Quarta-feira, 15 de Setembro de 2021
Região de Irecê

Prefeito Robertão, Governador Rui Costa,  Deputado Estadual Júnior Muniz e o Deputado Federal Cláudio Cajado - Foto: Divulgação

Desde que tomou posse na gestão do município de Presidente Dutra, o prefeito Roberto Carlos Alves de Souza, mais conhecido como Robertão (MDB), tem trabalhado diuturnamente para a melhoria da qualidade de vida da população presidutrense. 

 Após a inauguração das novas instalações da sala de parto humanizado do Hospital Municipal, o chefe do executivo municipal tem novidades para a pasta da infraestrutura. 

 Visando melhorar a mobilidade no município que o prefeito Robertão participou de uma audiência na última segunda-feira (13), com o Governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT). Na ocasião, estiveram presentes, o Deputado Federal, Cláudio Cajado (PP), o Deputado Estadual Júnior Muniz (PHS), além do ex-prefeito de Lapão e pré-candidato a deputado estadual, Ricardo Rodrigues.

 Robertão chegou a publicar uma mensagem na sua página pessoal no Instagram. “A conversa foi muito produtiva. Em breve teremos novidades tanto na saúde quanto na infraestrutura em nossa amada Presidente Dutra”, contou o prefeito.

 E para celebrar as boas notícias, o Prefeito Robertão gravou um vídeo ao lado do Deputado Estadual Junior Muniz (PHS) e do Secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcus Cavalcanti.

 “Com certeza prefeito é um prazer estar recebendo você e o deputado Júnior e quero fazer um registro que o governador passou a mensagem a meia noite e três minutos com os atendimentos que ele fez ontem e já dizendo o que ele tinha autorizado para Presidente Dutra. Nossa equipe técnica vai fazer o levantamento dos acessos, eu creio que até o dia 01 ou 02, nós já temos aqui e a gente vai preparar o projeto e vai licitar o mais rápido possível o atendimento de quatro acessos a localidades de Presidente Dutra”, disse o Secretário de Infraestrutura.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021
Região de Irecê

O juiz eleitoral Alexandre Lopes julgou improcedente ação de impugnação de mandato eletivo contra o prefeito de São Gabriel, região de Irecê, Hipólito Rodrigues Silva Gomes (PP) e seu vice,  José Adailson Paiva (PP), o Dai. A dupla venceu a eleição municipal de 2020 pela  coligação "Juntos para São Gabriel Seguir em Frente".

Prefeito Hipólito Rodrigues e o vice, Dai - Foto: Divulgação 

A ação havia sido proposta pela coligação "Unidos pela Vontade do Povo", composta pelos partidos Podemos/PSB/PSD/PT e PTB. A chapa derrotada acusava os eleitos no sufrágio de  terem promovido compra de votos e de apoio político no período eleitoral. Segundo eles, isso teria sido feito através do oferecimento de material de construção e de dinheiro.

Com base nesta acusação, as legendas argumentavam que o resultado das eleições municipais havia sido ilegítimo. A decisão proferida por Lopes na última terça-feira (7) foi publicada na edição desta segunda-feira (13) do Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

"Como suporte probatório do quanto aludido na peça inicial, a coligação impugnante colacionou aos autos eletrônicos um arquivo de áudio e atas notariais lavradas no 1º tabelionato de notas do Município de Irecê, supostamente demonstrando a ocorrência das indigitadas irregularidades", narra o relatório da decisão.

O material consistia no registro de uma suposta discussão entre um correligionário de  Hipólito e um eleitor que teve o voto supostamente comprado. Na decisão, o magistrado afirmou que era "forçoso reconhecer que não se conhece a procedência do referido áudio, nem tampouco é possível garantir que o mencionado indivíduo falava em nome dos impugnados ou que ele era quem dizia ser".

Assim, na avaliação do juiz, não há prova nos autos de que os acusados cometeram o crime ao qual foram acusados. "A condenação por captação ilícita de sufrágio não pode ser baseada em mera presunção", pondera. Também concluiu que não constava nos autos qualquer prova que sustentasse as acusações de que houve abuso de poder econômico caracterizado pela compra de apoio de uma pré-candidata a vereadora da oposição.

" [....] tampouco prova que a Senhora Romilda era de fato pré-candidata ao pleito. Não se verifica, portanto, a gravidade e a aptidão das condutas de interferirem na normalidade e na legitimidade das eleições a ponto de gerarem desequilíbrio na disputa, a ensejar cassação dos mandatos", conclui a decisão.

