Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024
Região

Foto: reprodução

Um acidente fatal envolvendo dois carros resultou em duas mortes e cinco feridos na noite do último sábado (30), na rodovia BA-432, no município de Lapão.

O acidente aconteceu por volta das 19h30, no trecho entre a cidade e o distrito de Aguada Nova, e levou à interdição parcial da pista por mais de uma hora. 

Segundo a Polícia Militar, o impacto foi violento. Ancelmo Rodrigues Gama, de 30 anos, que conduzia um Gol, e José Antônio, de 28 anos, motorista de um Voyage, morreram no local.

Ancelmo estava sozinho no veículo. Já no Voyage, além do motorista, viajavam cinco pessoas, todas com ferimentos de diferentes gravidades. 

As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Municipal Luiz Eduardo Magalhães, em Lapão, e ao Hospital Regional de Irecê. Até o momento, não há informações detalhadas sobre o estado de saúde dos feridos. 

Os corpos das vítimas fatais foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê para os procedimentos legais.

As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024
Região

Ocorreram 12 oficinas com grande potencial de geração de renda, nas áreas de artesanato e culinária - Foto: Engie

A ENGIE Brasil Energia, por meio do Conjunto Eólico Serra do Assuruá, segue trabalhando para investir no desenvolvimento local do município de Gentio do Ouro, na região de Irecê. Entre maio e setembro, a Companhia patrocinou a realização de oficinas em artesanato em sandálias e tiaras, pintura em tecido, confeitaria, torta de vitrine, produção de biscoitos, panificação, salgados assados, velas e sabonetes.

Ao apoiar projetos de qualificação e incentivo à geração de renda, propostos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a ENGIE Brasil Energia estimula a formação para o empreendedorismo, respeitando o talento individual. Parte da matéria-prima natural utilizada nas oficinas pode ser encontrada em Gentio do Ouro. Reconhecendo a biodiversidade local, a iniciativa busca despertar nos alunos o uso destes materiais para além das oficinas de gastronomia e artesanato.

Os cursos, executados pela empresa Sabores do Trigo e pelo Instituto Vida por Vida, foram realizados no Centro de Gentio do Ouro, nas comunidades de Santana, São Francisco, no distrito de Itajubaquara e na comunidade tradicional Quilombola de Mato Grosso. O público-alvo foram as famílias acompanhadas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Ao todo, 146 pessoas foram certificadas.

Para Paulo Muller, diretor de implantação da ENGIE Brasil Energia, o investimento social em projetos de qualificação, voltados para a geração de renda de grupos socialmente vulneráveis, busca apoiar a potencialidade de cada indivíduo, permitindo que pessoas interessadas iniciem os seus negócios, de maneira individual ou colaborativa. “A ENGIE Brasil Energia escutou o pedido dos moradores de Gentio do Ouro, que desejavam se desenvolver em atividades que gerassem renda. Não poderíamos deixar de apoiar iniciativas que reconhecem e estimulam os talentos e culturas locais. Investindo em cursos gratuitos de qualificação, confirmamos nosso compromisso em promover o crescimento econômico da região”, afirma Muller.

Primeiros passos na geração de renda

A cidade de Gentio do Ouro, com uma população de 10 mil habitantes, apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) médio de 0,559, conforme dados do IBGE. Participando de uma iniciativa voltada para o ensino prático, os alunos das oficinas tiveram a oportunidade de expor e comercializar os itens produzidos em feiras solidárias. Essa nova abordagem educacional não só capacita os alunos na produção artística, mas também abre portas para a geração de renda, transformando vidas e fortalecendo a economia local.

Formanda no mês de setembro no curso de sabonetes artesanais, Ísis Modesto já aplicou o conhecimento adquirido e produziu 100 unidades para os seus primeiros clientes. “O apoio da ENGIE está sendo de fundamental importância para a redução das desigualdades sociais e transformação coletiva, dando mais independência financeira, principalmente às mulheres que estão vulneráveis. No início, achei que seria difícil a comercialização, mas foram surgindo oportunidades para iniciar as fabricações e, consequentemente, foram chegando mais pedidos de produções. Quero agradecer por este suporte para a gente dar continuidade, ao que aprendemos”, ressalta.

