Cinco propriedades rurais localizadas em Jacobina foram transformadas na quarta-feira, dia 1°, em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). A criação das unidades de conservação privada foi oficializada por meio de portarias publicadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no Diário Oficial do Estado da Bahia. O município agora conta com mais de 202 hectares protegidos, informa o promotor de Justiça Pablo Almeida, explicando que as reservas resultam de termos de compromisso assinados entre os proprietários das terras, Adroaldo Ribeiro Araújo e Elione Muritiba Araújo, e o Ministério Público estadual, por meio do programa do planejamento estratégico 'Floresta Legal'.
Segundo o promotor de Justiça, essas cinco RPPNs se somam a outras sete existentes no município de Jacobina, criadas em novembro de 2018, totalizando 12 já criadas com o apoio do ‘Floresta Legal’ na cidade. As Reservas Particulares são unidades de conservação privadas, reguladas pela Lei Estadual da Bahia nº 10.431/2006 e Lei Federal nº 9.985/2000, e, juntamente com o Parque Municipal das Macaqueiras - Unidade de Conservação Pública, integram importante corredor de biodiversidade, formando mosaico de áreas protegidas na cidade. Pablo Almeida destaca que as RPPNs são instrumentos postos à disposição dos particulares para que estes possam contribuir para a preservação do meio ambiente. Ele acredita que a criação das unidades é “um exemplo exitoso de cooperação entre cidadãos, sociedade civil organizada, organização não-governamentais e Estado”.
Pablo Almeida explica ainda que as RPPNs propiciam a preservação do meio ambiente sem afetar a titularidade do imóvel e geram vantagens aos proprietários, como, por exemplo, a isenção de Imposto Territorial Rural (ITR), a possibilidade de desenvolver atividades de ecoturismo e educação ambiental e a preferência na análise de pedidos de concessão de crédito agrícola pelas instituições oficiais. Ainda de acordo com ele, a criação de RPPNs contribui para a ampliação das áreas protegidas no país. Elas são mais facilmente criadas em relação às outras categorias de Unidades de Conservação, possibilitam a participação da iniciativa privada no esforço nacional de conservação da natureza e contribuem para a proteção da biodiversidade dos biomas brasileiros. A constituição das unidades em Jacobina foi fundamentada em estudos técnicos desenvolvidos pelos Instituto Água Boa e Ynamata, em colaboração com a Fundação Grupo o Boticário e executados pelos Institutos Água Boa e Ynamata, sem nenhum ônus financeiro aos interessados.
Fonte: MP-BA
Comunidade recebeu mutirão de serviços da Infraestrutura nesta quinta-feira
Os moradores do povoado de Achado acordaram mais cedo nesta quinta-feira, dia 02, para receber o mutirão da Secretaria de Infraestrutura. Diversas máquinas e cerca de 40 profissionais atuam na comunidade com serviços de limpeza, capina, roçagem, poda de árvores, pintura de meio-fio, retirada e coleta de resíduos, operação tapa buracos, encascalhamento e recuperação de equipamentos de praças e jardins.
O prefeito Elmo Vaz, acompanhado da bancada de vereadores e colaboradores da gestão municipal, vistoriou tudo de perto e falou sobre a importância dessa ação. “Estamos aproximando ainda mais o Poder Público das pessoas. Essa é nossa missão. Cuidar de gente! Cuidar do nosso povo”, pontuou o gestor.
O secretário de Infraestrutura comemorou o sucesso do projeto e confirmou que todo município vai receber a ação, “que leva dignidade e melhora a qualidade de vida dos moradores”, frisou, Jazon Júnior. O projeto "Prefeitura em Ação", tem como objetivo executar os serviços rotineiros de ordenamento e limpeza, associados ao trabalho de manutenção e revitalização dos espaços de uso coletivo. A próxima comunidade a receber o mutirão será a Vila Nobelino.
Fonte: Com informações de assessoria
Na manhã desta quinta-feira (02), Policiais Civis deram cumprimento a três mandados de busca e apreensão na cidade de Irecê.
Foram apreendidos 10 munições de calibre 12 em uma das residências.
