Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
Notícias

Núcleo Especial de Atendimento à Mulher, em Irecê – Foto: Divulgação

Um homem suspeito praticar violência contra a companheira de convívio foi preso nessa segunda-feira (21), no município de Irecê. A informação é da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM)

Segundo a Polícia Civil, a vítima procurou o Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM) para denunciar o caso. “Enquanto a mulher era ouvida pela Autoridade Policial, recebeu um telefonema do agressor e acionou o modo "viva voz" e suspeito passou a exigir que a vítima abrisse a porta da residência dela e a proferir ameaças de morte contra a ela afirmando que "ele podia ser preso, mas quando saísse a mataria", diz a nota do NEAM, encaminhada à imprensa.

Ainda conforme a nota, a Autoridade Policial determinou que Serviço de Investigação da Polícia Civil se deslocasse até o endereço da vítima a fim de prender em flagrante o autor do delito.  “ O homem foi localizado nas imediações da casa da vítima e conduzido até este NEAM”, diz a polícia.

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
Notícias

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Pablo Almeida, participou nessa terça-feira (21) de um bate papo sobre meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental no Município de Morro do Chapéu. O evento faz parte das ações que marcaram o lançamento do projeto ‘Morro Verde’, que tem como finalidade desenvolver atividades de educação ambiental formal e não formal por meio de ações como o plantio de mudas nativas em escolas da rede municipal de ensino e nas comunidades locais, praças e povoados, com o intuito de sensibilizar a população sobre as questões ambientais.

Também participaram do bate papo a prefeita de Morro do Chapéu Juliana Araújo, a secretária de Meio Ambiente, Ana Raquel, e de Educação, Flávia Oliveira, o ambientalista e o representante do Comitê da Bacia do São Francisco, Almacks Luiz. O promotor de Justiça Pablo Almeida ressaltou a importância da atuação integrada de todos os órgãos públicos, municipais e estaduais, especialmente as secretarias de Educação e Meio Ambiente.

O evento marcou também o início do plantio das primeiras 5 mil mudas, doadas ao Município por empresas locais. As mudas plantadas estarão identificadas com placas indicativas do nome do projeto, o doador, o nome popular e científico da muda e uma frase educativa. “No dia do plantio, serão mobilizados a comunidade e as escolassobre a importância dos cuidados desta planta para que o "amanhã" seja "mais verde", sempre esclarecendo e educando da importância da recuperação e conservação do verde e em especial das plantas nativas, muitas delas em extinção”, destacou o promotor de Justiça. Também estiveram presente no evento o Capitão PM Costa Neto, comandante da 4ª CIA/Morro do Chapéu, e o Subtenente Nilton, da Polícia Rodoviária Estadual, secretários municipais de Saúde e Infraestrutura, representantes de empresas eólicas, estudantes de escolas públicas e profissionais de educação. Na ocasião, o MP distribuiu cartilhas impressas em formato de gibi sobre o Novo Código Florestal, Mata Atlântica e reciclagem de resíduos sólidos.

Fonte: MP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 21 de Setembro de 2021
Notícias

Evento foi realizado para os participantes do Movimento Renova Varejo

Trinta empresários que fazem parte do Renova Varejo participaram, na última segunda-feira (20), de uma oficina ministrada pelo consultor Antônio Cordeiro. Entre os assuntos, o consultor falou sobre pilares do Marketing Social a importância do valor das ações sociais para o fortalecimento da marca e o posicionamento da empresa no mercado.

“O Marketing Social é um marketing de propósito, de valor e de relacionamento. As empresas que se propõem a patrocinar ou implantar ações sociais são percebidas com empatia pelos clientes e pelo público em geral”, avalia o consultor.

A empresária Monaliza Medeiros, da Casa Medeiros, explicou, durante o evento, a importância de fomentar projetos sociais e apresentou o case Cidadãos do Amanhã, projeto apoiado pela empresa da família que acolhe 80 crianças carentes das escolas municipais de Irecê, oferecendo reforço escolar e treinamento em uma escolinha de futebol.

“A Casa Medeiros é uma empresa familiar e queremos continuar com essa marca que simboliza empatia e acolhimento. Somos gratos por poder ajudar esses projetos e o reconhecimento é um reflexo das ações positivas. O nosso olhar voltado para o social impacta, inclusive, entre os nossos colaboradores, que atendem com mais empatia e conseguem enxergar o cliente como pessoa, sempre tentando resolver as demandas apresentadas no balcão ”, explica a empresária.

