Sábado, 29 de Março de 2025
Notícias

Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reuniram para discutir os impactos da seca e buscar soluções para minimizar seus efeitos.

O evento contou com a presença do prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, mais conhecido como Robertão, além de outras autoridades da região.

Em suas redes sociais, Robertão destacou a importância da colaboração entre os municípios para enfrentar os desafios causados pela estiagem.

“Como prefeito e presidente do Consórcio Regional de Saúde, reforço a necessidade de união e planejamento para fortalecer nossas cidades”, declarou.

O encontro também contou com a participação do deputado Ricardo Rodrigues, que ouviu as demandas dos prefeitos e se comprometeu a buscar apoio para medidas que minimizem os prejuízos da seca.

 “Seguimos firmes, trabalhando pelo desenvolvimento e bem-estar da nossa gente!”, concluiu Robertão.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 29 de Março de 2025
Notícias

Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeitos

Durante encontro realizado neste sábado (29), promovido pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi) para debater os impactos da seca nos municípios do território, o prefeito Murilo Franca reafirmou a importância do São João de Irecê como um dos principais vetores da economia local e confirmou a realização da festa em 2025.

Murilo destacou que, mesmo diante da crise hídrica que atinge toda a região, o São João se mantém como uma estratégia eficaz para movimentar a economia, gerar emprego e renda, atrair turistas e fortalecer o comércio local. Em 2024, segundo o prefeito, mais de R$ 150 milhões foram injetados na economia de Irecê durante o período junino, resultando na criação de aproximadamente 5 mil empregos diretos e indiretos.

“O São João de Irecê vai além da festa: é um investimento que traz retorno real para a cidade. Em tempos de dificuldades, precisamos fortalecer o que nos impulsiona economicamente”, afirmou Murilo. O prefeito também adiantou que a grade musical do evento será anunciada no dia 10 de abril.

O prefeito de Irecê fez questão de se solidarizar com os municípios da região, que sofrem um impacto ainda maior neste período, e afirmou que estará ao lado de todos os colegas para encarar este desafio em conjunto.

Durante a reunião, outros municípios da região sinalizaram que irão decretar estado de emergência no início da próxima semana, o que deve levar ao cancelamento dos festejos previstos para os próximos meses.

Fonte: Irecê Acontece



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 29 de Março de 2025
Notícias

Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado estadual Ricardo Rodrigues para discutir ações urgentes contra os efeitos da seca que assola a região de Irecê.

Durante o encontro, Tacinho enfatizou a necessidade de medidas rápidas e eficazes para minimizar os impactos da estiagem. Ainda na reunião de hoje foi decretado estado de emergência na maioria dos municípios afetados.

"Diante da gravidade da situação, tomamos essa medida com responsabilidade para garantir mais agilidade na busca por apoio dos governos estadual e federal.Nossa prioridade é proteger as famílias e os agricultores da nossa região", declarou o prefeito.

Tacinho reforçou que a união entre os municípios é essencial para enfrentar a crise hídrica.

Até o momento, já oficializaram o decreto de emergência as cidades de Ibititá, América Dourada, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Lapão, Jussara, Uibaí, Canarana, Presidente Dutra, Xique-Xique, Cafarnaum e São Gabriel.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 29 de Março de 2025
Notícias

(Imagem: Gabriela Biló/Folhapress)

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, à cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, natural de Irecê, que pichou a estátua “A Justiça” nos ataques de 8 de janeiro, após pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, ainda nesta sexta-feira (28).

Débora estava detida em regime fechado há dois anos. Bolsonaristas usam o caso dela em pedidos de anistia aos acusados do 8 de janeiro e falam em desproporcionalidade da Justiça.

No início da semana, o ministro Luiz Fux paralisou o julgamento dela, que ocorre no plenário virtual. Moraes havia votado por uma pena de 14 anos, sendo 12 anos e 6 meses em regime fechado.

Gonet, então, argumentou que o pedido de vista —mais tempo para análise do processo— tornaria a concessão da domiciliar razoável.

Na decisão, Moraes afirma que o adiamento do término do julgamento tornou necessária a análise da situação de privação de liberdade de Débora.

Segundo o ministro, caso o julgamento tivesse sido encerrado com a aplicação das sanções propostas no voto dele, relator do caso, a cabeleireira seria condenada a pena de 14 anos de prisão.

