Quarta-feira, 02 de Junho de 2021
Notícias

Imagem ilustrativa

Três usinas de oxigênio hospitalar serão instaladas na cidades de Irecê, Barreiras e Vitória da Conquista, de acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB). O objetivo é resolver questões com abastecimento do insumo.

Segundo o Secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas, na questão do oxigênio hospitalar, a dificuldade da Bahia é garantir o ressuprimento dos cilindros em algumas regiões. “Em função disso, ao longo desses dois meses, remanejamos cilindros para essas regiões que tinham dificuldade de encher com maior frequência, de modo que eles pudessem ficar mais tempo sem entrar no limite de exaustão e esvaziamento desses cilindros”, explicou ao portal A Tarde.

Ainda conforme  a SESAB, Ministério da Saúde prometeu mandar para a Bahia concentradores de oxigênio. A solicitação feita há 45 dias foi de 400 equipamentos.

 “O Ministério da Saúde ficou de mandar para a gente. Já pedimos há 45 dias e não recebemos, mas serão muito bem-vindos”,  disse o gestor estadual.

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 02 de Junho de 2021
Notícias

Ex-prefeito de Barra-BA, Deonisio Ferreira de Assis – Foto: Reprodução

Na sessão desta terça-feira (01/06), realizada por meio eletrônico, o Tribunal de Contas dos Municípios concedeu provimento ao recurso ordinário apresentado pelo ex-prefeito de Barra, Deonísio Ferreira de Assis, e determinou a emissão de novo parecer, alterando o mérito no julgamento das contas municipais referentes ao exercício de 2019 de rejeição para aprovação com ressalvas. O relator do recurso, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, manteve, no entanto, a multa imputada inicialmente no valor de R$5 mil. Foi excluída, por fim, a representação ao Ministério Público Estadual.

O julgamento do recurso ordinário foi concluído com a apresentação do voto do conselheiro Fernando Vita, que havia pedido vistas do processo para analisar melhor os argumentos apresentados pelo ex-prefeito e o novo parecer apresentado pelo corpo técnico do tribunal. As contas de Barra foram rejeitadas – na primeira análise – em razão de abertura de crédito adicional suplementar sem a indicação dos recursos necessários para a devida cobertura. Inconformado com a decisão, o gestor apresentou recurso alegando que houve “falha na atualização do software contábil para transmissão do ‘metadados’, o que, segundo ele, comprometeu as informações registradas no Demonstrativo de Superávit/Déficit Financeiro”.

O conselheiro Fernando Vita, no seu voto, com base na nova documentação, concluiu que a análise feita pelo conselheiro relator, José Alfredo Rocha Dias, estava correta, e os créditos adicionais efetivamente estão respaldos em superávit financeiro existente nas fontes 14 (Transferência do SUS) e 18 (FUNDEB 60%), restando descaracterizada a irregularidade. Por isso, assim como os demais conselheiros, seguiu o do relator. Foi recomendado ao gestor que as contas contenham, originalmente, planilha detalhando a composição do total de excesso de arrecadação e do superávit financeiro por fonte, o que pode evitar ocorrências como as apontadas no parecer inicial.

Fonte: TCM-BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 01 de Junho de 2021
Notícias

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em abril deste ano, a Bahia gerou 9.207 postos de trabalho com carteira assinada, resultado que decorre da diferença entre 52.539 admissões e 43.332 desligamentos. Dessa forma, a Bahia liderou a geração de emprego formal no Nordeste no mês. Os dados são do Ministério da Economia, que divulgou hoje (26) as estatísticas mensais do emprego formal, através do Novo Caged, sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

Apesar do contexto sanitário mundial atípico, o estado ocupou a primeira posição em relação à geração de posições celetistas dentre os estados nordestinos e a sexta dentre os estados brasileiros em abril de 2021. No Nordeste, seis estados criaram vagas de trabalho. A Bahia (+9.207 postos) foi acompanhada por Pernambuco (+4.798 postos), Ceará (+3.297 postos), Maranhão (+3.056 postos), Piauí (+2.060 postos) e Paraíba (+690 postos). Em contrapartida, Alagoas (-3.208 postos), Sergipe (-92 postos) e Rio Grande do Norte (-61 postos) encerraram posições celetistas.

