Sexta-feira, 18 de Junho de 2021
ELEIÇÕES 2022

Pesquisa nacional encomendado pelo PSL ao instituto Paraná Pesquisas, divulgada nessa quinta-feira (17), mostra o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (Sem partido) em situação de empate técnico no primeiro turno das eleições 2022. O levantamento mostra o atual presidente numericamente à frente em todos os cenários pesquisados de primeiro turno. No segundo turno, a situação se inverte e Lula venceria por 40,2% dos votos contra 40% de Bolsonaro.

Primeiro turno

Em um cenário mais provável até o momento, Bolsonaro tem 36,9% das intenções de votos contra 34,6% de Lula – a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Ciro Gomes (PDT) aparece em um distante terceiro lugar, com 6,2%, à frente de João Doria (PSDB), com 4%, e Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3,6%.

No principal cenário pesquisado, o apresentador José Luiz Datena – que já teria desistido da candidatura – aparece à frente de Ciro Gomes, com 7,5% das intenções de voto. O pedetista marca 5,8%. Nessa simulação, Bolsonaro lidera com 34,3% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Lula, com 32,5%. Doria marca 3,4%, Mandetta, 3,2%, e Simone Tebet (MDB), 1,1%.

Rejeição

Entre os candidatos pesquisados, Doria registra o maior índice de rejeição, de 57,2%, seguido de Ciro Gomes com 50,9%. Bolsonaro vem na sequência, com 50,4%. O ex-presidente Lula registra 49,7% de rejeição e Datena 42%. Entre aqueles que dizem que “com certeza votaria”, Bolsonaro tem 27,4% e Lula 26,4%. O petista, no entanto, tem um potencial maior de virar voto, com 21,6% dizendo que poderiam votar nele, contra 19,5% de Bolsonaro.

Reprovação

O índice de reprovação de Jair Bolsonaro segue acima dos 50%, segundo o Paraná Pesquisas. Entre os entrevistados, 53,8% desaprovam o governo, sendo que 45,6% classificam como “ruim ou péssimo” – 21,5% acham regular e 31,6% ótimo ou bom. A pesquisa foi realizada nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal entre os dias 11 e 15 de junho. Foram ouvidos 2.040 eleitores e o grau de confiança é de 95%.

Fonte: Revista Fórum



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 17 de Junho de 2021
ELEIÇÕES 2022

Nesta quinta-feira, dia 17, o pré-candidato a deputado estadual, Cafu Barreto, cumpriu extensa agenda na cidade de Gentio do Ouro.

Na ocasião, o ex-prefeito da cidade de Ibititá recebeu o apoio de Hermilton Júnior, candidato a prefeito nas últimas eleições, obtendo quase 4 mil votos, e também dos vereadores Tales, Kaká e Ruizinho, todos do PSD, além de seu Antenor, liderança política local.

“Juntos vamos lutar por grandes coisas para o povo querido de Gentio do Ouro. Tenham certeza que me sinto muito orgulhoso por essa parceria e lutarei todos os dias  por esse povo guerreiro e trabalhador”, destacou Cafu Barreto, um dos principais nomes do território na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia.

Fonte: Ascom - Cafu Barreto



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 10 de Junho de 2021
ELEIÇÕES 2022

Fonte ligada ao site Política Livre informou que o vice-governador da Bahia, João Leão, vê com muitos bons olhos as movimentações do ex-presidente Lula (PT) para retirar o PP da base do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) com a intenção de juntar a sigla ao projeto de eleição do petista à Presidência em 2022.

Leão, que é vice-presidente nacional do PP, não esconde de ninguém que quer ser candidato a governador e que deseja, para isso, ter o apoio do PT baiano. As conversas de Lula ocorrem com o senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira (PI).

Embora esteja na base de Bolsonaro no Congresso, é muito improvável que os progressistas baianos formem palanque para o presidente da República, em 2022, ainda que seja selada aliança nacional do PP com Bolsonaro.

O PP, como já ressaltaram o vice-governador e o deputado federal Cacá Leão em recentes entrevistas ao Política Livre, tem um histórico de permitir que as representações estaduais do partido não sigam as alianças nacionais.

Ambos lembraram que, em 2018, a ex-senadora Ana Amélia (PP-PR) foi a vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB), o PP apoiou Ciro Gomes e Fernando Haddad na Bahia e no Piauí, respectivamente.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 23 de Maio de 2021
ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro, Lula e FHC  - Foto: Reprodução

O presidente da República Jair Messias Bolsonaro (sem partido) voltou a falar das eleições de 2022 nessa sexta-feira (21) e disse que a disputa já tem uma chapa definida com um “ladrão candidato a presidente e um vagabundo como vice”, em aparente referência aos antecessores Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Ao discursar em um evento no Maranhão, Bolsonaro afirmou que “uma escolha mal feita leva o povo à desgraça” e citou a Argentina como exemplo, segundo ele, de erro nas eleições, advertindo que tudo irá depender das escolhas feitas em 2022.

Ao iniciar sua fala, Bolsonaro afirmou que já existe uma chapa para a disputa presidencial de 2022, com “um ladrão candidato a presidente e um vagabundo como vice”.

Pouco antes do discurso de Bolsonaro, Lula revelou em suas redes sociais fotos de um almoço entre ele e Fernando Henrique, organizado pelo ex-ministro Nelson Jobim.

Lula tenta construir uma frente política para enfrentar Bolsonaro em 2022. As últimas pesquisas mostram o ex-presidente com boas chances de derrotar o atual presidente já no primeiro turno.

Fonte: Agência Reuters



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 21 de Maio de 2021
ELEIÇÕES 2022

Um levantamento sobre a eleição para a presidência em 2022 feita pelo instituto Paraná Pesquisas com eleitores da Bahia, divulgado nessa quinta-feira (20), aponta que o ex-presidente Lula lidera a corrida pelo Palácio do Planalto com ampla vantagem no estado.

O petista soma 43,3% das intenções de votos entre a população baiana, bem distante do segundo colocado, Jair Bolsonaro, que aparece com 24,6%.

Ciro Gomes (PDT) figura na terceira colocação, com 7,7% das intenções de voto. Atrás dele vem o apresentador de televisão Luciano Huck, com 4,3% das intenções de voto. Ele empata tecnicamente com o ex-juiz Sérgio Moro, que soma 3,9%.

Fecham a lista o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 1,9%, e João Amoêdo (Novo), com 1,7%. Brancos e nulos representaram, no levantamento, 7,9%, enquanto 4,2% dos entrevistados não sabem em quem vão votar ou não responderam.

A pesquisa também simulou um cenário com o atual governador da Bahia, Rui Costa, como o candidato do PT no lugar de Lula. Assim como o ex-presidente, o mandatário estadual também venceria Jair Bolsonaro: Costa aparece com 32% das intenções de voto, contra 24,6% do atual titular do Planalto.

Nesta simulação, Ciro Gomes soma 9,9% e é seguido por Huck (6,5%), Moro (4,2%), Doria (2,3%) e Amoêdo (1,9%). Brancos e nulos somam 13,4%, e outros 4,5% não sabem ou não responderam.

O levantamento do Paraná Pesquisas, encomendado pelo site Bahia Notícias, fez 2.002 entrevistas com eleitores de 188 municípios baianos entre os dias 12 e 15 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Revista Fórum



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 18 de Maio de 2021
ELEIÇÕES 2022

Aliados de longa data articulam parceria eleitoral em prol do Desenvolvimento de todo o Estado. 

“A Bahia será pequena para esses dois jovens”. Com essa mensagem carregada de otimismo, o deputado estadual e grande liderança do PSD, Diego Coronel, sacramentou a reunião realizada nesta terça (18), em Salvador, com o ex-prefeito de Ibititá Cafu Barreto. Como já divulgado anteriormente, Diego vai disputar vaga na Câmara Federal e Cafu tem a legítima pretensão de representar a Região de Irecê na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Agora é oficial: além de ratificar as pré-candidaturas, os aliados de longa data farão dobradinha. Depois de firmar o compromisso político para as próximas eleições, o ex-prefeito de Ibititá esteve na Presidência da AL-BA e circulou com desenvoltura pelos bastidores do Poder Legislativo. “Estamos construindo um projeto sólido para gerar oportunidades e levar Desenvolvimento para todo o Estado”, observou Cafu, que concluiu o segundo mandato com mais de 86% de aprovação e deixou um legado de conquistas e realizações para a cidade.

Vídeo:

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 02 de Maio de 2021
ELEIÇÕES 2022

Em meio a especulações de que já trabalharia por sua candidatura ao Senado na sucessão estadual de 2022, o governador Rui Costa (PT) ainda não confirma nem nega sobre os rumos de seu nome na eleições do próximo ano.

A meta prioritária do governador é enfrentar a pandemia e conseguir vacinar toda população da Bahia. Nos bastidores, ainda existe um comentário de que o senador Jaques Wagner (PT), não dispute as eleições para permanecerem unidos os três maiores partidos do Estado: PT, PP e PSD.

Wagner continuaria como senador até 2026 e com isso, o PT ficaria com a outra vaga que está com o PSD de Otto Alencar. Otto e Leão então, iriam compor a chapa para disputar o governo e Rui disputaria a cadeira para o Senado. Esse desenho acabaria com as chances da oposição e ter o PSD ou o PP.

Conforme informações apuradas pelo site Acesse Política, o partido de Márcio Marinho e do ministro João Roma, o Republicanos, também estaria com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, buscando cooptar legendas para disputar o governo da Bahia e seriam a terceira via no estado.

Fonte: Acesse Política



Compartilhar no Whatsapp