Nesta sexta-feira (24) duas aeronaves que estavam atuando em Lençóis, na Chapada Diamantina, serão remanejadas para o município de Uibaí, na região de Irecê. O objetivo é que os aviões apoiem no lançamento de água e monitoramento aéreo para conter o avanço do fogo na serra.
Os bombeiros realizam os combate nas áreas atingidas, nas regiões Oeste, Norte e Chapada Diamantina. Os locais são bastante íngremes, de difícil acesso e com vegetações fechadas e espinhosos, em algumas áreas, o que dificulta o acesso dos bombeiros e brigadistas voluntários.
Em Uibaí, os bombeiros permanecem combatendo na região eólica com o apoio de brigadistas voluntários.
Fonte: Secom-BA
"Estou atenta e recorrendo aos órgãos responsáveis em busca de soluções emergenciais"
Ainda muito preocupada com o avanço do incêndio na serra de Uibaí, a deputada estadual Fabíola Mansur solicitou, através de ofício ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Adson Marchesini, apoio de aeronaves de combate a incêndio, para auxiliar nos locais de difícil acesso. Por se tratar de um incêndio de grande extensão, em áreas de caatinga preservada, afetando ainda muitos povoados e comunidades da região, a parlamentar considera de extrema importância o reforço aéreo, uma vez que, pelo impacto causado no meio ambiente, este talvez seja considerado o maior incêndio florestal já visto na serra de Uibaí.
"Estou atenta e recorrendo aos órgãos responsáveis em busca de soluções emergenciais. Para além do meio ambiente e da preservação de pinturas rupestres, vemos o fogo se aproximando das casas, o que aumenta a preocupação. Nossa solidariedade ao povo Uibaiense e toda reverência aos bombeiros e aos incansáveis brigadistas voluntários, e também ao pessoal da energia eólica que liberou funcionários para darem suporte à força tarefa", destacou.
No início da semana, o governador Rui Costa enviou brigadistas do grupamento do Corpo de Bombeiros para combater os focos de incêndio na Serra do município.
Fonte: Ascom - Fabíola Mansur
Apesar da força tarefa empenhada no combate ao incêndio na Serra de Uibaí, na madrugada desta quinta-feira (23), novos focos foram identificados pelo drone que faz o mapeamento da área afetada. Devido à gravidade da situação, o prefeito Birinha Levi reforçou o pedido oficial para que o Governo do Estado desloque, em caráter de urgência, uma aeronave para auxiliar no combate às chamas.
Além disso, as equipes do município trabalham 24 horas dando suporte e apoio logístico aos heróis do grupamento do Corpo de Bombeiros e aos brigadistas voluntários. Numa corrente do bem, a empresa Starkraft, responsável pelo Parque Eólico, reforçou a operação que mobiliza toda a cidade e também municípios vizinhos.
“Quero agradecer, em nome do povo de Uibaí, a solidariedade dos amigos e dos prefeitos de toda região neste momento de aflição. Mesmo com tanta adversidade, por conta da topografia e das condições climáticas, não vamos descansar até que o incêndio seja completamente controlado”, afirmou o prefeito Birinha Levi. Encarando a responsabilidade de frente, o gestor, mais uma vez, fez o alerta sobre “o perigo de atear fogo em terrenos, roças e áreas de campo aberto”. Portanto, seja responsável, e evite uma tragédia! Queimada é crime ambiental, coloca em risco a segurança da população e pode gerar multa e prisão!
Fonte: Com informações da Prefeitura de Uibaí
Adutora do São Francisco
A região de Irecê, no Polígono da Seca, se notabilizou pela agricultura, especialmente do feijão, cenoura, beterraba, tomate e cebola. Isso provocou crescimento populacional, gerando grande demanda por água em uma área predominantemente árida que conta, atualmente, com quase 420 mil moradores. Diante da necessidade de ampliar o acesso à água na região, a Embasa já investiu, desde 2007, cerca de R$ 275 milhões em obras de abastecimento nesse território, como a adutora do São Francisco, concluída em 2013, maior obra já realizada pelo programa estadual Água para Todos.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rio Verde, localizada no município de Itaguaçu da Bahia, capta água a 60 quilômetros de distância, na região de Xique-Xique, no Rio São Francisco, e atende aos municípios de América Dourada, Central, Irecê, João Dourado, Jussara, São Gabriel e Itaguaçu da Bahia por meio de 132 quilômetros de tubulação e 13 estações de bombeamento. Essa foi a solução encontrada para a região, anteriormente abastecida pela barragem de Mirorós, cujo volume disponível vinha diminuindo gradativamente. A ETA, capaz de produzir 750 litros de água por segundo, possui três módulos de tratamento e permite o reaproveitamento de toda a água que entra na estação.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Ascom - Embasa
Brigadistas e voluntários combateram neste final de semana o fogo que tem atingido a serra de Uibaí, na região do povoado do Poço.
