Sábado, 31 de Agosto de 2019
Política

A chapa Renova PT 440, que tem como candidato à presidência do Partido dos Trabalhadores o assessor do senador Jaques Wagner, Éden Valadares, reuniu, nesta sexta-feira (30), lideranças políticas regionais no sindicato dos comerciários em Irecê para discutir a eleição interna do partido. A Plenária do Território, preparatória para o Processo de Eleições Diretas (PED) do partido contou com a presença dos deputados Robinson Almeida, Bira Coroa, Afonso Florense, Caetano e o ex-presidente do PT no Estado, Jonas Paulo, além de prefeitos, vereadores, vice-prefeitos dos territórios de Irecê, Piemonte e Chapada.

"Renovar o PT é fortalecer o partido na base e perseguir a meta de criar diretórios municipais em todas as cidades da Bahia", afirmou Éden.

"Estamos juntos para fortalecer o PT, retomar seu protagonismo nos municípios, libertar Lula e retomar o protagonismo do Brasil no cenário internacional com a inclusão e participação do povo brasileiro", enfatizou Robinson.

O novo presidente do PT será eleito em outubro pela militância do partido.

Fonte: Ascom - Chapa Renova PT



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 30 de Agosto de 2019
Política

O deputado estadual Jacó (PT), o secretário nacional de movimentos populares do PT, Ivan Alex, e o secretário de finanças do PT da Bahia, Gutierres Barbosa, estarão neste sábado (31), às 9h, na Câmara Municipal de Irecê. Eles vão participar da Plenária do Território, preparatória para o Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido.

A exemplo do que já aconteceu no Extremo Sul e em Alagoinhas, trata-se de um evento de apoio à Chapa Estadual 400 - Mais Unidade, Mais Avanços, Lula Livre Já!, que lançou a pré-candidatura de Jacó e Martiniano Costa à presidência do PT na Bahia.

A Chapa 400 é formada pelo deputado Jacó, que representa a Esquerda Popular Socialista (EPS) e o campo nacional Optei, e pelo vice-presidente do PT na Bahia, Martiniano Costa, ligado à corrente Construindo um Novo Brasil (CNB). O registro oficial das candidaturas ocorrerá em outubro, durante o congresso estadual do PT. 

Em entrevista nesta sexta-feira (30), em Juazeiro, Jacó falou sobre o momento de luta, resistência e superação em que ocorre o PED, acredita que esta será maior eleição de todas na Bahia, e conclamou a militância petista para que compareça às urnas no dia 8 de setembro.

Jacó afirma que, caso seja eleito presidente do PT baiano, sua tarefa será "radicalizar" a relação do Partido com os movimentos sociais, um segmento que ele já representa na Assembleia Legislativa da Bahia. 

Fonte: Ascom - Deputado Jacó



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 26 de Agosto de 2019
Política

O deputado estadual Jacó (PT) comentou em sessão plenária, nesta segunda-feira (26), que o índice de quase 54% de desaprovação da população brasileira ao presidente Jair Bolsonaro é uma reação ao seu "modo pessoal, machista e homofóbico" de governar. E que, na contramão da pesquisa divulgada pela CNT/MDA, encontra-se o governador Rui Costa, exemplo de gestão em todo o Brasil, o que o coloca como forte candidato às eleições presidenciais de 2022.

"Enquanto o 'desgoverno' Bolsonaro é desaprovado por quase 54% dos brasileiros, e 40% o consideram ruim ou péssimo, o governo Rui costa é aprovado por quase 80% dos baianos (segundo levantamento da Paraná Pesquisas, encomendado pelo Bahia Notícias). Rui é um líder que consegue governar respeitando o contraditório, tocando uma política onde a democracia prevalece", comparou Jacó.

Na sequência, o deputado enalteceu a história do grupo político formado por diversos partidos, liderado pelo ex-governador Jaques Wagner, e a chegada ao Palácio de Ondina, antes dominado "pelo ódio, pelo chicote e pelo autoritarismo". Disse ainda que o sucesso administrativo e político do atual governo é possível graças ao empenho de uma equipe de secretários qualificados e ao apoio do Legislativo e de seus parlamentares. "Saúdo em nome do PT todos os partidos que compõem essa aliança democrática e progressista em favor da Bahia", concluiu Jacó.