"Essa marca é excepcional, sobretudo neste momento de enfrentamento à crise sanitária da Covid-19. Reflete também o trabalho de interiorização dos investimentos, promovido pelo Governo do Estado, que sinaliza o índice de 86% dos novos empreendimentos indo para as cidades do interior. Além disso, a Bahia tem atualmente 198 empreendimentos em processo de implantação, em 72 municípios, com aporte de R$ 45,4 bilhões e oferta potencial de 17,4 mil postos de trabalho. Cerca de 60% desses investimentos estão previstos para entrarem em operação até 2022", aponta o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

Classificando os setores de atividade econômica em cinco grandes grupos, todos apresentaram saldos positivos em abril de 2021: Serviços (+4.761 postos), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.568 postos), Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (+1.203 postos), Indústria geral (+879 postos) e Construção (+796 postos). No grupamento que mais gerou, o de Serviços, destacou-se a área de Saúde Humana e Serviços Sociais com a criação de 2.483 postos.

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a Bahia (+52.362 postos) seguiu a tendência apresentada pela região nordestina (+88.576 postos) e pelo país (+957.889 postos). O estado ocupou a primeira posição no Nordeste, seguido pelo Ceará (+20.026 postos). No Brasil, o estado baiano está no sexto lugar, levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. A capital do estado também apresentou saldo positivo em abril (+1.658 postos) e no acumulado do ano (+12.275 postos).

Fonte: Ascom - SEI



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 01 de Junho de 2021
Notícias

A prefeitura de Morro do Chapéu, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Reforma Agrária (Seagri), promove o programa de Incentivo à Agricultura Orgânica. O objetivo é impulsionar a produção orgânica certificada no município.

A meta é chegar ao final do próximo ciclo, em julho do ano que vem, com pelo menos cinquenta produtores com certificação e, com isso, dar um grande salto na produção orgânica na cidade. Atualmente, Morro do Chapéu conta com cerca de sete ou oito produtores certificados.

“Morro tem um potencial muito favorável para a produção orgânica, que é a ‘bola da vez’ agora, e tem tido uma expansão muito grande. Nossa cidade já tem um grupo de produtores orgânicos certificado há dois anos, o Grupo Cambuí, que produz diversas culturas. Inclusive, o primeiro e único produtor de morango orgânico da Chapada Diamantina é Morro do Chapéu”, conta Fábio Oliveira Pinto, secretário municipal de Agricultura e Reforma Agrária.

Fábio explica que, para lançar o programa, foi feita uma parceria junto ao Sebrae e foi realizada também uma oficina de produção orgânica com rentabilidade no município, nos dias 20 e 21 de maio últimos. Foram dois dias de capacitação prática. Nessa oficina foram discutidas tanto a parte da produção orgânica como a parte de legislação, além de informações sobre a certificação.

Certificação

O secretário informou que a Seagri já este entrando em contato com algumas certificadoras, como a Rede Povos da Mata, que é uma certificadora participativa. Ela, nesse caso, é sediada no Sul da Bahia e tem um núcleo aqui na região de Irecê, que é o Núcleo Raízes do Sertão.

“Essa instituição certifica a unidade produtiva junto às famílias. Isso significa que todos os produtos produzidos naquelas unidades seguem todas as práticas ecológicas, com reconhecimento pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O ciclo de certificação inicia-se agora em junho. O Grupo Cambuí já está renovando sua certificação com uma auditoria do Ministério, o que é chamado de “olhar externo”. São vistorias feitas pela própria certificadora, de fora da região nas propriedades, reconhecida pelo Ministério, para se certificarem se estes estão na conformidade orgânica.

“O objetivo agora é dar continuidade aos trabalhos na parte de assistência técnica e de identificação do produtor, com perfil e interesse, fazer o acompanhamento de transição agroecológica e, ao final do processo de no mínimo um ano, certificá-los. Caso consigam obter essas condições mínimas exigidas na legislação, incluí-los em uma certificadora no sentido de concluir a posição agroecológica da produção que eles já têm, para a cultura orgânica certificada”, explica o secretário de Agricultura.

Quem tiver interesse em participar do Programa de Incentivo à Produção Orgânica, pode entrar em contato com a Seagri pelo e-mail: seagri@morrodochapeu.ba.gov.br.