Fonte: Bnews



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021
Região de Irecê

A agricultura familiar da Região deIrecê está mais fortalecida após o governador Rui Costa (PT) entregar 372 títulos de terra registrados em cartório, em benefício de agricultores familiares dos municípios de América Dourada, Barra dos Mendes, Cafarnaum, Ipupiara, Irecê , Ibipeba, Ibititá, Lapão, São Gabriel, Gentio do Ouro, Mulungu do Morro e Presidente Dutra.

O ato de entrega dos títulos aconteceu no município de Irecê, na última sexta (10), durante a inauguração do serviço de hemodinâmica em Irecê e a autorização da ampliação do hospital regional, com a presença da coordenadora executiva da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Camilla Batista, do secretário de Relações Institucionais, Luiz Carlos Caetano, da secretária da Saúde em exercício, Tereza Paim, do prefeito de Irecê, Elmo Vaz, do presidente do Consórcio de Irecê e prefeito de Jussara, Tarcinho Mendes, além de deputados estaduais, federais e lideranças da região.

Os títulos de terra emitidos são resultado da parceria firmada entre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê, no âmbito do Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal, que conta ainda com a parceria da Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba), viabilizando a entrega do título já registrado em cartório.

Camilla Batista, coordenadora executiva da CDA/SDR, ressalta que “o processo de regularização fundiária é um instrumento que fortalece a agricultura familiar por meio do seu resultado final, que é a emissão do título de terra já registrado em cartório. Este documento garante aos nossos agricultores e agricultoras a posse efetiva da terra, passando a terem, em mãos, o título de sua propriedade, um direito de quem produz com dignidade alimentos saudáveis que chegam às mesas dos cidadãos e cidadãs baianas”.

Com o título em mãos, os agricultores poderão acessar financiamento junto às instituições financeiras e outras políticas públicas que viabilizam melhorias na sua produção, aquisição de insumos ou outros investimentos, além de aquisição de bens duráveis.

“Ter esse título era um sonho que hoje está sendo realizado. Sempre quis tê-lo e não sabia como alcançá-lo. Graças a Deus e ao governador Rui Costa, meu título está em minhas mãos”, comemora Albertina José dos Santos, agricultora familiar da comunidade de Umbuzeiro, em Irecê.

Para Rebeca Alves da Silva, da comunidade de Itapicuru, em Irecê, receber o título da sua terra é um dos mais importantes presentes que já recebeu na vida: “Esse documento da nossa roça irá servir para vida toda. A visita do governador Rui Costa na nossa cidade é muito importante, ganhei esse valioso presente, o título da minha terra”.

Fonte: Ascom - SDR



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021
Região de Irecê

Delegado Heloísio Sandro – Foto: Central Notícia

O delegado de Polícia Civil Heloísio Sandro Lacerda elogiou o trabalho que está sendo feito pela prefeitura de Central, por meio da Secretaria de Infraestrutura, em um trecho da BA-434, que interliga a sede do município ao povoado de Traíras.

Vídeos feitos na manhã desse domingo (12),  por Dr. Heloísio, como é conhecido pela sociedade centralense, foram encaminhados à redação do portal Central Notícia.

O delegado que mora em Uibaí, trafega por esta estrada há de cerca de 7 anos, desde quando atuava como titular da delegacia de Central. Ele fez questão reconhecer e agradecer as ações de recuperação da via desenvolvidas pelo prefeito Renato e sua equipe. Atualmente, Heloísio Sandro responde pelas delegacias de Canarana e Itaguaçu da Bahia.

“Gostaria de registrar meu agradecimento ao prefeito professor Renato por essas obras que vão beneficiar moradores de Central e Uibaí. Assim como eu que transito por este trecho toda semana,  tenho certeza que feirantes, agricultores, caminhoneiros, estudantes e a população em geral, também estão satisfeitos com o trabalho que está sendo realizado”, concluiu.

Vídeos:

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021
Região de Irecê

Rui Costa afirma, em vídeo, que pré-candidato a deputado estadual não mediu esforços para “construir a Saúde pública da Região de Irecê”.

Moral é pra quem tem! Durante inauguração da Central de Hemodinâmica do Hospital Regional, nesta sexta-feira (10), em Irecê, o governador Rui Costa não economizou elogios ao pré-candidato a deputado estadual Cafu Barreto. “É gente boa, gente do bem, que não mediu esforços para construir a Saúde Pública da Região e para consolidar um projeto da população, que Deus te abençoe”.

De forma espontânea, Rui Costa reconheceu o trabalho de excelência realizado pelo ex-prefeito de Ibititá (ao longo de dois mandatos) e também enalteceu o empenho de Cafu na construção de políticas públicas em prol da saúde e do bem-estar da população do Território de Irecê. “Fico feliz pelo reconhecimento do nosso governador e me sinto ainda mais fortalecido para lutar pela nossa região e por todo interior da Bahia”, afirmou o pré-candidato à vaga na Assembleia Legislativa.

Fonte: Ascom - Cafu Barreto



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021
Região de Irecê

O deputado Diego Coronel (PSD) sugere ao governador Rui Costa que determine à Secretaria de Infraestrutura do Estado que sejam tomadas as medidas necessárias à instalação de dois redutores de velocidade, popularmente conhecidos como quebra-molas, na BA-432, na altura dos povoados de Cocão I e Cocão II, no município de Lapão, região de Irecê. Na indicação, encaminhada à Mesa Diretora da Casa Legislativa, o parlamentar explica que o trecho da referida rodovia, que corta os povoados, possui grande fluxo de veículos e pessoas, colocando em risco os pedestres e motoristas que transitam entre as duas comunidades.

O legislador escreve ainda que os redutores de velocidade, lombadas ou simplesmente quebra-molas estão regulamentadas pela Resolução nº 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “São ondulações transversais e podem ser utilizadas onde se necessite reduzir a velocidade do veículo de forma imperativa, nos casos em que estudo técnico de engenharia de tráfego demonstre índice significativo ou risco potencial de acidentes”, argumenta o deputado. Segundo o autor da proposição, o fator determinante para a instalação dos redutores é o excesso de velocidade praticado no local e onde outras alternativas de engenharia de tráfego são ineficazes.

“Tendo em vista a necessidade de garantir a seguranças dos moradores das localidades de Cocão I e Cocão II, no município de Lapão, bem como reduzir o número de acidentes nos povoados citados, apresentamos essa Indicação para apreciação das autoridades da administração estadual, na expectativa de que sejam atendidos os anseios da população daquela região”, finalizou Diego Coronel.

Fonte: Ascom - ALBA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021
Região de Irecê

Foto: Reprodução / Facebook Câmara de Barra do Mendes

Um vereador de Barra do Mendes, na região de Irecê, responde a um processo de abuso de poder econômico e pode ter o mandato cassado. Nesta sexta-feira (10), começam as oitivas do processo que julga se Miguel Alves de Araújo (PSD), conhecido como “Miguel da Canarina”, cometeu abuso.

Nas vésperas da última eleição, Miguel da Canarina chegou a ser preso por suspeita de compra de votos. Segundo denúncia do Ministério Público Eleitoral, na tarde do dia 14 de novembro do ano passado, o então candidato foi flagrado oferecendo bens e vantagens para possíveis eleitores no povoado de Canarina.

Na ocasião, uma guarnição da Polícia Militar encontrou no carro do postulante itens como cheque no valor de R$ 900 pertencente à prefeitura da cidade, além de recibos e autorização de exames, boletos de pagamento, anotações de material de construção, entre outros.

Atualmente, Miguel da Canarina não só continua como vereador como também é tesoureiro da Câmara Municipal.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 08 de Setembro de 2021
Região de Irecê

Policlínica Regional de Saúde em Irecê - Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Investimentos em infraestrutura, saúde, educação e saneamento estão mudando a realidade de milhares de baianos que vivem na região de Irecê. O Governo do Estado está investindo mais de R$ 295 milhões entre obras concluídas, em andamento e prestes a serem licitadas.

São intervenções de grande porte como a recuperação e pavimentação da Estrada do Feijão, a construção da ponte interligando os municípios de Xique-Xique e Barra, a implantação da policlínica regional em Irecê, a reforma e ampliação do Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, a modernização de escolas e esgotamento sanitário.

Uma das obras mais importantes para a região é a requalificação em 159,8 quilômetros da rodovia BA-052, conhecida como Estrada do Feijão. O serviço de melhoria da via, uma das mais importantes para o escoamento de grãos, oleaginosas, minérios e da pecuária produzidos no oeste da Bahia, era uma das principais solicitações dos moradores e produtores de toda região, beneficiando mais de 1,4 milhão de pessoas. As intervenções representam um investimento de R$ 45 milhões.

