Atendendo a uma demanda da população, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Irecê, Paulinho do Destak, protocolou na Casa Legislativa, nesta quinta-feira, dia 09, o Projeto de Lei do Legislativo Nº 21/2019, que trata sobre a proibição de apreensão ou remoção de veículo por autoridade de trânsito em função de atrasos no pagamento de tributos, taxas ou multas.
Segundo a justificativa do Projeto, a apreensão de veículos no âmbito do município tem sido realizada de forma arbitrária e que o Estado não pode utilizar-se dos tributos para retirar o bem do cidadão o incorporá-lo ao Tesouro Estadual.
O projeto será apreciado pelas comissões permanentes e posteriormente será votado pelo plenário.
Fonte: Ascom/Câmara de Vereadores de Irecê
A Faculdade Irecê (FAI) realizará, nos próximo dia 11 de maio, o Seminário "A interiorização do Programa de Pós-graduação de Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA)". O Evento , que é fruto da parceria institucional FAI-UFBA, ocorrerá a partir das 09 horas no auditório da FAI, e tem como principal objetivo a implantação do Mestrado Interinstitucional – MINTER, como parte do programa de formação de professores.
O Seminário contará com a presença de dos professores doutores, Gilberto Tadeu e Larissa Chaves que abordarão a Pós-Graduação no Brasil e a trajetória do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFBA, além da importância das linhas de Pesquisa para a produção científica em saúde e enfermagem.
Sobre o Mestrado - De acordo com informações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os mestrados e doutorados Interinstitucionais são formados por turmas "conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa" (fonte: http://www.capes.gov.br).
Mais especificamente, estes programas em parceria visam levar os programas de mestrado e doutorados a regiões mais afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa, promovendo mais qualificação a partir da formação de novos mestres e doutores para atuação em docência e/ou pesquisa, além de subsidiar a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu e auxiliar no fortalecimento de grupos de pesquisa; promovendo a cooperação entre instituições de ensino e pesquisa.
Faça sua Inscrição no Seminário através desse link.
Fonte: Ascom/FAI
A nova versão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lançado nesta quinta-feira (10), instituiu a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e criou o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Dentro desses políticas, está a proibição de crianças ou adolescentes menores de 16 anos de viajarem desacompanhados.
“Agora só pode viajar acompanhado ou com autorização. Não estamos retrocedendo, estamos protegendo as crianças. Vamos nos unir em defesa da infância”, defendeu ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alvez. A ministra também destacou a criação do cadastro para agilizar a busca de desaparecidos.
A Mudança no ECA vale para viagens rodoviárias ou aéreas. A nova regra não isenta menores de 12 anos de apresentar documento oficial com foto para embarcar em ônibus interestaduais.
“Vamos trazer tecnologias avançadas na busca das crianças desaparecidas. E vamos entender o número, porque vamos ter um cadastro nacional. Então, o cadastro nacional vai nos dar a oportunidade de conhecer quantas são e trabalhar com tecnologia de busca com a polícia, com as redes sociais.
De acordo com a Agência Brasil, para a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrúcia Melo, a pasta precisa de recursos para garantir a proteção das crianças. “São muitos desafios que estão aqui. Para efetivar a política pública precisamos de recursos. E estamos mobilizados a levantar esses recursos para garantir que crianças e adolescentes tenham direitos, que elas possam ter uma vida tranquila”, disse.
Fonte: Agência Brasil
Morreu, nessa quinta-feira (09), em Irecê, o médico e ex-prefeito de Barra do Mendes por dois mandatos, Aurelino Alves Barreto, uma das referências em medicina na região. Aos 90 anos, ele estava internado em um hospital particular depois de um agravamento em seu quadro de saúde.
O velório estava acontecendo na Igrejinha de São Domingos, na Praça da Prefeitura de Irecê. Às 06 da manhã de hoje, o corpo do ex-político foi levado para sua terra natal, Barra do Mendes. Lá, o velório ocorre na Câmara de Vereadores, onde logo mais à tarde acontecerá o sepultado no cemitério local.
