Uma viatura da Companhia Independente de Policiamento Especializado Cipe Semiárido, capotou na manhã desta terça-feira (28), por volta das 10h, na rodovia que liga a cidade de Cafarnaum, na região de Irecê.
De acordo com a Cipe Semiárido, os miliares que estavam dentro do veículo foram conduzidos para uma unidade hospitalar em América Dourada, e na sequência serão transferidos para o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê.
De acordo com fontes ligadas ao Central Notícia, quatro policiais estavam na viatura, entre eles, uma policial feminina que teve pancadas na cabeça e tórax. Outro PM teve um corte no peito e os outros dois apenas escoriações. Os ocupantes estão todos conscientes. Não há informação sobre as causas do acidente. A pedido da corporação, os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Atualização às 12h23
Fonte: Central Notícia
Tá precisando renovar os móveis e eletros da sua casa?
Venha para a melhor loja de móveis e eletros da Bahia. As melhores marcas, tudo em um só lugar!
Center Móveis e Eletros, uma rede com mais de 20 lojas de ofertas, venha para a Center Móveis e Eletros, a loja que vende mais barato na Bahia com melhor atendimento, produtos de qualidade e entrega e montagem grátis em toda região.
Irecê, João Dourado, Morro do Chapéu ou Xique-Xique.
Center Móveis e Eletros, a loja que Vende Mais Barato na Bahia!
Fonte: Informe Publicitário
O SAC Móvel presta atendimento à população em dois municípios da chapada diamantina até sexta-feira (31), Souto Soares e Utinga.
O serviço oferece emissão de RG, CPF, antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas do Estado e Ouvidoria, conforme calendário abaixo. O roteiro completo está disponível também no site do SAC (www.sac.ba.gov.br).
Rota 3
Souto Soares (dias 27 e 28)
Utinga (dias 30 e 31)
Fonte: Central Notícia
O Governo do Estado publicou, na edição do Diário Oficial desta terça-feira (28), a convocação de 2.414 novos professores e 636 coordenadores pedagógicos, aprovados no concurso público para a rede estadual de ensino. Os convocados devem entregar a documentação exigida nos locais e período indicados nos editais de convocação.
O concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos em 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), situados em Salvador e em outros 26 municípios do estado. A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo local (NTE).
Realizado conjuntamente pelas secretarias da Administração (Saeb) e Educação (Sec), as provas do certame ocorreram em fevereiro deste ano. Os candidatos passaram por três etapas, entre habilitatórias e classificatórias, como provas objetivas, discursivas e de títulos.
A Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do concurso, divulgou o resultado final e a homologação do certame no dia 19 de junho, no Diário Oficial do Estado (DOE). Após a nomeação, os novos servidores terão remuneração total de R$ 2.814,28, quando professores, ou de R$ 2.890,87, quando coordenadores pedagógicos.
As vagas são para Magistério Público do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Estado da Bahia, nas áreas de arte, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua Inglesa, língua portuguesa, matemática, química e sociologia. É exigida formação específica e diploma concedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para coordenador pedagógico é necessária formação em pedagogia, também com reconhecimento do MEC. Em todos os casos, a carga horária semanal é de 40 horas.
Convocação
Os candidatos aprovados para o interior do estado deverão comparecer, nas sedes dos NTE para o qual se inscreveram, munidos da documentação original e fotocópia, no período de 03/09/2018 a 17/09/2018, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.
Já os candidatos aprovados no Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) deverão comparecer na Secretaria da Educação do Estado, situada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), Térreo, sala 4, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.
Fonte: Secom/BA
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) alcançou, em 2017, o melhor índice de produtividade entre as Cortes do Judiciário estaduais de médio porte. Este resultado de destaque foi apresentado, nesta segunda-feira (27), pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante a Reunião Preparatória para o XII Encontro Nacional do Poder Judiciário. O Relatório Justiça em Números 2018 reúne dados de 90 tribunais sobre o funcionamento da Justiça referentes ao ano anterior, 2017. O estudo aborda toda a atividade da Justiça brasileira, com exceção do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com o Relatório do CNJ, o TJBA obteve 98% no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus). Isto significa que a Corte do Judiciário baiano alcançou o primeiro lugar entre os Tribunais Estaduais de médio porte, no que tange à produtividade e eficiência. O Tribunal de Justiça do Mato Grosso (94%) e o Tribunal de Justiça do Maranhão (85%) ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro colocados.
Com relação ao índice de produtividade de Magistrados, o TJBA também foi destaque. Obteve também a primeira colocação para os dois indicadores. Para o referente à produtividade de magistrados, alcançou o total de 2.111, seguido dos Tribunais do Mato Grosso (1.983) e de Santa Catarina (1.926). Com o resultado obtido, considerando os índices alcançados pelos tribunais de grande porte, o TJBA logrou a terceira colocação geral. Resultado muito expressivo.