Em outra residência, em que se investiga crimes sexuais contra criança foram apreendidos um pendrive e um microchip para análise, além de anotações de sites de pornografia infantil.
Além disso, as diligências continuam visando dar cumprimento a 03 mandados de prisão.
A Operação Unum Corpus contou com a participação de mais de 450 policiais civis em todo o Estado da Bahia.
Fonte: Polícia Civil
O ex-prefeito de Irecê e ex-deputado estadual, Zé das Virgens, foi eleito presidente do conselho deliberativo da AEPB - Associação de Ex-Prefeitos e Prefeitas da Bahia.
A eleição ocorreu na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nessa terça-feira 31 de agosto. O conselho deliberativo é composto de vinte e sete ex-gestores municipais, representando todas as regiões da Bahia.
Segundo a assessoria da entidade, o nome de Zé das Virgens foi aclamado para o cargo, por indicação de colegas que reconhecem sua experiência como prefeito e deputado por três mandatos consecutivos e, do bom trânsito que tem no interior e na capital, bem como seu prestígio junto aos órgãos públicos.
O presidente da diretoria executiva, coube a Silvio Ataliba, ex-prefeito de Maragogipe, município do recôncavo baiano, um dos idealizadores da fundação da entidade.
Conforme informação encaminhada ao Central Notícia, deputados de diversos partidos têm participado e apoiado a iniciativa institucional dos ex-prefeitos. Por meio da associação, seus associados fundadores, prometem zelar pela imagem, legado, propiciar assistência técnica e jurídica e, atuarem política, administrativa e suprapartidariamente no fortalecimento do desenvolvimento dos municípios baianos.
A UPB ( União das Prefeituras da Bahia ) é o órgão de representação dos municípios e a AAPB ( Associação de Ex-Prefeitos e Prefeitas da Bahia ), representa os gestores, a pessoa física, a personalidade pública.
Ainda de acordo com a assessoria, Zé das Virgens ainda está em Salvador, nas tratativas para o registro da entidade, juntamente com colegas que passarão a dar início aos trabalhos para instalação e funcionamento da entidade.
Fonte: Da Redação
Cerca de 300 gramas de cocaína foi apreendida por policiais civis na delegacia de Irecê, na última segunda-feira (30). A informação é da Polícia Civil.
“Policiais civis, após notarem atitudes suspeitas de presos, que ao saírem da carceragem para levarem o lixo sempre pediam para pegar caixas vazias que estavam ao redor da delegacia”, explicou a PC, em nota.
Ainda segundo a nota, tal fato causou estranheza da equipe. ‘Na segunda-feira, percebeu-se que algumas caixas foram colocadas próximas à delegacia.
Policiais civis foram até as caixas e identificaram um fundo falso na caixa, onde foram encontrados aproximadamente 300g de cocaína separadas em saquinhos’.
Conforme a polícia, investigações dão conta que o entorpecente seria comercializado dentro da custódia e consumido pelos detentos.
A droga foi apreendida pela Polícia Civil e será incinerada posteriormente.
Fonte: Da Redação
Trata-se de um complexo fundamental para logística e produção do Estado/Foto: Divulgação
Com um pouco mais de 90% das obras de construção concluídas, a ponte de Barra a Xique-Xique é atualmente a mais importante da Bahia. Contando com extensão de 545,5km, o perfil empresarial conserva o sistema BA-052 do Km zero na altura de Feira de Santana, no Centro-Norte baiano, à integralidade dos 83,5Km da BA-160 até a Barra, na Chapada Velha. O projeto foi idealizado pelo vice-governador João Leão (PP), que sonhava com a ponte.
“Eu sonhava com uma ponte aqui desde menino, por isso digo e repito: sonhos, acreditem neles”, disse Leão ao site Acesse Política. Realizada pelo Governo da Bahia, a ligação do sistema, que consiste em um eixo integrador para a Bahia e atravessa 18 municípios, tende a oportunizar o crescimento econômico, fomentando a economia regional e gerando empregos, visto que se trata de um complexo fundamental para logística e produção do Estado.
