento empresarial. Ela é filha de Cantídio Pires Maciel Filho, o Dolla, ex-candidato a vice-prefeito em Luís Eduardo Magalhães, em 2008, e líder dos migrantes da Região de Irecê.
“ É sempre bom visitar minha terra, os meus amigos e parentes. Convido a população para recepcionar Jusmari Oliveira, daqui a pouco, às 16h, na Arena Central”, disse ao Central Notícia.
Fonte: Central Notícia
O Ibope divulgou nesta terça-feira (11) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 2.002 eleitores entre sábado (8) e segunda-feira (10). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Os resultados foram os seguintes:
Jair Bolsonaro (PSL): 26%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Marina Silva (Rede): 9%
Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
Fernando Haddad (PT): 8%
Alvaro Dias (Podemos): 3%
João Amoêdo (Novo): 3%
Henrique Meirelles (MDB): 3%
Vera (PSTU): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 0%
João Goulart Filho (PPL): %
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 19%
Não sabe/não respondeu: 7%
Rejeição
O Ibope também mediu a taxa de rejeição (candidatos nos quais o eleitor diz que não votará de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices:
Bolsonaro: 41%
Marina: 24%
Haddad: 23%
Alckmin: 19%
Ciro: 17%
Meirelles: 11'%
Cabo Daciolo: 11%
Eymael: 11%
Boulos: 11%
Vera: 11%
Amoêdo: 10%
Alvaro Dias: 9%
João Goulart Filho: 8%
Poderia votar em todos: 2%
Não sabe/não respondeu: 11%
Sobre a pesquisa
Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
Entrevistados: 2.002 eleitores em municípios
Quando a pesquisa foi feita: de 8 a 10 de setembro
Registro no TSE: BR-05221/2018
Nível de confiança: 95%
Contratante da pesquisa: Ibope Inteligência
Fonte: G1
Instituição oferta bolsas integrais para candidatos que tenham realizado o Enem a partir de 2018; inscrições ocorrem até o...
Aliado de Cardoso, Romeu quebra ciclo de décadas sob liderança de Artur, conquistando mais de 57% dos votos ...
Em parceria com o Governo do Estado, prefeito Robertão amplia recursos e oportunidades para produtores locais
Equipe da Academia Kibônan leva o troféu de 1º lugar com vitória de todos os oito competidores Em destaque n...
Quebrando a rotina de Irecê, o cantor e compositor Asley está transformando o ruído de ruas e praças com uma surpreendente cena...