Na noite desta segunda (09), após reunião com várias lideranças do município de Presidente Dutra, na região de Irecê, Dr. Graziani resolveu desistir de sua pré-candidatura a prefeito para dar apoio integral à pré-candidatura do Professor Pedro Rocha.
A partir de agora, a oposição está mais unida e tem cada vez mais lideranças aderindo. Nas palavras de Dr. Grazi, "esse é o momento certo de unir forças para mostrar uma alternativa viável para Presidente Dutra. Pedro Rocha está muito preparado, assim como está alicerçado por uma equipe muito boa. Não tenho dúvida de que vamos ganhar as eleições deste ano".
Com isso, o Professor Pedro Rocha volta a ser o principal destaque da oposição e será o adversário do pré-candidato que sairá da situação.
Fonte: As informações são de assessoria
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) usou as redes sociais, nesta quinta-feira (5) para criticar o comportamento do Governo Federal com relação ao Nordeste. Em seu Twitter, a parlamentar baiana lembrou que o presidente Jair Bolsonaro continua retaliando a Região Nordeste, que recebeu apenas 3% das novas concessões do Bolsa Família, enquanto o Sul e o Sudeste ficaram com 75% do montante. “A nossa região concentra mais de 36% dos brasileiros que estão em situação de pobreza e extrema pobreza e eles parecem querer a multiplicação deste índice. Este governo humilha os nordestinos com requintes de crueldade”, avaliou.
Também nas redes sociais, a deputada federal defendeu a demissão do ministro da Economia, Paulo Guedes, por ineficiência. “Os neoliberalistas gostam de falar em meritocracia. Se eles levassem isto realmente a sério, o ministro Paulo Guedes deveria ser demitido pelo seu pífio desempenho no primeiro ano à frente da Economia do Brasil.
Dados do próprio governo apontam que o PIB do País, que é a soma de todas as riquezas geradas, cresceu apenas 1,1% em 2019, sendo o pior desempenho do primeiro mandato de um presidente desde 2003.
Fonte: Ascom - Lídice da Mata
Em entrevista ainda inédita, concedida ao jornalista Solon Cruz, do Tribuna Regional, neste final de semana, o ex-prefeito Rui Macedo faz uma declaração bombástica: não irá mais apoiar a candidatura do vereador Tiago Dias (PC do B) à prefeitura de Jacobina.
Na entrevista, Rui Macedo comenta a votação da Câmara de Vereadores de Jacobina, que aprovou as suas contas relativas ao exercício financeiro de 2016, seguindo o parecer prévio do TCM-BA.
Naquela votação, o vereador Tiago Dias, que havia feito um acordo político com o ex-prefeito, acabou votando contra, o que gerou uma grande celeuma nos bastidores político local.
Fonte: Notícia Livre
Através de um vídeo gravado na área de preservação ecológica, na comunidade de Itapicuru, o médico Luciano Dourado, filho do ex-prefeito e ex-deputado Joacy Dourado anunciou sua pré-candidatura a prefeito de Irecê, na manhã deste sábado de Carnaval.
“É tempo de pensar o futuro, ouvir as pessoas e dar a elas NOVAS opções. Foi o que começamos a fazer em Itapicuru, e vamos começar a fazer em toda a Irecê.
Longe de criticar, de apontar o dedo para os erros, vamos apresentar propostas que tragam FELICIDADE ao nosso povo. Vamos em frente! Forte abraço a todos!”, manifesta o novo pré-candidato, ao apresentar o vídeo, onde ele faz um diálogo com o ex-vereador Osvaldinho Pereira.
No vídeo, ele justifica as razões que o levaram a decidir-se em dispor o nome. Ainda sem partido, ele pontua: “Ainda está em tempo”.
Confira o vídeo na íntegra:
Fonte: Cultura & Realidade
Nessa terça-feira, 18, a Câmara de Vereadores de João Dourado realizou o julgamento das contas do ex-Gestor Rui Dourado Araújo. Após apresentar a defesa, através do seu advogado, Rui Dourado teve contas rejeitadas.
