Quarta-feira, 18 de Agosto de 2021
Notícias

 Dois adolescentes de 16 anos suspeitos de envolvimento na morte de um menino de 11, em Morro do Chapéu, foram apreendidos na terça-feira (17), naquele município, durante ação conjunta das policiais Civil e Militar.  

De acordo com o titular da Delegacia Territorial (DT/Morro do Chapéu), Marcus Edmundo da Cunha Pina, a vítima estava desaparecida desde sábado (14). “Iniciamos as diligências no mesmo dia”, ressaltou.   

A dupla indicou o local onde enterrou o garoto, encontrado decapitado e com perfurações de arma branca no tórax, braços e pernas. “A cabeça estava ao lado do corpo, numa região de mata conhecida como Areial”, acrescentou o delegado.          

A polícia apurou que o crime tem ligação com o tráfico de drogas. “Os adolescentes, que confessaram a prática criminosa, teriam matado o menino porque ele furtou pedras de crack que pertenciam a dupla”, explicou o titular da DT/Morro do Chapéu”.

Autuados por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio e ocultação de cadáver, os suspeitos estão à disposição do Ministério Público. As guias de necropsia e perícia de local de crime foram expedidas pela unidade policial.

Fonte: Polícia Civil da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 17 de Agosto de 2021
Notícias

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da região de Irecê promoveram nesta segunda (16) o 1º Seminário Territorial “O Município e a Agenda Ambiental”. O evento, que aconteceu no Sindicato dos Comerciantes de Irecê, oportunizou um primeiro momento de debate e a apresentação do projeto de apoio aos municípios da região, por meio do Programa Gestão Ambiental Compartilhada (GAC).

“O seminário tem um objetivo principal de apresentar  aos representantes dos municípios o plano de trabalho do convênio, da parceria com o consórcio público, além de trazer alguns temas da política ambiental  de interesse da região", explica a coordenadora de Articulação Institucional da Sema, Kitty Tavares. De acordo com ela, uma das ações do Programa GAC é fomentar o trabalho dos consórcios públicos intermunicipais, por meio de convênios, disponibilizando recursos para que a equipe dessa estrutura colabore, em apoio aos municípios, em cada território de identidade.

O Consórcio de Irecê celebrou em maio o seu segundo convênio com a Sema, para o biênio 2021/2023, para dar suporte técnico aos 23 municípios do Território de Identidade. O prefeito de Jussara, Taciano Mendes, que também preside o Consórcio, destacou que por meio do convênio é possível prestar um apoio estrutural e uma assessoria técnica mais dinâmica aos municípios. “A partir da parceria os gestores públicos podem tornar a gestão ambiental mais eficiente em suas atribuições legais”, comentou.

Para a secretária do Meio Ambiente de Morro de Chapéu, Ana Raquel Cedraz, o GAC é um avanço para as gestões ambientais das cidades menores. “Muitas secretarias ainda não possuem estrutura suficiente para montar uma equipe técnica para realizar fiscalizações e licenciamentos que competem aos respectivos municípios. Então, o programa permite um diálogo mais dinâmico com o estado no que diz respeito ao desenvolvimento da gestão ambiental compartilhada”, finaliza.

Programa GAC - A Sema implementou o GAC, atendendo à diretriz do Governo do Estado, de apoio à descentralização da gestão do meio ambiente e tem como objetivo apoiar os municípios baianos, individualmente ou através de parceria com os consórcios públicos, para a adequação de suas estruturas municipais de meio ambiente. Para o biênio 2021/2023, o Estado celebrou em maio e agosto 20 convênios com diferentes consórcios públicos intermunicipais. A ação representa um investimento de R$ 4,25 milhões, que vão beneficiar 270 municípios baianos.

Fonte: Ascom - SEMA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 17 de Agosto de 2021
Notícias

'Foi uma bela surpresa que superou as nossas expectativas. Pode-se dizer que é uma proposta irrecusável'. A Afirmação é do Diretor Geral da Vinícola catarinense Panceri, Celso Panceri, que após visita às regiões baianas do Vale do São Francisco e do Médio São Francisco, no sábado (14) e domingo (15), garantiu que a possibilidade de investimento na região é de 100%.  Panceri esteve acompanhado de 11 produtores de vinho catarinenses que integraram a comitiva coordenada pelo vice-governador da Bahia João Leão, atual secretário estadual do Planejamento.

Celso Panceri destacou ainda o que te chamou a atenção quanto ao potencial das regiões visitadas. “As condições de produção são realmente muito boas em termo de água, solo e clima, inclusive com a possibilidade de retorno na metade do tempo que se tem em Santa Catarina e com a grande vantagem de termos nessa região pouca chuva, que é um fator negativo no sul, já que a chuva danifica a fruta”, explica. Localizada no município de Tangará-SC, a Vinícola Panceri, da qual além de diretor é sócio fundador, tem quase trinta anos de atuação e acumulou sete premiações em concursos nacionais e internacionais somente nos últimos dois anos. A Panceri foi a primeira vinícola catarinense a exportar, enviando remessas de vinhos Reserva para a República Tcheca e para os EUA, em 2006.

A imagem do solo rachado pela seca é difícil de evitar quando o assunto é o semiárido nordestino. Detalhadamente descrita por Euclides da Cunha no clássico Os Sertões de 1902, a região carrega o estigma do sofrimento daqueles que convivem com a escassez de água. No extremo oposto a esta imagem, na Bahia, existe, no entanto, um sertão com abundância de água e produtivo, cuja imagem não é tão popular assim. O Vale do São Francisco é uma das novas regiões vitivinícolas brasileiras produtoras de vinhos finos e internacionalmente é referência na produção de frutas, devido às condições extremamente favoráveis de clima, abastecimento de água e solo. O Médio São Francisco reúne condições edafoclimáticas ideais para o desenvolvimento de projetos agroindustriais, baseados no uso da irrigação e de tecnologias de ponta. Somada a estas características estão terras férteis, de baixa inclinação e disponibilidade hídrica a partir dos rios Grande e São Francisco.

Fernando Peixoto, executivo da Vinícola Santa Augusta localizada na capital catarinense da uva e do espumante, a cidade de Videira, destacou o potencial das regiões. “É muito Visível e nítido para nós o potencial dessas regiões, não só para uva como para qualquer cultura. Ficamos muito felizes em conhecer essas regiões e confirmar essa capacidade produtiva. Agora vamos estudar melhor a viabilidade econômica, mas sem dúvidas o custo da terra e a possibilidade de duas safras anuais, característica peculiar à região, são bastante atrativos”, avaliou. No mercado de vinhos desde 2006, a santa Augusta conta com maquinários de alta tecnologia, tanques de inox e câmera fria para recepção das uvas, aliados a avançadas técnicas para produção de vinhos de qualidade internacional.

“Essa é uma das grandes oportunidades de investimento que temos na Bahia. Ganham todos os lados, os investidores têm um enorme potencial produtivo a explorar e nós, na Bahia, ganhamos na geração de emprego e renda e incorporamos a nossa região vitivinícola empresas com grande expertise na produção vinho, espumantes e suco de uva”, explica João Leão. 

No Vale do São Francisco, a comitiva visitou, dentre outros empreendimentos, as instalações da GrandValle, empresa dedicada à produção de vinhos de mesa, sucos, geleias e frutas in natura e a Vinícola TerraNova, do Grupo Miolo, que se dedica à produção de espumantes, vinhos jovens e frutados e suco de uva. Os empreendimentos se localizam no município de Casa Nova.

No Médio São Francisco, foram visitados alguns empreendimentos que integram o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, como a Fazenda São José, que irá produzir soja, milho, feijão e tomate, a Fazenda Euroeste, do segmento da agropecuária, com expectativa de criação de 7,5 mil bois até o final de 2021, e a Fazenda Desterro, que atualmente produz inhame e batata, mas que futuramente também produzirá grãos. Os empreendimentos estão situados no município de Barra. 

Fizeram parte da comitiva ainda os executivos das vinícolas Sam Michele, Girola, Suzin e Florete. A primeira delas, a Sam Michele, instalada no município de Rodeio- SC acumula 34 premiações nacionais e produz a partir de técnicas aperfeiçoadas no reconhecido Instituto italiano San Michele all’Adige. A Girola, localizada na grande Florianópolis, produz vinhos a partir de técnicas trazidas por imigrantes vindos de Trento, Itália. A Suzin, pioneira no plantio de uvas na região de São Joaquim-SC, cultiva as variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Montepulciano, Petit Verdot, Cabernet Franc, Malbec e Rebo. A florete, localizada no município de Pinheiro Preto-SC, produz além de vinho, bebidas mistas e gim.

Fonte: Ascom - Seplan



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 17 de Agosto de 2021
Notícias

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu obras e serviços de impermeabilização em 12 tanques escavados do Centro de Integrado  Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique. A unidade é vinculada à 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano. A iniciativa terá como consequência diminuição da perda de água e redução do consumo de energia.