O índice de produtividade de Servidores do TJBA também alcançou a liderança entre as Cortes de Justiça Estaduais. Com a taxa de 183, o Tribunal de Justiça da Bahia garantiu também a primeira colocação neste quesito. Os Tribunais de Santa Catarina (179) e do Maranhão (154) alcançaram a segunda e a terceira colocação, respectivamente.
Relatório Justiça em Números – o levantamento, principal fonte das estatísticas oficiais do Poder Judiciário desde 2004, é publicado anualmente e apresenta um detalhamento da estrutura e litigiosidade do Poder Judiciário, além dos indicadores e das análises essenciais para subsidiar a Gestão Judiciária brasileira.
O documento contempla os 27 Tribunais de Justiça Estaduais; os cinco Tribunais Regionais Federais; os 24 Tribunais Regionais do Trabalho; os 27 Tribunais Regionais Eleitorais; os três Tribunais de Justiça Militar Estaduais; o Superior Tribunal de Justiça; o Tribunal Superior do Trabalho; o Tribunal Superior Eleitoral; e o Superior Tribunal Militar.
Selo Ouro – Em 2017, pela primeira vez, na gestão da Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago (2016-2018), o Tribunal de Justiça da Bahia ganhou o Selo Ouro Justiça em Números, premiação concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para os tribunais que se destacaram por sua excelência em gestão da informação e da qualidade da prestação jurisdicional.
Entrevista – Confira, abaixo, a entrevista realizada com a Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, que comemorou o resultado do Relatório do CNJ:
“Diante da divulgação do resultado do Justiça em números do ano de 2017, com o nosso Tribunal saindo da segunda pior colocação para o primeiro lugar entre os Tribunais de porte médio, não poderia deixar de registrar meu agradecimento público a todos aqueles que, direta ou indiretamente, colaboraram para tão importante conquista.
Foram tempos difíceis, de pouco sono, bastante trabalho e algumas incompreensões realmente doídas. Mas também foi um tempo muito feliz, de realizações, de recuperação, de reestruturação e, principalmente, de irmanamento entre juízes, servidores, advogados, defensores, Ministério Público e os demais poderes constituídos, todos em prol de uma melhor prestação jurisdicional.
Essa união em torno de um objetivo comum foi a minha maior bandeira e é hoje a melhor lembrança que trago desses dois anos de luta. Administrei com amigos, mas também com gente que não conhecia e até com alguns que me fizeram oposição dentro e fora da administração. Nunca me importei com isso, tínhamos uma missão que era muito maior que a nossa vaidade pessoal e precisávamos cumpri-la. Hoje posso dizer que atingimos nosso objetivo, pois os números estão aí, e números não mentem. Isso só foi possível porque percebemos que, enquanto estávamos separados, éramos pontos de vista; ao nos unirmos, fomos realização.
Há muito ainda a ser feito, o caminho é longo e, apesar do sucesso, demos apenas os primeiros passos. Como em qualquer caminhada, em algum momento é preciso segurar o ritmo, aprumar, refletir e, talvez, recuar um um pouco para que não se perca o rumo. Por isso, diante das dificuldades que existem e continuarão a existir, se posso deixar algum pedido, que seja o apoio à administração do Presidente Gesivaldo Britto. Ele será mais forte conosco, e o seu sucesso, será o nosso sucesso.
Que esses números se mantenham e possamos trabalhar para que se traduzam cada vez mais em uma justiça célere, acessível, capacitada, humana e independente. Uma justiça feita por todos nós e entregue ao cidadão e à sociedade como um todo. Muito obrigada de verdade a cada um de vocês.”
Fonte: TJ-BA
Foto: Reprodução/ TV Bahia
Uma mulher natural de Irecê, Polyanna Dourado, de 36 anos, engravidou naturalmente de quadrigêmeos. Em junho, após uma ultrassonografia, ela foi informada que esperava três bebês. Mas ao fazer novamente o exame, depois de duas semanas, a ireceense descobriu que estava grávida de quadrigêmeos.
A mulher disse que tomou um susto, ficou nervosa e chorou muito. “Foi muito complicado, mas realmente é uma benção. Agora, vem aí mais quatro netinhos. Com mais um, cinco. A família cresceu rápido”.
A ireceense que já é mãe de uma menina de dois anos, está no terceiro mês da gestação rara. A previsão é de que Polyanna dê à luz aos bebês em janeiro. No momento, ela está desempregada e o marido é um pequeno agricultor. Ela espera que tudo dê certo e diz que vai precisar do apoio das pessoas.