“Há, portanto, necessidade de compatibilização entre o ‘direito à liberdade’ e a ‘Aplicação da Lei Penal’, com a adequação das necessárias, razoáveis e adequadas restrições à liberdade de ir e vir e os requisitos legais e processuais”, disse.

Assim, ele substituiu a prisão preventiva pela domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de uso de redes sociais, de comunicar-se com os demais envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, de dar entrevistas a qualquer veículo de comunicação ou de receber visitas, com exceção dos advogados dela com procuração nos autos.

O caso de Débora tem tido muita repercussão, principalmente após a iniciativa de Fux. Em meio à análise da denúncia da PGR sobre a trama golpista, o ministro comentou o caso, falou em preocupação com a questão da dosimetria das penas impostas pela corte aos réus do 8 de janeiro de 2023, ou seja, quanto tempo cada acusado pode enfrentar caso seja condenado.

Nesta sexta, em evento na Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou que, em casos como o de Débora, os brasileiros vão da “indignação à pena”.

“O Brasil tem a característica que, na hora em que os episódios acontecem, as pessoas têm uma indignação profunda. E depois, na medida em que o tempo passa, elas vão ficando com pena. Nós fomos da indignação à pena”, afirmou Barroso.

Fonte: Ana Pompeu/Folhapress



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 28 de Março de 2025
Notícias

O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) nesta sexta-feira, 28.

A cerimônia, marcada por um clima de celebração e compromisso, aconteceu em Salvador, e o gestor assume o cargo para o biênio 2025/2026.

Tacinho expressou sua satisfação e destacou a importância dessa conquista para o fortalecimento dos municípios baianos.

“É uma grande honra poder representar Jussara nesse espaço tão relevante. A UPB tem um papel fundamental na defesa dos interesses dos municípios e, juntos, podemos avançar muito mais”, afirmou o prefeito.

O novo Conselheiro Fiscal aproveitou para parabenizar o presidente da UPB, Wilson Cardoso, com quem promete trabalhar em conjunto.

 “Wilson é um homem de grande integridade e determinação. Tenho certeza de que, ao lado dele, construiremos grandes avanços para nossas cidades, com o objetivo de torná-las mais fortes e prósperas para nossa população”, concluiu Tacinho.

Vídeo:

ASSISTA AO VÍDEO AQUI!

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 28 de Março de 2025
Notícias

Foto: Reprodução

Conhecida por ter pichado com batom a estátua da Justiça em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, Débora Rodrigues é natural de Irecê, BA. Em novembro de 2024, ela pediu perdão por ter pichado o monumento e alegou, em interrogatório, que “não fazia ideia do bem financeiro e do bem simbólico”.

A cabeleireira está presa desde março do ano passado. Ela foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado contra o patrimônio da União.

Débora é casada e tem dois filhos, de 8 e 10 anos.

Ela foi presa preventivamente em março de 2023, durante a oitava fase da Operação Lesa Pátria, conduzida pela Polícia Federal.

Decisão do Supremo Tribunal Federal

A Primeira Turma do Supremo iniciou, na semana passada, o julgamento de Débora. O ministro Alexandre de Moraes, o relator do caso, votou para condená-la a 14 anos de prisão. Flávio Dino acompanhou o voto de Moraes.

No entanto, o julgamento foi suspenso, após o ministro Luiz Fux pedir vista, ou seja, solicitar mais tempo para avaliar o caso.

Recado do homem-bomba

Em novembro do ano passado, o nome de Débora foi lembrado. Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, homem-bomba que detonou explosivos em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e no anexo da Câmara dos Deputados, na noite de uma quarta-feira (13/11), deixou recado em um espelho para a bolsonarista presa pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Ele escreveu: “Débora Rodrigues. Por favor, não desperdice batom!!! Isso é para deixar as mulheres bonitas!!! Estátua de merda se usa TNT!”.

Fonte: Metrópoles



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Março de 2025
Notícias

Fotos: Lucas Russo

O Sebrae promoveu nesta terça-feira (25) um evento especial no auditório Copa 70, reunindo empresárias e empreendedoras de Irecê e região para um momento de aprendizado e troca de experiências. A palestra principal foi ministrada pela estrategista de marcas e negócios, Perla Amabile, que abordou o tema o poder da mente que impulsiona os negócios, destacando como a mentalidade certa pode ser determinante para o crescimento empresarial.

O encontro proporcionou um ambiente de networking, e permitiu que os participantes trocassem experiências, criassem conexões estratégicas e identificassem novas oportunidades de negócios. Além do conhecimento transmitido na palestra e durante o talk show, o evento reforçou a importância do apoio mútuo entre as empreendedoras, incentivando a colaboração e o crescimento conjunto no cenário empresarial da região.