Com extensão de 545,4 quilômetros, o Sistema Rodoviário BA-052 tem início nas imediações de Feira de Santana, passa pelo município de Xique-Xique, de onde segue até Barra, na BA-160.

Estrada do Feijão – BA-052 – Foto: Artur Lopes/Concef

“A recuperação da Estrada do Feijão possibilitará uma conexão maior da capital com a região oeste. A obra também trará benefícios para o desenvolvimento de atividades econômicas como o turismo, o comércio e o agronegócio, além de abrir espaço para outros investimentos”, ressalta o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti.

Ponte entre Xique-Xique e Barra - Foto: Álvaro Torres/Prefeitura de Barra

Ponte

Além da requalificação da Estrada do Feijão, o Governo do Estado está construindo uma ponte sobre o Rio São Francisco com 1.014 metros de comprimento, interligando os municípios de Xique-Xique e Barra. A obra, que atingiu na última semana 95% das etapas concluídas, está prevista para ser entregue em outubro de 2021, quase um ano antes do prazo definido em contrato de concessão estabelecido pelo Governo do Estado, por meio da Agerba, com a Concessionária Estrada do Feijão (Concef).

Com investimentos de R$ 133 milhões, a ponte oferece mais segurança, conforto e rapidez na travessia entre as duas cidades, além de fazer a ligação do oeste com o restante do estado, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio, do turismo e do setor de geração de energia eólica na região.

Saúde

Desde dezembro de 2017, quando foi inaugurada, até agosto de 2021, a policlínica regional em Irecê já realizou 98.345 consultas e 121.581 exames e procedimentos. Com um investimento de R$ 25 milhões, entre obras civis e aquisição de equipamentos, a unidade promove a regionalização da prestação de serviço de alta qualidade em saúde, à medida que garante a cobertura de todos os exames gratuitos solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no interior.

Além de Irecê, a policlínica atende moradores de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí, Morro do Chapéu, Souto Soares e Tapiramutá.

A unidade oferece consultas especializadas em angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, pequenos procedimentos cirúrgicos, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia, fisioterapia e ortopedia.

Também para fortalecer a saúde na região, o Governo do Estado está realizando a reforma e ampliação do Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, que inclui um investimento de R$ 27 milhões. Entre os serviços estão a ampliação das enfermarias de quimioterapia, radioterapia e reforma da fachada, cobertura e sistema CFTV. A unidade passará a ter 225 leitos, sendo 20 novos de UTI e 90 de enfermaria, ao término das intervenções.

Educação

Em junho de 2021, foi inaugurado em Irecê um novo Complexo Poliesportivo Educacional, que recebeu um investimento de R$ 2,4 milhões. O equipamento dispõe de campo de futebol society, quadra de vôlei de areia, pista de salto, vestiário, área de urbanização, academia de saúde e piscina. As intervenções incluíram a manutenção civil e elétrica do ginásio esportivo.

Complexo Poliesportivo Educacional em Irecê – Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Ainda no município, o Colégio Estadual Luiz Viana Filho, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e o Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê irão passar por obras de requalificação e modernização, com um investimento somado de mais R$ 18 milhões. As intervenções estão previstas para ter início em novembro de 2021 e conclusão até junho de 2022.

Saneamento

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), tem a previsão de lançar até o fim do mês de outubro o edital de licitação para contratação de empresa que ficará responsável pelas obras da 1ª etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Irecê.

O titular da SIHS, Leonardo Góes, informa que o investimento nesta etapa do SES Irecê é de mais de R$ 45 milhões. “Os trabalhos serão executados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento [Embasa], vinculada à SIHS, e contarão com a implantação de 50 mil metros de rede coletora de esgoto e 2.279 ligações domiciliares, beneficiando cerca de 29 mil habitantes”, completou Góes.

Nesta etapa serão atendidos os bairros de Paraíso, Paulo Freire, Loteamento Félix, Centro, Novo Horizonte, Fundação Bradesco e Coopirecê.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 07 de Setembro de 2021
Região de Irecê

Na manhã desta terça-feira (07), mantendo as tradições cívicas castrenses da Polícia Militar da Bahia, foram realizados atos solenes em alusão ao Dia da Independência do Brasil, na Base Avançada em Irecê e na Sede da CIPE-Semiárido em Xique-Xique. Em decorrência da pandemia da Covid-19 e evitando aglomerações, a programação foi bem diferente: no formato de solenidade interna.

