Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021
Notícias

Agricultoras e agricultores de comunidades rurais de Jacobina, Juazeiro e Remanso, apoiados pelo Governo do Estado, por meio do projeto Pró-Semiárido, receberam a visita de representante do Núcleo Raízes do Sertão (Irecê-BA), para troca de experiências e esclarecimentos sobre a formação de novos núcleos, para produção e comercialização de produtos orgânicos, com base na legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

A visita teve como objetivo a observação do andamento para formação dos novos núcleos, análise da documentação exigida e nível de entendimento das famílias agricultoras sobre o processo de certificação, coordenado pela Associação Povos da Mata, organização parceira do Pró-Semiárido para execução da ação. “Para existir um outro Núcleo de produtores orgânicos, o MAPA orienta que ele seja apadrinhado por um que já tem experiência”, explica o coordenador do Núcleo Raízes do Sertão, Fabiano Novaes.

O coordenador da ação de Certificação Orgânica Participativa, no âmbito do Pró-Semiárido, e representante da Rede Povos da Mata, Cláudio Lyrio, explicou que a visita aos pré-núcleos resultou na elaboração de agenda para agilizar o processo: “Estabelecemos esse prazo para que as famílias adequem suas produções e providenciem a documentação conforme a legislação”.  

A meta é realizar a entrega dos certificados aos agricultores e às agricultoras dos três pré-núcleos, como produtores orgânicos, até março de 2022. Durante este período, novas capacitações serão realizadas, as famílias receberão acompanhamento técnico contínuo e irão participar de intercâmbios para partilha de conhecimentos e experiências. A agricultora Maria do Carmo Oliveira, do Assentamento São Francisco, pré-núcleo Juazeiro, avaliou a visita: “O encontro foi muito produtivo, pois tivemos a oportunidade de tirar dúvidas, receber orientações e somar conhecimentos para dar os próximos passos”.

O Pró-Semiárido é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Certificação participativa - De acordo com informações do site CI Orgânicos, a legislação brasileira requer que, para ser comercializado como orgânico, é necessário que o produto seja certificado por uma entidade certificadora, credenciada no Ministério da Agricultura, MAPA. Além disso, deve constar, na parte frontal do rótulo, o selo do SisOrg, Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. Produtores familiares que fazem a venda direta ao consumidor, em feiras ou merenda escolar, não precisam de certificação, mas devem estar cadastrados no Ministério da Agricultura e fazer parte de uma Organização de Controle Social, OCS.

Fonte: Ascom - SDR



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021
Notícias

A Polícia Civil da Bahia elucidou, em quatro dias, o homicídio do médico pediatra Júlio César de Queiroz Teixeira, de 44 anos, ocorrido na última quinta-feira (23). Os envolvidos foram identificados e dois foram presos. As capturas são resultado do trabalho conjunto realizado por policiais da Delegacia Territorial (DT) do município de Barra e da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (14ª Coorpin/Irecê), com o apoio da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação, do Departamento de Polícia do Interior (Cati/Depin).

O autor dos disparos foi preso na segunda-feira (27) e o condutor da motocicleta utilizada no homicídio, na madrugada desta terça-feira (28). A moto e o capacete utilizados no crime foram apreendidos. Segundo o titular da DT/Barra, delegado Jenivaldo Rodrigues, a dupla foi contratada para matar o médico. “Eles confessaram o crime e informaram que cada um recebeu a quantia de R$ 2 mil para executar a vítima”, informou o delegado.

De acordo com o coordenador da 14ª Coorpin/Irecê, delegado Ernandes Reis Santos Júnior, o crime foi encomendado por um homem que seria companheiro da mãe de um paciente. “Conforme apurado nas investigações, o mandante do homicídio alegou que a vítima teria cometido um suposto assédio a sua esposa e por esse motivo determinou a morte do médico”, detalhou. As equipes continuam realizando diligências para localizar e prender o mandante do crime.

Fonte: Polícia Civil



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 28 de Setembro de 2021
Notícias

A deputada Neusa Cadore Lula (PT) defendeu, em indicação a encaminhada ao governador Rui Costa, a reforma geral do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina II (Cetep II), incluindo a quadra poliesportiva e a conclusão das obras do laboratório existente na unidade, localizada no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina.

No documento apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada disse que a reforma do centro de educação é um pleito da população do município, em especial da ex-vereadora Professora Sheila.

“A manutenção e conservação de equipamentos públicos se fazem necessários diante da importância de criação de espaços de convivência, inclusão, integração social e lazer seguros e adequados, tornando democrática a participação de toda a comunidade”, argumentou Neusa.

De acordo com ele, o Cetep II funciona no antigo Colégio Estadual Jubilino Conegudes, inaugurado no final da década de 90. Atualmente, atende aproximadamente 700 alunos, funcionando os três turnos com a oferta, para jovens e adultos, dos cursos técnicos de Administração, Agropecuária, Agroecologia, Alimentos e Meio Ambiente, dentre outros.

“A instituição de educação e profissionalização se encontra bastante deteriorada, com paredes, telhados, piso, portas, janelas e mobiliário danificados, necessitando com total urgência da reforma da rede elétrica e hidráulica, pintura e outros tipos de serviços”, afirmou a deputada.

Além disso, acrescentou ela, as obras do laboratório não foram concluídas, sendo essencial a finalização para o funcionamento e atendimento com capacidade total do referido centro.

Em relação a reforma da quadra poliesportiva, Neusa Cadore observa que ela vai proporcionar a prática de atividades desportivas, principalmente para o alunado e a comunidade local que constantemente solicita o espaço, especialmente no período pandêmico onde espaços abertos e cobertos facilitam as reuniões com um público maior de pessoas.

Fonte: Ascom - ALBA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 28 de Setembro de 2021
Notícias

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Barra, com apoio de equipes da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê) e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATI/Depin) prenderam, nessa segunda-feira (27), o autor da morte do médico pediatra Júlio César de Queiroz Teixeira, de 44 anos, na mesma cidade onde o crime ocorreu.

O homem foi localizado em uma residência, no município de Barra, onde os policiais apreenderam a motocicleta e o capacete usados no dia do crime, ocorrido na última quinta-feira (23). Ele está sendo ouvido na delegacia da cidade. Diligências continuam sendo realizadas na região.

Fonte: Polícia Civil da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021
Notícias

Estão abertas  a partir de hoje  até a próxima quinta-feira (30), as inscrições para os cursos técnicos na modalidade EAD - Ensino à Distância, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano em Xique-Xique. A informação foi encaminhada ao Central Notícia por Rafaella Baracho, professora do instituto. Além de Xique-Xique, há vagas também para o polo de Ipupiara.

Os cursos são para quem já terminou o ensino médio .

Temos cursos de:

Vendas: aprende sobre técnicas de negociação, atendimento ao cliente e fundamentos de marketing, etc;

Secretaria Escolar:  aprende sobre administração de materiais, técnicas de redação e arquivo e gestão da educação escolar, etc;

Multimeios didáticos : aprende sobre Informática aplicada à educação e às artes, oficinas culturais, etc.

Quem se interessar, pode se inscrever através do link.

Polo Xique-Xique: 36 vagas para o curso Vendas; 34 vagas para o curso Multimeios Didáticos e 16 vagas para o curso Secretaria Escolar.

Polo Ipupiara: 21 vagas para o curso Vendas; 14 vagas para o curso Multimeios Didáticos e 26 vagas para o curso Secretaria Escolar.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021
Notícias

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido) após realização de abordagens na área central da cidade de Xique-Xique, apreenderam uma motocicleta adulterada.

“A motocicleta marca Honda, modelo CG 125cc Fan, cor preta, placa DUZ1262 cadastrada em São Paulo-SP, que ao ser consultado o chassi da motocicleta, resultou em outra motocicleta com placa NGT5776 cadastrada em Goiânia-GO, o proprietário não explicou o motivo da adulteração da placa”, diz a nota da corporação.