O gabarito navegável conta com 50 metros de largura/ Foto: Divulgação
“É uma das vias mais importantes para o escoamento de grãos, oleaginosas, minérios e da pecuária produzidos no oeste da Bahia. Um empreendimento muito bem estudado, que é indutor de progresso e gerador de empregos”, disse Marcus Cavalcanti, Secretário de Estado da Infraestrutura. Conforme o engenheiro da obra, a ponte estará entregue em novembro de 2021 e em janeiro de 2022 será iniciada a operação com cobrança de pedágio, que será efetuada com uma tarifa equivalente à das balsas.
O gabarito navegável conta com 50 metros de largura e um calado aéreo de 15,5 metros, permitindo a passagem de embarcações que aflorem da água, com o rio em sua máxima cheia, até essa altura; dois vãos de 60 metros, laterais ao vão navegável e mais outros 20 vãos de 40,61 metros.
Fonte: Acesse Política
Material apreendido – Foto: Divulgação/PC
Nesse sábado (28), equipes da Polícia Civil, após trabalho investigativo, conseguiram informações acerca de um local que estava servindo como ponto de drogas.
Policiais civis realizaram campana no local e identificam o suposto dono da droga. O nome do suspeito já havia sido citado por colaboradores como uma das pessoas que abastecem o tráfico no bairro Loteamento Felix ( conhecido como Morro do Urubu), em Irecê.
Após notar que uma movimentação estranha no local, policiais civis adentraram na residência, sendo possível apreender os seguintes ilícitos:
Na casa foi encontrado um homem. A droga apreendida é avaliada em torno de R$ 35.000,00.
Todo o material foi encaminhado para o plantão central da Delegacia Territorial de Irecê, sendo o suspeito flagranteado pelo crime de tráfico de drogas.
Fonte: Polícia Civil
O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizou mais uma captação de múltiplos órgãos na manhã deste domingo (29).
“Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho em Irecê. Começamos o domingo com 8 vidas salvas graças a doação de órgãos. Diga sim. Salve vidas! gratidão eterna ao herói doador e sua família”, diz a publicação no Instagram do HRI.
Para se tornar um doador de órgãos não é necessário registrar por escrito, mas é importante informar aos familiares o desejo de ser doador, por isso, o contato e os esclarecimentos à família são essenciais para que a autorização seja dada e, desse modo, realizada a captação.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Da Redação
“É uma região muito próspera. O Governo do Estado está acertando em trazer o setor sucroalcooleiro para a Bahia". A afirmação do empresário Adriano Sabadini, do grupo J. Alves Fertilizantes, que planeja expandir investimentos na área de fertilizantes líquidos e implantar uma unidade produtora de etanol no Médio São Francisco baiano, é unânime entre os executivos de negócios que integraram a comitiva, liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, que visitou o Polo Agroindustrial e Bioenergético, em Barra, na última semana.
A J. Alves Fertilizantes é especializada em comercialização e aplicação de fertilizantes líquidos diretamente no solo. “Achei o projeto fantástico. A Bahia hoje é dependente de importação e o polo vai gerar emprego, receita e abastecer o mercado, talvez até baixando o preço. Nosso negócio é a fertirrigação, fertilizante líquido, que traz ganho produtivo para as unidades tanto de sucroalcooleiro, quanto fruticultura e projeto do vinho”, completou Sabadini.
Já Leão, destacou a importância da Bahia tornar-se autossuficiente com a construção de 11 unidades sucroalcooleiras. “Queremos produzir o suficiente para deixar de importar álcool e açúcar. Queremos botar o Estado para frente. Temos aqui investidores de Sergipe, do Espírito Santo e da Bahia, que querem implantar novas unidades de açúcar e álcool no local. Nós já temos quatro protocolos assinados, uma usina quase pronta para a primeira moagem e temos a certeza que essa viagem de negócios vai render bons frutos”, declara.
“Vejo um potencial muito grande aqui, especialmente às margens do rio São Francisco e uma coragem imensa dos Paranhos, que chegou aqui no meio dessa área, que antes era uma pastagem e transformou isso em trabalho, muito emprego e renda para região. Isso aqui tem um potencial muito grande na região tanto para cana, quanto para outras culturas, fruticultura irrigada. Tem um solo bom, plano e água em abundância, além de muito sol, um outro fator que é muito importante”, diz Ezequiel Leite, da Usina Iolando Leite.
Com 30 anos de mercado, a usina termelétrica Iolando Leite, instalada em Sergipe, produz etanol, aguardente e energia. A empresa tem capacidade de produzir 600 mil toneladas de cana-de-açúcar. O etanol é todo vendido para Bahia e Sergipe. Já a Frutal Nordeste, do mesmo grupo, que trabalha com fruticultura irrigada, tem capacidade de produzir 500 mil toneladas de banana, coco e manga. As frutas são vendidas para todo mercado nacional, especialmente para São Paulo e alguns países da Europa. As duas empresas empregam cerca de 1,3 mil pessoas.
O empresário Marcos Euzébio, presidente do Rotary Club da Bahia, que também integrou a comitiva, tem negócios na região há 20 anos e afirma que esperava por esse momento. “Eu já esperava chegar o momento desse boom na região. Vamos ter o devido reconhecimento no mundo, porque essa região de Barra tem potencialidade hídrica, solar e quantidade de terra. Isso aqui vai ser um potencial energético eólico, solar e sucroalcooleiro e vai mudar totalmente o perfil da Bahia nesse médio São Francisco”, diz.
O Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco integra o Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável, no âmbito da Agenda de Desenvolvimento Territorial (AG-Ter), coordenada pela Seplan. Segundo a pasta, já há 16 projetos em implantação, outros 11 em análise, uma projeção de receber mais de R$ 9 bilhões em investimentos privados e gerar cerca de 60 mil empregos, diretos e indiretos.
Fonte: Ascom - Seplan
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta quarta-feira (25), no auditório da instituição, um encontro com os prefeitos Elmo Vaz (Irecê), Tarcísio Torres (São Gonçalo dos Campos), Marcelo Passos (Conceição do Coité) e Zé Cocá (Jequié), além de secretários municipais, gestores dos Núcleos Territoriais da Educação (NTE) e professores. O governo do Estado entregou Complexos Poliesportivos Educacionais nesses municípios e o objetivo do encontro foi apresentar a estrutura dos equipamentos e discutir o uso para além da rede estadual de ensino.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que os Complexos Poliesportivos se caracterizam como espaços de formação pedagógica, que fomentam o esporte, mas também a arte, a cultura e a tecnologia no currículo escolar. “O encontro com os prefeitos e profissionais dos municípios tem como objetivo construir uma proposta de gestão dos espaços para o uso compartilhado com os municípios e comunidades. A ideia é ouvirmos, ao máximo, as pessoas para que tenhamos um padrão de regimento, porém adequando às realidades locais”.
O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, que é prefeito de Jequié, falou sobre a importância deste diálogo. “Temos uma perspectiva muito boa sobre a expansão do esporte estadual, através das comunidades escolares. A parceria entre os poderes executivo e estadual com os moradores e entidades locais fomenta uma maior capacidade de uso dos espaços e aumenta a convivência social entre as pessoas do território”.
Em 2020 e 2021 foram inaugurados os Complexos Poliesportivos Educacionais em Irecê, Conceição do Coité, São Gonçalo dos Campos e Jequié. E outros nove já estão em construção nos municípios de Itapetinga, Alagoinhas, Riachão do Jacuípe, Camaçari, Serrinha, Cruz das Almas, Itaberaba, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória.
Ação - Os Complexos Poliesportivos Educacionais são uma ação do governo do Estado, realizada por meio da SEC, para requalificar a infraestrutura de educação, esporte, lazer e cultura, disponibilizando equipamentos com moderno padrão arquitetônico e fortalecendo as práticas esportiva, artística e cultural no currículo escolar. Além da crede estadual, os complexos atenderão aos estudantes das redes municipais e particular, bem com a comunidade local.
Fonte: Ascom - SEC
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...