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 31 de Maio de 2021
Notícias

O Secretário de Finanças, Pedro Nelson, representando o Prefeito Municipal, Robertão, juntamente com o Secretário de Agricultura Jheasper Pires e a Assessora de Políticas Públicas da Secretaria de Agricultura, Maria de Fátima, celebrou nesta segunda-feira, 31, a entrega simbólica dos certificados de regularização de quatro associações.

Estiveram presentes, recebendo o certificado, as presidentas da Associação dos Moradores de Arrecife, Associação dos Moradores da Comunidade de Gameleira, Comunidade e Desenvolvimento, Associação de Sapecado,  Associação de Tapuio, Gaza e Monte Azul.

O trabalho vem sendo desenvolvido pela CAAC-Central de Apoio e Assistência às Associações e Cooperativas criada pela Secretaria de Agricultura e coordenada por Maria de Fátima. O objetivo da Central é ajudar associações e Cooperativas na quitação de pendências, regularização e elaboração de propostas técnicas para busca de recursos.

Existem mais oito associações em processo de regularização pela CAAC, que em breve também poderão ficar aptas para concorrer em editais.

"Agradeço aos esforços do prefeito municipal e do secretário de finanças em nome de todas as Associações beneficiadas. Aproveito para parabenizar a servidora Maria de Fátima pelo excelente trabalho desenvolvido em frente a Central. O sentimento no momento é de felicidade em poder colaborar com as conquistas das nossas associações". Disse o secretário de Agricultura, Jheasper Pires.

Fonte: Ascom - PMPD



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 31 de Maio de 2021
Notícias

Campus Xique-Xique oferta 400 vagas para os cursos de Agropecuária, Meio Ambiente, Multimeios Didáticos, Secretaria Escolar e Vendas

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) lançou os editais do processo seletivo para ingresso de estudantes em cursos técnicos de nível médio. Estão disponíveis 7.320 vagas em cursos das modalidades Integrada ou Subsequente e no formato de Educação à distância. Desse total, 400 vagas são para cursos ofertados pelo Campus Xique-Xique.

Para concorrer, interessados devem realizar inscrição no período de 7 de junho a 9 de julho, exclusivamente no site da Fundação CEFETMINAS. Ao preencher o formulário de inscrição, os candidatos poderão optar por duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, campus, semestre de oferta e turno para cada uma delas.

Candidatos também devem sinalizar em qual categoria desejam concorrer. Para os cursos Integrados, o IF Baiano reserva 70% das vagas para candidatos que cursaram o Ensino Fundamental integralmente na rede pública de ensino. Das demais vagas, 25% destinam-se a candidatos da ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência. Para os Subsequentes, 50% das vagas se destinam a candidatos que cursaram o Ensino Médio integralmente na rede pública de ensino, 45% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Cursos e vagas

O IF Baiano oferece cursos técnicos em seus 14 campi e 20 polos de Educação a Distância espalhados pela Bahia. No Campus Xique-Xique, estão em oferta 400 vagas nas modalidades: Integrada, para quem tem o Ensino Fundamental completo; e Subsequente e EAD - Subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio.

  • Agropecuária (Integrado) - 80 vagas
  • Meio Ambiente (Integrado) - 80 vagas
  • Multimeios Didáticos (EAD - Subsequente) - 80 vagas
  • Secretaria Escolar (EAD - Subsequente) - 80 vagas
  • Vendas (EAD - Subsequente) - 80 vagas

Seleção

O processo seletivo do IF Baiano adota a análise de histórico escolar para classificar os candidatos e selecioná-los conforme a quantidade de vagas ofertada. Para isso, leva em conta a média final resultante das médias das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental para candidatos aos cursos Integrados, e do 1º e 2º anos do Ensino Médio para os candidatos aos cursos Subsequentes.

Já para os cursos EAD, a seleção será realizada mediante manifestação de interesse na vaga e a classificação dos candidatos será obtida conforme a ordem de realização da inscrição.

