Sexta-feira, 05 de Novembro de 2021
Notícias

A prova presencial será realizada no dia 4 de dezembro

A Faculdade Ages de Medicina de Irecê abriu inscrição para o Vestibular 2022.1, com oferecimento de 36 vagas, para ingresso no próximo ano. As inscrições seguem até o dia 11 de novembro de 2021, às 23h59, pelo site da instituição.

A seleção será feita em duas etapas, sendo a etapa I composta por quatro atividades, em datas que devem ser conferidas no edital da seleção. A referida etapa será constituída por Conhecimento do Curso, Proficiência da língua inglesa ou espanhola, Atividade III Filme e pelo Inspirali Day.

A etapa II, que será constituída por prova, será realizada no dia 04 de dezembro de 2021, no horário das 13h às 18h, no campus de Irecê, Rua Dr. Ângelo Dourado, nº 27 - Prédio Anexo: Praça Góes Galmon, nº 33.

A listagem dos candidatos com inscrição confirmada será publicada pela internet no dia 16 de novembro, após às 14h; o local de provas será liberado no dia 26 de novembro e os resultados do processo seletivo serão divulgados no dia 07 de janeiro de 2022, por meio do site https://www.ages.edu.br/medicina. 

A matrícula dos classificados no limite das vagas será feita, presencialmente, nos dias 10 a 12 de janeiro de 2022, das 9h às 18h, na Central de Atendimento ao Candidato (CAC) na unidade de ensino. 

A convocação dos excedentes será feita por telefone e/ou telegrama. O candidato convocado deverá realizar matrícula em locais a ser divulgados no site conforme calendário de chamadas: 1ª chamada: Matrícula de 17 a 19 de janeiro de 2022; 2ª chamada: Matrícula de 24 a 26 de janeiro de 2022; 3ª chamada: Matrícula de 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2022; demais chamadas: a partir do dia 07 de fevereiro de 2022. 

Enem 

Também serão disponibilizadas 09 vagas através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para isso, o candidato deverá indicar, no formulário de inscrição, o ano e o número de inscrição do Enem. Só serão consideradas as notas do Enem dos anos de 2016 a 2020. A listagem dos candidatos com inscrição confirmada será publicada pela internet no dia 16 de novembro, após às 14h.

A matrícula dos classificados via nota do Enem será feita, presencialmente, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2021, das 9h às 18h no campus da Faculdade de Medicina de Irecê. 

A convocação dos excedentes será por telefone e/ou telegrama. O convocado deverá realizar matrícula em locais a ser divulgados no site conforme calendário: 1ª chamada: matrícula de 20 a 22 de dezembro de 2021; 2ª chamada: matrícula de 27 a 29 de dezembro de 2021; demais chamadas: a partir do dia 03 de janeiro de 2022.

Fonte: Ascom - Faculdade AGES



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 04 de Novembro de 2021
Notícias

Irecê, Jacobina, Seabra e Itaberaba têm taxas de ocupação dos leitos de UTI covid-19 abaixo de 50% — Foto: Divulgação/Sesab

As taxas de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e dos leitos clínicos dos municípios de Jacobina, Seabra, Itaberaba e Irecê permanecem em constante queda, abaixo de 50%, segundo dados divulgados diariamente no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Em Irecê, a ocupação dos leitos de UTI no Hospital Regional Doutor Mario Dourado Sobrinho está em 30%, com sete leitos desocupados. Não há leitos clínicos na unidade hospitalar.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no município de Jacobina foi reduzida para 10%, ficando com 18 leitos disponíveis na cidade. Já a taxa dos leitos clínicos do Hospital Regional Vicentina Goulart encontra-se em 35%, com apenas sete pacientes internados e 13 leitos desocupados.

Em Seabra, a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Hospital Regional da Chapada, encontra-se em 35%, com 13 leitos desocupados. Já a taxa de leitos clínicos está zerada, no qual os 20 leitos permanecem disponíveis.

No Hospital da Chapada de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva permanece em 40%, com 12 leitos disponíveis. Já a taxa de leitos clínicos diminuiu para 15%, com 17 leitos disponíveis.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 03 de Novembro de 2021
Notícias

A ponte que liga as cidades de Barra e Xique-Xique está quase pronta. Há cerca de quatro dias, o local começou a ser asfaltado. Em breve,  a obra importante para a integração do Oeste com a região de Irecê será inaugurada.

Iniciada em fevereiro de 2020, a execução está sendo feita pela Concessionária Estrada do Feijão, parceria formada pelas empresas Paviservice e SVC Construções, que irá administrar o sistema viário que inclui à rodovia BA-052, a ‘Estrada do Feijão’, que também passa por requalificação.

A estrutura da ponte tem 1.014 metros de extensão e 13,55 de largura. O novo equipamento vai substituir a travessia por balsas entre as duas cidades.

O investimento para  a construção da ponte foi de R$ 133 milhões de reais. Os recursos são do Estado.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 02 de Novembro de 2021
Notícias

A secretária de indústria e Comércio de Irecê, Meire Joyce, acompanhada do subsecretário Zé das Virgens, participou de audiência em Salvador, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia-FIEB, para tratar da política industrial e da implantação no município, de uma unidade do SENAI- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Os gestores ireceenses foram recepcionados por executivos da entidade que discorreram sobre as possibilidades nas relações governamentais, estudos técnicos, internacionais e de promoções de eventos e, os diversos cursos de formação profissional na área industrial.

“A implantação de um Distrito Industrial em Irecê e a atração de empreendimentos industriais para o município, também foram analisados”, disse Zé das Virgens. A expectativa da representação da prefeitura de Irecê e dos gestores da Fieb, é que, já no início de 2021 possam dar início as ações, fruto da missão de Meirinha e Zé das Virgens, outorgadas pelo prefeito Elmo Vaz.

O Sebrae, o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Irecê, lideranças, entidades empresariais, trabalhistas deverão serem mobilizados e ouvidos na perspectiva posta.

Por último, ficou acertado que os gestores da Fieb poderão ir a Irecê, assim que o prefeito Elmo Vaz alinhar as tratativas propostas na audiência, para uma apresentação e iniciação da parceria inédita.

 Pelo visto, poderemos ter em breve um grande programa transversal de desenvolvimento que poderá ser batizado com o nome ‘Desenvolve Irecê’, ressalta Zé das Virgens.

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 01 de Novembro de 2021
Notícias

A nossa cidade foi premiada, nessa sexta-feira (29), no Auditório do Banco do Nordeste, em Salvador, pelo XIV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças. Natural de Irecê, a microempreendedora Jadna Mendes disputou o prêmio com participantes de todo o estado, e venceu. “Nós da Prefeitura de Irecê, e em especial da Secretaria de Indústria e Comércio, estamos orgulhosos e parabenizamos Jadna pelo prêmio, pois isso mostra o empreendedorismo feminino forte e atuante no nosso território”, comemora a secretária de Indústria e Comércio, Meire Joyce (Meirinha).

Jadna iniciou no ramo comercial como ajudante de sua mãe em um salão de beleza, e ao mesmo tempo desenvolvia a atividade de artesanato com tiaras, bonecas de pano e acessórios personalizados infantis. Chegou a abrir uma loja nos fundos de sua residência, e já que desenvolvia trabalhos como maquiadora, decidiu, para agregar valor, inserir mais produtos ao seu portfólio, passando a vender também pincéis de maquiagem em grupos de whatsapp.

Suas atividades despontaram com sucesso entre seus clientes, e aliada a uma excelente administração financeira, quando decidiu, em novembro de 2019, abrir sua loja física no centro da cidade. A Divas Irecê conta com uma grande quantidade e diversidade de produtos na linha de maquiagens e cosméticos, além de espaço para que os clientes possam utilizar os serviços de maquiagem oferecidos pela microempreendedora.

Cliente do Programa Crediamigo desde 2010, Jadna cumpriu com pontualidade todas as suas obrigações, e é grata por participar da linha de crédito que ajudou e ainda ajuda a manter sua atividade empreendedora. Hoje, a Divas Irecê se tornou um mini atacado, pois comercializa seus produtos para pequenas revendedoras do mesmo segmento, gerando assim empregos indiretos na região.

Na premiação, esteve presente o subsecretário de Indústria e Comércio, Zé das Virgens, representando a Prefeitura de Irecê.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 28 de Outubro de 2021
Notícias

Nesta quinta-feira (28), a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) encaminhou nota ao Central Notícia informando que ainda não foi notificada sobre a Ação Civil do Ministério Público Estadual, em que o promotor de Justiça Pablo Almeida solicita à Justiça que determine, liminarmente, à Embasa que cesse imediatamente o despejo de resíduos provenientes da dessalinização no meio ambiente no município de Morro do Chapéu.

Por meio de sua assessoria, a Embasa disse ainda que vai se posicionar no andamento do processo.

Matéria relacionada:

Embasa é acionada por descarte irregular de resíduos em Morro do Chapéu

Confira abaixo a nota

Ao Site Central Notícia

Data: 28/10/2021

Sobre matéria divulgada no site, sobre descarte de rejeito em lagoa de Morro do Chapéu, a Embasa informa que ainda não foi notificada sobre a referida Ação Civil do MP-BA e vai se posicionar no andamento do processo.

Assessoria de Comunicação da Embasa

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021
Notícias

Na sessão dessa terça-feira (26/10), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram denúncia contra o ex-presidente da Câmara de Irecê, Luciano Pereira Silva, em razão de irregularidades nas contratações – por inexigibilidade de licitação – de serviços de assessoria jurídica e contábil no exercício de 2015. O conselheiro Fernando Vita, relator do processo, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. O gestor também foi multado em R$10 mil pelas irregularidades.

A denúncia, formulada por vereadores do município de Irecê, indica que o ex-presidente da Câmara firmou – em 2015 – quatro contratos de assessoria jurídica, os quais somam a importância anual de R$270 mil, além de um contrato de contabilidade no valor total de R$144 mil. Para os denunciantes, os valores superariam, significativamente, os preços praticados no mercado. Eles também destacaram a falta de necessidade da contratação de tais serviços, “tendo em vista a exígua quantidade de demandas judiciais e o pequeno quadro de funcionários da Câmara Municipal de Irecê”.

O conselheiro Fernando Vita indicou, em seu voto, que o gestor não comprovou a singularidade dos objetos, bem como a notória especialização das empresas contratadas, o que torna irregular a contratação desses serviços sem a realização de processo licitatório.

Já em relação à razoabilidade e economicidade das contratações, o ex-presidente alegou que os gastos com serviços contábeis foi menor do que em 2013 – que alcançou o total de R$170.612,20 – e que o valor pago a título de assessoria jurídica observou orientação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia, fixou os parâmetros para honorários advocatícios, e estabeleceu também valores para a advocacia perante entes públicos, determinando como critério fundamental o índice do Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

O Ministério Público de Contas, por meio do procurador Danilo Diamantino Gomes da Silva, se manifestou pela procedência parcial da denúncia, com a correspondente aplicação de multa ao então presidente da Câmara de Vereadores do Município de Irecê, Luciano Pereira da Silva. Recomendou, ainda, a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para apurar a possível prática de atos de improbidade administrativa.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM-BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 26 de Outubro de 2021
Notícias

O descarte irregular de resíduos de dessalinização realizado pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) no município de Morro do Chapéu motivou o Ministério Público estadual a ajuizar ação civil pública contra a empresa. No documento, o promotor de Justiça Pablo Almeida solicita à Justiça que determine, liminarmente, à Embasa que cesse imediatamente o despejo de novos resíduos provenientes da dessalinização no meio ambiente.

Segundo Pablo Almeida, o rejeito deve ser armazenado em bombonas, com fechamento hermético, para futura reutilização após a realização dos estudos técnicos pertinentes e do Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos (PGRS), para que lhe seja dado finalidade comercial ou social. Caso os estudos indiquem a impossibilidade de reutilização da totalidade dos resíduos, o promotor requer que a Embasa seja obrigada a dar destinação final adequada, à aterro industrial ou sanitário. Pablo Almeida solicita ainda à Justiça que a empresa, no prazo máximo de 1 (um) ano, após a realização dos estudos técnicos pertinentes e elaboração de PGRS, seja obrigada a dar destinação adequada a todo o rejeito existente na lagoa em Morro do Chapéu e nos terrenos afetados, dando-lhe, preferencialmente, destino de reutilização.

Outra solicitação apresentada na ação é a de que a Embasa seja obrigada a apresentar o PGRS no prazo de 90 dias, contemplando os resíduos de dessalinização, projeto de reaproveitamento deles e Programas de Recuperação de Área Degradada (PRADs) em relação às áreas afetadas. A Empresa deve ser obrigada a implementá-lo e executá-lo nas áreas degradadas, com início das atividades de campo no prazo de 360 dias, requer o promotor, que solicita ainda cronograma de atividade de monitoramento por pelo menos 20 anos. Segundo as apurações, a Embasa tem realizado o despejo dos resíduos de dessalinização da água ofertada ao município de Umburanas em terrenos do município de Morro do Chapéu.

Pesquisas realizadas pelo promotor de Justiça identificaram o lago em que é depositado o rejeito da dessalinização, no povoado de Buracos, em Morro do Chapéu. Foi constatada a redução, entre 2014 e 2020, da quantidade de água na lagoa, permanecendo a substância soluta oriunda do procedimento de dessalinização no solo. A Embasa, afirma Pablo Almeida, não se utiliza de qualquer método para evitar essa contaminação.

Fonte: MP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 26 de Outubro de 2021
Notícias

Um homem identificado por Daniel da Gama Lopes, de 30 anos, morreu nesse domingo (24) após tentar atravessar um trecho do Rio São Francisco a nado.

O caso ocorreu no município de Sento Sé, no norte da Bahia. De acordo com o site Sento Sé Notícias,  o corpo da vítima foi encontrado por brigadistas voluntários da Força e Resgate, somente na manhã de segunda-feira (25), por volta das 11h, no fundo do rio, a poucos metros de onde se afogou.

O corpo de Daniel foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro para ser periciado.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021
Notícias

Foto: Reprodução/ Rede Caraíbas

O ex-vereador de Irecê, Espedito Moreira, 69 anos, faleceu no início da tarde desta segunda-feira (25) no Hospital Regional.

De acordo com as primeiras informações, Moreira teria sido vítima de uma parada cardíaca. Levado ao hospital, não resistiu. Ele foi vereador em Irecê por dois mandatos consecutivos. Em 2020 não conseguiu se eleger.

Além de político, Espedito era também empresário do ramo de construção.

Ainda não há informação sobre horário do velório e sepultamento do ex-parlamentar.

Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp