Pessedista apoiou o ex-prefeito de Salvador no primeiro turno
O prefeito Adãozinho (PSD), de Itaguaçu da Bahia, anunciou, nesta quinta-feira (06), o apoio ao candidato a governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), no segundo turno do pleito estadual. O pessedista retorna ao time de Lula, após apoiar o ex-prefeito de Salvador, Acm Neto (União Brasil), no primeiro turno.
"Eu quero agradecer ao governador Rui Costa, o nosso Rui Correria, por todo trabalho feito em Itaguaçu e pela Bahia. Estou aqui com o próximo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o futuro vice-governador, Geraldo Jr (MDB). Estamos com o time que irá fazer muito mais pela Bahia, nós iremos continuar essa correria e cuidando da Bahia", afirmou o prefeito de Itaguaçu.
"Muito obrigado prefeito Adãozinho pelo seu apoio. Eu quero me dirigir ao povo de Itaguaçu: nós faremos ainda mais por Itaguaçu, gerando emprego, renda e combatendo a pobreza", declarou o candidato a governador Jerônimo Rodrigues.
A semana após o fim do primeiro turno tem sido marcada pelo anúncio de novos apoios políticos ao petista. A candidatura de Jerônimo é apoiada por mais de 300 prefeitos e o candidato do Time de Lula venceu em 351 dos 417 municípios baianos.
Nesta terça-feira (04), Jerônimo recebeu o apoio de prefeitos que não marcharam com ele no primeiro turno, como a prefeita de Conceição do Jacuípe, Tânia Yoshida (PSD); o prefeito de Novo Horizonte, Djalma Anjos (PP) e o prefeito de Serrinha, Adriano Lima (PP), além do ex-prefeito de Araci, Silva Neto (PDT). O candidato a governador pelo PSOL, Kléber Rosa, também declarou apoio a Jerônimo. Além do psolista, a candidato ao Senado, Tâmara Azevedo, e o deputado estadual Hilton Coelho também declararam apoio a Jerônimo. Nesta quarta (05), foi a vez do deputado estadual pelo União Brasil, David Rios, declarar apoio, o partido Patriota também, e a liderança Maneca Ché (Solidariedade), de Cairu.
Fonte: Ascom - Jerônimo Rodrigues
A cidade de Presidente Dutra, localizada na região de Irecê, deu uma expressiva votação ao candidato ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), no 1º turno das eleições em 2022.
Ao todo, foram 82,26% dos votos, enquanto o segundo colocado, ACM Neto (UNIÃO), teve votos de apenas 14,62% dos eleitores. Os dois disputam o segundo turno no dia 30 de outubro. Para o cargo de Presidente da República, Lula também recebeu mais votos.
Com essa excelente votação, Presidente Dutra ficou em primeiro lugar, entre as cidades da região que mais apoiaram Jerônimo Rodrigues no domingo (02). [Veja aqui] No estado, a cidade é a terceira colocada, e está entre as cinco da Bahia que mais deram votos a Jerônimo. Confira a lista abaixo!
Esse apoio se dá, principalmente pelo reconhecimento da população pelo trabalho realizado pelo prefeito Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão (MDB), que vem transformando município, com várias obras estruturantes realizadas e outras em andamento, na sede e povoados.
1° - Iuiú (85,18%)
2° - Jacaraci (82,72%)
3° - Presidente Dutra (82,26%)
4° - Caetanos (82,20%)
5° - Andorinha (79,72%)
Fonte: Da Redação
O ex-prefeito do município de Ibititá, Cafu Barreto (PSD), conquistou nas urnas uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) nas eleições desse domingo (02). Com uma votação expressiva, Cafu bateu o recorde e obteve mais de 67 mil votos (67.324), um marco na história da região de Irecê.
Em 2012, Cafu disputou pela primeira vez um cargo eletivo, quando se tornou prefeito de Ibititá, sua terra natal. Em 2016, foi reeleito. O excelente trabalho à frente do Executivo municipal o projetou para todo o estado.
Durante a campanha deste ano, Cafu Barreto visitou cerca de cem municípios baianos, onde teve a oportunidade de mostrar suas propostas, construir amizades e alianças sólidas. Cada voto concedido a Cafu nesse domingo será retribuído com muito trabalho prestado ao povo baiano, a partir de janeiro de 2023.
Ontem, logo cedo, por volta das 17h, Cafu falou com a reportagem e mostrou entusiasmo e confiança na vitória que estava porvir. “ Quero que anuncie daqui a pouco, que um ‘ex-catador de mamona’, que se tornou um pequeno empresário, depois prefeito por duas vezes, agora é eleito deputado estadual para trabalhar por todo o estado”, disse.
Agora, não só a região de Irecê passa a ter um representante com raízes locais para lutar diretamente por seus interesses, mas a Bahia inteira.
Fonte: Da Redação
O senador Otto Alencar (PSD) foi reeleito senador pela Bahia, neste domingo (02/10), para os próximos oito anos. Com 98,58% das urnas apuradas, por volta das 22h, Otto tinha 57,98% dos votos válidos (4.018.035 votos).
Otto integrou a chapa de Jerônimo Rodrigues (PT), que lidera a apuração para governador.
Fonte: Informe Baiano
A eleição para presidente da República será definida no segundo turno, entre Lula (PT) e Jair Boslonaro (PL), que tenta se reeleger. A confirmação de que haverá segundo turno foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 21h25, quando 96,93% das urnas já tinham sido apuradas. Neste momento, Lula tinha 47,85% dos votos válidos, e Bolsonaro 43,7%, de acordo com publicação do G1.
No momento da confirmação do segundo turno, a candidata Simone Tebet (MDB) tinha 4,22% dos votos válidos, e o candidato Ciro Gomes (PDT), 3,06%.
A votação do segundo turno acontecerá no próximo dia 30 em todo o país.
Fonte: Do site Bahia.ba
A dois dias das eleições, Cafu Barreto aparece como um dos favoritos entre os candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia
O candidato a deputado estadual não parou de crescer desde a sua pré-campanha, que foi bastante movimentada e ficou marcada por viagens pelo estado.
Com uma base de parcerias e amizades conquistada, a campanha de Cafu começou e terminará do jeito que ele gosta, rodando a Bahia, e ao lado do povo.
Cafu valoriza bastante essa relação criada com a população baiana, e por diversas vezes manifestou a sua gratidão pelo apoio e confiança que vem recebendo em todos os cantos do estado:
"Tenho muita gratidão por ter feito amizades em todos os cantos da Bahia, por onde passei fui bem recepcionado e recebi o carinho do povo, e fico muito feliz por isso, porquê é esse o nosso objetivo, trabalhar junto com o povo, e para o povo."
Em sua primeira disputa estadual, Cafu Barreto mostrou que coragem, compromisso e trabalho fazem toda a diferença em uma campanha eleitoral, e se tornou um aliado dos municípios e do povo baiano, que veem nele, uma ótima opção para representar a Bahia.
Fonte: Ascom - Cafu Barreto
Os candidatos a presidente da República se enfrentam, na noite desta quinta-feira (29), em debate da TV Globo. O embate, que será mediado pelo jornalista William Bonner, vai ao ar depois da novela "Pantanal".
Participam do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União) e Padre Kelmon (PTB).
Foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, como determina a lei eleitoral.
O debate terá quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais
Fonte: Metro 1
O debate da TV Bahia, marcado para a noite desta terça-feira (27), promete começar quente com um possível confronto entre os candidatos Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil). No bloco inicial, que tem tema livre, o ex-secretário da Educação do estado será o primeiro a perguntar e terá a oportunidade de partir para cima do ex-prefeito de Salvador e líder nas pesquisas.
No meio político, a expectativa é que Jerônimo escolha ACM Neto como principal rival no debate, até porque o candidato do PT passou boa parte da campanha desafiando o ex-prefeito da capital ao debate, embora o petista tenha recuado quando o postulante do União Brasil aceitou o desafio para um encontro direto entre os dois.
Analistas políticos acreditam que seja natural que Jerônimo direcione não apenas a primeira pergunta para Neto como também os demais confrontos ao longo do debate. Contudo, ponderam que, caso o candidato petista não escolha o ex-prefeito de Salvador como oponente no início, quebrará o discurso que ele mesmo tentou criar.
Fonte: Política Livre
O senador Jaques Wagner (PT) disse, na manhã desta segunda-feira (26), que não há acordo entre o PT e o candidato ao governo da Bahia João Roma (PL) contra ACM Neto (União Brasil), que lidera quase todas as pesquisas de intenção de voto. O petista, porém, não negou que tenha conversado com Roma.
“Eu converso com Roma até porque temos amigos em comum. Ele foi deputado federal, eu senador, a gente se encontrava lá [em Brasília]. Mas não tem possibilidade de ter acordo tácito. Nós queremos derrotar ACM. Assim como Neto quer derrotar a mim e a ele”, disse, em entrevista à rádio A Tarde FM.
Segundo Wagner, Roma é “mais honesto” (do que Neto), pois assume a relação com o presidente Jair Bolsonaro. “O outro bebeu nas águas do governo, e hoje diz que não é lá nem cá”, acrescentou.
Fonte: Política Livre
Em uma live em que leu uma intitulada ‘carta à nação’, o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, declarou que não desistirá de sua candidatura e criticou a “campanha de intimidação, mentiras e destruição de imagens” deflagrada pela campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Agora, na reta final da campanha mais vazia da história, embalam tudo no falso argumento do voto útil. Com esta pregação, querem eliminar a liberdade das pessoas de votarem”, disse Ciro. “Minha candidatura está de pé para defender o Brasil em qualquer circunstância, e meu nome continua posto como firme e legítima opção para livrar nosso país de um presente covarde e futuro amedrontador.”
“Nada deterá minha disposição a seguir em frente com o projeto nacional de desenvolvimento. Não me intimidarão. Sou vítima de virulenta campanha nacional e internacional”, continuou o candidato.
Ciro tem sofrido pressão para desistir de sua candidatura por apoiadores do ex-presidente Lula sob o argumento de que suas críticas ao petista ajudam a fortalecer o presidente Bolsonaro. Ciro, no entanto, se nega a realizar esse movimento e, no discurso, citou nominalmente os adversários, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os chamando de “forças do atraso”. Ele também disse que o atual presidente é a “cria maligna” de Lula.
Fonte: Do site Bahia.ba
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...