Monaliza ressalta ainda a importância desse apoio para a mudança de comportamentos e novas oportunidades para os jovens que são acolhidos pelo projeto. “A gente acredita na mudança. No início, nem os meninos e nem os pais falavam de sonhos. João Vítor é um exemplo, que começou no projeto e, hoje, mora em Salvador e está nas categorias de base do clube Bahia. O resultado anima muito a gente e a satisfação é enorme quando uma criança dessa passa lá na loja e abre um sorriso de agradecimento. É uma alegria para todos do grupo Casa Medeiros “, complementa.

Para a gestora de projetos do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, esse olhar social é mais um viés que deve ser explorado e fomentado pelo empreendedor. A palestra foi realizada com o objetivo de incentivar mais iniciativas sociais e já estão sendo pensados projetos coletivos, que incluem as empresas participantes do Movimento Renova Varejo.

“São 30 empresas participantes e, juntamente com o consultor Antônio, estamos pensando em alguma ação social para o Dia das Crianças. São iniciativas que fortalecem a marca da empresa e aquecem os corações de todos”, comemora a gestora.

Projeto CFA

O Centro de Formação do Atleta Dedimar Lima - Formando Campeões é um projeto de iniciação esportiva e aprimoramento no futebol, idealizado pelos amigos Dedimar Lima e Professor Eráclito. O projeto nasceu do sonho de fortalecer o futebol regional e oportunizar a revelação de jovens talentos, já que mantém ligação com grandes clubes formadores do Brasil e do mundo. Além disso, com a prática natural do esporte, os jovens também se afastam das práticas delituosas, o que, aliado aos princípios defendidos e ensinado pela equipe de profissionais, conceituam como primordial na escola, que é a formação plena do jovem cidadão.

Há 29 anos, professor Eráclito forma atletas e cidadãos e não esconde a alegria em ter o apoio de empresas que acreditam no projeto social desenvolvido dentro do CFA, o Cidadão do Amanhã.

“A escolinha é um empreendimento particular que acolhe 80 meninos carentes, através do apoio de empresas como Casa Medeiros, que nos ajuda com o aluguel e pagamento dos salários dos professores, e Mirorós Frutas, que fornece frutas para a alimentação dos alunos. O poder público contribui com o transporte e uma parte do uniforme e, juntos, vamos fomentando sonhos e mudando realidades”, aponta o professor.

Ele complementa que os alunos da escolinha abraçam os meninos do projeto Cidadãos do Amanhã com muita alegria e estão em pé de igualdade com todos. “É uma alegria perceber que, desse projeto, sai alguns profissionais para futebol profissional e muitos craques para a sociedade. Verdadeiros Cidadãos”, completa.

Dedimar Lima, ex-atleta profissional, que já jogou em times como Palmeiras e até no futebol internacional, é sócio do CFA e um dos maiores incentivadores do projeto social.

“O futebol é uma ferramenta impactante. Educa, disciplina, orienta e faz sonhar. Muitas empresas podem se mobilizar para fomentar ainda mais esse projeto tão lindo e agradecemos o apoio do Sebrae nessa busca de mais parceiros”, finaliza.

Fonte: Sebrae Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 21 de Setembro de 2021
Notícias

O combate a incêndios na Bahia teve continuidade nessa segunda-feira (20). Apenas em uma das nove cidades monitoradas, o fogo é considerado controlado. É o caso de Seabra, na Chapada Diamantina. Mulungu do Morro, na região de Irecê, tem parte do fogo já debelado.

No entanto, dois aviões Air Tractor realizam o combate aéreo, lançando água nos focos. Eles também monitoram o local. Segundo o Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia (GBM-BA), em Luís Eduardo Magalhães, o incêndio está controlado às margens do Rio Cabeceira de Pedras. O monitoramento segue na região do Setor Industrial e na BA-460, assim como na comunidade de Sangueiro.

Dois Air Tractor seguem em combate aéreo. Perto dali, em Barreiras, bombeiros continuam na Serra do Saco (Povoado Sapé). Só no setor nordeste do povoado, o fogo foi controlado. Duas aeronaves também dão suporte. Em Baianópolis, o combate seguem na comunidade de Barbosa.

Mais abaixo, em Morpará, na região do Velho Chico, o fogo só foi controlado na localidade de Mundo Novo. O combate continua nas Serras da Caxambeira e da Ema. Dois aviões fazem o combate aéreo e monitoram possíveis focos.

Ainda na região do Velho Chico, equipes trabalham no município de Oliveira dos Breijnhos, na localidade de Serra Passo do Cavalo.

Em Lençóis, na Chapada Diamantina, os bombeiros atuam na localidade de Lençóis.

Por fim, em Campo Alegre de Lourdes, na divisa com o Piauí, a equipe usa um trator para fazer aceiros, para impedir a propagação das chamas, e com o caminhão pipa os militares vão realizar linha fria às margens do aceiro.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 21 de Setembro de 2021
Notícias

No último domingo (19), dois homens e uma mulher foram presos pela Polícia Federal na cidade de Lagarto, Centro-Sul sergipano. Segundo a PF, eles são suspeitos de furtar um caixa eletrônico em um agência da Caixa Econômica Federal no município alagoano.

De acordo com o G1 SE, durante a abordagem ao veículo dos suspeitos foram encontrados dinheiro em espécie e o material utilizado no furto.

Ainda conforme a reportagem, há informações de que o grupo participou de ações semelhantes nas cidades de Xique-Xique, Ipirá e Iraquara, na Bahia,  e, em cidades do Espírito Santo.

Os suspeitos vão responder por furto qualificado e associação criminosa.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021
Notícias

O Grupo Formitex, que atua na indústria de transformação e logística, conheceu a estrutura do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco na quinta-feira (16). Coube ao vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, a apresentação da nova fronteira de desenvolvimento, que pretende tornar a Bahia competitiva no mercado de etanol, açúcar e biocombustíveis.

Os executivos estiveram na primeira usina sucroalcooleira em implantação no Polo, a Serpasa Agroindustrial, em Muquém do São Francisco, que deve ser inaugurada ainda este ano. Em Barra, a comitiva passou pela Fazenda São José, que irá produzir soja, milho, feijão e tomate, na Euroeste, do segmento da agropecuária, com expectativa de criação de 7,5 mil bois até o final de 2021 e na Fazenda Escola Modelo, que vai integrar educação, agronegócios, irrigação, cooperativismo e desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável. O encerramento da visita foi na ponte que liga Barra a Xique-Xique.

"O Polo Agroindustrial fará uma revolução no semiárido na Bahia. A ponte vai interligar a região Oeste ao restante do estado. A Fazenda Escola vai proporcionar capacitação à população da região e ofertar mão de obra qualificada. Já são 28 empreendimentos, 16 em fase de implantação e 12 em análise, com potencial de gerar cerca de 60 mil empregos, diretos e indiretos, e contará com investimentos de R$ 10 bilhões", declara João Leão.

Fonte: Ascom - Seplan



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 19 de Setembro de 2021
Notícias

Trinta e cinco quilos de maconha foram apreendidos, na tarde de quinta-feira (16),  pelo 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Irecê), no município de Barra,  Região do Médio São Francisco.

A drogas foram encontradas na residência de um casal, no bairro de Barro Vermelho. Ao perceber o cerco policial, a mulher tentou fugir pulando muros, mas acabou capturada na área externa. O companheiro também foi preso.

“As nossas ações, na região da Chapada, têm com objetivo combater, principalmente, o tráfico de drogas, principal causador de outros crimes”, declarou o comandante do Comando do Policiamento da Região da Chapada, coronel Marcelo Queiroz Pinto.

Com a dupla, apresentada na Delegacia Territorial (DT) de Barra e autuada por tráfico e porte iliegal,  também foram encontrados um revólver calibre 38, munições, 2 kg de cocaína, duas balanças e três aparelhos celulares. Na DT foi constatado que o homem responde por dois homicídios, como conta o titular da unidade, delegado Jenivaldo Rodrigues.

“Ele é de Mato Grosso e as mortes foram cometidas lá. Já a mulher tem várias passagens por crimes de roubo e tráfico. Ela foi casada com um traficante de alta periculosidade que, atualmente, encontra-se preso no complexo de Serrinha” pontuou o delegado.

Fonte: Ascom - SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021
Notícias

Com suspeita de infarto, o agricultor Idelfonso de Sousa, 55 anos, residente em Floresta de João Dourado, cidade próxima a Irecê, foi salvo graças aos procedimentos realizados no novo Serviço de Hemodinâmica do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho (Hospital Regional de Irecê), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Inaugurado no último dia 10, pelo governador Rui Costa e pela secretária da Saúde em exercício, Tereza Paim, o serviço irá beneficiar cerca de 400 mil habitantes de 19 municípios de toda a região.

A Hemodinâmica ainda estava em fase de testes, mas acabou salvando a vida do agricultor, que foi submetido a um cateterismo e a uma angioplastia, procedimentos essenciais no seu diagnóstico e que poderão ajudar outros pacientes. Seu Idelfonso conta que procurou o hospital, após sentir dores recorrentes do lado esquerdo do peito, sem dar a devida importância: “Senti piorar e pedi a minha esposa para me trazer ao hospital. O médico suspeitou de infarto e pediu os exames. Fiz tudo aqui, o serviço salvou minha vida. Tenho que agradecer, primeiramente a Deus, à Irmã Dulce, minha família, e aos médicos daqui”.