Fonte: Central Notícia
A procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, denunciou hoje (27) ao Supremo Tribunal Federal (STF) 26 investigados por suspeita de fraudes no Ministério do Trabalho envolvendo a concessão de falsos registros sindicais.
Entre os denunciados pelo crime de organização criminosa estão o ex-ministro do Trabalho Helton Yomura, o ex-deputado Roberto Jefferson e a filha dele, deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ)
Federal, deflagrada há um ano, a partir de denúncia sobre concessão de falsos registros sindicais.
Ao pedir que os acusados se tornem réus, Raquel Dodge afirmou que eles participaram do esquema de corrupção que consistia na cobrança de vantagens indevidas em troca da concessão do registro de entidades sindicais.
“Os elementos probatórios reunidos no inquérito indicaram que representantes das entidades sindicais ingressam no esquema criminoso em razão da burocracia existente na Secretaria de Relações do Trabalho, que dificulta – e muitas vezes impede – a obtenção de registro àqueles que se recusam a ofertar a contrapartida ilícita que lhes era exigidas”, argumentou Raquel Dodge.
Na denúncia, a procuradora também pediu ao STF que os acusados percam os cargos públicos e sejam condenados ao pagamento de R$ 8 milhões em danos morais e matériais pelos delitos.
Os deputados Nelson Marquezelli (PTB-SP), Jovair Arantes (PTB-PB), Paulinho da Força (SD-SP) e Wilson Filho (PTB-PB) também foram denunciados.
A denúncia será analisada pelo ministro Edson Fachin, relator da investigação, e será julgada pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. A data do julgamento ainda não foi marcada.
Defesas
Em nota, a defesa de Cristiane Brasil afirmou que as acusações à deputada foram feitas sem provas e com objetivo de “criar um fato contra políticos”.
“A Polícia Federal e o Ministério Público insistem em tratar pedidos políticos comuns a todos os parlamentares, de todos os partidos, em todos os ministérios como crime. Crime é acusar sem provas, como fazem a PF e o Ministério Público, com objetivos puramente político-partidários. A deputada provará sua inocência mais uma vez, como já o fez em outras ocasiões, com a consciência tranquila de que nada fez de errado.”, diz a defesa de Cristine.
Em nota, o ex-deputado Roberto Jefferson disse que fez solicitações políticas, mas sem pedir vantagens em troca. “Fiz solicitações de natureza política em atenção a pedidos a mim dirigidos, não para obter vantagens, quaisquer que sejam, muito menos financeiras. Relações políticas são diferentes de relações pecuniárias”, afirmou.
Fonte: Agência Brasil
Neste domingo (26), as seleções de João Dourado e Morro do Chapéu empataram pelo placar de 0 a 0, em partida válida pelas 3ª rodada do Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol, que é uma competição brasileira amadora de futebol realizada na Bahia com equipes de municípios do interior do estado. O jogo ocorreu em João Dourado.
As duas seleções pertencem ao grupo 4, sendo que Morro do Chapéu manteve a liderança com cinco pontos conquistados. João Dourado ficou na segunda colocação, também com cinco pontos. As outras duas seleções do grupo, Feira de Santana e Itaberaba conseguiram dois pontos na 1ª fase da competição.
De acordo com o regulamento, as seleções de Morro do Chapéu João Dourado estão classificadas para a 2ª fase.
Fonte: Central Notícia
O candidato ao Senado pela Bahia, Jaques Wagner (PT), entrou com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) contra o Facebook. O postulante quer retirar um conteúdo que considera fake news da página "Apoiamos a Operação Lava Jato - Juiz Sérgio Moro".
A publicação questionada afirma que Wagner esteve em shopping center de Salvador, no último dia 11 de agosto, oportunidade em que teria sido hostilizado por populares. "Mais que isso, a degravação do vídeo, (...), apresenta, repita-se, palavras como 'ladrão', 'na cadeia' e 'presidiário'. Tudo associado à presença do ex-Governador do Estado da Bahia no recinto e que sequer aparece no vídeo", informa a decisão.
A juíza auxiliar Gardenia Pereira Duarte deferiu parcialmente o pedido de urgência para que a rede social apresente os dados do responsável pela página, bem como a retirada da postagem, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.
Fonte: Bocão
Região de Irecê responde por uma fatia expressiva da produção baiana de tomate – Foto: reprodução A região d...
Vítima foi socorrida ao hospital e está fora de perigo; caso está sob investigação da Polícia Civil — Foto: Reprodução...
Investimento de R$ 500 milhões projeta impactos positivos em diversos setores econômicos e sociais da região - Imagem Ilust...
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Foto: Ilustração/Banco de i...