Terça-feira, 06 de Outubro de 2020
Notícias

Homem foi socorrido para o Hospital Julieta Viana, em Xique-Xique, mas não resistiu aos ferimentos — Foto: Reprodução

Um homem morreu após confronto com policiais militares na madrugada desta terça-feira (06), na Rua, Bairro Guazinim, em Xique-Xique. As informações foram divulgadas pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido.

Segundo informações da PM, em rondas pela cidade, os policiais foram informados por telefone que suspeitos estariam comercializando entorpecentes e exibindo armas em via pública.

De acordo com a Polícia Militar, ao chegar no local, ao avistar a viatura, um dos suspeitos entrou em uma casa e, sem seguida, atirou com os militares, que revidaram. Na troca de tiros, o homem foi atingido.

 A PM informou ainda que o suspeito foi socorrido para o Hospital Municipal Julieta Viana,  mas não resistiu aos ferimentos. Um revólver calibre 38 foi apreendido, além de maconha e crack.

O caso vai ser registrado na Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020
Notícias

Foto: Ascom/SDE

Investidores do setor sucroalcooleiro da RC Agro e Coaf visitaram a região com comitiva do Governo do Estado

O Polo Agroindustrial e Bioenergético em implantação no Médio São Francisco baiano, que já tem seis projetos sucroalcooleiros em análise, pode ter dois novos produtores de cana-de-açúcar. Executivos do Grupo RC Agro, produtor de cana em São Paulo e Minas Gerais, e a Cooperativa de Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf), foram conhecer o projeto e demonstram interesse, durante viagem de negócios da comitiva comandada pelo vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, e composta por dirigentes do Banco do Nordeste (BNB), Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e empresários. A missão esteve nos municípios de Barra e Muquém do São Francisco visitando projetos agroindustriais nos dias 01, 02 e 03 de outubro.

“Temos um projeto sucroalcooleiro, do Grupo Sergio Paranhos Agroindustrial, em implantação em Muquém, temos alguns projetos agrícolas e pecuários em ação na região e, agora, seis novos projetos em processo de se viabilizar. Este mês devemos assinar, inclusive, dois protocolos de intenções das primeiras usinas sucroalcooleiras de Barra. Ou seja, o progresso e o desenvolvimento estão sendo construídos no Médio São Francisco, para gerar emprego para os moradores dessas cidades. Queremos tirar essa região do atraso”, destaca Leão.

O presidente da RC Agro, Lúcio Gomes, afirma que o grupo está analisando a viabilidade de expandir os negócios para a região. “Nós identificamos aqui uma grande oportunidade, uma nova fronteira de negócios. Aqui tem potencial hídrico, luminosidade e as características do solo são coisas que realmente compõem todo o sucesso de uma cultura. Eu acho que tanto na área de grãos, como na área de cana e também na área pecuária a região aqui é muito apropriada”, aponta.

Mesma análise faz Alexandre Andrade, presidente da Coaf. A ideia é implantar na região a mesma modelagem bem sucedida de cooperativa de cana-de-açúcar que eles operam em Pernambuco. A análise será feita pela diretoria e 800 agricultores cooperados. A Coaf gera 4,5 mil empregos diretos, contribuem com arrecadação de ICMS, com a produção de etanol para o estado e movimenta toda a economia da região. Na safra deste ano, deve faturar R$ 220 milhões.

Fomento

“A Sudene está de portas abertas para receber esse tipo de proposta para que a gente avalie e, dentro das linhas de incentivos, possamos  fomentar, de modo mais direcionado e mais forte”, diz Evaldo Cruz Neto, superintendente da Sudene.

Para Anderson Aorivan da Cunha, diretor de Negócios do BNB, o Polo Agroindustrial é viável. “Tudo que nós vimos aqui nos deixou extremamente animados com o potencial, com a concretização que vem sendo feito agora. Com certeza, isso vai mudar muito o mapa da região, o mapa agroindustrial aqui da Bahia e do próprio país”, afirma.

“O Banco do Nordeste está a disposição para apoiar, pela importância da atividade, pela importância do negócio em si e pela importância econômica, que é uma atividade muito geradora de emprego e renda”, declara José Gomes, superintendente do BNB na Bahia.

Fonte: Ascom - SDE



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020
Notícias

Prezados servidores sindicalizados do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central, Bahia, diante da necessidade de se fazer uma assembleia e em razão do Covid-19 não ser possível a realização de uma assembleia presencial, buscando inovação em busca da adequação a nossa realidade, convocamos a todos os sindicalizados para participarem de uma assembleia por videoconferência a ser realizada às 15 horas do dia 06/10/2020, (amanhã), para tratar dos seguintes assuntos:

 1. Situação política local, últimos acontecimentos e posicionamento da entidade sindical;

2. Atraso salarial, últimos andamentos processuais.

Observação:

 Para participar o servidor sindicalizado terá que enviar até o dia de amanhã, até às 10 horas da manhã, uma mensagem para o telefone celular  deste sindicato 74.99813.7515, informando o seu nome completo, o  endereço de email e telefone para que poderemos organizar a sala digital para a assembleia. A participação poderá ser feita através de qualquer celular ou computador com internet.

Atenciosamente,

Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central

Fonte: Sindicato dos Servidores Públicos de Central



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020
Notícias

Família foi resgatada de dentro de veículo em chamas – Foto/Montagem do Adenilton

Uma família foi resgatava de dentro de uma veículo que pegou fogo na cidade de Morro do Chapéu, região da Chapada Diamantina. O caso aconteceu na noite da última quarta-feira, 30 de setembro, no bairro Pedra Grande.

Dentro do veículo tinha um homem, uma mulher e três crianças. Por coincidência, um bombeiro civil conhecido pelo prenome de Richard passava pelo local e percebeu pessoas pedindo socorro.

“Inicialmente acreditei que se tratava de uma briga, mas logo percebi que o carro estava pegando fogo. Só deu tempo de correr e retirar essas pessoas do carro”, disse o bombeiro a uma emissora de rádio local.

Populares também ajudaram a conter as chamas com o uso de baldes de água. As causa do incidente ainda não foram esclarecidas, mas a polícia avistou uma macha de óleo, sendo essa a possível causa.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020
Notícias

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido ajudaram a combater um incêndio em vegetação, no povoado de Capoeiras de Assuruá, no limite entre Xique-Xique e Gentil do Ouro, na tarde deste domingo (04). A informação é da CIPE Semiárido.

A corporação informou que fogo se propagou próximo às torres eólicas, ameaçando incendiar a linha de transmissão de energia e as casas circunvizinhas.

"Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar que se deslocava para cidade de Barra, foi imprescindível no combate às chamas, orientando as equipes que atuavam no local. Desta forma conseguimos desocupar algumas casas próximas,  mantendo as pessoas em segurança, bem como impedir que os postes de transmissão de energia fossem atingidos, o que poderia ocasionar um maior estrago", relatou o Tenente Vítor Pirajá, Oficial de Operações da CIPE, que coordenou a operação.”

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020
Notícias

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) comemorou nesta quinta-feira (01/10) as ações de  combate à desinformação promovidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Tribunal lançou campanha e também está realizando parcerias com plataformas digitais para combater as fake news durante o processo eleitoral.

“É com grande entusiasmo que tenho acompanhado as ações promovidas pelo Tribunal Superior Eleitoral no combate à desinformação nas eleições municipais deste ano. O TSE se soma aos esforços da CPMI das Fake News no Congresso Nacional, que desde o ano passado promove investigações com o intuito de coibir esta prática injustificável. Afinal, são informações não verdadeiras que estão comprometendo pleitos eleitorais, manchando biografias e, principalmente, confundido as pessoas nestes tempos de pandemia da Covid-19”, comemorou.

“Embora sem a continuidade dos trabalhos da CPMI por conta do isolamento social - que o Parlamento tem o dever de respeitar - na Comissão continuamos vigilantes recebendo propostas e promovendo discussões que nos ajudem não só no combate às inverdades que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens, mas também a estabelecer uma legislação que possa punir culpados sem ferir a liberdade de expressão", explicou a deputada.

A socialista, que é relatora da CPMI das Fake News, reafirmou, ainda, a importância de ações como essas: “O TSE tem chamado à responsabilidade as plataformas por meio de convênios que possam ajudar no combate às fake news. O ministro Barroso, presidente do TSE, também já anunciou um serviço de monitoramento em tempo real em diferentes redes sociais para detectar tanto os ataques à Justiça Eleitoral como o compartilhamento de informações inverídicas. Assim, o TSE se antecipa aos 'fatos' e evita ações coordenadas que possam atacar o processo eleitoral”.