Fonte: Ascom - Deputado Jacó



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
Política

Para manter firme a atual aliança governista até 2022, quando ocorre a sucessão do governador Rui Costa (PT), aliados do chefe do Executivo baiano começaram a amadurecer a ideia do senador Otto Alencar (PSD) ser candidato à prefeitura de Salvador em 2020. A iniciativa teria como foco prioritário unificar os partidos da base de Rui em torno do nome de Otto, caso outras candidaturas não apresentem musculatura suficiente para o embate com o grupo do prefeito ACM Neto. Em troca dessa unidade no próximo ano, o PSD desistiria de uma candidatura ao governo e apoiaria o senador Jaques Wagner ou outro petista nas eleições estaduais de 2022.

Para setores do PT, é primordial uma candidatura própria ao governo em 2022 para se firmar no pleito nacional como opositor do grupo de Jair Bolsonaro – além da tentativa de manter o comando sobre um dos colégios eleitorais mais representativos do país. A sugestão de Otto candidato na capital, ventilada inicialmente entre os senadores da Bahia, é uma solução encontrada para acalmar os ânimos do PSD que pressiona desde já uma candidatura de Otto ao governo em 2022.

Na leitura de políticos ligados a Otto, o senador é um candidato forte capaz de reunir aliados de Rui e enfrentar o grupo de ACM Neto (DEM) na capital. Atualmente, a base do governador não possui um nome consolidado como candidato ao Palácio Thomé de Souza. Fora de 2022 por acordo, o PSD ainda poderia vitaminar um terceiro nome do PT ao governo, o que ajudaria a vencer o desgaste natural de aliados que acreditam que chegou a hora do partido de Rui e Wagner abrir mão de uma candidatura própria.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Política

O Plenário da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (21), por 320 votos a 61, o Projeto de Lei 3.715/19, que autoriza a posse de arma em toda a extensão de uma propriedade rural. A medida garante ao dono de uma fazenda, por exemplo, o direito de andar com uma arma de fogo em qualquer parte de sua propriedade. Atualmente, a posse só é permitida na sede.

Durante a votação, os deputados rejeitaram uma emenda que permitiria incluir no projeto de lei um dispositivo que alteraria o Estatuto do Desarmamento para garantir porte de arma ao proprietário rural. A segurança no campo foi o elemento central durante as discussões do projeto da proposta.

Os defensores da proposta argumentaram que os agricultores precisam ter condições de se defender da criminalidade, enquanto os que se posicionavam contra o PL diziam que a medida poderia agravar a violência no campo. O relator do projeto, deputado Afonso Hamm (PP-RS), disse a proposta tem o apoio do setor rural e que vai beneficiar os pequenos proprietários.

“A arma, que nas mãos dos bandidos é uma ameaça à sociedade, nas mãos do cidadão de bem é garantia da paz social, porque ele vai usá-la em defesa da sua vida e de seus familiares”, disse. O deputado Jorge Solla (PT-BA) disse que a posse estendida vai fomentar ainda mais a violência no campo – seja contra movimentos sociais, índios ou trabalhadores.

“Só quem tem a ganhar são as milícias, são os fabricantes de arma, são os que promovem a violência no campo”, disse. O projeto segue para sanção presidencial.

Fonte: Agência Câmara



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 30 de Julho de 2019
Política

O senador Jaques Wagner (PT) disparou contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) após o mesmo afirmar que não foram os militares os responsáveis pelo desaparecimento do pai de Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, durante o Regime Militar.

Em seu Twitter, Wagner disse que Bolsonaro “não é um cristão”.

“Brinca com o sentimento de um filho que não sabe o paradeiro do pai desaparecido. Maltrata a memória de uma mãe que morreu aos 105 anos sem saber o paradeiro do filho desaparecido. Este alguém não é um cristão. É um monstro sem sentimentos”, escreveu o senador.

Nesta tarde, o presidente da OAB decidiu interpelar Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) “para que o presidente diga o que sabe” sobre a morte de Fernando Santa Cruz.

Fonte: As informações são do site Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Política

Vereadores de oposição do município de João Dourado, na região de Irecê, apresentaram na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 619, de 16 de abril de 2019, com o objetivo de garantir aos usuários dos serviços de água e esgoto o direito a aquisição e instalação de aparelho eliminador de ar.

O projeto encaminhado para a Casa Legislativa e assinado pelos vereadores Carlos Átila (PMDB), Cristiano Oliveira (PMDB), Elcio Loula (PSD) e Rute Pereira (PTB) e aprovado por unanimidade na última terça feira, 17 de julho, visa a instalação pela EMBASA de um equipamento eliminador de ar na tubulação de esgotamento das casas, antes do hidrômetro, além disso, tornar o pagamento de consumo de água justo.

De acordo com o vereador Átila, o consumidor poderá ter uma economia de cerca de 30% dos valores pagos a companhia de água e esgotamento, diminuindo uma distorção praticada contra os usuários, e garantindo um preço justo independentemente da condição social. “A instalação do equipamento deverá ser custeado pela EMBASA, sem qualquer ônus financeiro para o consumidor”, finalizou.

O projeto já aprovado, segue para ser sancionado pelo Poder Executivo.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Política

Em entrevista ao jornalista Evilásio Júnior no programa Café das 6 (Rádio Globo FM) desta terça-feira (16), o deputado estadual Jacó (PT) descartou a chance de se candidatar a prefeito de Irecê em 2020. Admitiu que o sonho de administrar o município que é a sua base eleitoral – foram 2.552 votos no ano passado – existe, mas que o momento é de manter o apoio a Elmo Vaz (PSB) e cumprir o mandato como parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia. “Estamos ajudando a governar Irecê, hoje uma cidade moderna e um polo regional”, disse Jacó, que elogiou a capacidade do atual prefeito Elmo Vaz em reverter a realidade de um município endividado e as críticas da oposição em obras estruturantes.

Deputado de primeiro mandato e vice-líder da bancada do PT na Alba, Jacó, que completa 54 anos nesta quarta-feira (17), também fez um balanço do primeiro semestre na Casa do Povo: minimizou os embates com a oposição – “faz parte da democracia” – e a falta de pagamento de emendas parlamentares para a base governista, inclusive – “sei das dificuldades, mas ainda não causou impacto”. Membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento na Alba, o deputado petista rebateu ainda as acusações de que o governo do estado teria sido negligente por conta do rompimento com a barragem do Quati, em Pedro Alexandre. “É fácil querer culpar alguém. Centenas de barragens foram feitas no estado ao longo dos anos. Infelizmente, o que aconteceu foi em função do volume de chuva. O governador Rui Costa está empenhado e vai refazer essa barragem”.

Fonte: Ascom - Deputado Jacó



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 25 de Junho de 2019
Política

Em mais um protesto contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Partido dos Trabalhadores está organizando a vinda de deputados da Europa ao Brasil. A comitiva foi discutida em reunião com o líder do partido na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), na última quarta-feira (19), na sede do parlamento europeu, em Bruxelas.

Segundo informações do blog Radar, da Veja, durante o encontro, os parlamentares entregaram um relatório com a versão do PT sobre a Operação Lava Jato e a atuação do ex-juiz Sergio Moro. Ao pedir o habeas corpus (HC) do ex-presidente, a defesa do petista argumenta que o magistrado conduziu o processo de forma parcial.

Fonte: Veja



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 31 de Maio de 2019
Política

Irritados com os votos do senadores Angelo Coronel e Otto Alencar pela manutenção do Coaf com o ministro Sérgio Moro (Justiça), petistas fazem a avaliação de que o presidente estadual do PSD no Estado joga para a platéia, pensando na sucessão estadual de 2022, quando pode se candidatar ao governo.

“Como a população não reflete e acha que estar com Moro é estar com o bem, Otto quer ficar com esta imagem”, disse um deputado petista ao site Política Livre, lembrando que seu correligionário Coronel o seguiu, deixando apenas o senador petista Jaques Wagner com a missão de votar contra a medida.

Além de ter votado pela manutenção do Coaf com Moro, Otto recomendou a toda a bancada federal do PSD da Bahia que ficasse com o ministro da Justiça, o que pegou desprevenidos parlamentares como José Nunes, que pretendia votar pela ida do Coaf para a pasta da Economia.

Fonte: As informações são do Política Livre



Compartilhar no Whatsapp