Mulheres de Gentio do Ouro planejam criar cooperativa

Os projetos realizados estimularam a interação social e a troca de saberes entre as mulheres do município, maioria absoluta entre os participantes dos cursos. As alunas afirmam que a formações encorajaram iniciativas colaborativas e a liderança feminina para o desenvolvimento comunitário. “Houve união entre o pessoal ali, todo mundo interagindo e colaborando. Percebi a necessidade de ser criado uma cooperativa de mulheres empreendedoras e artesãs, que necessitam de uma renda para ajudar as suas famílias. Por meio do projeto apoiado pela ENGIE, a gente abraçou essa rica oportunidade e estamos caminhando para o processo burocrático da criação da cooperativa. Acredito que tem tudo para dar certo, porque a gente vê muita força de vontade em nossas mulheres, e a cooperativa vem para dar essa força”, destaca Mona Liza, agente de desenvolvimento do Projeto de Cidade Empreendedora do Sebrae.

A ENGIE Brasil Energia também está apoiando cursos voltados para a qualificação e o empreendedorismo proposto pela Secretaria de Educação de Gentio do Ouro. Em outubro, por exemplo, ocorreu a oficina de biojoias. Até dezembro, serão promovidos outros cursos, como: artesanato com raízes, cipós, troncos, cestaria, além de oficinas de aproveitamento de madeiras para o artesanato e formação para o desenvolvimento de canais de vendas e modelos financeiros.

Fonte: Ascom - Engie Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Região

Chapada Diamantina oferece oportunidades para empresas brasileiras e internacionais – Foto: Banco de imagens

O depósito de diamantes de Santo Inácio, situado em Gentio do Ouro, na Região de Irecê, será leiloado nesta quarta-feira, 27 de novembro, em Brasília.

O evento, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), conta com o apoio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. 

Com um volume estimado de 245 milhões de toneladas de minério diamantífero, o projeto abrange cinco áreas de mineração, totalizando 2.400 hectares, o equivalente a mais de 3.400 campos de futebol. Estudos indicam que o depósito possui recursos de 1,8 milhão de quilates, com teor médio de 0,58 cpht. 

Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, destaca a relevância do leilão. “Trata-se de uma oportunidade de agregar valor à Chapada Diamantina, uma região com tradição diamantífera, por meio de regulamentação e parcerias que atraiam investimentos iniciais e fomentem o setor mineral”, afirmou. 

O leilão permitirá a participação de empresas nacionais e estrangeiras, além de fundos de investimento e entidades de previdência complementar. A empresa vencedora firmará um contrato de Promessa de Cessão de Direitos Minerários. 

O objetivo do certame é alavancar o setor mineral brasileiro, trazendo benefícios econômicos para Gentio do Ouro, a Região de Irecê e o país.

Leia mais informações da região no Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Região

Evento reuniu autoridades regionais e destacou a importância da unidade para municípios atendidos — Foto: reprodução

Na manhã desta terça-feira (26), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou a cerimônia de reinauguração do Escritório de Representação e Apoio Técnico em Irecê.

A unidade, vinculada à 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa, passou por reformas para oferecer um ambiente de trabalho mais moderno, seguro e confortável.

As melhorias incluíram reforma estrutural, pintura, troca de móveis e equipamentos, e a demolição de um antigo muro. Dom Antônio Ederaldo, bispo diocesano da Paróquia São Domingos de Gusmão, conduziu a cerimônia de bênção.

Entre os presentes estavam Harley Xavier Nascimento, chefe da 2ª Superintendência; Luiz Alberto Barbosa, gerente do escritório de Irecê; Murilo Franca, prefeito eleito de Irecê; Kel de Valdereis, presidente da Câmara de Vereadores; e representantes de municípios vizinhos, como Oberdan Machado e Pedro Nelson, vice-prefeito e chefe de gabinete, respectivamente, de Presidente Dutra. Também participou Joaquim Dourado Primo, em homenagem aos ex-funcionários da instituição.