Para o gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, encontros como esse são fundamentais para fortalecer o empreendedorismo feminino e apresentar novas ferramentas de inovação para empresárias que buscam se destacar ainda mais no mercado. “O Sebrae tem o compromisso de apoiar os pequenos negócios e, momentos como esse, proporcionam inspiração, networking e aprendizado, para que as empresárias possam inovar e expandir seus negócios”, afirmou.

A empresária Nara Nunes, da cidade de São Gabriel, participou do evento, e destacou a importância da troca de experiências e do conteúdo que foi abordado durante a palestra”. Foi uma experiência enriquecedora. Aprendi novas estratégias para aplicar no meu negócio e saio daqui ainda mais motivada para crescer e me desenvolver. Tive uma oportunidade muito bacana de troca, aprendizado e muitos insights para serem colocados em prática”, destacou.

O evento reforçou o compromisso do Sebrae em fomentar o empreendedorismo e oferecer oportunidades para que as empresárias da região possam se capacitar e ampliar seus negócios.

Fonte: Ascom - Sebrae



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Março de 2025
Notícias

A Prefeitura de Jussara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem a público esclarecer as informações divulgadas nas redes sociais sobre a superlotação dos ônibus que realizam o transporte de estudantes universitários para o município de Irecê.

Atualmente, o município disponibiliza dois veículos para esse deslocamento, com planejamento baseado na demanda oficialmente cadastrada junto à Secretaria de Educação. No entanto, verificamos que muitos estudantes que estão utilizando o serviço ainda não realizaram o cadastro obrigatório e, portanto, não possuem carteirinha de identificação, o que compromete a organização e a segurança do transporte.

É importante reforçar que apenas os estudantes devidamente cadastrados e com carteirinha terão acesso ao transporte. A medida visa garantir um serviço seguro, eficiente e justo para todos.

Orientamos, portanto, que os estudantes que ainda não realizaram o cadastro compareçam à Secretaria de Educação o quanto antes para regularizar sua situação. A partir desse levantamento completo e atualizado, a gestão poderá avaliar a ampliação da frota ou adotar outras providências.

Fonte: Prefeitura de Jussara



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Março de 2025
Notícias

Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu durante fiscalização no km 408 da BR-242, em Seabra (BA), região da Chapada Diamantina, na tarde do último domingo (23),  um caminhão-trator com restrição de furto/roubo.

A abordagem ocorreu por volta das 14h31, quando os policiais identificaram que o veículo possuía um boletim de furto/roubo registrado no município de Alagoinhas (BA). Após a constatação o caminhão-trator foi apreendido, e a princípio, verificou-se a ocorrência de receptação de veículo.

O condutor foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Seabra para os procedimentos cabíveis.

Fonte: As informações são da PRF.



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 26 de Março de 2025
Notícias

Foto: IURD

A visita do Bispo Adilson Silva e sua esposa, Rosana, bem com o Bispo Celso Júnior e sua esposa, Nanda Bezerra, à Fazenda Nova Canaã em Irecê-BA trouxe à tona a grandiosidade do trabalho realizado na instituição.

O que aconteceu:

Na quarta-feira, 19 de março, os Bispos e suas esposas conheceram de perto as ações do projeto, que há 24 anos transforma a vida de crianças e adolescentes por meio da educação, esporte, cultura, saúde e assistência social.

O Bispo Adilson destacou a alegria de poder presencialmente ver o cuidado que a Nova Canaã tem dedicado à infância e sua esposa Rosana também citou a importância de cada profissional que atua tornando possível o acesso ao conhecimento.

A importância das boas escolhas:

Durante a visita, o Bispo Celso Junior, responsável pelo Força Jovem Universal, trouxe uma reflexão importante para os jovens da Nova Canaã:

“A cor do tênis que você escolheu hoje não causa impacto na sua vida, mas a escolha de suas amizades pode ter consequências a longo prazo”.

A palestra despertou uma reflexão nos educandos, como relatou um dos adolescentes presentes:

“Sempre andamos com aqueles que consideramos amigos, mesmo que sejam uma má influência. Mas essa palestra me fez pensar sobre como isso pode nos limitar. Como diz o ditado: ‘Se você anda com três idiotas, você é o quarto’.”

Fonte: As informações são da IURD.



Compartilhar no Whatsapp