Foto: João Júnior
O Cine Eldorado, em Irecê, foi palco da palestra “Black Friday de Sucesso: Venda e Lucre Mais”, ministrada pelo especialista em vendas João Laurentino, na última quarta-feira (13). O evento, que contou com cerca de 150 participantes, abordou estratégias de vendas voltadas para o aumento de faturamento e superação de metas, com foco na preparação e gestão das promoções de Black Friday. O palestrante apresentou aos empresários ferramentas e estratégias práticas para potencializar as vendas, além de destacar a importância de garantir descontos reais, enfatizando a necessidade de selecionar produtos que estejam realmente com preços atrativos para os clientes.
Com o compromisso de promover acessibilidade, o Sebrae disponibilizou ainda intérpretes de Libras durante toda a palestra, garantindo que as informações chegassem a mais pessoas, inclusive aquelas com deficiência auditiva. Esse cuidado reforça o compromisso do Sebrae em proporcionar acesso inclusivo, essencial para promover a participação de toda a comunidade em eventos como esse.
A gestora de projetos do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, agradeceu a participação dos presentes e reforçou a relevância de buscar inovações para fortalecer os negócios. “É essencial que empresários e gestores estejam atentos a estratégias inovadoras para se destacarem no mercado e eventos como este são fundamentais para alcançar esse objetivo. É essencial que empresários e gestores estejam atentos a estratégias inovadoras para se destacarem. Fico especialmente feliz, em ver que o Sebrae, além de promover eventos valiosos para o desenvolvimento de negócios, também prioriza a acessibilidade, permitindo que todos possam ter acesso ao conhecimento de forma igualitária”, afirmou a gestora.
O empresário Joziel Melquíades, da empresa Palácio das Essências, destacou a importância do tema abordado e o impacto direto que ele pode ter em sua empresa. “Foi uma palestra enriquecedora e já vou começar a aplicar imediatamente as estratégias discutidas. As ferramentas apresentadas são realmente úteis para quem quer bater recordes de vendas durante esse período tão concorrido”, destacou.
Para a gerente adjunta do Sebrae em Irecê, Ediléa Cerqueira, eventos como este são fundamentais para o desenvolvimento dos negócios locais. “Esse tipo de evento motiva, orienta e proporciona muitos insights positivos que podem ser implementados de forma imediata. A troca de experiências e o acesso a novas práticas são essenciais para fortalecer o comércio da região”, concluiu.
Fonte: Sebrae/Irecê
O prefeito eleito de Irecê, Murilo Franca, apresentou nesta terça-feira (19) o primeiro nome que integrará sua equipe de governo: Léo da Unibel será o novo Secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE). Com 45 anos de idade, Léo traz no currículo uma ampla experiência no setor comercial e uma trajetória política sólida, tendo atuado como vereador por dois mandatos. O anúncio foi feito durante uma reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê (CDL), que avalizou sua indicação.
A escolha de Léo da Unibel reflete a aposta do novo governo em qualificar ainda mais a gestão municipal e priorizar ações voltadas ao fortalecimento econômico da cidade. Murilo, que venceu as eleições no último dia 6 de outubro com 21.628 votos, elogiou a trajetória do novo secretário. “Léo é um grande quadro que chega para trazer qualidade e experiência ao nosso governo. Tem o aval da CDL e, sem dúvida, fará um grande trabalho”, afirmou. Durante o encontro, diretores da entidade elogiaram a postura da gestão em promover o diálogo para chegar à apresentação do nome do novo secretário.
Léo, por sua vez, demonstrou gratidão pela confiança depositada e destacou que sua gestão será pautada no compromisso com o desenvolvimento da cidade. “Vamos trabalhar para potencializar o empreendedorismo local e projetar ainda mais o crescimento econômico de Irecê”, declarou o futuro secretário.
O anúncio marca o início do processo de montagem da equipe do prefeito eleito, que terá o desafio de suceder a gestão de Elmo Vaz, aprovada por mais de 80% da população ireceense. A escolha de Léo da Unibel, com o respaldo da CDL, sinaliza uma gestão comprometida em fortalecer as parcerias com o setor comercial e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico da cidade.
Fonte: As informações são de assessoria.
Foto: Divulgação
O 2º Facine – Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina é um festival de cinema totalmente voltado às questões socioambientais que estão em evidência na atualidade. O festival vai acontecer de 21 a 30 de novembro de 2024 em 15 localidades da Chapada Diamantina, com exibições e debates de 52 filmes socioambientais brasileiros, nordestinos, baianos e chapadeiros e 2 internacionais, além da realização de 3 oficinas de audiovisual e 1 plantio e criação de mudas nativas.
O festival têm os objetivos de difundir e promover a produção audiovisual brasileira de temática socioambiental; formar público para o audiovisual nacional; estimular a educação ambiental através do cinema; e sensibilizar o olhar do público para as questões socioambientais atuais. O Facine terá formato híbrido, com sessões presenciais seguidas de debates em 15 localidades da Chapada Diamantina: Andaraí, Barra da Estiva, Capão, Ibicoara, Igatu, Iraquara, Itaetê, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucugê, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra e Utinga; e com exibições online nas plataformas de streaming Bombozila e Ubu Play.
Os filmes do festival estão divididos em 6 Mostras: Nacional, com obras representativas da riqueza atual da produção audiovisual brasileira de temática socioambiental; Nordeste, que reconhece a potência do cinema nordestino; Chapada Diamantina, que valoriza e dá visibilidade à produção audiovisual do território chapadeiro; Indígena, com filmes que revelam a força do cinema indígena na atualidade; Direitos Humanos e da Natureza, com obras que sensibilizam para a questão dos direitos humanos e para o reconhecimento crescente da natureza como sujeito de direitos; e Educação Ambiental, com filmes infantis que vão divertir e sensibilizar a criançada.
O Facine vai oferecer também 3 oficinas de audiovisual: Oficina de Cinema Socioambiental, com o cineasta e ativista André D´Elia, nos dias 21 e 22 de novembro na Casa e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis; Oficina de Audiovisual com Celular, com a cineasta Lara Beck, de 27 a 29 de novembro no CETI Iraquara; e Oficina de Animação e Sessão de Cinema para Crianças com o Mirá – Núcleo de Animação da Escola de Belas Artes da UFBA, nos dias 28 e 29 de novembro na Escola Comunitária Brilho do Cristal e no Colégio Municipal de Primeiro Grau de Caeté Açu, no distrito de Caeté Açu, município de Palmeiras.
O evento terá sua abertura oficial no dia 21 de novembro às 19h na Casa e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis, com a exibição do filme Cinzas da Floresta, de André D´Elia, que reconhece o valor das brigadas voluntárias de combate a incêndios florestais no Brasil, e que na Chapada Diamantina têm uma importância fundamental para a preservação ambiental do território. A sessão será seguida de uma roda de conversa com a participação do diretor do filme, da professora Marjorie Nolasco e de um representante da BRAL – Brigada de Resgate Ambientalista de Lençóis.
O Facine terá sua sessão de encerramento no dia 30 de novembro às 19h no Território Indígena Payayá, em Utinga, com a exibição do filme A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, que faz uma imersão na cultura dos Povos Yanomami. A sessão será seguida de uma roda de conversa com a participação do Cacique Juvenal Payayá, escritor e líder indígena, e Edilene Payayá, cineasta e líder indígena.
O Festival terá uma atividade especial em sua programação, que é o Plantio e Criação de Mudas no dia 30 de novembro, às 9h, no Território Indígena Payayá, em Utinga, em parceria com o MAIP – Movimento Associativo Indígena Payayá.
O evento conta com patrocínio do Banco do Nordeste, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e é realizado pela Araçá Cultura e Meio Ambiente, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal. O Facine também recebe patrocínio do Festival Movies that Matter e conta com o apoio do MAIP – Movimento Associativo Indígena Payayá, além do Estúdio Caetê.
Fonte: As informações são de assessoria.