Segundo a Polícia Militar, o proprietário e a motocicleta foram apresentados na Delegacia Territorial de Xique-Xique para as medidas cabíveis.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 26 de Setembro de 2021
Notícias

As ações do Setembro Amarelo têm mobilizado estudantes e profissionais da rede de Educação em todo o Estado. Com a realização de palestras, caminhadas e ações para o acolhimento e escuta, unidades de ensino de Valente, Irecê, Jacobina e Miguel Calmon realizaram, nessa sexta-feira (24), atividades informativas para debater o combate ao suicídio e os cuidados com a saúde mental.

 Em Valente, estudantes e professores caminharam pelas ruas da cidade com cartazes e faixas, sensibilizando a população sobre a temática. No município de Irecê, a comunidade escolar, através do projeto “Cuidar de si, cuidar do outro”, debateu a saúde mental com profissionais da Psicologia e da Educação e realizou uma roda de conversa com estudantes de Psicologia e alunos da rede. No Colégio Estadual de Jacobina, a comunidade escolar realizou a “Blitz amarela - pare, pense, valorize sua vida”. Em Miguel Calmon, o Colégio Estadual Polivalente intensificou nas aulas os debates e reflexões sobre o tema com rodas de conversas, leituras fílmicas e dinâmicas em grupo.

 A estudante Ana Luiza Ursulino Ferreira, 15 anos, do Colégio Estadual de Jacobina, disse que as atividades despertam um olhar sensível para o tema. “Estou vendo as ações como algo muito importante. Às vezes, convivemos com pessoas e nem sabemos o que estão passando ou se pensam em fazer algo ruim para elas próprias. Isto é ruim. Não temos como ajudar sem perceber que o outro está com problema. Essas ações servem para despertar a conscientização das pessoas e para todos terem a consciência que, apesar de estarmos suscetíveis às doenças, a vida é importante e precisamos preservá-la”.

 A coordenadora pedagógica do Núcleo Territorial de Educação de Irecê, Juliana Bragança, explicou que em Irecê o projeto foi realizado pensando na comunidade escolar regional e para toda rede pública.  O "Cuidar de si, cuidar do outro" foi um evento pensado e planejado pela equipe núcleo de uma forma que conseguisse atingir o máximo de pessoas, por isso decidimos fazer a transmissão do YouTube. Debater a temática da saúde mental e do autocuidado é fundamental, principalmente em um período de pandemia quando percebemos altos índices de transtornos psicológicos, como a depressão e ansiedade em nossa sociedade. Os debates de hoje tentaram sensibilizar o público a olhar para o tema com menos preconceitos e mais acolhimento, atenção e cuidado”.

 De acordo com Manoel da Cruz, coordenador pedagógico do Colégio Estadual de Valente, refletir sobre o tema faz parte da função social da escola em dialogar com a comunidade. “Questões que permeiam a vida dos estudantes e sociedade em geral precisam estar sempre em pauta. Fomos para as ruas reafirmar o valor da vida,  e dizer que viver é a melhor opção, sobretudo no momento que vivemos de distanciamento físico, nunca se fez tão necessário falar de solidariedade e cuidado com a vida. É a escola cumprindo sua função de educar”.

Campanha - Em referência à campanha do Setembro Amarelo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) tem incentivado a realização de atividades nas unidades escolares voltadas ao debate sobre a prevenção do suicídio, focado no cuidado com a vida. Durante todo o mês, são realizadas diferentes atividades, a exemplo de palestras virtuais. A campanha Setembro Amarelo é promovida por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor da SEC, em parceria com a Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), da Secretaria da Saúde (SESAB).

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 26 de Setembro de 2021
Notícias

Apesar da crise financeira e institucional que vive o Brasil, o ministro da Cidadania, João Roma, avalia o país possui credibilidade com a comunidade internacional. Ele discursa na sexta-feira (24), em debate sobre a retomada econômica promovido pelo site Anota Bahia.

“O mundo inteiro observa os investimentos justamente pelo quesito da credibilidade. E nós, hoje, estamos experimentando um momento de credibilidade além de suas potencialidades”, declarou.

A análise de Roma foi feita em cima da entrevista concedida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à revista Veja. Num dos pontos, o chefe de Estado garantiu que não planeja viabilizar um golpe no país.

“É uma entrevista que sinaliza para uma harmonização das nossas instituições, que coloca suas angústias, que são naturais, suas aspirações, que são verdadeiras, mas com pontos cruciais, como, muito transparente do lado dele, a impossibilidade do golpe. Isso foi colocado de tal maneira que é fundamental a gente ter clareza disso, porque qualquer ação que fragilize a segurança jurídica no nosso país traz consequências”, elogiou.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 25 de Setembro de 2021
Notícias

Mais R$ 145.084569,61 milhões foram destinados pelo governo do Estado para construção, modernização e construções de escolas em Tempo Integral, em vários municípios baianos. O resultado das licitações para as obras foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nessa sexta-feira (24). Ao todo, mais de R$ 2 bilhões estão sendo investidos na ampla requalificação da rede física das escolas estaduais e na construção de novas escolas e dos Complexos Poliesportivos Educacionais.

Do montante divulgado nesta sexta, R$ 64.431.428,35 milhões são para a contratação de empresa especializada para a construção de três unidades escolares em Tempo Integral, localizadas nos municípios de Barra, Lapão e Caculé. Outros R$ 59.787.205,91 milhões se destinam à execução de obras de construção e ampliação de quatro unidades escolares em Tempo Integral, localizadas nos municípios de Amargosa, Aratuípe e Jiquiriçá. E mais R$ 20.865.935,35 milhões são para obras de ampliação, com modernização da infraestrutura de unidades escolares, localizadas nos municípios de Gandu, Ibirataia, Ipiaú, Ituberá, Presidente Tancredo Neves, e para a construção de uma nova unidade escolar no município de Nilo Peçanha.

Com as obras de requalificação, as escolas existentes passam por reformas e modernização e novas unidades estão sendo construídas em alto padrão de engenharia, ofertando aos estudantes e à comunidade local quadra poliesportiva coberta, campo society, auditório, refeitório, biblioteca e laboratórios, entre outros equipamentos para fortalecer a aprendizagem.

A requalificação da rede também envolve a implantação dos Complexos  Poliesportivos Educacionais, compostos por uma série de equipamentos como quadras poliesportivas cobertas, academia de ginástica, quadra de vôlei de areia, pista de atletismo e piscina. Os complexos são vinculados à oferta da Educação em Tempo Integral, fortalecendo a prática esportiva no currículo escolar, como também o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais, de lazer e de entretenimento. Além da rede estadual, os complexos atenderão aos estudantes das redes municipais e particular, bem como a comunidade local.

Fonte: Ascom - SEC



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021
Notícias

 

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), cobrou ao Governo do estado, a instalação do Grupamento do Corpo de Bombeiros em Irecê. Há dois anos, Tavares apresentou uma indicação com a solicitação do equipamento para a cidade pólo. No discurso, ele lembrou que em 1 abril deste ano, o Governo anunciou a implantação de uma unidade especial de Atendimento, Emergências e Combate a Incêndio em Irecê, mas, até o momento, a ação não foi concretizada. A região tem sofrido com muitas queimadas, nos últimos dias.

No último final de semana com continuidade até a última segunda-feira houve incêndios em Ubaí, atingindo a serra do município, com focos em outras regiões. Além disso, houve registro de incêndios em Jussara, América Dourada e Mulungu do Morro até a divisa com o município de Lençóis.

“Lamentavelmente esses incêndios nos municípios da região de Irecê têm destruído as matas nativas, prejudicado o meio ambiente e levado muita preocupação aos moradores. Esses tristes acontecimentos reforçam ainda mais a necessidade urgente, do equipamento no município. Espero que esses registros sensibilizem o Governo do estado a dar celeridade na instalação do Corpo de Bombeiros em Irecê”, afirmou.

Apesar de estar estrategicamente posicionado no centro do nosso Estado, ter um notável volume comercial e ser cortada pelas rodovias BA-052, BA-148, BA-432, a cidade de Irecê ainda não possui uma unidade do Corpo de Bombeiros. Nos últimos anos aumentou bastante os incêndios florestais na região, além de outras ocorrências que necessitam do combate especializado do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Ascom - Pedro Tavares



Compartilhar no Whatsapp