Mais informações

Consulte os editais e acompanhe todas as atualizações da seleção para cursos técnicos do IF Baiano nesta página. Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: concursopublico@fundacaocefetminas.org.br

Fonte: Ascom - IF Baiano



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 31 de Maio de 2021
Notícias

O aniversário dos municípios de Irecê, Santo Antônio de Jesus, e São Felipe, comemorados no final do mês de maio, foi objeto de tributo prestado pelo deputado Bira Corôa (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). As datas motivaram moção de aplausos aos munícipes pelo parlamentar, que solicitou da Casa ampla divulgação da homenagem aos prefeitos, secretários municipais, vereadores, lideranças e imprensa local.

Sobre Irecê, que completa 88 anos de emancipação político-administrativa no dia 31, o petista resgatou que a região foi doada pelo rei de Portugal sob a forma de sesmaria para Antônio Guedes de Brito, cujo nome era Barra de São Rafael e se dividia como Lagoa das Caraíbas ou Brejo das Caraíbas. Em 1896, foi batizada de Irecê por sugestão do tupinólogo Teodoro Sampaio, que significaria “pela água, à tona d'água, à mercê da corrente”, acrescenta Bira, ressaltando o trabalho atual do prefeito Elmo Vaz e seu vice Erício Ferreira para a melhoria da qualidade de vida da população.

Além da história e origem de São Felipe, que completa 141 anos neste 29 de maio, o deputado descreveu, como atrativos turísticos naturais, “a barragem municipal, aprazível balneário, além da Serra da Copioba, que possui trechos remanescentes da Mata Atlântica e abriga espécies em extinção”. Também fez questão de detalhar aspectos da economia, baseada na agricultura, “com destaque para o cultivo de mandioca, amendoim, madeiras, coquilhos de dendê, castanha de caju, mel de abelha, cana-de-açúcar e plantio orgânico de araruta, sendo o maior produtor da Bahia”.

A moção que trata de Santo Antônio de Jesus, no seu 141º aniversário de emancipação comemorado dia 29 de maio, define o município como a capital do Recôncavo da Bahia, “pela sua importância como centro comercial, industrial e de serviços de toda a região”. “Parabenizo o município pela passagem do aniversário de emancipação político-administrativa, desejando ainda mais desenvolvimento para esse povo batalhador. Esta Casa se regozija em manifestar os mais sinceros votos de sucesso a toda população santo-antoniense: Parabéns!”, anotou Bira Corôa.

Fonte: Ascom - ALBA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 31 de Maio de 2021
Notícias

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Irecê, em parceria com o campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) no município, realizam, entre os dias 31 de maio a 2 de junho de 2021, o I Congresso Internacional de Tecnologia e Gestão de Conhecimento do Território de Irecê.  O evento, que contará com a presença de autoridades locais e palestrantes internacionais, deve ocorrer anualmente, e tem o objetivo de promover e incentivar a troca de experiências entre pesquisadores e profissionais da indústria e academia sobre as mais recentes pesquisas, tendências e inovações práticas e teóricas na área de Tecnologias e Gestão do Conhecimento.

Por conta da pandemia da covid-19, o Congresso será online, transmitido através do Canal "CITGC IFBAUNEB" no Youtube. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até a próxima segunda-feira, 31 de maio, por meio do site www.citgc.org. As inscrições são gratuitas tanto para o evento como para os 8 minicursos ofertados, com número limitado de vagas.

Esta edição, em especial, busca debater com especialistas, pesquisadores, empresas e profissionais da região de Irecê, do Brasil e do mundo, a criação do primeiro Mestrado Profissional do Território Ireceense. Segundo o coordenador do congresso e professor do IFBA Campus Irecê, Leandro Souza, o evento é parte importante na busca pela implantação de cursos de pós-graduação, como o mestrado, na região de Irecê. E surge da necessidade que os profissionais da região têm de se aperfeiçoar sem ter que “se dirigirem à capital ou cidades metropolitana para fazer um curso de mestrado ou doutorado”.

Leandro destaca que “um projeto de mestrado leva tempo até a sua implantação, e que a necessidade de fomento à pesquisa e a formação acadêmica na região se faz urgente”. Daí “surge a proposta deste Congresso, como o primeiro evento acadêmico realizado por ambas as instituições de formação acadêmica. Além de uma oportunidade de termos pesquisadores e profissionais do Brasil e do mundo com os olhos voltados para o nosso Território. Esta primeira edição será uma oportunidade de divulgarmos e discutirmos a proposta do mestrado com a comunidade local, identificando as demandas e anseios da população”, ressalta.

Participarão do congresso autoridades envolvidas no estabelecimento do mestrado no território, a exemplo da  reitora do IFBA, Luzia Mota, o reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, a secretária de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (SECTI), Adélia Maria Carvalho, o prefeito de Irecê, Elmo Vaz; o diretor-geral do Campus Irecê do IFBA, Jeime Nunes de Andrade, o  diretor-geral do campus da Uneb em Irecê, Cláudio Meira, a coordenadora do Colegiado do Curso de Bacharelado em Administração da Uneb/Irecê, Ana Karine Loula, entre outras.

INTERIORIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Jeime reconhece o quanto esse evento é importante para o “fortalecimento da parceria entre o IFBA Irecê e a Uneb Irecê”, bem como no processo de discussão “da importância da interiorização dos programas de pós-graduação stricto sensu”, mestrado e doutorado. “Temos na Bahia esses programas de mestrado e doutorado mais concentrados na capital e região metropolitana, ficando os interiores muito desassistidos, dificultando a formação e continuidade dos estudos dos profissionais do território, pois têm que se deslocar para outras cidades”, pontua.

O gestor também destaca que esse é o momento de apresentar para a sociedade uma proposta que vem sendo trabalhada pelas instituições, e isso será feito “através do Congresso, que além de apresentar o mestrado para a comunidade, vai discutir a tecnologia, ciência, pesquisa e inovação no território”. “O Congresso está muito rico, em termos de participação e representatividade, nas discussões que vão acontecer nas mesas de debates, nos trabalho e artigos apresentados” destaca. Jeime ainda avalia que a vinda do mestrado “vai favorecer todo o território de identidade de Irecê e outros territórios vizinhos”. 

Entre os palestrantes, nomes como Michel Jean Marie Thiollent, Unigranrio, Rio de Janeiro, Brasil, Hadi Saba Ayon, UMR 6266 CNRS IDÉES, Universidade de Le Havre Normandie, França,Nia Sarinastiti, professora associada da Escola de Comunicação Atma Jaya Universidade Católica, Dorien Kartikawangi , chefe da Escola de Comunicação, Universidade Católica Atma Jaya da Indonésia e Rowena Capulong Reyes, reitora do Instituto universitário de Artes e Ciências da Extremo Oriente, Filipinas, entre outros.

Fonte: Ascom - IFBA/UNEB



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 31 de Maio de 2021
Notícias

Na noite da última sexta-feira (28), por volta das 21h, após averiguar denúncia anônima de tráfico de entorpecentes, na rua São Tomé, na cidade de Ibipeba, uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido), foi ao local e constatou que havia um ponto de venda de drogas.

Material apreendido:

  • 292g de substância análoga a maconha;
  • 01 pedra de 36g de substância análoga a crack;
  • 01 quantia no valor de 310,00 reais;
  • 01 aparelho celular.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Irecê.

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 30 de Maio de 2021
Notícias

Duzentos mil reais em drogas que abasteceriam a região de Irecê foram apreendidos nessa sexta-feira (28), por policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) daquele munícipio. Durante investigações da unidade, as equipes identificaram que um homem iria até Lapão buscar uma farta quantidade dos produtos ilícitos.

Uma campana foi montada na BA-432, e o homem e uma mulher foram presos em flagrante. Com eles, foram apreendidos 100 tabletes grandes de maconha, 120 gramas de cocaína, uma balança, três aparelhos celulares e um veículo modelo Gol.

“Ao perceberem a chegada da polícia, eles tentaram fugir, atirando contra nossa guarnição. Atiramos contra os pneus, obrigando-o a parar o carro. No veículo, encontramos os 100 pacotes de maconha”, relatou o titular da DTE de Irecê, delegado Alex Nunes Rocha.

O homem também informou que, em sua residência, ponto de armazenamento das drogas, havia mais entorpecentes. “Nos deslocamos até lá e encontramos a cocaína e uma balança. Ele é braço direito de um dos maiores traficantes da região, já acumulava passagem por receptação e a mulher já havia sido presa por tráfico de drogas no Mato Grosso do Sul”, explicou o delegado.

A dupla foi encaminhada para DTE e autuada em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp