Nesta segunda-feira, dia 18, aconteceu a primeira reunião do ano da Associação dos Municípios da Microrregião de Irecê (Unipi). Participaram da reunião, além dos Prefeitos associados, Elmo Vaz de Irecê, Djalma (Ju), de Tapiramutá,Hailton Dias de Jussara e Fredson Souza de Mulungú do Morro, o prefeito Ricardo Rodrigues, presidente do Consórcio de Saúde, Joelson Matos, representando o prefeito de São Gabriel e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável(CDS), Hipólito Rodrigues, o Superintendente regional da Embasa, Raimundo Neto, o gerente regional da instituição em Irecê, Odirlei Rocha, o diretor do Hospital Regional de Irecê, Ivanildo Oliveira, secretários municipais, além dos secretários de Assistência Social dos municípios associados, que foram pedir apoio a Unipi para juntos lutarem pelos repasses estaduais da Assistência Social.
A Presidente da Unipi, Rose Dourado destacou a importância da reunião, e o empenho dos Prefeitos na busca de benefícios para os municípios da região “Fico feliz em reunir tantas pessoas para discutir assuntos tão importantes para os nossos municípios . Vamos fazer outras reuniões abertas à sociedade, com o objetivo de somar forças nesta luta”, explica
Durante a reunião, a secretária de Assistência Social de América Dourada, Ediana Castro, foi escolhida pelos outros secretários dos municípios associados, para falar representando a classe, sobre a falta de repasses estaduais para a Ação Social. Durante a reunião, os secretários pediram a parceria da Unipi para formalizar um documento, e levar até o Governo do Estado, através dos municípios e também através da Assembleia Legislativa “A Assistência Social é inclusão, garantia de direitos, e muitos avanços na emancipação dos cidadão. Precisamos lutar juntos para garantir os nossos direitos e conseguir garantir serviços essenciais como o CRAS por exemplo. As Políticas públicas têm feito uma grande diferença na vida das pessoas e não vamos deixar de lutar em prol das pessoas que mais precisam”, diz.
O diretor técnico do Hospital Regional de Irecê, Dr. Mário Dourado Sobrinho, conversou com os presentes, sobre os atendimentos realizados mensalmente pela unidade hospitalar, e convidou os prefeitos e demais autoridades para visitarem o Hospital e tirarem qualquer dúvida sobre os internamentos “ Vinte municípios da região fazem compactuação com o Hospital de Irecê, e por isso estamos aqui conversando sobre as nossas dificuldades e fazendo também um convite público aos prefeitos e representantes, para acompanhar de perto as nossa atividades”, diz.
Segundo Ivanildo, o hospital conta hoje com 120 leitos, mas em breve com a reforma e ampliação do Hospital, terá cerca de 180 leitos, o que vai melhorar o atendimento, inclusive de oncologia e hemodinâmica “ São 12 mil pacientes regulados por mês, e essa tendência é aumentar após a reforma. Essa relação mais próxima entre os prefeitos, secretários e hospital, certamente será muito importante ”, explica.
Ricardo Rodrigues, prefeito de Lapão, e presidente do Consórcio de Saúde da Região, falou dos números do último mutirão de ortopedia, e destacou a importância dos mutirões para melhorar o atendimento em Saúde na nossa região “Neste último mutirão fizemos 1.786 atendimentos ortopédicos, entre consultas médicas, ressonâncias e ultrassons. Muitos pacientes já saíram com o medicamento em mãos. Serão realizados quatro mutirões de Saúde no ano, com o objetivo de reduzir as filas que temos nos municípios. Esse evento é muito importante para a nossa saúde , e até serviu de modelo para o Governo do Estado”, diz
Raimundo Neto superintendente da Embasa,falou sobre a importância dos municípios, regularizarem a prestação de serviços da embasa, e se colocou a disposição para receber os prefeitos, através do Consórcio de Desenvolvimento (CDS) “Estive com o presidente do consórcio Hipólito semana passada e hoje vim reforçar a pauta aqui na reunião da Unipi. É fundamental que os prefeitos se empenhem nesta demanda”, diz.
Ao final da reunião, a Presidente da Unipi, Rose Dourado, agradeceu a presença de todos, falou sobre as próximas reuniões da Unipi, e sobre as ações de planejamento da instituição para 2019 “No início de Março faremos mais uma reunião ordinária com os prefeitos para tratar sobre o planejamento de ações para 2019, e outra reunião extraordinária, com as primeiras damas para estreitar essa relação tão importante. Queremos trabalhar juntos em prol dos municípios do nosso território”, ressalta.
Fonte: Unipi
Evento foi realizado pelo Sebrae, nesta terça-feira, dia 12, no auditório do hotel Quatro Rodas
Irecê - Cerca de 70 pessoas participaram da palestra “Inovações no setor de Saúde e Projeções Saudáveis para 2019”, realizada pelo Sebrae, nesta terça-feira, dia 12, no auditório do hotel Quatro Rodas em Irecê.
Jeângela Alves Matos, gerente do laboratório Irlab em Irecê, ressaltou a importância do tema abordado pelo palestrante “Já estou pensando em outras formas de inovar. Realizamos muitas ações, mas sempre é bom reciclar”, aponta.
O médico Augusto Césare, delegado regional do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), parceiro do evento, falou sobre a importância de qualificar os serviços em saúde. “Qualquer projeto que envolva o crescimento da medicina e dos serviços de saúde, nós estaremos em parceria. É preciso que tudo seja feito com qualidade e ética, e o crescimento seja voltado não apenas para a economia, mas principalmente no sentido de preservar uma medicina ética e qualificada”, diz.
Michele Nonato, gestora de projetos do Sebrae em Seabra, apresentou alguns serviços que serão disponibilizados pela instituição para as empresas de Irecê e região por meio do programa Sebrae Conecta.
“Estamos chegando com um projeto de relevância e que teve uma aceitação muito boa da parte dos empresários de saúde da região. Em breve, vamos divulgar as consultorias, as visitas nas empresas para o diagnóstico, e a missão que faremos para a Feira de Saúde em São Paulo”, diz.
O gerente regional da instituição Edirlan Souza, ressaltou o dinamismo e o mercado de saúde de Irecê e região. “Nossa região concentra um número muito grande de empresas que atendem no setor de saúde, recebendo pacientes de grandes distâncias. Cada vez mais o público está exigente, e os empresários precisam acompanhar essa tendência, de inovação e qualidade nos sérvios. O Sebrae chega com mais essa ferramenta de gestão e inovação, que é o Sebrae Conecta”, explica.
Elmo Vaz, prefeito de Irecê, também participou do evento, e destacou a ousadia dos empresários que investem no mercado de saúde. “Irecê recebe diariamente mais de 10 mil pessoas por dia, que utilizam os serviços de saúde e compram no comércio da nossa cidade. Hoje, teremos também a faculdade de medicina, que vai atrair outro público da área, trazendo mais desenvolvimento para o território”, avalia.
Fonte: Sebrae Irecê/ Nara Zaneli
Durante a abertura da Jornada Pedagógica 2019, na noite desta segunda-feira (11), no Espaço CDL Irecê, o prefeito Elmo Vaz anunciou o reajuste anual de 4,17% para os profissionais da educação. O novo teto salarial foi concedido em sua integralidade e será retroativo ao mês de janeiro deste ano.
“Esta medida é mais um reconhecimento da nossa gestão a esses profissionais que prestam um serviço fundamental à sociedade”, destacou Elmo Vaz. “Tenho a convicção de que estamos avançando, com o compromisso de fazer o melhor pelas nossas crianças, estamos aqui por elas".
A Jornada Pedagógica 2019 tem o tema “(Auto)Formação: Comunidades em Aprendizagem”. O ato de abertura foi voltado para educadores da Rede Municipal e autoridades convidadas. “Os trabalhos da Jornada vêm acontecendo desde o dia 04 e vão até o dia 22 de fevereiro”, disse o secretário de Educação Agnaldo Freitas. “Esta é mais uma ação de planejamento e começamos o ano letivo felizes, com a garantia dos nossos direitos", comemora.
Elmo Vaz fez questão de reafirmar o bom momento que vive a educação no município. “Na nossa gestão atingimos a meta do Ideb projetada para 2021 e abrimos mais duas escolas de Educação Integral e Integrada. A Jornada é o aquecimento para que cheguemos no dia 25, início das aulas, dando o nosso melhor”, finalizou.
Fonte: Ascom/PMI
Na última terça-feira (05), a Faculdade Irecê (FAI), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Estado da Bahia, realizou a palestra "Interações medicamentosas: análise e resolutividade". O evento marcou a passagem do dia do farmacêutico (ocorrido no último dia 20 de janeiro) e teve como ponto central a promoção de um debate acadêmico aberto, crítico e construtivo sobre essa área tão importante para a atuação do farmacêutico.
De acordo com a Coordenação do Curso de Farmácia, o evento, direcionado a estudantes, profissionais e professores da área teve como objetivo principal promover uma discussão acerca do uso simultâneo de medicamentos e sobre as muitas possibilidades de interação entre as substâncias. De acordo com a Coordenadora do Curso, Joseneide Alves, o tema é de grande importância, uma vez que as Interações medicamentosas são muito comuns entre usuários de medicamentos em diferentes estágios e tipos de tratamento. "Pensando nisso, a FAI em parceria com o CRF/BA trouxe aos profissionais farmacêuticos e estudantes da nossa região este tema tão importante. Afinal, somos e seremos sempre o profissional do medicamento e precisamos estar atentos a que postura tomar diante de um problema tão sério", afirmou a professora.
O Evento contou com a presença do professor de farmacologia e farmácia hospitalar da Unime Itabuna, Glesley Lemos, além do representante do Conselho Regional de Farmácia, Allan Brito, e do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Altamiro Santos, que demonstraram ferramentas práticas e suas diferentes aplicações no trabalho com as interações medicamentosas. De acordo, com a professora Mabel Sodré, as discussões, em parceria com com os Conselhos Federal e Estadual de Farmácia são sempre de grande relevância porque "estreitam os laços entre os futuros profissionais com os orgãos que regulamentam a nossa profissão", concluiu a professora.
Fonte: Ascom/FAI
Obras de urbanização da avenida Adolfo Moitinho, em Irecê, vão beneficiar milhares de pessoas (Foto: Divulgação/Facebook)
Uma publicação do governador da Bahia, Rui Costa (PT), neste sábado (09) chamou a atenção para as obras de duplicação da BA-052, a conhecida “Estrada do Feijão”, em Irecê.
“A gente tem trabalho pra mostrar em todos os cantos da Bahia. Recebi pelo ‘zap’ essas imagens aéreas das obras de duplicação da BA-052, a ‘Estrada do Feijão’, na cidade de Irecê. Por lá, já fizemos grandes entregas, como a Policlínica e o Mercado do Produtor, mas ainda tem mais pela frente. Porque aqui é trabalho!”, escreveu Rui Costa em sua publicação na página do Facebook.
A obra em questão é a avenida Adolfo Moitinho, uma parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Irecê, tendo contribuição da deputada Fabíola Mansur. Os trabalhos no local tiveram início em junho de 2018. A avenida Adolfo Moitinho vai funcionar como uma nova entrada da cidade, ligando a Uneb até a rodoviária.
O prefeito Elmo Vaz já havia explicado em outra ocasião, que além da pavimentação asfáltica em CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado a Quente, que é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras, será também executado meio fio, passeio e ciclofaixa ao longo do trecho de pista dupla. “Será uma pista dupla, com drenagem, ciclovia e calçadas, que vai trazer mais desenvolvimento e expansão urbana para Irecê”.
Confira as imagens em publicação do Facebook do governador Rui Costa
Fonte: Central Notícia
A partir da próxima semana será publicado um decreto que modifica a cobrança da tarifa pós-uso do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul. Com a nova regra, a notificação de R$ 20 deixará de existir e será cobrado apenas R$ 2 pela primeira hora.
Segundo o secretário de Governo de Irecê, Jazon Júnior, a mudança aconteceu após ouvir a população. “O prefeito Elmo Vaz determinou que a STM buscasse um entendimento junto à empresa com vistas ao encerramento da cobrança da tarifa de pós-uso. Nos reunimos com a diretoria da empresa Soma Park e chegamos a um acordo”.
O superintendente de Trânsito e Mobilidade de Irecê, Ronaldo Miron, detalha que a suspensão da notificação administrativa no valor de R$ 20 vai resolver várias outras reclamações dos usuários. “O motorista que estacionar seu veículo não vai mais esperar ou ter que chamar o monitor. Agora ele pode sair e ao voltar em menos de uma hora a notificação será apenas de R$ 2”, explica. “Inclusive pedimos a todos que usem o aplicativo Digipare, para facilitar o pagamento da Zona Azul”.
*Comércio aquecido -* A chegada da Zona Azul também ajudou a aquecer o comércio local. O secretário de Indústria e Comércio de Irecê, Pedro Sodré, explica que as vendas só cresceram desde a implantação do sistema de estacionamento rotativo. “De maio de 2018 até janeiro de 2019 houve significativo crescimento nas vendas em comparação ao mesmo período do ano anterior”, explica. “Esse levantamento foi feito através da base de dados do SPC, que é oferecido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. O crescimento variou entre 9 a 20% por mês”.
Fonte: Ascom/PMI
Em Irecê, estão abertas até o dia 22/02 as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Colégio Odete e nas Escolas Joel Americano Lopes (São José), José Francisco Nunes (Itapicuru) e Anísio Teixeira (Lagoa Nova).
A ação visa dar oportunidade para jovens e adultos que não tiveram acesso à escolaridade em idade ideal, de continuarem e concluírem os estudos. Os interessados devem levar a documentação (histórico escolar, R.G., comprovante de residência e 03 fotos 3x4) para uma das escolas.
Fonte: Ascom/PMI
A Prefeitura de Irecê, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza entre os dias 28/01 e 22/02 as matrículas para o ano letivo de 2019. A ação acontece em todas as escolas da rede municipal, sempre das 08h às 12h e das 14h às 18h.
Os responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: duas fotos 3x4 e cópia dos documentos da criança, comprovante atualizado de vacina, cartão do Bolsa Família, comprovante de residência, cartão do NIS e do Cartão da Família (utilizado nos PSF's).
Fonte: Ascom/PMI
A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, está apoiando a implantação de uma agência do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) no município. A ação faz parte da estratégia de atração de novos empreendimentos, gerando mais emprego e renda para a cidade.
O Sicoob será incorporado a Cooperativa de Crédito Rural (Credirual), e suas atividades terão início em fevereiro, funcionando provisoriamente no endereço da Cooperativa, e, futuramente, em sede própria que será construída na Praça do Feijão.
Segundo o secretário de Indústria e Comércio Pedro Sodré, a inciativa tem grande relevância para o desenvolvimento de Irecê. “Estamos atraindo para o nosso município o maior sistema financeiro cooperativo do país, com mais de 4,3 milhões de cooperados e 2,8 mil pontos de atendimento, distribuídos em todo Brasil”, afirmou.
Pedro Sodré explica ainda que o Sicoob é composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros. “É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos, e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados”, finalizou.
Fonte: Ascom/PMI
A disputa por uma vaga para estacionar no centro de Irecê era uma demanda antiga. Agora, os motoristas reclamam de outra situação: as motos que ficam estacionadas em vagas destinadas aos carros na área de estacionamento delimitada Zona Azul. Alguns motociclistas fazem questão de complicar a situação, mesmo quando estes já têm espaços exclusivos onde nenhum carro pode parar. Segundo a Soma Park – empresa que explora a Zona Azul em Irecê – o fato de não ser necessária a cobrança para motociclistas os espaços destinados às motocicletas ficam completamente lotados.
A Soma Park informou, em primeira mão para o Jornal da Caraíbas, que vai proibir o estacionamento de motos em vagas para carros a partir desta segunda-feira (14). “A partir de agora as motos estacionadas em vagas destinadas aos carros, estarão em desacordo com o artigo 181, do Código de Trânsito Brasileiro”, e serão notificadas, afirma o representante da empresa.
A Soma Park informou, também, que vai discutir o problema de mais espaços para motocicletas com a Superintendência de Transporte e Mobilidade Urbana – STM do município de Irecê.
Motociclistas que desrespeitarem as normas e forem notificados, terão até cinco dias úteis para procurar a empresa e evitar multas.
Vale ressaltar que o estacionamento de motos continua isento de pagamento de taxa.
Melhores informações, através do telefone 74 3641-6057.
Fonte: Rede Caraíbas
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...