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê
Em Irecê, 33 pontos da rede distribuidora são monitorados à distância, via telemetria. O monitoramento remoto acontece por meio de sensores instalados em zonas estratégicas, permitindo identificar, em tempo real, a pressão e a vazão da água que está passando pela tubulação, bem como possíveis vazamentos.
Na tela do computador, a equipe técnica da Embasa pode visualizar também o histórico da pressão e vazão na tubulação.
“Esta também é uma ferramenta de gestão operacional e de controle de perdas, já que é possível identificar, remotamente, pontos com sobre ou subpressões, e direcionar a equipe de forma mais assertiva para corrigir”, informa o gerente da Divisão de Operação Água, Thiago Vasconcelos.
A telemetria, já utilizada em diversos sistemas de abastecimento de água, na região metropolitana de Salvador e no interior, é feita por meio da instalação de um dispositivo eletrônico nas válvulas de controle das redes de água e em outros pontos estratégicos do sistema. O aparelho mede a pressão e vazão da água naquele local e envia as informações para um centro de controle informatizado.
Fonte: Ascom - Embasa/Irecê
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vilavelhense à elite do futebol capixaba.
Vilavelhense garantiu sua volta à primeira divisão do Campeonato Capixaba após um empate contra o Castelo por 2 a 2, nesta segunda-feira (18).
A partida, válida pela semifinal do Estadual Série B, consolidou a classificação do time Canela-Verde, que havia vencido o jogo de ida por 1 a 0. A equipe agora disputará o título contra o Capixaba, mas já comemora o acesso.
Rebaixado na última rodada do Estadual de 2023, o Vilavelhense reescreveu sua história com determinação. Um dos grandes destaques da partida foi o goleiro Marcelo Pereira, que realizou defesas importantes para segurar o resultado.
Natural de Irecê, na Bahia, Marcelo, de 28 anos, teve uma temporada marcante defendendo a Jacuipense no Campeonato Baiano deste ano. Ele foi premiado pela TV E Bahia com o título de "Defesa Mais Difícil" do torneio, graças a uma intervenção espetacular contra a Juazeirense, que encantou torcedores e especialistas.
Filho do radialista José Bastos, Marcelo demonstrou seu talento também no futebol capixaba, ajudando o Vilavelhense a alcançar a classificação. Agora, o clube e sua torcida aguardam com expectativa a grande final, onde podem coroar a temporada com o título da Série B.
Vídeo:
Fonte: Da Redação
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A Arena Fonte Nova será palco do clássico sul-americano entre Brasil e Uruguai na noite desta terça-feira (19), a partir das 21h45, pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O duelo entre brasileiros e uruguaios vale a vice-liderança da tabela de classificação. O time Canarinho é o quarto colocado com 17 pontos, dois a menos do que a Celeste, que é a segunda. A terceira posição é ocupada pela Colômbia também com 19, enquanto a ponta está com a Argentina que soma 22. No entanto, em caso de derrota do selecionado do técnico Dorival Júnior permitirá a aproximação de equatorianos e paraguaios estão logo atrás, com 16 pontos, completando o G-6.
A Seleção Brasileira tem o desfalque do lateral-direito Vanderson, que recebeu o terceiro cartão amarelo e vai cumprir suspensão automática. Para a vaga, Dorival escolheu Danilo para ser o substituto. A ideia do treinador é das sequência ao time que teve bons momentos na vitória sobre o Peru na Data Fifa de outubro, e no empate com a Venezuela, na última quinta (14).
Uruguai
O Uruguai visita o Brasil vindo de importante vitória sobre a Colômbia, na última sexta (15), que o colocou na vice-liderança da tabela. No entanto, o técnico Marcelo Bielsa não poderá contar com o lateral-direito Nández, que está suspenso pelo terceiro amarelo. A vaga deverá ficar com Guillermo Varela, do Flamengo. Outra mudança é por opção do treinador. Herói do triunfo sobre os colombianos, o volante Ugarte ganhou a posição de Rodrigo Aguirre.
FICHA TÉCNICA
Brasil x Uruguai
Eliminatórias da Copa – 12ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data: 19/11/2024 (terça-feira)
Horário: 21h45
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia e Jose Retamal (ambos do CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)
Transmissão: TV Globo e SporTV
Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Raphinha; Vini Jr, Igor Jesus e Savinho. Técnico: Dorival Júnior.
Fonte: Bahia.ba
Foto: Lucas Malkut / ASCOM FUNCEB
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Funceb/SecultBA), apresenta o resultado dos Salões de Artes Visuais da Bahia em Irecê, que está em sua 67ª edição. A mostra levará obras artísticas em uma exposição coletiva que terá abertura no dia 20 de novembro (quarta-feira), às 19h, no Memorial de Irecê – Praça Teotônio Marques Dourado Filho, s/nº - Centro, Irecê-BA, até 20 de dezembro de 2024. A entrada é gratuita.
A exposição coletiva reunirá obras premiadas e selecionadas dentre diversas modalidades artísticas, como escultura, pintura, objeto, fotografia e videoarte. Em Irecê, serão expostas obras de artistas da cidade e dos municípios de Palmeiras, Andaraí, Macajuba e Central. Segue relação de artistas: Aurora (Palmeiras); Alaido (Andaraí); AX Bastos (Irecê); Henrique Reis (Macajuba); Lenec Mota da Silva (Central); Lucas Nascimento (Central) e Mad (Palmeiras). Este ano, serão realizadas seis edições nos seis macroterritórios do estado.
Sobre os artistas e suas obras
Alaido
É artista visual e ilustrador, cuja criação é influenciada pelo cotidiano, a cultura nordestina e o imaginário popular. Desde 2016, vem explorando os espaços urbanos e a diversidade de materiais em seus processos criativos. Participou de exposições como no Sesc Petrolina (2022), Sesc Triunfo (2023) e CCBNB Sousa (2019/2023). Também esteve em projetos de arte urbana como Cowparade Salvador (2019), Origraffes (2019/2023) e Agora é a Vera (2024). Na área da cenografia, Alaido desenvolveu projetos para espetáculos, incluindo trabalhos com Mariene de Castro.
A pintura acrílica sobre tronco de árvore ‘Feixe de lenha’ traz em seu conceito a representação da força e resiliência das mulheres sertanejas. A escolha do tronco como material para a pintura busca trazer um sentido de base e suporte do ser feminino nas famílias nordestinas. A cena representada, onde se tem uma mulher carregando um feixe de lenha, acompanhada de seu filho e cachorro remonta uma atividade cotidiana das mulheres residentes na região de Igatu, Chapada Diamantina. “O ritual de ir para a lenha, além ilustrar o peso que é ser mulher em uma sociedade machista e preconceituosa, é também um momento de diversão e confidência”, reflete.
Aurora
Maria Gabriela Don, também conhecida como Gaby Água, nasceu em Mendoza, Argentina. É mãe de duas filhas. Estudou teatro na Universidade de Cuyo. É atriz e palhaça, tendo participado de várias peças de teatro e espetáculos de circo. Estudou chinês, mandarim, e ganhou uma bolsa para estudar na China, onde morou por 9 meses e viajou por vários países conhecendo diferentes culturas.
Clara Sofia Catania nasceu em Rosario, na Argentina. É artista visual, com desempenho em diversas áreas e estudos na área do cinema, fotografia e antropologia. Terapeuta formada em Medicina Tradicional Chinesa, atualmente é radicada no Vale do Capão, na Chapada Diamantina, trabalhando na área da comunicação, mídias sociais, fotografia, videografia e terapias.
O trabalho em videoarte ‘Água’ traz “a intenção de ressaltar a beleza e a simplicidade da relação que temos com a água no nosso mundo íntimo, sagrado e selvagem. A busca é conscientizar para a importância e o cuidado da água pura, fonte de vida e dos corpos e territórios, entendendo-lhes como a mesma coisa, em uma obra conceptual que usa a imagem poética procurando sensibilizar o público espectador”, dizem as artistas.
AX Bastos
Multiartista, produtor e DJ ireceense, trabalha com arte tradicional multimídia, arte digital, música e escrita, além das vivências em produção de eventos culturais. É certificado como desenhista de animação pelo IF Sul Rio Grandense, em ferramentas da Adobe pela Escola Saga de Animação e Games e estuda Administração no Campus XVI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Sua pesquisa artística é construída também de maneira autodidata, baseada nas vivências e experiências de um corpo dissidente no sertão norte-diamantino, vinculando técnicas e saberes tradicionais com tecnologias e inteligência artificial (I.A.).
Intitulada +’Amordaça’ e ‘Pacto com Vênus’, o trabalho ‘A mordaça’ surgiu do ímpeto experimental de explorar novas técnicas e mídias, aliando-as à expressão e referência à outras peças - como a crônica escrita sobre as figuras. A temática do contraste entre o calar e o falar surgiu da interação com o trecho do texto “Tempestade de almas”, presente no livro “Onde estivestes de noite”, de Clarice Lispector. ‘Pacto com Vênus’ se propõe a ressignificar elementos antes postos. Uma madeira de descarte virou plataforma de expressão artística. “Esta vênus é símbolo da força, sensualidade, conexão com o corpo e com o território, assim como da sabedoria que advêm destes atributos. Busca transmitir a intensidade da energia sublime e sobrenatural da mulher sertaneja”, afirma.
Henrique Reis
Graduando em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA-UFBA), tem formação anterior em Bacharelado Interdisciplinar em Artes (2020) pelo Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos na mesma instituição. Em 2024, esteve presente no 3° Festival Vórtice e no 1° Circuito de Arte em Boteco, realizados em São Paulo e Salvador, respectivamente. Recebeu o Prêmio Cultura na Palma da Mão, concedido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em 2021.
O objeto intitulado ‘Andamento do meu processo contra a FUNCEB’, em suma, “é uma provocação à FUNCEB e como opera seus editais (esse principalmente), e uma reflexão se a apatia em recorrer e reivindicar transparência e o funcionamento correto de um órgão público não denota como a balança do poder está completamente desigual. É por fim o expurgo de um processo doloroso que se arrasta há anos. A reafirmação que há indivíduos que irão exclamar, reivindicar e esperar até receber o que é seu”, declara o artista.
Lenec Mota da Silva
Fotógrafo e filmaker, é diretor e roteirista do curta-metragem ‘Roda de São Gonçalo | Brasil Sem Limites (2024)’, operador de câmera em ‘Reconhecendo Mestres: Coroné Chico Tripa, Mestre Francisco Alves (2024)’ e em Semeando o Futuro (2024). Atuou como operador de câmera em eventos como São Pedro de América Dourada e São João de Irecê (2023) e foi corroteirista, câmera e fotógrafo em ‘Expedição Patagônia: Bolívia’. Foi diretor de fotografia do documentário ‘Brejo Grande e a Gruta dos Brejões’ (2022).
As seis fotografias da obra ‘Saga do Vaqueiro” retratam os vaqueiros como representantes da resistência e da adaptabilidade do povo sertanejo frente às adversidades do clima e do ambiente e o sustento da economia local e meios de subsistência de suas famílias por séculos. “Registrar a tradição da caça ao novilho através da fotografia é uma forma de documentação que captura não apenas a ação, mas também o ambiente, as expressões e seus detalhes, garantindo que sua história e tradições continuem, seja por sua preservação em si ou pela importância de sua essência identitária e cultural”, avalia o fotógrafo.
Lucas Nascimento
Natural de Irecê, no sertão da Bahia, vive no trânsito entre a Bahia e São Paulo. Graduado na Licenciatura Interdisciplinar em Artes pelo Centro de Cultura Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é artista das visualidades, com pesquisa no campo da formação da identidade. A partir de 2022, passa a fazer parte do Grupo de Pesquisa História e Cultura Afro-Atlântica sob orientação do Prof. Dr. Kleber Amancio (CECULT/UFRB) e atua como produtor no podcast Gargalheira.