No início da década de 1970, Aurelino Barra mudou para Irecê onde fundou um consultório de clínica geral (hoje o Hospital AMI). À época, era um dos poucos médicos da região de Irecê.
Prefeitura de Barra do Mendes emite nota de pesar
O Prefeito de Barra do Mendes, Armênio Sodré Nunes, decretou Luto Oficial de três dias e suspendeu o expediente da Prefeitura nesta sexta-feira, 10 de maio, devido ao falecimento do Dr. Aurelino Alves Barreto, médico conceituado e Primeiro Prefeito de nossa terra.
Dr. Aurelino prestou relevantes serviços:
Serviços públicos ao município de Barra do Mendes, sendo Prefeito por duas vezes; Na instalação do Município foi o primeiro Prefeito de Barra do Mendes (1959 – 1963) e pela segunda vez (1967 - 1970); Delegado do Diretório Municipal do Partido Republicano - PR, (1966 - 1973); Orador do Clube Cultural Barramendense (1969 - 1970 e 1971 - 1972); Vereador Municipal, pela ARENA (1973 - 1977) e Presidente da Câmara Municipal de Barra do Mendes - (1973 - 1975).
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, também lamentou o falecimento
“É com muito pesar que recebo e comunico a notícia do falecimento de um dos mais antigos médicos de Irecê, Dr. Aurelino Alves Barreto, figura que tanto contribuiu, em sua área, no desenvolvimento da nossa cidade. Desejo, nesta hora tão difícil, muita força aos seus familiares”.
Fonte: Central Notícia
Um homem identificado por Eriston Leite dos Santos, 32 anos, foi morto a tiros no começo da tarde desta quinta-feira (09), no bairro das Pedrinhas, em Xique-Xique.
Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito do crime foi até a casa da vítima onde fez os disparos de arma de fogo. A vítima ainda conseguiu correr, mas não resistiu e morreu no local.
Ainda conforme a polícia, no final do ano passado, a companheira do autor teria, supostamente, sido estupra pela vítima, e tudo indica que essa foi a motivação do crime. O suspeito é Marcondes Pedro Cordeiro, o Galo, que ainda não foi preso.
De acordo com a polícia, o suspeito tem passagens por estupro, crimes contra o patrimônio e ameaça. O corpo da vítima foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê.
A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.
Fonte: Central Notícia
A Prefeitura de Irecê comunica que, por determinação do Governo Estadual, a transferência de pacientes da UPA para hospitais referenciados, dentre eles o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, agora é realizada através do Sistema de Regulação do Estado.
Assim, todo paciente em situação de emergência, que necessite de transferência, terá que aguardar a organização do fluxo, realizada pela Central de Regulação em Salvador, que pode ser feita para o Hospital Regional ou mesmo para outra cidade onde haja vaga para receber o paciente, de acordo com a complexidade.
A regulação de pacientes realizada pelo governo do Estado é uma forma de democratizar o acesso, onde um paciente de Irecê tem o mesmo direito a ser internado no Hospital Geral do Estado da Bahia que um paciente residente na capital. Trata-se de sistema criado para gerir vagas hospitalares e outras necessidades de pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando critérios internacionalmente estabelecidos.
Fonte: Ascom/PMI
Não perca as grandes promoções de o Cimentão. Aqui você vai encontrar tudo que precisa para sua construção, do mais grosso ao mais fino acabamento. Temos os menores preços da região. 12% de desconto!
Estamos com grandes promoções de tintas, pisos, ferragens, cimentos, tubos e conexões, portas, janelas e muito mais.
Veja algumas de nossas ofertas:
Venha conhecer as opções de pagamento. O Cimentão. Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.
Fonte: Informe Publicitário
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...
Plantio de café ganha mais espaço nas lavouras da chapada — Foto: Ascom/SDR Bahia A Chapada Diamantina, regi...
Foto: Montagem/CN