Com o novo Serviço de Hemodinâmica, o Hospital de Irecê passa a oferecer arteriografia, angioplastia e CATE (cineangiocoronariografia) para pacientes internos com indicação e pacientes regulados por meio da Central Estadual de Regulação. Os benefícios alcançam pessoas que antes precisavam percorrer até 400 quilômetros em busca de atendimento em hospitais de Feira de Santana e Salvador, e que agora já podem fazer seus exames e procedimentos no Hospital Regional de Irecê.

Em funcionamento desde sábado, a Hemodinâmica representa uma importante conquista para a líder clínica do hospital, Lara Azevedo: “Os nossos pacientes já estão sendo atendidos e isso representa um ganho imensurável. Estamos emocionados e muito felizes”, comemora. Para a líder da unidade hospitalar, Ingrid Rafaelly Correia, o novo serviço é a “realização de um sonho”: “Toda a equipe está confiante e dedicada em dar o seu melhor na assistência aos pacientes. Nós, que fazemos parte da OSID, levando conosco a missão do Amar e Servir, estamos muito felizes em poder contribuir com a melhoria de vida da população”.

Além da inauguração da Hemodinâmica, o governador assinou uma ordem de serviço para ampliação e reforma do hospital, que hoje conta com 120 leitos ativos e é habilitado para atendimento Urgência e Emergência nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Bucomaxilofacial e Pediatria.

Fonte: Ascom - HRI



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 15 de Setembro de 2021
Notícias

Uma equipe de policiais da Delegacia Territorial de Irecê e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes do município, com o auxílio da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati) da Chapada, prendeu um traficante no bairro Loteamento Fernandes, na última segunda-feira (13). Os investigadores estavam apurando denúncias a respeito de crimes na região quando realizaram a captura.

O homem, de 26 anos, chegava em casa em um veículo Gol com placa de Tucano, quando foi abordado pelos policiais. A equipe encontrou no carro uma quantidade de maconha e, na residência, dois tabletes da mesma droga, nove trouxinhas também do entorpecente, além de um papelote de cocaína e duas balanças de precisão. O automóvel tinha suspeita de adulteração e foi apreendido.

O delegado Ernandes Reis Júnior, gestor da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), destacou as ações contínuas das unidades da região a fim de reprimir o comércio ilegal de entorpecentes. "A Polícia Civil tem constantemente evoluído nas investigações e prisões de diversos traficantes que atuam nas cidades desta coordenadoria, sendo fundamental a parceria existente entre a DTE/DRACO e a 14ª Coorpin, no combate aos grupos criminosos, que contam ainda com o comprometimento do Setor de Investigação e do CATI/Chapada", declarou o coordenador.

O traficante preso na última segunda tem diversas passagens pela polícia por tráfico de drogas e havia sido posto em liberdade quatro meses atrás, depois de cumprir oito meses de uma condenação total de cinco anos de prisão. Ele também participou de um motim em uma delegacia da região neste ano, quando, junto com outros custodiados, tentou fugir.

Fonte: Polícia Civil



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 14 de Setembro de 2021
Notícias

A ponte vai fazer a ligação do oeste baiano com a Região de Irecê – Foto: Reprodução

Antes com previsão de conclusão dos serviços para o mês de outubro,  a ponte sobre o Rio São Francisco entre os municípios de Barra e Xique-Xique, agora,  deve ser entregue em novembro, como informou o governador Rui Costa nessa segunda-feira (13), em entrevista ao apresentador Adelson Carvalho, da Rádio Sociedade.

“A construção civil do equipamento foi concluída. Atualmente, a obra está na fase de capeamento da pista de rolamento e sinalização”, ressaltou Rui Costa.

“A ponte Barra/Xique-Xique tem uma importância muito grande não só para a mobilidade, mas para a economia. Ela vai integrar duas regiões que têm uma atividade agrícola forte”, afirmou Rui Costa.

Conforme o site Bahia.ba, o gestor explicou que a travessia do São Francisco na região é feita atualmente por balsas com capacidade limitada. A situação da BR-242, segundo Rui Costa, também compromete a mobilidade entre os dois municípios. “Eu não tenho dúvida de que boa parte do tráfego da BR-242 vai passar para a Estrada do Feijão e usar esta ponte (entre Barra e Xique-Xique”, opinou.

Ainda durante a entrevista, confirmou também que as obras físicas da ponte Salvador-Itaparica devem começar em novembro. No momento, está em andamento a sondagem do solo, que é o estudo sobre qual altura deve ter a perfuração para que os pilares que sustentarão a ponte sejam fixados na rocha.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp