Na segunda-feira (27), o senador Otto Alencar (PSD) esteve no programa ‘Resumo da Manhã’, transmitido ao meio dia na rádio Nova FM Seabra pelo comunicador Nerisvaldo Sobrinho. Em entrevista, o parlamentar falou sobre assuntos como, eleições 2020 e requalificação da BA-148, que interliga Seabra a Boninal e a região da Chapada Diamantina. Esteve presente também a Deputada Estadual Ivana Bastos (PSD).
De acordo com dados enviados ao Central Notícia, o Partido Social Democrático (PSD) terá representações na disputa eleitoral de 2020 em cidades vizinhas como Boninal, Piatã, Lençóis e Mucugê. Para representar o partido em Seabra, Otto Alencar e Ivana Bastos declararam apoio à pré-candidatura do presidente legislativo, Marcos Pangola (PSD) à prefeitura de Seabra.
Ainda durante o bate-papo, Otto destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido por Marcos, buscando sempre o melhor para a população de seabrense. “[...] é necessária uma renovação, uma mudança em Seabra. O nome de Marcos reúne estas condições é um ótimo presidente da Câmara de Seabra e tem trabalhado com muita transparência, ” disse.
Com a relação a rodovia BA-148, que está em más condições, o político afirmou que a obra de revitalização será feita. De acordo com ele, a demora acorre devido o processo de licitação e do financiamento com o Banco Mundial.
Otto Alencar pretende voltar a Seabra para a inauguração das novas instalações da Câmara e para participar de reuniões a fim de definir estratégias para a disputa eleitoral.
Fonte: Central Notícia com dados de assessoria
Na próxima segunda-feira (20.01), o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores volta a se reunir para debater as eleições deste ano em Jacobina. O encontro será coordenador pela presidente do PT, Mariana Matos, que deverá colocar em discussão a escolha do nome que irá representar a legenda na disputa pela prefeitura de Jacobina.
Os pré-candidatos Amauri Teixeira e Cícero Monteiro vêm trabalhando para unificar o grupo de esquerda no município, mesmo sabendo que não contarão com o PC do B que, assim como aconteceu na eleição passada, também neste pleito lançará candidatura própria, através do vereador Tiago Dias, que esta semana recebeu o apoio do ex-prefeito Rui Macedo (PMDB).
A união de Tiago Dias com Rui Macedo, jogou por terra qualquer possibilidade de uma possível dobradinha PT /PC do B em Jacobina. Os petistas já descartaram qualquer chance de aliança com os ex-prefeitos Leopoldo Passos (PSD) e Rui Macedo (PMDB), alvos de pesadas críticas tanto do PT quanto do PC do B.
Comenta-se nos bastidores que, na reunião desta segunda-feira, o PT poderá trazer uma grande novidade em relação à disputa eleitoral local. Possivelmente, pela dinâmica do processo sucessório, a legenda deverá bater o martelo, anunciando oficialmente o nome do seu pré-candidato à prefeitura de Jacobina.
Fonte: Jacobina 24 Horas
O senador Jaques Wagner (PT) confidenciou a um interlocutor que não vê possibilidade de seu aliado e sucessor no governo da Bahia, Rui Costa, conseguir se viabilizar para encabeçar a chapa do PT à presidência em 2022, como sonha, segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
De acordo com a publicação, a opinião de Wagner não é, no entanto, uma opinião unânime na cúpula do PT. Em entrevista no ano passado à rádio Metrópole, o senador afirmou que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é o candidato natural do partido à Presidência, já que foi postulante em 2018.
“Acho que o nome natural hoje da Presidência é o Haddad, porque já foi testado e teve 47 milhões de votos, mas tem muita água para rolar ainda”, declarou na época. Em recente passagem por Salvador, o ex-presidente Lula não descartou a hipótese de a sigla lançar Rui Costa postulante à Presidência.
Fonte: Bahia Notícias
O presidente da Câmara de Vereadores de Irecê, Paulinho do Destak, tem declarado que o seu foco, enquanto vereador é lutar para o desenvolvimento de Irecê, independente de posição política ou sigla partidária. Para ele quem ama Irecê, não fala mal de Irecê, trabalha e quer o bem da cidade.
Recentemente dentro do processo das articulações políticas, Paulinho do Destak, acompanhado do prefeito de Irecê, Elmo Vaz, participou de um encontro em Salvador com o deputado estadual, Paulo Câmara e o presidente da executiva estadual, deputado federal, Adolfo Viana, ambos do PSDB. Na oportunidade o presidente da legenda convidou o atual presidente do legislativo municipal para fazer parte do partido.
De acordo com Paulinho, o seu desejo é que o PSDB caminhe ao lado do Prefeito Elmo Vaz nas próximas eleições, o que foi endossado pelos deputados durante a reunião. “Os deputados colocaram o partido a nossa disposição, nos dando carta branca para ajudar estrutura-lo e eleger no mínimo dois ou três vereadores nas próximas eleições“, disse.
Ainda segundo Paulinho, através de articulação com representantes do PSDB, em 2018 já foram alocados cerca de R$ 2 milhões para obras estruturantes no município de Irecê, sendo que 75% deste recurso já foi liberado. Beneficiando os bairros Alto do Moura, o distrito de Itapicuru e o Bairro Loteamento Fernandes, onde as obras ainda estão em andamento. “Não adianta a gente pedir votos ao povo e não trazer os benefícios”, destacou o Vereador.
Fonte: As informações são de Ray Cruz
A crise política em Ibipeba, na região de Irecê, piora a cada dia. Nesta quinta-feira (26/12) o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tasso do Sindicato, pediu exoneração do cargo por não concordar com a má gestão do atual prefeito, Demóstenes de Souza. Tasso é o terceiro secretário que abandona o cargo no município.