O escritório de Irecê presta assistência direta aos seguintes municípios: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Morro do Chapéu, Presidente Dutra, Souto Soares, Xique-Xique, entre outros.

O escritório de Irecê tem a função de coordenar e supervisionar as atividades da Codevasf, que abrangem os projetos de irrigação do Perímetro de Mirorós, em Ibipeba, e do Baixio de Irecê, em Xique-Xique.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 15 de Novembro de 2024
Região

Foto: reprodução

A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Acelen, tem um projeto em execução para construção de um parque de energia solar no valor de R$ 530 milhões. O projeto vai ficar hospedado na região de Irecê e deve começar a produzir energia em 2025.

Em entrevista exclusiva ao portal Bahia Econômica, Marcelo Lyra, VP de Relações Institucionais, ESG e Comunicação da Acelen, explicou que o projeto irá substituir a matriz energia atual da refinaria para uma totalmente em energia limpa.

“Nós estamos construindo esse campo visando à substituição completa dessa matriz energia que temos aqui hoje, que já uma energia muito boa, para uma limpa. Esse campo que será construído em Irecê terá a capacidade de abastecer a refinaria por completo utilizando uma fonte limpa e segura que é a energia solar. Temos dois parceiros nesse projeto que são a Joint Venture e a Illian Energias Renováveis”, explicou.

Fonte: Portal Bahia Econômica



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024
Região

Região, maior produtora de cebola da Bahia, sofre com preços abaixo do custo de colheita

A crise no mercado da cebola tem impactado fortemente os produtores de João Dourado, na região de Irecê, maior produtora de cebola da Bahia e a segunda do país.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, um agricultor aparece descartando toneladas de cebolas na roça, sem ao menos removê-las da área de plantio.

Segundo o produtor, cerca de 17 mil sacas foram deixadas em uma propriedade de 12 tarefas, situação que reflete o desânimo com os preços baixos da hortaliça, que sequer cobrem os custos de colheita.

A região de Irecê, que inclui municípios como Cafarnaum, João Dourado, Canarana, América Dourada e Lapão, é  a maior produtora de cebola do estado.

Apesar da alta produtividade, a demanda de mercado não tem absorvido a produção, o que agrava o cenário para os cebolicultores. Na última semana, o preço médio da saca de 20 kg de cebola híbrida precoce em Irecê ficou em R$ 16,00. Em outras regiões, como Mossoró e o Vale do São Francisco, os valores foram ainda menores, a R$ 12,00 e R$ 15,30, respectivamente.

Esse cenário pode estar associado ao início da colheita em Ituporanga, Santa Catarina, maior produtora de cebola do Brasil, que iniciou sua safra em meados de outubro. Com expectativas de uma supersafra e produtividade elevada, a região catarinense deve aumentar a oferta nacional de cebolas nas próximas semanas.

Com o mercado saturado, o aumento da oferta pressiona os preços para baixo, o que pode representar um longo período de baixa para os produtores de cebola da Bahia e de outras regiões do país.

Vídeo:

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024
Região

Andreia Teles de Souza, moradora da comunidade do Paraguai — Foto: Patrícia Araújo/Acervo Embasa

Os moradores das localidades do Paraguai e Boa Sorte, na zona rural de Souto Soares, beneficiados com água tratada, receberam as equipes da Embasa para as últimas orientações relacionadas à prestação do serviço.  Durante reunião com a comunidade, que aconteceu na quinta-feira (24), representantes das áreas operacional e social da empresa apresentaram como funciona o sistema de abastecimento, dicas de consumo econômico da água e importância da instalação de uma caixa d’água.

Andreia Teles de Souza, moradora da comunidade do Paraguai, relata que a água canalizada foi muito esperada pelos moradores. “A mudança é grande, agora temos a comodidade de uma água de qualidade na torneira”, disse. “Água é vida, agora temos qualidade de vida”, finalizou a moradora. Para chegar até a casa da Andreia, a Embasa precisou investir 326 mil reais para estender um total de 10 mil metros de rede distribuidora, que vai beneficiar cerca de 570 moradores das duas localidades com água tratada do Rio Tijuco.

