Algumas regiões da Bahia têm um vento constante, que alcança a velocidade de até sete metros por segundo (25 km/h), condições ideais para a produção de energia eólica. Essa brisa moderada, na definição da Escala de Beaufort, já atraiu para o estado 100 parques eólicos, com potência instalada de 2,6 GW.
Com os resultados dos últimos leilões da Aneel, estima-se que em quatro anos a Bahia vai ultrapassar o Rio Grande do Norte e tornar-se líder nacional de um setor que já emprega 195 mil pessoas em 52 carreiras diferentes, desde instaladores de pás a engenheiros aeroespaciais.
“O potencial de energia eólica no Brasil é de cerca de 500 GW, muito mais do que o País consome atualmente”, afirma Elbia Gannoum, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), que não tem dúvida do papel de destaque que o estado vai ocupar no setor nos próximos anos. Com os investimentos já contratados, a Bahia deve ganhar mais 2 GW de energia eólica até 2022.
Líder em geração de energia solar e eólica no Brasil, a Enel Green Power, subsidiária do Grupo Enel, da Itália, considera a Bahia “estratégica” para a atuação da empresa no país. “É o estado em que mais investimos nos últimos anos e o que possui a maior capacidade instalada, considerando os projetos eólicos e solares em operação”, declarou o representante da estatal italiana no Brasil, Luigi Parisi, por meio de nota enviada pela assessoria.
A Enel Green Power opera seis complexos eólicos na Bahia, que somam 706 MW de capacidade. Em fevereiro deste ano, a empresa iniciou a operação do parque eólico Morro do Chapéu Sul, com capacidade instalada total de 172 MW e localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Cafarnaum. No final do ano passado, com o resultado do leilão A-6 da Aneel, a Enel adquiriu o direito de construir mais de 108 MW de nova capacidade eólica na Bahia.
No início deste ano, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) divulgou um estudo inédito que aponta 52 carreiras profissionais associadas à indústria eólica. Os trabalhos estão espalhados por cinco áreas de atuação: construção e montagem, desenvolvimento de projetos, ensino e pesquisa, manufatura, operação e manutenção dos parques eólicos. A ABDI avalia que até 2026 haverá cerca de 200 mil postos de trabalho, somando-se todas as atividades.
A Abeeólica estima que, atualmente, cada MW gere 15 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva, que está espalhada desde os menores itens necessários para uma torre eólica até os grandes aerogeradores, pás, construção, transporte, planejamento e consultorias. “É uma movimentação do mercado de trabalho em toda a cadeia. No caso da Bahia, como é o estado que mais tem potência em construção e contratada, é natural que haja também uma movimentação do mercado de trabalho local”, diz Elbia.
Emprego e renda
A executiva destaca também que a produção de energia eólica também gera renda extra para algumas pessoas que não trabalham no setor: os proprietários de terra que arrendam suas propriedades para a colocação das torres recebem uma remuneração mensal.
“Hoje são cerca de 6.500 torres em operação no Brasil. Estimamos que cerca de quatro mil famílias recebam ao todo mais de R$ 10 milhões mensais pelo arrendamento de terra”, ressalta Elbia
Uma questão que, recentemente, causou preocupação entre investidores em projetos de energia foi o pedido de recuperação judicial, em setembro de 2017, da empresa espanhola Abengoa, responsável pela construção de linhas de transmissão da energia produzida em parques eólicos e de energia fotovoltaica.
“A não entrega das obras no prazo planejado impacta seriamente toda a cadeia. O planejamento de construção e operação de usinas, em especial no oeste da Bahia, depende dessas linhas”, afirma Lucas Daltro, dono da Azulare Engenharia, que atua no setor de energias renováveis.
“No passado, isso era de fato um problema. Hoje, apenas vão para leilões os projetos que já tenham linha de transmissão garantida”, diz Elbia, da Abeeólica, para quem não há mais risco de um parque eólico ficar pronto e a linha não.
Fonte: A Tarde
Tijolos, areia, cimento, cerâmicas, pisos e azulejos em geral; cobertura, tintas, material elétrico, hidráulico e tudo o que você vai utilizar, do piso ao teto.
Venha conhecer as opções de pagamento. O Cimentão. Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.
Fonte: Informe Publicitário
Por que respeita o consumidor, oferecendo produtos de qualidade, com os melhores preços. Sua cesta básica custa bem menos no Supermercado do Povo, que além de produtos alimentícios, dispõe de materiais de higiene e limpeza, utilidades domésticas.
Aceitamos cartões de crédito e débito!
Tudo que um completo supermercado precisa ter, o Supermercado do Povo tem. Praça do Mercado, em nossa cidade.
Fonte: Informe Publicitário
Uma abordagem a ônibus com ambulantes, na tarde de sábado (9), terminou com flagrante de whiskys falsificados. Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido conduziram dois homens com as mercadorias irregulares durante trabalho preventivo, em Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco.
Uma barreira foi montada, na entrada da cidade, e quando o ônibus passou foi determinada a sua parada. Dentro dele estavam ambulantes que visitavam o município com o objetivo de comercializar roupas, calçados, entre outros itens.
Após buscas, no bagageiro do veículo, os PMs encontraram 41 garrafas de whiskys falsificados, 11 tampas da mesma bebida e diversas cópias de lacres de segurança. Dois homens, donos das mercadorias, foram conduzidos para a Delegacia Territorial local.
"São indícios nítidos de um esquema de adulteração. As tampas e lacres seriam usados em outras garrafas falsificadas", comentou o comandante da Cipe/Semiárido, major PM Carlos Maltez.
Fonte: SSP/BA
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) admitiu que o PT poderá não ter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência e o líder petista poderá apoiar um candidato, ao comentar a mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada neste domingo (10).
Segundo Lindbergh, "o Datafolha mostra que os votos de Lula continuam sólidos como uma rocha. Depois de dois meses de prisão não houve o tal 'derretimento' das intenções de voto como alguns analistas previram. Não tem jeito. O segundo turno vai ser entre Lula ou um candidato apoiado por ele e Bolsonaro."
Os nomes mais cogitados para a candidatura do PT em um cenário sem Lula não obtiveram bons resultados no Datafolha. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ex-governador da Bahia Jaques Wagner chegaram a apenas 1% das intenções de voto.
Emídio de Souza, presidente estadual do PT em São Paulo, ressaltou os números obtidos pelo ex-presidente no levantamento. "A pesquisa mostra que o eleitor não aceita a injustiça cometida contra Lula e vê nele a esperança para tirar o país da crise e o povo da miséria", disse.
Fonte: Folhapress
O empresário Paulo Kruschewsky morreu na tarde deste domingo (10) em um acidente de moto na rodovia BA-052, nas imediações da localidade de Ipanema, município de América Dourada, região de Irecê.
De acordo com as primeiras informações, Paulo seguia no sentido Irecê, quando perdeu o controle da moto ao passar por um quebra-mola, colidiu com um carro e caiu na rodovia.
O acidente aconteceu por volta das 15h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado, mas quando chegou ao local o empresário já estava morto.
Paulo era dono da Irecê Milk Shake, localizada na Praça do Feijão, área central da cidade. O corpo do empresário foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê para ser examinado.
Fonte: Central Notícia
As roupas da estação com os preços que você nem imagina estão esperando por você na loja Atacadão da Roupa. Seja para homens ou mulheres, jovens ou crianças, o melhor está aqui.
Atenção sacoleiras! Compre e revenda nossos produtos com excelente margem de lucro.
Atacadão da Roupa
Para comprar, acesse: www.atacadaodaroupa.com
Fonte: Informe Publicitário
Um veículo conduzido por Leonardo da Silva, o vereador Léo da Unibel, se envolveu num acidente na tarde deste sábado (09), na cidade de Irecê, Centro Norte baiano.
A colisão com outro carro ocorreu nas imediações da UPA - Unidade de Pronto Atendimento, entre as ruas Rio Solimões e Rio Jacaré.
Não há informações sobre as causas da colisão. O parlamentar e motorista do segundo veículo envolvido no acidente não tiveram ferimentos.
Fonte: Central Notícia
Central – Sábado, dia 09 de junho de 2018, noite de decisões no Campeonato Municipal de Futsal de Central, na região de Irecê. Na categoria feminina, o time Cascavéis venceu o Cruzeiro de Tanque Novo e sagrou-se campeão.
As duas partidas das finais ocorreram na Quadra Poliesportiva Otto Alencar, localizada na Praça Cantídio Pires Maciel. O espaço estava lotado por torcedores e desportistas locais.
A expectativa da maioria dos centralenses para a final do masculino foi iniciada e marcada um jogo disputado e eletrizante, onde o Palmeiras conseguiu sair na frente por duas vezes, momento em que a aguerrida equipe do ICO Galixy empatou.
No tempo normal e prorrogação, o jogou permaneceu em 3 a 3. O placar forçou a decisão nos pênaltis, nos quais a equipe de Palmeiras venceu por 3 a 2 e se coroou campeã da competição.
Foram dois grandes jogos, com muita torcida e emoção. O campeonato teve a organização da Secretaria Municipal de Esportes e apoio da Prefeitura local. Estiveram presentes ao evento de encerramento da competição, o prefeito Uilson Monteiro, a primeira-dama Dulce Filha, vice-prefeita Jorgina Guedes e secretária de esportes, vereadores e lideranças locais.
Fonte: Central Notícia
Guarnições da 42ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Palmeiras), na região da Chapada Diamantina, prenderam, na madrugada deste sábado (9), Gabriel Barbosa, 18 anos, após tentar matar com golpes de faca, Jeanildo Cardoso de Oliveira. O crime ocorreu nas imediações do local onde aconteciam os festejos de Santo Antônio, no município de Palmeiras.
Os policiais passavam pela localidade quando encontraram Jeanildo caído e ferido na rua. De imediato, as guarnições prestaram socorro à vítima e encaminharam para o Hospital da Chapada, em Seabra.
Após saíram da unidade médica os PMs retornaram até o local do crime para localizar o autor do delito. As equipes iniciaram as buscas e, com a ajuda de populares encontram o criminoso escondido dentro de uma casa. Com a autorização do proprietário da residência, os policiais entraram e imobilizaram Gabriel.
"Nossa prioridade é preservar vidas, por isso, que os policias socorrem a vítima para depois iniciar as diligências pelo criminoso. Talvez, se as guarnições não o priorizassem o atendimento ao ferido, ele tivesse morrido no local”, explicou o comandante da 42ª CIPM, major Ubiraci Muniz.
Gabriel foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Seabra. Informações preliminares dão conta de que a motivação do crime é passional.
Fonte: SSP/BA
Vítima foi socorrida ao hospital e está fora de perigo; caso está sob investigação da Polícia Civil — Foto: Reprodução...
Região de Irecê responde por uma fatia expressiva da produção baiana de tomate – Foto: reprodução A região d...
Investimento de R$ 500 milhões projeta impactos positivos em diversos setores econômicos e sociais da região - Imagem Ilust...
Foto: CDL/Irecê...
Foto: Ilustração/Banco de i...