Na avaliação de Antônio Nascimento, chefe do Centro de Xique-Xique, as intervenções aumentam a eficiência das ações e promovem economia e sustentabilidade.  “Além da questão estrutural, a impermeabilização vai contribuir significativamente para manutenção da produção do Centro, que, no ano de 2020, alcançou cerca de 2,1 milhões de alevinos, distribuídos em cinco espécies, três nativas da bacia do rio São Francisco, que são curimatã, piau verdadeiro e pacamã, e duas não nativas, que são tambaqui e tilápia”, acrescenta Nascimento.

De acordo com Edson Marques Júnior, gerente de Revitalização da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, as ações de modernização do Centro são importantes para o atendimento da alta demanda. “A aquicultura vem em uma crescente, e a Codevasf entende a importância de continuar apoiando, não só com a distribuição de alevinos, mas também com o desenvolvimento de tecnologias e inovações no setor”, afirma.

As intervenções no Centro incluíram a instalação de geomembrana lisa em PCV (policloreto de vinila) com manta geotêxtil resistente a raios ultravioleta, com resistência química e atóxica. Os investimentos foram de cerca de R$ 150 mil.

“Além de fornecer alevinos em quantidade e com qualidade para ajudar os piscicultores de pequeno porte, contribuindo com a geração de ocupação e renda, [o Centro de Xique-Xique] fornece, ainda, para a recomposição de ictiofauna nos rios que fazem parte da área de atuação da Codevasf na Bahia e em outros estados”, explica o superintendente regional da Companhia em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier.

Aquicultura e recursos pesqueiros

A Codevasf possui seis Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura na bacia do São Francisco, localizados em municípios de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Nos centros foram realizados os primeiros projetos bem-sucedidos de reprodução artificial de espécies de importância ecológica e econômica para a região do São Francisco, como o surubim e o pirá.

As atribuições dessas unidades incluem desenvolvimento de tecnologias de reprodução artificial, ações de repovoamento de corpos hídricos, desenvolvimento de estudos de monitoramento da qualidade da água, fomento à aquicultura, desenvolvimento de pesquisas em biologia pesqueira, capacitação de produtores, pescadores e estudantes em técnicas de criação e propagação de peixes e apoio a organizações de pescadores e criadores.

Fonte: Ascom - Codevasf



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 16 de Agosto de 2021
Notícias

Missão dada é missão cumprida: graças ao empenho das equipes de Saúde e o planejamento estratégico da gestão Elmo Vaz, o município de Irecê atingiu a impressionante marca de 92,6% de vacinação contra a influenza e superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o público-alvo.

A influenza é uma infecção viral aguda, altamente transmissível, que afeta o sistema respiratório e pode matar. Além da defesa individual de cada pessoa, a vacina protege as famílias e toda a comunidade. Em consequência, minimiza o impacto dessas complicações na rede pública de Saúde e reduz a incidência de sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.

Nesta nova campanha contra a influenza, foram imunizadas crianças de 6 meses e menores de 6 anos de idade, além de gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais e também: professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas ou condições clínicas especiais, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros.

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 16 de Agosto de 2021
Notícias

Uma arma de fogo foi apreendida por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido), em Xique-Xique, no último sábado (14). A apreensão ocorreu na comunidade de Tapera, zona rural do município. A informação é da CIPE-Semiárido.

“Por volta das 05h, a Guarnição ao averiguar denúncia anônima que um homem ameaçava moradores da localidade, flagrou o autor das ameaças de posse de armas de fogo.

Material apreendido:

  • Espingarda, marca CBC, Cal .28,  numeração 249859
  • Cinta cartucheira com 14 munições intactas e 02 deflagradas
  •  Espingarda tipo socadeira

As armas foi encaminhadas à delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 16 de Agosto de 2021
Notícias

Imagem - reprodução

Os veículos e sucatas apreendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) serão levados a leilões neste mês de agosto. Serão três eventos e o primeiro ocorre no segunda -feira (16), através da internet.

O leilão de segunda-feira vai ofertar veículos em condições de circulação e sucatas aproveitáveis custodiados nos pátios de Salvador e Vitória da Conquista. Um dos destaques na capital baiana é um Kia Cerato EX2 2010 com bancos de couro e lance inicial de R$ 4 mil.

Na terça-feira (17), será a vez do leilão dos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari e Irecê que oferecem veículos e lotes de sucatas com ofertas exclusivas para empresas de autopeças, através do site.

As cidades de Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim e Conceição do Coité encerram a série de leilões, na quarta-feira (18), a partir das 9h. Os lances acontecem no site do leiloeiro oficial.

Uma vantagem dos leilões é que o comprador não assume dívidas pendentes do veículo, se responsabilizando apenas pelo pagamento do IPVA do exercício atual.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 16 de Agosto de 2021
Notícias

Aos 77 anos, completados na semana passada, Duda Mendonça acaba de falecer, vítima de um câncer no cérebro. Estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo há dois meses.

Foi o mais célebre marqueteiro político brasileiro. Fez a campanha vitoriosa de Lula em 2002, criando na ocasião o slogan que o petista usa até hoje quando quer piscar para o centro — "Lulinha, Paz e Amor".

Publicitário de origem (abriu a agência DM9 em 1975, ainda em Salvador, que pouco anos depois teria Nizan Guanaes, seu ex-estagiário, como sócio), Duda estreou no marketing político que lhe daria fama de mago em 1985, quando trabalhou na campanha que elegeu Mário Kertez prefeito de Salvador.

Sete anos depois, foi o marqueteiro de Paulo Maluf, que pela primeira vez se elegeria prefeito de São Paulo por via direta.

Duda também foi personagem fundamental da CPI dos Correios, a do mensalão. Em, agosto de 2005, deu um depoimento explosivo aos senadores, admitindo que recebera pagamentos do PT numa conta no exterior, via caixa 2. A partir dali, terminaria sua relação com o PT. Já internado, Duda recebeu uma visita de Lula, que estava no Sírio para um check up. Foi a primeira vez que se viram em mais de uma década sem se falar.

Fonte: O Globo



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 15 de Agosto de 2021
Notícias

O trabalho integrado entre unidades da Polícia Civil nas cidades de Irecê e Seabra resultou no cumprimento de mandado de um suspeito de envolvimento com tráfico de drogas, na última quinta-feira (12).

O homem, que foi alvo de uma operação deflagrada pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Irecê, foi preso no Povoado do Segredo, na zona rural de Souto Soares, por policiais da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra)

Conforme investigações realizadas pela especializada, o suspeito seria chefe de um grupo criminoso responsável pela distribuição de drogas nas cidades de Irecê e Souto Soares, além da Ilha de Itaparica.

Durante a ação policial ainda foram apreendidos dois carros adulterados, que devem ser encaminhados à perícia. O suspeito será recambiado para o município de Irecê.

Fonte: Polícia Civil



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 13 de Agosto de 2021
Notícias

A Polícia Civil da Bahia está reforçando o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. Além das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), elas também podem contar com os Núcleos de Atendimento à Mulher (NEAMs). No município de Irecê, desde junho deste ano, as mulheres contam com uma NEAM – localizada na Rua Santo André, no bairro Copirecê.

As NEAMs são núcleos anexos às delegacias ou coordenadorias de regiões do interior, onde há demanda para o atendimento especializado e funcionam com o apoio de assistentes sociais e psicólogas, a partir de parceria com os poderes públicos locais.

Em Irecê, a NEAM anexa à Delegacia Territorial (DT), da cidade, desde a fase experimental, em março deste ano, já instaurou 90 inquéritos policiais e concluiu e encaminhou 81 para a Justiça com o indiciamento dos autores. Além disso, efetuou oito prisões em flagrante e solicitou 91 medidas protetivas.

A Delegada-Geral Heloísa Campos de Brito destacou a importância do reforço no atendimento especializado. “Desde o aprimoramento das equipes que atendem mulheres vítimas de violência nas nossas unidades, por meio de capacitações realizadas pela nossa Academia da Polícia Civil (Acadepol), até a implantação destes núcleos especializados, estas são ações que integram uma série de medidas da Polícia Civil para coibir este tipo de crime. Vamos continuar avançando na defesa das mulheres”, afirmou.

A titular da NEAM/Irecê, delegada Maria José, orienta as mulheres do município. “As vítimas não devem esperar que aconteça uma agressão física. Ela pode nos procurar a partir de uma ameaça, um ato de injúria ou de outras violências psicológicas e patrimoniais. A população também deve colaborar e denunciar”, informou.

O núcleo especializado é um dos quatro já em funcionamento no interior. Além de Irecê, as NEAMs estão em funcionamento nos municípios de Itapetinga, Santo Antônio de Jesus e Jacobina. Outros núcleos também serão inaugurados nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Serrinha e Santo Amaro da Purificação. As mulheres também podem procurar as DEAMs mais próximas ou as Delegacias Territoriais.

Fonte: Polícia Civil da Bahia



Compartilhar no Whatsapp