Sexta-feira, 07 de Maio de 2021
Notícias

Comitiva de negócios lança pedra fundamental para polo frutífero na região

Foi inaugurada uma usina experimental de energia solar fotovoltaica, de 60.000 Watts, na Fazenda Escola Modelo, no município de Barra, na região do Vale do São Francisco, doada pela Casa dos Ventos, nessa quinta-feira (06). O ato simbólico contou com a presença do vice-governador João Leão, recém nomeado secretário do Planejamento, e uma comitiva de produtores de frutas de Petrolina e representantes da Ufob, Univasf e Embrapa.

“Lançamos também a pedra fundamental no local onde vai ser implantado o primeiro polo frutífero da Bahia, na fazenda Nova Petrolina. Este é o nosso trabalho, planejar o desenvolvimento econômico do estado, visando desenvolver novas práticas agricultáveis e gerar mais emprego para o povo. Esta é a missão do Polo Agroindustrial e Bioenergético que estamos desenvolvendo na região”, disse Leão.

Na Bahia, a Casa dos Ventos possui atualmente um complexo eólico em operação, um em construção e 22 de Energias Renováveis em fase de desenvolvimento, gera mais de 152 mil empregos em toda cadeia produtiva e estima um investimento de aproximadamente R$ 14 bilhões no estado. A usina solar na Fazenda Escola vai ajudar na implantação do cultivo irrigado. Outros 300.000 W de energia solar devem ser instalados, para atender toda a demanda do projeto.

Com interesse em conhecer os potenciais da região, para futuros investimentos, a comitiva foi composta por Francisco Schiochet, presidente da Cantina São Jorge, Jorge Garziera, da Vinícola Garibaldina, Ricardo Cappellaro, da Cappellaro Fruits, Paulo Roberto, da Embrapa-PE, o reitor da Univasf, Paulo Fagundes, e o diretor da Ufob/Campus Barra, Jairo Torres.

Além da Fazenda Escola Modelo, os investidores e pesquisadores visitaram empreendimentos que estão operando e em implantação no município, como a Fazenda Barra Agropecuária, Euroeste, Fazenda Desterro e o campo experimental de banana e soja da Ufob.

Fonte: Ascom - SDE



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 07 de Maio de 2021
Notícias

O município de Ipupiara provavelmente foi o primeiro município baiano a iniciar o ano letivo com aulas inteiramente presenciais.

O calendário letivo nas salas de aula, no município, teve início dia 5 de abril, há exatos 30 dias e até o momento nenhum trabalhador na educação e nenhum aluno contraiu o Coronavírus.

O secretário de Educação, Ageu Sodré informou que toda a sua equipe técnica e diretores escolares participaram desta importante decisão e o prefeito Ascir Leite acolheu imediatamente. “Avaliamos todas as orientações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades sanitárias de Ipupiara, definimos as estratégias e está dando certo”, avalia o secretário.

De acordo com a avalição do Diretor da Escola Dr. Arnaldo Santana, Osvaldo Bessa, “a decisão do prefeito Ascir foi assertiva e está dando certo. Só temos a agradecer, pois era um anseio, uma grande expectativa de toda a comunidade escolar”, salienta o professor.

Para o retorno às aulas o prefeito Ascir determinou que se cumprisse rigorosamente os protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19 e a receita está dando certo. Nenhum trabalhador da rede de ensino e nenhum aluno, até o presente momento, contraiu o coronavírus nos 30 dias que marcam o retorno às aulas, que alcançou, até o momento, 80% de alunos presentes.

Osvaldo Bessa chama a atenção para a importância da decisão do município, no que se refere ao desempenho da aprendizagem, uma vez que “os especialistas afirmam que o retorno às aulas presenciais impacta positivamente no desenvolvimento dos alunos. Eles precisam de um tempo para atenção e concentração, por isso o presencial ajuda a usar estratégias físicas e possibilita uma infinidade de recursos, que o ambiente remoto não propicia. Além disso, a escola é um lugar de socialização e, nessa socialização do espaço escolar, temos a possibilidade do aluno “educando” de participar de projetos e escolhas que irão contribuir para o seu futuro e crescimento como um cidadão e também como pessoa”, conclui o Diretor.

Fonte: Ascom - PMI



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 06 de Maio de 2021
Notícias

Instituto Médico Legal – IML de Irecê – Foto: Central Notícia

Um jovem identificado por Daniel da Silva Santos, de 23 anos, foi morto a tiros na cidade de Irecê, na noite de terça-feira (04), por volta das 19h30.

Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu   na rua F, bairro Iêda III. “Várias cápsulas de calibre .32 foram encontradas próximas ao corpo e uma trouxa de substância análoga a maconha. Segundo relatos, um homem teria ido até a casa da vítima, e o chamou, levando-o até ao local do crime”, diz a nota da polícia.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico (IML) de Irecê.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP - da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil, em Irecê.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 06 de Maio de 2021
Notícias

O pleito está marcado para o próximo dia 27 de maio

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ELEIÇÕES SINDICAIS. CNPJ: 10.849.177/0001-10

O Presidente do SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE UIBAÍ, BAHIA, entidade autônoma, desvinculada do Estado e do Município, sem fins lucrativos, inscrito no CNPJ nº 10849177/0001-10, sediado à Rua Dom Pedro I, Nº 125, Centro, CEP: 44.950.000, Uibaí, Bahia, Sr. JOSÉ FRANCOLINO DOS SANTOS SOUZA, brasileiro, maior, casado, Professor, residente e domiciliado na Rua Waldir Pires N° 55, Povoado Caldeirão, município de Uibaí, Bahia, CEP:44.950-000, nascido em 22/11/1967, filho de Joaquim José de Souza e Lenir dos Santos Souza,   no uso de suas atribuições estatutárias, CONVOCA todos os associados (filiados) quites com suas obrigações estatutárias pertencentes à base territorial do Município de UIBAÍ-BA, para participarem da eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal deste Sindicato, para o quadriênio 2021 a 2025. A eleição acontecerá no dia 27/05/2021, das 8:00 às 17:00 horas, na sede do sindicato no endereço indicado linhas atrás ou caso persista o grande número de casos de COVID-19 em nossa cidade, poderá ser realizada por plataforma on line a ser divulgada amplamente para todos os sócios e chapas concorrentes terem o respectivo acesso. O registro de chapas deverá ser feito na sede do sindicato no prazo de 20 (vinte) dias corridos, contado da data de publicação deste edital, excluindo-se o primeiro dia e incluindo-se o último dia, desde que previamente agendado através do e-mail sspmuibai@gmail.com ou pelo Zap nº: 74- 988153694, tendo em vista que, estamos atravessando um período forte de pandemia em nossa cidade e os trabalhos da entidade sindical estão sendo realizados de forma remota e por home office. Fica estipulado o prazo de 5 (cinco) dias, após a publicação da relação das chapas registradas para eventuais impugnações. A posse dos membros eleitos ocorrerá até 10 dias depois das eleições.

Uibaí – Bahia, em 16 de abril de 2021.

JOSÉ FRANCULINO DOS SANTOS SOUZA

Presidente

Fonte: SIND-UIBAÍ



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Maio de 2021
Notícias

Uma carreta bitrem, carregada com sal, que tombou no último domingo (02) em um trecho da rodovia BA-052 – ‘Estrada do Feijão’ -, continuava às margens da via até essa terça-feira (04). As informações são do blog Léo Ricardo Notícias.

O veículo virou entre o Morro do Chapéu e o distrito de Porto Feliz, já no município de Piritiba. As causas do acidente não foram divulgadas.

O blog informou ainda que, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o trecho está todo sinalizado e a dificuldade para retirada da carreta é por causa do peso transportado pelo veículo.

É necessário que motoristas que trafegam pro esse trecho tenham muita atenção para evitar acidentes.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Maio de 2021
Notícias

Foto: Ascom/SDE

O município de Barra vem se tornando um expoente para novos investimentos devido à implantação do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), mas a história de desenvolvimento e progresso da região começou há quase três décadas, na zona rural da cidade, que agora se conectam. No mini documentário “Brejos da Barra, Semente para o Desenvolvimento”, lançado nesta terça-feira (04), a SDE mostra depoimentos de moradores antigos da localidade, que acreditaram na vocação agricultável da região.

“Tudo começou na década de 1990. De lá para cá, muita coisa mudou. Foram mais de 300 km de estradas interligando os Brejos com a sede do município, construção de escola, instalação de energia elétrica e mais de 1,5 mil casas construídas, substituindo as velhas casas de palha e beneficiando mais de 16 mil famílias. Também houve a modernização dos sistemas de cultivo de frutas como manga, caju e mangaba, além da cultura da cana-de-açúcar – que hoje é o carro chefe do Polo Agroindustrial”, explica o vice-governador João Leão, secretário da pasta.

O documentário traz a participação de pequenos produtores, que foram beneficiados na época, presenciaram as mudanças na região e hoje veem surgir o Polo Agroindustrial. Com eles, será possível relembrar a importância histórica daquele momento e falar sobre os passos dados atualmente, que potencializam os novos investimentos agroindustriais na região.

Assista ao mini documentário!

Fonte: Ascom - SDE



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Maio de 2021
Notícias

Xique-Xique - Na tarde dessa segunda-feira (03), por volta das 17h,  guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido), quando em patrulhamento no Bairro Senhor do Bonfim, recebeu informações que na rua 21 do referido bairro estava ocorrendo tráfico de drogas. As informações são da CIPE-Semiárido.

A corporação informou que a guarnição ao deslocar para a rua indicada ,observou um homem correndo para dentro de um imóvel e indo para os fundos, onde evadiu-se pulando os muros das casas vizinhas.

Segundo a polícia,  na residência que o fugitivo entrou, havia um menor residindo. Droga foi encontrada após a casa ser revistada.A droga foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Maio de 2021
Notícias

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) já realizou neste ano três ações de peixamento em barragens do Médio São Francisco baiano. Foram contempladas as barragens de Mirorós, no município de Ibipeba, região de Irecê; Ceraíma, em Guanambi; e Estreito, localizada entre Urandi e Sebastião Laranjeiras. Ao todo foram soltos 180 mil alevinos, sendo 115 mil da espécie curimatã e 65 mil da espécie conhecida na região como piau verdadeiro.

A ação mais recente aconteceu na barragem de Estreito — Projeto Público de Irrigação implantado pela Companhia em Urandi e Sebastião Laranjeiras. A demanda foi gerada pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão Produtivo (Cesol). Foram soltos 60 mil alevinos.

“O Cesol nos deu suporte para essa ação e fez o contato com a Codevasf, que é uma empresa de importância nacional. Esses alevinos beneficiarão diretamente cerca de 65 famílias”, diz Fábio Araújo, presidente da Associação de Pescadores do Estreito. O peixamento na barragem de Estreito contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Urandi, da Câmara de Vereadores e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município.

Importância ambiental, econômica e social

Os 180 mil alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, ligado à 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa e com atuação em 215 municípios da Bahia. A realização dos peixamentos tem contribuição da Gerência Regional de Revitalização da Codevasf em Bom Jesus da Lapa e dos escritórios da Companhia em Irecê e Guanambi.

“O peixamento tem três objetivos: ambiental, econômico e social. A parte ambiental deve-se ao fato de essas espécies já existirem na natureza; por meio da soltura dos alevinos nós aumentarmos a quantidade delas nas represas e, nos locais onde elas não existem mais, a soltura serve para que voltem a existir. A parte econômica diz respeito aos pescadores que vivem da pesca ou complementam a renda com essa atividade. E há a parte social, uma vez que muitas famílias se alimentam desse pescado, consumindo uma proteína de boa qualidade”, explica Rodrigo Bernardes, técnico da Codevasf lotado no Centro de Xique-Xique.

Peixamentos em números

De acordo com o mais recente balanço de atividades da Codevasf na área de aquicultura e recursos pesqueiros, cerca de 9,4 milhões de alevinos foram produzidos pelos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Companhia ao longo de ano 2020. Desse total, cerca de 4,8 milhões foram utilizados em 301 peixamentos, e 4,6 milhões foram disponibilizados para ações de inclusão produtiva, como fomento à piscicultura, em benefício de cinco mil produtores em 103 municípios.

A Codevasf possui seis Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura na bacia do São Francisco, localizados em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. As atribuições dessas unidades incluem desenvolvimento de tecnologias de reprodução artificial, ações de repovoamento de corpos hídricos, desenvolvimento de estudos de monitoramento da qualidade da água, fomento à aquicultura, desenvolvimento de pesquisas em biologia pesqueira, capacitação de produtores, pescadores e estudantes em técnicas de criação e propagação de peixes e apoio a organizações de pescadores e criadores.

Fonte: Ascom - Codevasf



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 03 de Maio de 2021
Notícias

Cerca de 5 kg de maconha foram apreendidos em um veículo que realizava o transporte intermunicipal de passageiros em Irecê, na tarde da última quinta-feira (30), por volta das 16h. Uma mulher foi presa em flagrante com a droga. As informações são da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido).

Em nota, a corporação informou que as Guarnições da Cipe-Semiárido, que realizavam a intensificação do policiamento nas rotas de acesso ao município de Irecê, apoiada pelas Guarnições que cumpriam a Operação Aerarium, ao procederem abordagem a um veículo que realizava o transporte intermunicipal de passageiros, efetuou a prisão em flagrante delito, pelo crime de tráfico de drogas, de uma passageira que carregava em sua bagagem grande quantidade de maconha.

Todo o material foi apresentado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.

Material apreendido:

  • 06 Tabletes de Maconha Prensada, totalizando aproximadamente 5 kg;
  • 01 Aparelho celular Samsung.

Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 01 de Maio de 2021
Notícias

Mais dois parques eólicos entraram em operação comercial na última semana na Bahia.

Os empreendimentos são Campo Largo XXII e Serra da Babilônia B e iniciaram as atividades nos municípios de Sento Sé e Morro do Chapéu, respectivamente.

 Juntos, os parques adicionam 64.200 kW à potência instalada para a geração de energia a partir da fonte dos ventos no território baiano.

Em 2021, o número de empreendimentos que começaram a funcionar no estado já chega a 10.

Fonte: Ascom /Seinfra



Compartilhar no Whatsapp