Para a escultura antropomórfica ‘Imagem & Semelhança’, com 1,80m de altura e modelada em barro cru, se uniu a Matheus Freitas, artista e serralheiro natural de Santo Amaro, na Bahia. A colaboração, marcada por uma confluência de narrativas e práticas afro-brasileiras, envolveu a integração de materiais sagrados como o ferro e o barro. “A base da escultura é um disco de arado, fornecido por mainha, Sônia Cardoso de Carvalho. O processo de construção e a entrega dos materiais carregam significados profundos de sacrifício e amor”, explica o artista.
Mad
Artista visual autodidata, Mad nasceu em Salvador e reside no Vale do Capão, Chapada Diamantina, na Bahia. Sua obra provoca experiências visuais, criando um diálogo profundo e envolvente com o espectador. Com um olhar único e instigante, transforma referências oníricas e filosóficas em arte, convidando à introspecção e à meditação espiritual. A autenticidade é uma marca de sua produção, revelando uma conexão profunda com a natureza mística que o cerca. Através de suas criações, busca capturar a essência da realidade e do sonho, revelando as camadas de significados que permeiam a vida, explorando técnicas que intensificam a profundidade de suas obras.
‘Anéis de Luz’ é uma obra que convida à reflexão sobre a condição humana e a busca por autoconhecimento. Os seres sem rosto representados na pintura são uma metáfora para a humanidade em sua essência universal, desprovida de características individuais que nos separam, mas unidas por experiências comuns. “Através desta obra, é explorada a jornada interior de cada indivíduo em direção à compreensão e aceitação de sua verdadeira essência. É uma poderosa declaração visual sobre a complexidade e a profundidade da experiência humana”, revela.
Sobre os Salões de Artes Visuais da Bahia
Criados em 1992, os Salões de Artes Visuais da Bahia consolidaram-se como um dos principais instrumentos de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do estado da Bahia. Assim, a 66ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia, que será realizada em 2024, visa apresentar ao público uma mostra contemporânea em Artes Visuais, retomando suas exposições distribuídas nos seis macroterritórios da Bahia, oportunizando o acesso a essa produção para um público diversificado, oriundo de diversas cidades do estado. Além de divulgar o trabalho dos artistas, pretende-se estimular a reflexão sobre temas das artes contemporâneas por encontros formativos e bate-papo com os artistas.
Fonte: Ascom - Funceb
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (19) uma operação para desarticular organização criminosa responsável por planejar um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o pleito de 2022. O plano incluía o assassinato de Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin.
"Foi identificada a existência de um detalhado planejamento operacional, denominado “Punhal Verde e Amarelo”, que seria executado no dia 15 de dezembro de 2022, voltado ao homicídio dos candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República eleitos".
Os criminosos também planejavam restringir o livre exercício do Poder Judiciário. “Ainda estavam nos planos a prisão e a execução de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que vinha sendo monitorado continuamente, caso o golpe de Estado fosse consumado”, destacou a PF.
Em operação deflagrada em fevereiro, a PF já investigava um grupo que atuou na tentativa de golpe de Estado e que monitorava o ministro Alexandre de Moraes.
“O planejamento elaborado pelos investigados detalhava os recursos humanos e bélicos necessários para o desencadeamento das ações, com uso de técnicas operacionais militares avançadas, além de posterior instituição de um ‘gabinete institucional de gestão de crise’, a ser integrado pelos próprios investigados para o gerenciamento de conflitos institucionais originados em decorrência das ações.”
Mandados
A Operação Contragolpe já cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, e cumpre ainda três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares diversas, que incluem a proibição de manter contato com demais investigados; a proibição de se ausentar do país, com entrega de passaportes no prazo de 24 (vinte e quatro) horas; e a suspensão do exercício de funções públicas.
O Exército Brasileiro acompanhou o cumprimento dos mandados, que estão sendo efetivados nos estados do Rio de Janeiro, de Goiás e do Amazonas, além do Distrito Federal.
“As investigações apontam que a organização criminosa se utilizou de elevado nível de conhecimento técnico-militar para planejar, coordenar e executar ações ilícitas nos meses de novembro e dezembro de 2022. Os investigados são, em sua maioria, militares com formação em forças especiais”, destacou a PF em nota.
Os fatos investigados, segundo a corporação, configuram crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Fonte: Agência Brasil
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...