“Contando com a participação de 22 Policiais da CAESA e de uma Guarnição da 5ª Cia/7ºBPM, onde foram realizadas as honras militares com hasteamento do Pavilhão e ouvido o Hino Nacional com a tropa em forma”, diz a nota da corporação.

Assim foi marcada a comemoração dos 199 anos da Independência do Brasil no âmbito da Polícia Militar da Bahia.

Fonte: Da redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 06 de Setembro de 2021
Região de Irecê

Assuruá 5 fará parte do Complexo Assuruá e terá capacidade instalada de 244MW

A Omega Desenvolvimento, empresa que desenvolve e implementa os novos projetos de energia renovável da Omega Energia, vai ampliar o Complexo Assuruá, na Bahia que, atualmente, possui 353 MW em operação (de propriedade da Omega Geração) e 212MW do projeto Assuruá 4 em construção.

O novo projeto, chamado de Assuruá 5, terá início das obras de instalação previsto para o primeiro trimestre de 2023 e sua capacidade total instalada será de 244MW. Com esse novo ativo, a Omega Desenvolvimento completa a estruturação de 456MW em novos projetos eólicos apenas em 2021.

Para viabilizar o Assuruá 5, a empresa assinou um acordo vinculante com um fabricante de aerogeradores de primeira linha para o fornecimento das turbinas. A energia gerada neste ativo será totalmente dirigida ao mercado livre, auxiliando no processo de transição energética das empresas.

O ativo entra no portfólio para reforçar o compromisso da Omega com a sustentabilidade por meio da geração de energia limpa, barata e simples, além de valorizar as comunidades nas quais está inserida. "Essa é mais uma iniciativa que beneficiará o país como um todo, além de levar desenvolvimento econômico e social ao interior da Bahia. O suporte que temos do governo local para o sucesso deste empreendimento é fundamental. Estamos muito felizes em contribuir, mais uma vez, para o desenvolvimento da região e levar aos nossos clientes a energia mais limpa e de menor custo do Brasil", afirma Rogério Zampronha, CEO da Omega Desenvolvimento.

A Omega tem uma história de projetos sociais muito relevantes na região do entorno do Complexo Assuruá, onde se destacam o projeto "Da Raiz ao Grão", que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca através da reforma e substituição de equipamentos da casa de farinha do município de Gentio do Ouro; o projeto "Ecolar", que promoveu a instalação de 193 sistemas ecológicos de tratamento de esgoto, permitindo a implantação dos quintais produtivos; e nosso terceiro Centro de Educação, localizado na sede de Gentio do Ouro, com início das aulas previstas para 2022 e capacidade de atender aproximadamente 500 alunos em diferentes cursos e projetos de educação.

Grupo Omega

Fundado em 2008, o Grupo Omega já nasceu renovável e hoje é a maior geradora brasileira de energia renovável. Detentora da primeira plataforma 100% digital de compra de energia limpa, a Omega é considerada referência em ESG no setor que atua, com projetos estruturantes na preservação do meio ambiente e de melhorias sociais e educacionais nas regiões que possui operações. Presente em sete estados brasileiros, possui uma capacidade instalada de 1.869 MW, equivalente a energia consumida por aproximadamente 3,8 milhões de residências.

A Omega tem sede em São Paulo e conta com mais de 200 co-empreendedores alocados em todo o Brasil, que são movidos pelo propósito de transformar o mundo por meio da energia limpa, barata e simples. Possui atuação em todos os submercados de energia e atua desde o desenvolvimento dos projetos, geração de energia até a comercialização, com as empresas Omega Desenvolvimento, Omega Geração e Omega Comercializadora.

Omega Desenvolvimento

A Omega Desenvolvimento é a unidade de projetos e implantação de novos ativos renováveis do Grupo Omega. Com soluções de longo prazo para clientes industriais, do agri-business e comerciais, é uma das principais parceiras das companhias para a construção de uma sociedade com energia limpa, sustentável e competitiva. Atualmente, possui projetos eólicos e solares em desenvolvimento no Nordeste do Brasil.

Fonte: Ascom: Grupo Omega



Compartilhar no Whatsapp