Ao final, com 06 (seis) votos pela REPROVAÇÃO, 01 (um) voto pela APROVAÇÃO, 03 (três) ausências e 01 (um) impedimento em razão do parentesco, as contas do exercício 2016 foram REPROVADAS pela Câmara Municipal, em razão dos seguintes motivos:
1º) Violação ao artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), considerando a negligência na arrecadação de tributo ou renda municipal;
2º) Descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, diante do saldo negativo de R$ 3.556.468,78 (três milhões, quinhentos e cinqüenta e seis mil, quatrocentos e sessenta e oito reais e setenta e oito centavos) na relação “restos a pagar versus disponibilidade financeira”, mesmo após os alertas emitidos pelo TCM/BA no exercício anterior e pela própria consultoria contratada pelo Município;
3º) A reincidência no descumprimento de determinação para reposição ao FUNDEB das despesas glosadas no valor de R$ 125.000,00 (cento e vinte e cinco mil reais);
4º) Extrapolação do índice de pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal durante todo o mandato;
5º) Descumprimento reiterado das decisões do TCM/BA impositivas de multa e ressarcimentos ao erário municipal, extrapolando o prazo de pagamento previsto no artigo 72 da Lei Complementar estadual nº 6/91, além de ter efetuado parcelamentos contrários ao regramento da Resolução TCM nº 1124/05; e
6º) Por fim, diante dos indícios de cometimento dos CRIMES de “Falsificação de documento público” (art. 297 do Código Penal) e “Assunção de obrigação no último ano do mandato ou legislatura” (Art. 359-C do Código Penal), bem como da prática de atos de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA previstos nos artigos 10 e 11 da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), a Câmara representará os fatos ao Ministério Público Estadual para adoção das providências legais cabíveis.
Essa é a segunda reprovação de contas de Rui Dourado pela Câmara de Vereadores de João Dourado. As contas relativas aos anos de 2011 e 2016 foram reprovadas e as referentes ao exercício de 2015 foi solicitada reconsideração para o TCM. Com isso, o ex-prefeito de João Dourado, Rui Dourado, está inelegível por 8 anos.
O parecer prévio do TCM/BA já era pela rejeição e foi mantido pela Câmara Municipal de Vereadores.
Fonte: Líder Notícias
Moisés Filocre é o mais novo filiado do Partido Comunista do Brasil, em Irecê - Foto: Divulgação
Para engrossar as fileiras da luta em defesa do povo, o professor de Tecnologia em Informática, Moisés Filocre, assinou nessa segunda-feira (17), ficha de filiação ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Irecê.
Participaram do ato, Rafael Sydartha e Ana Carolina – membros do PCdoB local. Filocre foi candidato a vereador nas eleições 2016, onde obteve mais de 400 votos.
Representante em Irecê e região da deputada estadual Jusmari Oliveira (PSD), Moisés Filocre disse à reportagem que deixou o PSD, porque a maior parte dos integrantes da sigla, em Irecê, faz oposição ao prefeito Elmo Vaz, de quem é aliado. “ O motivo foi apenas esse. Vamos trabalhar, juntamente Jusmari para a reeleição do prefeito Elmo para Irecê continuar na trilha do desenvolvimento” - falou.
O PCdoB deu boas-vindas ao mais novo membro do seu partido.
Fonte: Central Notícia
O prefeito Hailton Dias (PSD) do município de Jussara, na região de Irecê, sempre atento às demandas da população, esteve na capital baiana nessa quarta-feira (12) onde solicitou à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) o recapeamento (revestimento) de diversas ruas na cidade, além de iluminação pública na entrada que dá acesso à Vila de Recife.
Além da reunião com Marcus Cavalcanti, que dirige a pasta [Seifra], Dias conversou também com o Superintendente de energia e Comunicações, Celso Rodrigues e o engenheiro Saulo Pontes, que comanda a Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), antigo Derba.
Hailton esteve acompanhado do deputado estadual Diego Coronel (PSD), vereador Gilberto Bispo (PDT) e Thiago de Maristela, pré-candidato a prefeito de Jussara.
Fonte: Central Notícia
O médico e ex-prefeito de Uibaí, Raul Bastos Machado Neto, conhecido por Dr. Raul, um dos três nomes colocados como pré-candidatos a prefeito do município de Ibititá, anunciou que não irá mais concorrer ao pleito de outubro. O anúncio da desistência foi compartilhado no perfil da Rede Social Facebook de Raul Bastos.
Após a renúncia da pré-candidatura, Dr. Raul aderiu ao grupo do prefeito Cafu Barreto que tem como pré-candidata Nilva Santos, a Nilvinha.
Com a desistência do postulante ao cargo de prefeito, a eleição 2020 em Ibititá deverá ser polarizada entre os pré-candidatos, Afonso Mendonça e Nilva Santos, que representam a oposição e situação, respectivamente.
Fonte: Central Notícia
Determinado em viabilizar a sua candidatura à prefeitura de Irecê, nas eleições de 4 de outubro de 2020, com maior número de apoiadores possíveis, o vereador Léo da Unidel (PP) cumpriu agenda política em Salvador quando se reuniu na última quinta-feira (6) com várias lideranças políticas na capital baiana em busca de apoio e fortalecimento de sua pré-candidatura.