Em entrevista exclusiva à rádio Caraíbas FM, o ex-secretário fez duras críticas ao atual prefeito. Disse que ele [Demóstenes] tem atrasado salário dos funcionários, o pagamento dos fornecedores e abandonado a cidade. “Enquanto o povo de Ibipeba agoniza e sofre sem água, saúde e emprego, o prefeito se quer fica na cidade. Estamos sem rumo”, pondera Tasso.
Tasso denunciou também as obras paradas na cidade, os casos de nepotismos e a ausência de investimentos por parte da Prefeitura. “Não posso compactuar com a triste realidade em que se encontra a nossa Ibipeba por conta da má gestão do prefeito”, desabafou.
Ex-vereador, ex-secretário municipal e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ibipeba, Tasso do Sindicato anunciou ainda a sua pré-candidatura a prefeito de Ibipeba.
Fonte: Ascom - Tasso do Sindicato
O atual vice-prefeito de Ibititá, na região de Irecê, Arturzinho da Mata, popularmente conhecido como “Médico dos Pobres”, apoiou o grupo político de oposição de Ibititá, liderado pelo advogado Afonso Mendonça.
A decisão foi tomada pelo vice na manhã dessa segunda-feira (23) após um rompimento político com Cafu Barreto, prefeito da cidade. Além do vice-prefeito, a ex-secretária da educação do município, Fabrízia Pires, também demonstrou apoio à oposição.
Fonte: Central Notícia
Foto: Divulgação/Google
O vice-prefeito da cidade de São Gabriel, na região de Irecê, Uilson Batista Alves, conhecido por Nego Rico (MDB), rompeu com o atual prefeito e parceiro de chapa nas eleições de 2016, Hipólito Rodrigues (PP).
O motivo do afastamento político do vice ainda não foi esclarecido. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (12) por meio da rádio Líder FM (Irecê). Procurado, o prefeito Hipólito disse surpreso com o distanciamento do aliado.
Ainda não houve um pronunciamento oficial de Nego Rico, que também já foi vereador no município.
Fonte: Central Notícia
Com a meta de ter candidatura própria nas 50 maiores cidades da Bahia, a cúpula do DEM fez um convite para o ex-prefeito de Irecê, Luizinho Sobral, se filiar ao partido. Sobral, que integrava a base do governador Rui Costa (PT), está inelegível pelo uso indevido de emissora de rádio e de sites nas eleições de 2012, mas avalia lançar a mulher, Michelle Sobral, para disputar o Executivo ireceense.
Com o convite a Luizinho, o DEM quer que a esposa do ex-prefeito seja a candidata da sigla no pleito do próximo ano. Irecê é o 23ª maior colégio eleitoral do estado e a sigla se articula para conquistar as maiores cidades baianas a fim de pavimentar uma candidatura do grupo oposicionista ao governo em 2022.
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), é hoje considerado o postulante natural da ala oposicionista e já admitiu o interesse de brigar pelo Palácio de Ondina. Luizinho Sobral não conseguiu se reeleger em 2016, mas perdeu para Elmo Vaz (PSB) por uma diferença de apenas 800 votos na "Capital do Feijão", como é conhecida Irecê. O ex-gestor ireceense ficou a poucos votos de garantir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 2018, quando ainda não havia sido declarado inapto pela Justiça Eleitoral.
Segundo Neto, o DEM terá candidatura própria em 28 dos 50 municípios baianos. Em 10, vai apoiar partidos aliados e, em 12, a sigla ainda tenta estimular candidaturas e trabalhar nomes novos
Fonte: Bahia Notícias
O deputado estadual Jacó (PT) voltou de uma maratona pela região de Irecê no último final de semana e disse que, em Xique-Xique, município com cerca de 47 mil habitantes, “a saúde virou moeda de chantagem na mão do prefeito (Reinaldo Braga Filho, do MDB)”.
Direto da tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira (29), o vice-líder da bancada petista criticou a “politicagem mesquinha” que deixa a população prejudicada, refém da arrogância e sem atendimento na Policlínica de Irecê e no caminhão de combate ao câncer de mama e de colo de útero.
O problema ocorre porque a Prefeitura se recusa a assinar o convênio com o Consórcio que administra o sistema de saúde. Com base em relatos feitos por moradores, o petista contou que, do exame mais simples a uma tomografia ou ultrassom, é preciso ir direto ao prefeito, que usa palavras de baixo calão.
“Se não for do grupo dele, não é atendido. E mesmo quando consegue, é debaixo de humilhação”. Em sua fala na Alba, Jacó colocou-se à disposição do povo de Xique-Xique para encaminhamento de denúncias ao Ministério Público da Bahia.
Vídeo:
Fonte: Ascom - Deputado Jacó
Vice-líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Jacó afirmou em sessão plenária, na tarde desta terça-feira (22), que vai pedir ao Ministério Público do Estado para que apure os "descasos" que envolvem a má aplicação de recursos públicos na prefeitura de Gentio do Ouro, na região de Irecê.
Segundo denúncia do parlamentar, a falta de organização e compromisso com o povo daquele município, enganado por promessas eleitoreiras e obras inacabadas, ocorre desde a gestão passada.
Mas é no superfaturamento que a atual administração de Gentio do Ouro bate recordes: a construção de um muro de cerca de 450 metros quadrados custou R$ 210 mil; reforma de praça e quadra poliesportiva, R$ 234 mil e R$ 159 mil. O caso mais espantoso foi o da construção de uma sala de 42 metros quadrados, que custou R$ 205 mil.
Fonte: Ascom - Deputado Jacó
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...