Os combatentes controlaram o maior foco do incêndio, que estava ameaçando espalhar o fogo para toda a serra. Mas, infelizmente, novos focos surgiram, um na região da Grota da Bananeira, no sentido da Vila Rica e outros nas imediações do Gasta Sabão, além de grandes volumes de fogo margeando a estrada que dá acesso ao parque eólico.
Os brigadistas combateram no sábado e domingo, mas a mobilização será improvável no período diurno, durante a semana, pois os mesmos não podem deixar o trabalho para combater o fogo.
O enfrentamento durante a noite tem sido perigoso e ineficaz, principalmente porque a região é de difícil acesso.
No domingo à tarde, a população tentou mobilizar uma operação de rescaldo, possivelmente com a ajuda de alguns trabalhadores do parque eólico, para consolidar o controle do fogo que ameaçava espalhar o incêndio para toda a serra, mas a brigada não tem gente nem equipamentos de combate para enfrentar o fogo que ameaça queimar toda a região entre a Vila Oro e o povoado de Boca D’Água.
O impacto ambiental é enorme. Matas de arnica ou cangaieiras em flor, canelas de velho centenárias, muçambês, estão sendo reduzidas a cinzas. O que resta da fauna da serra, que neste período seco se aproxima das áreas mais úmidas nos boqueirões, está sendo queimada com a vegetação.
Do ponto de vista do impacto no meio ambiente este talvez o maior incêndio florestal já visto na serra de Uibaí . E continua fora de controle, podendo alcançar toda a reserva da serra, se não for contido, principalmente a frente de fogo que surgiu no sentido da Vila Rica e Vila Ouro, com potencial para contornar pela direita, empurrada pelos fortes ventos e pelo calor.
Pessoas da comunidade disseram ontem aos brigadistas que o fogo teve início em roçado feito por um senhor que reside na comunidade Vila Rica. Segundo os relatos, mesmo desaconselhado, ele fez as coivaras e riscou o palito, dando início deliberadamente a essa tragédia ambiental.
Fonte: Com informações de Edimário Machado
Robertão, Daniel Almeida e João da Cruz – Foto: Divulgação
Sempre trabalhando para melhorar a vida da população de Presidente Dutra, o prefeito Roberto Carlos Alves de Souza, mais conhecido como Robertão (MDB), assinou nesse sábado (18), ordens de serviço para instalação de gramado sintético no Estádio Municipal Dilton Barreto e para pavimentação de ruas na Vila de Campo Formoso, interior do município.
Na oportunidade, Robertão esteve acompanhado de vereadores da sua base aliada, do Deputado Federal, Daniel Almeida (PCdoB) e João da Cruz, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (Fetag-BA).
Leia também:
“Hoje estou muito feliz, pois foi um dia histórico para nossa terrinha. A princípio, fomos visitar o Estádio Dilton Barreto, que será modernizado com grama sintética, agora sairá o marrom e entrará o verde. O gramado sintético beneficiará a prática do futebol”, escreveu Robertão através da sua página no Facebook.
Após visitar o estádio, o gestor foi até a comunidade Campo Formoso, onde será beneficiada com pavimentação intertravado - tipo de pavimento em que blocos de concreto são dispostos ao lado um do outro com intertravamento por areia de selagem. “Agradeço ao Deputado Federal Daniel Almeida, pelo apoio ofertado. Também, parabenizo-o pela credibilidade de sempre: palavra dada, palavra cumprida”, ressaltou.
E por fim, o prefeito agradeceu também ao Presidente da Fetag, João da Cruz e aos vereadores presentes. “Fica registrado também o meu gesto de gratidão a todos que marcaram presença. Vamos continuar lutando para trazer benefício para o nosso povo”.
Matéria relacionada:
Prefeito Robertão anuncia novidades na área de infraestrutura para Presidente Dutra
Fonte: Central Notícia
O atendimento ocorre na localidade de Barreiros – Foto: Divulgação/PMIB
A Prefeitura de Itaguaçu da Bahia, por meio da Secretaria de Saúde, está aplicando, nesta segunda-feira (20, a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos, que tenham tomado a segunda dose ou dose única, de qualquer imunizante, há mais de seis meses.
Local e Horário
O atendimento que começou às 08h, acontece no povoado de Barreiros, e contempla também as comunidades de Forquilha, Chapada a Alegre.
Documentação
É preciso apresentar um documento de identificação com foto, RG ou CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Além disso, apresentar, também, o cartão de vacinação comprovando o recebimento das duas doses.
Fonte: Da Redação
Foram aprovadas em sessão realizada pelo TRE, as resoluções administrativas referentes à eleição suplementar de João Dourado. A Eleição Suplementar será realizada no dia 7 de novembro de 2021.
Além da resolução que trata sobre o calendário das eleições suplementares, foram aprovadas, também, resoluções que tratam sobre procedimentos referentes às prestações de contas dos candidatos e auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas.
Fonte: Caraíbas FM
Uma carga de madeira avaliada em mais de R$ 100 mil foi apreendida nessa quinta-feira (16) em São Gabriel, na região de Irecê. Quatro pessoas foram presas por recepção de carga roubada, o que inclui o caminhoneiro que havia desviado a carga. Uma quinta pessoa que aliciou o motorista ainda segue procurada.
Segundo a Polícia Civil, o flagrante ocorreu após o caminhoneiro ser parado por agentes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos em Rodovias (Decarga). O condutor do caminhão desviou a carga de madeiras em São Gabriel, quando deveria entrega-la em Feira de Santana.
“A carga veio do Pará. O motorista alegou que tinha sido abordado por uma quadrilha na cidade de Ibó, porém os policiais desconfiaram da versão, diante das provas apresentadas, o caminhoneiro acabou confessando que tinha desviado a carga e vendido para um receptador em Irecê”, relatou o delegado titular da Decarga, delegado Gustavo Coutinho.
O homem ainda indicou onde estariam as 60 toneladas de madeira. “Uma quinta pessoa que aliciou o motorista e intermediou a venda já foi identificada e está sendo procurada. O mesmo responde por vários inquéritos por envolvimento com o roubo de carga”, disse o delegado.
Os presos seguem na delegacia de São Gabriel. Já o material apreendido será encaminhado para o proprietário da carga.
Fonte: Bahia Notícias
A Codevasf beneficiou apicultores do município de Central (BA), na região de Irecê, com um conjunto de equipamentos que vai permitir o fortalecimento da produção de mel e derivados. Os beneficiados são membros da Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Município de Central (AAPIMMEC). A ação foi coordenada pela 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bom Jesus da Lapa, e representa investimento de R$ 230 mil.
A associação recebeu 435 colmeias, além de mesas inox, decantadores, purificadores, trituradores, macacões, botas, luvas, ceras e um veículo utilitário. A AAPIMMEC tem 46 associados e se destaca na região de Irecê com a produção apícola.
“Esses equipamentos vieram para ampliar a nossa produção e dar à associação uma mobilidade maior. Hoje a AAPIMMEC conta com uma Unidade de Beneficiamento de Mel (UBM) equipada. No local, podemos beneficiar toda a produção. Agora, com a chegada dessas novas colmeias, a associação irá gradativamente aumentar as áreas de apiários e, consequentemente, teremos um aumento de produção”, afirma Liel Carlos Ramos, um dos associados.
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Codevasf lançaram em julho um polo da Rota do Mel no Médio São Francisco baiano. Com isso, o Governo Federal desenvolverá ações para estruturar a cadeia produtiva da apicultura em 50 municípios da região. As regiões de Irecê e de Bom Jesus da Lapa foram escolhidas para início da implantação da Rota em razão do potencial para a apicultura e da afinidade com a atividade, que já é empreendida por produtores locais.
“A expressiva produção de mel no território de Irecê chamou a atenção do MDR e da Codevasf para o lançamento da Rota do Mel em Irecê. O Brasil é o terceiro maior exportador de mel do mundo e agora, com a inserção de tecnologia, incentivo e crédito, essa cadeia produtiva terá um aumento significativo de produção, além de gerar emprego, renda e inclusão social”, avalia Luiz Alberto Barbosa, chefe do Escritório da Codevasf em Irecê, vinculado à 2ª Superintendência Regional da Companhia.
Fonte: Ascom - Codevasf
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...