O parlamentar agendou reuniões com o deputado federal Cláudio Cajado (PP); com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal (PP), além de se reunir com o vice-governador do Estado – João Leão (PP) – onde apresentando as suas intenções como prefeito de Irecê, caso tenha êxito na disputa.
Léo da Unibel vem se movimentando desde a confirmação da cassação dos direitos políticos do ex-prefeito de Irecê – Luizinho Sobral – pela Justiça Eleitoral.
Fonte: As informações são Ascom/Vereador Léo da Unibel/Adaptação/Rede Caraíbas
Ex-prefeito de Central, Osmar Rodrigues Torres – Foto: Central Notícia
Faltando oito meses para as eleições 2020, as movimentações em torno da política municipal em Central, na região de Irecê, seguem a ‘todo o vapor’.
Na manhã deste sábado (08), durante entrevista ao site Central Notícia, o ex-prefeito de Central e também ex-deputado estadual pela Bahia, Osmar Tores, declarou apoio à pré-candidatura ao cargo de prefeito de Hermenito Amaral. “ Hermenito foi vereador por dois mandatos e presidente da câmara. É um bom pai, um bom amigo e uma ótima pessoa”, elogiou”. “ Estamos trazendo da zona rural um agricultor para governar o município de Central", salientou Osmar Torres.
Na visão do ex-deputado, a agricultura irrigada pode ser a ‘mola mestra’ para o avanço da economia local. “ Não temos indústrias, o comércio não é forte, mas temos uma terra fértil e muita água no subsolo”. ‘Então, precisamos encontrar meios para colocar o alimento na mesa das pessoas menos favorecidas’, destacou.
Outro ponto importante que Torres destacou foi com relação à cultura do sisal (agricultura de sequeiro). Para ele, o sisal seria ideal para ser plantado no município, pois se adéqua às questões climáticas, além de ter preço e procura em todo o Brasil.
Torres foi deputado estadual na década de 1990, eleito prefeito de Central no ano 2000 e há mais de 50 anos mantém atividades comerciais na região de Irecê e em outras cidades da Bahia. O ex-gestor comparou o ano eleitoral de 2018 na esfera nacional com o que pode ocorrer nas eleições 2020 em Central. "O povo se revoltou e acabou elegendo Bolsonaro. Acredito que isso poderá acontecer em Central no pleito de outubro”.
CN – Há 20 anos, o senhor derrotou um candidato que tinha o apoio da 'máquina pública', em Central. O que é preciso para derrotar candidatos apoiados pela 'máquina' no pleito deste ano?
Osmar Torres: Verdade. Dr. Genário era muito forte, e, além disso, na época, tinha apoio do governador, deputados e vários prefeitos da região. Mas o grande segredo é trabalhar em benefício do povo, dos menos favorecidos e ser sempre verdadeiro. Fui para luta, andei de casa em casa e ganhei com 29 votos de frente. Depois disso, fiz um bom governo, pois mudei a ‘cara da cidade’. Confesso que teve falhas, porém, existiu muito mais acertos do que erros.
CN - Nos fale um pouco do atual governo?
Osmar Torres: Uilson Monteiro é uma pessoa boa e amiga. Não tenho nada pessoal contra ele, mas acho que sua administração está ‘perdida’. É inadmissível o fechamento de várias escolas, demolição. Esperava que a gestão de Monteiro fosse boa, levando em conta sua experiência.
CN - Nas eleições de 2016, o que o senhor acha que determinou a vitória do atual prefeito?
Osmar Torres: Acho que o prefeito usou e abusou do Hospital Municipal. Esse foi o ponto principal que favoreceu a vitória dele, pois o hospital era mantido como um centro político para angariar votos.
CN – Pelo menos até o momento, a gente vê rumores que existem muitos pré-candidatos com o mesmo objetivo. Na sua opinião, se não houver união desses postulantes ao cargo de prefeito, isso pode favorecer uma possível vitória da situação?
Osmar Torres: Acho muito difícil a vitória da situação, mas se não houver união dos seis pré-candidatos de oposição, isso pode favorecer o prefeito. No entanto, acredito na união para Central ‘sair de dentro do buraco’.
Os seis pré-candidatos citados pelo entrevistado são: Hermenito Amaral, Ilmário Caetano, Renato Santana, Iko Alencar, Moisés Lima e Diego Maciel. Nos bastidores, existe a informação de que Monteiro já definiu o nome de seu futuro candidato a prefeito. Comenta-se que pode ser Tarcísio Rodrigues, assessor do prefeito. A informação ainda não foi checada pela reportagem.
Fonte: Central Notícia
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...