A assistente social da Embasa, Ana Karina Moitinho, reforçou aos moradores sobre o processo envolvido na captação, tratamento e distribuição para que a água seja entregue com qualidade nas torneiras. “Orientamos os moradores sobre o consumo responsável e sem desperdício direcionado somente para as atividades básicas dos seus moradores. Tudo isto, faz com que a conta de água seja justa, remunerando pela água consumida”, enfatizou Ana Karina.

O gerente do escritório local de Mulungu do Morro que atende as localidades, Joan Neves, aproveitou o encontro para orientar a população sobre a importância de monitorar o consumo da água por meio do hidrômetro (relógio). “O consumidor pode observar a leitura anterior e a leitura atual, e acompanhar seu consumo todo mês”, reforça.

Fonte: Ascom - Embasa/Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 29 de Outubro de 2024
Região

TCM-BA confirma regularidade fiscal e compromisso com os princípios da administração pública

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) emitiu parecer favorável às contas da Prefeitura de Jussara referentes ao ano de 2023, sob a responsabilidade do prefeito Tacinho Mendes (PP).   

A decisão foi proferida durante sessão realizada nesta terça-feira (29), orientando a Câmara de Vereadores a aprovar as contas de gestão do primeiro mandato de Tacinho.

Encerrando seu primeiro mandato à frente do Executivo municipal, Tacinho Mendes celebrou a aprovação, que evidencia a seriedade de sua administração no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A gestão também se destaca pelo comprometimento com os princípios fundamentais da administração pública, como a legalidade, a impessoalidade e a moralidade, reforçando uma condução ética e transparente dos recursos públicos.

Tacinho Mendes, reeleito para mais um mandato, afirmou que continuará empenhado em promover o desenvolvimento de Jussara.

Durante o primeiro mandato, o prefeito implementou transformações importantes no município, e ele promete intensificar os projetos e avanços que já estão beneficiando a população.

A aprovação das contas de 2023 confirma o alinhamento da gestão com as exigências legais e consolida a confiança dos munícipes em uma administração pautada na responsabilidade e no progresso local.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024
Região

Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues cumpre agenda em Cafarnaum, a partir das 9h desta sexta-feira (25), onde inaugura a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Imaculada Conceição, Pelotão da Polícia Militar do 7º BPM e as pavimentações da BR-122, no trecho de entroncamento BA-052, entre o município e Morro do Chapéu, e da BA-432, no entroncamento, ao distrito de Segredo, em Souto Soares. 

Também serão entregues ônibus escolar rural, ambulância, equipamento de raio-x, sistemas de abastecimento de água em distritos, além de revitalizações de rua, praça e avenida. Jerônimo ainda concede títulos de terra e entrega motos e tablets para beneficiar 15 municípios do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê.

Souto Soares

A partir das 14h, no município de Souto Soares, Jerônimo entrega as novas sedes das unidades escolares: Colégio Estadual de Tempo Integral do Campo Professor Ademar Souza Oliveira, no distrito de Cisterna, e Colégio Estadual de Tempo Integral Souto Soares, na sede. Também serão entregues um ônibus escolar, uma areninha society e sistemas de abastecimento de água que vão atender diversas localidades.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024
Região

Ex-gestor morreu durante cirurgia; informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas – Foto: Reprodução

Faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, o ex-prefeito de Lapão, Bráulio Mendonça Cardoso.

Ele estava internado no Hospital Regional de Irecê (Dr. Mário Dourado Sobrinho) e morreu durante uma angioplastia.

Bráulio foi eleito prefeito de Lapão em 1988, pelo Partido da Frente Liberal (PFL), sendo o segundo gestor do município, com mandato entre 1989 e 1992. Ele deixa a esposa, Lienete Mendonça, três filhos e netos.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento. Bráulio Cardoso é lembrado por sua contribuição ao desenvolvimento de Lapão durante seu mandato. A notícia de sua morte causou comoção na região.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp