Reinaldo Braga tentava sua 10ª eleição consecutiva (Foto: Reprodução)
No pleito deste domingo (07), Reinaldo Braga (PR) não conseguiu se reeleger pela primeira vez e ficou de fora da lista dos 63 deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA.
Natural de Xique-Xique, Reinaldo Braga, 78 anos, tem nove mandatos e é recordista na Bahia. Ele representa o Vale do São Francisco e Região de Irecê, principalmente. Braga conheceu a primeira derrota tendo recebido pouco mais de 40 mil votos. Em 2014 foi eleito com 53.743 votos. Antes de se tornar deputado, o político já tinha sido vereador e prefeito de sua terra natal.
Fonte: Central Notícia
Mal terminou a apuração dos votos do primeiro turno das eleições, o tempo começa a correr para os candidatos que disputarão o segundo turno no dia 28. São apenas 20 dias de campanha. No entanto, o calendário eleitoral é rígido: é preciso hoje (8) esperar 24 horas do encerramento da votação (17 h de ontem) para reiniciar propaganda e divulgações.
Alguns partidos agendaram para esta semana reuniões da executiva nacional. A Executiva Nacional do PSDB se reúne amanhã (9), em Brasília, o PSTU anuncia na quarta-feira (10) o apoio no segundo turno, além da Rede e do PV, que também têm previsão de encontros até sexta-feira (12).
O PDT é outro partido que prepara para esta semana a divulgação de apoios. Ontem (6), alguns candidatos revelaram conversas que tiveram por telefone, sinalizando eventuais alianças e coligações para o segundo turno. Até sexta-feira (12), quando os principais partidos tiverem definido os apoios para o segundo turno, começa o período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Prisões
Pelo Código Eleitoral, a partir de sábado (13) aquele candidato que ainda está na disputa eleitoral não poderá ser detido ou preso, salvo no caso de flagrante delito. Para os eleitores, a proibição só vale a partir do dia 23, quando não poderá haver prisão ou detenção, exceto em flagrante e por sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.
A três dias do segundo turno, no dia 25, termina o período para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa.
Também será o último dia para partidos políticos e coligações indicarem os nomes dos fiscais e delegados habilitados a monitorar os trabalhos de votação.
Vésperas
Às vésperas do segundo turno, o dia 26 será o prazo final para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, assim como para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral. Os debates se encerram também nessa data.
Um dia antes das eleições, 27, ainda é permitida propaganda eleitoral com alto-falantes ou amplificadores de som. Até as 22h poderá ocorrer distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.
A exemplo do que ocorreu no primeiro turno, no dia 28, as votações começam às 8h e vão até as 17h. Os partidos políticos têm até o último momento para solicitar, por exemplo, o cancelamento do registro do candidato que ele tiver expulsado.
A propaganda política em qualquer tipo de comunicação está proibida no dia das eleições. A divulgação de resultados de pesquisas de intenção de votos pode ocorrer desde que o levantamento tenha sido feito em datas anteriores ao dia da votação.
Fonte: Estadão
Nas eleições deste domingo (07), apenas um candidato da região de Irecê foi eleito para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, a partir de janeiro de 2019. Ele é Mario Augusto de Almeida Neto, o Jacó, de 53 anos, eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com 49.749 votos.
Com quase 50 mil votos obtidos na região de Irecê e em vários municípios da Bahia, Jacó ficou na 47ª posição, entre os 63 deputados eleitos.
Em 2014, Mário Jacó teve uma votação expressiva (mais de 35 mil votos), o que lhe deixou na suplência. Natural de Jacobina, Jacó mora em Irecê há vários anos onde foi idealizador do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) e da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).
Fonte: Central Notícia
Foto: Reprodução/ Redes Sociais)
Neste sábado (06), um jovem de 19 anos, identificado por Gustavo de Souza Sena foi morto a tiros na cidade de Irecê quando se preparava para participar de um evento político.
De acordo com as primeiras informações, a vítima foi alvejada no meio da multidão. Uma garota que não teve o nome revelado também foi atingida por um dos disparos. Ela foi socorrida para uma unidade hospitalar local. Não há informação sobre o estado de saúde dela.
A autoria e motivação para o crime são desconhecidas. Testemunhas apontam que o autor fugiu numa moto. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médio Legal de Irecê.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da 14ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Irecê).
Fonte: Central Notícia
159ª Zona Eleitoral corresponde os municípios de Central, Uibaí e Jussara (Foto: Central Notícia)
Precisamente 36.853 eleitores da 159ª – Centésima Quinquagésima Nona Zona Eleitoral, que corresponde os município de Central, Uibaí e Jussara, na região de Irecê, estão aptos a votar nos representantes políticos de sua escolha nas eleições que acontecem hoje.
De acordo com o cartório eleitoral, em Central são 54 seções, sendo 4 agregações, resultando na redução de 50 seções. São 13.145 eleitores aptos a votar. Por sua vez a última estimativa do IBGE para Central indica uma população total de 17.969 habitantes, sendo que o número total de eleitores corresponde a 73 % da população.
Em Uibaí são 43 seções, 3 agregações, totalizando 40 seções. 11.564 é o número exato de eleitores aptos.
Já em Jussara, existem o 38 seções, já que houve 8 agregações. Os eleitores aptos são 12. 144.
Este ano, além de eleger o novo presidente da República, os brasileiros em dia com a Justiça Eleitoral vão escolher deputados federais, deputados estaduais ou distritais, dois senadores por estado e o governador de cada uma das 27 Unidades da Federação.
Fonte: Central Notícia
As roupas da estação com os preços que você nem imagina estão esperando por você na loja Atacadão da Roupa. Seja para homens ou mulheres, jovens ou crianças, o melhor está aqui.
Atenção sacoleiras! Compre e revenda nossos produtos com excelente margem de lucro.
Atacadão da Roupa
Para comprar, acesse: www.atacadaodaroupa.com
Fonte: Informe Publicitário
Só na Center tem preços baixinhos parcelados 10x sem juros no cartão!
Center Móveis e Eletros a loja que vende mais barato na Bahia!
Com entrega e montagem grátis em toda região.
Vem correndo aproveitar!
Irecê, João Dourado, Morro do Chapéu ou Xique-Xique.
Center Móveis e Eletros, a loja que Vende Mais Barato na Bahia!
Fonte: Publicidade
O Datafolha divulgou neste sábado (6) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Desde a última pesquisa do instituto, divulgada no dia 4, e realizada nos dias 3 e 4 de outubro, o primeiro colocado, Jair Bolsonaro oscilou um ponto para cima, e o segundo colocado, Fernando Haddad se manteve estável.
A probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de 95%, considerando a margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 19.552 eleitores entre quinta-feira (5) e sábado (2).
Votos válidos
Jair Bolsonaro (PSL): 40%
Fernando Haddad (PT): 25%
Ciro Gomes (PDT): 15%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (REDE): 3%
João Amoêdo (NOVO): 3%
Alvaro Dias (PODE): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Cabo Daciolo (PATRI): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Votos totais
Nos votos totais, quando são considerados os brancos/nulos e os indecisos, os resultados foram os seguintes:
Jair Bolsonaro (PSL): 36%
Fernando Haddad (PT): 22%
Ciro Gomes (PDT): 13%
Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
Marina Silva (REDE): 3%
João Amoêdo (NOVO): 3%
Alvaro Dias (PODE): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Cabo Daciolo (PATRI): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Vera (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Em branco/nulo/nenhum: 6%
Não sabe: 4%
Acima, nos votos totais, são considerados os votos brancos e nulos e o percentual dos eleitores que se declaram indecisos.
Rejeição
O Instituto também perguntou: "Dentre estes candidatos a Presidente da República, em qual o (a) sr. (a) não votaria de jeito nenhum? Mais algum? Algum outro?".
Neste levantamento, portanto, os entrevistados podem citar mais de um candidato. Por isso, os resultados somam mais de 100%.
Os resultados foram:
Jair Bolsonaro (PSL): 44%
Fernando Haddad (PT): 41%
Marina Silva (REDE): 31%
Geraldo Alckmin (PSDB): 24%
Ciro Gomes (PDT): 21%
Henrique Meirelles (MDB): 15%
Guilherme Boulos (PSOL): 15%
Cabo Daciolo (PATRI): 15%
Alvaro Dias (PODE): 15%
Eymael (DC): 14%
Vera (PSTU): 13%
João Amoêdo (NOVO): 12%
João Goulart Filho (PPL): 12%
Não sabe: 3%
Votaria em qualquer um/ não rejeita nenhum: 1%
Rejeita todos/ não votaria em nenhum: 2%
Fonte: Agência Brasil
Região de Irecê responde por uma fatia expressiva da produção baiana de tomate – Foto: reprodução A região d...
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Investimento de R$ 500 milhões projeta impactos positivos em diversos setores econômicos e sociais da região - Imagem Ilust...
Investigação levou à abordagem do veículo, que possuía chassi adulterado e registro de roubo — Foto: Polícia Civil...
Foto: reprodução