Fonte: Ascom - Lídice da Mata



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 04 de Outubro de 2020
Notícias

Momento da entrega das máscaras

O IFBA Campus Irecê doou mais 30 protetores faciais (Face Shield).  Agora foi a vez da Secretaria de Saúde do município de Jussara/BA ser beneficiado com a ação. A entrega realizada foi feita pela servidora Iza Rocha, no prédio da instituição.

Com isso, somam 513 protetores doados aos profissionais de saúde de 11 instituições da região de Irecê que estão na linha de frente no combate da COVID-19.

 Os protetores faciais (Face Shield)  serão usados pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente na luta contra a Cavid-19. Eles servirão como barreiras mecânicas contra respingos, diminuindo o risco de contaminação dos profissionais de saúde.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 03 de Outubro de 2020
Notícias

“Feliz demais com a recepção do povo, hoje, na feira livre”, disse o candidato a prefeito Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão (MDB) em suas contas de redes sociais (Facebook e Instagram) logo após a visita que fez aos feirantes e correligionários que se encontravam no circuito, fazendo adesivaço.

“É muito bom a gente vê e sentir o sorriso verdadeiro das pessoas. Impossível conter o desejo do abraço, diante de tantos gestos de carinho e afeto”, disse o prefeitável, que esteve acompanhado do seu candidato a vice-prefeito, Oberdan Machado (PCdoB), do deputado estadual Pedro Tavares (DEM) e diversos candidatos a vereador.

No trajeto, vários populares abordaram Robertão sobre a repercussão de um desafio que ele fez aos seus opositores, durante entrevista na emissora de rádio Líder FM, meio dia desta sexta-feira, 2. Questionado sobre a conduta dos opositores durante a campanha, Robertão ressaltou que os opositores não tem nada a oferecer ao povo. “Não tem história, não tem serviços prestados, nem propostas e aí, no desespero, apelam para a mentira, para a criação de factóides, inclusive, na calada da noite desta quinta-feira, saiu colocando debaixo das portas um panfleto com uma suposta pesquisa FAKE, onde eles se colocam à frente, na preferência do eleitorado”, informou.

Diante do ocorrido, Robertão quis saber por que os opositores não encomendam uma pesquisa séria, registram e divulgam os resultados sob controle do Tribunal Superior Eleitoral. “Como eles não tem coragem de expor a verdade, resolvi fazer o desafio em pleno meio dia e não às escondidas, na calada noite, para desmascarar de vez. Desafio que eles escolham dois dos mais importantes e reconhecidos institutos de pesquisa do Brasil. Eles podem escolher os institutos que eles quiserem e vou escolher dois. Quem perder paga as despesas. E ainda dou 15% de vantagem. Isto é, se eu tiver apenas 15% na frente deles, eu pago todas as despesas”, explicou.

“Espero que eles não falem mais em pesquisas sem registros, nem reclamem das nossas, se não aceitarem o desafio”, concluiu o emedebista, que terminou o dia seguindo a agenda da campanha.

Fonte: Ascom - Robertão



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 02 de Outubro de 2020
Notícias

Imagine ingressar em uma instituição de ensino superior, ser aprovado em todas as disciplinas e superar o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para não conseguir ter acesso ao seu diploma e perder inúmeras oportunidades no mercado de trabalho por isso. A situação, que parece mais um pesadelo de universitário, é a realidade de centenas de concluintes da Unidade de Ensino Superior do Sertão da Bahia (UESSBA), que foi descredenciada em 2018 pelo Ministério de Educação (MEC) e, nos últimos dois anos, vem acumulando desculpas com os discentes, que chegaram a pagar pelo papel do diploma, mas nunca tiveram ele em mãos.

Nas desculpas dadas aos estudantes que cobram o documento de certificação profissional, há diversidade e criatividade por parte dos gestores da instituição. A UESSBA já chegou afirmar que malotes com os diplomas teriam sido enviados para os alunos, que a assinatura do responsável não poderia ser feita porque ele estava no Ceará e até que a entrega do diploma dependia apenas da emissão destes pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), que nada tem a ver com as pendências da faculdade em Irecê. De acordo com as pessoas ouvidas pelo Correio, a fila dos estudantes sem diploma cresceu e muito. Só no grupo de WhatsApp articulado para buscar a resolução do problema, já são 139 integrantes. Ao todo, estima-se que mais de 300 pessoas estejam com a mesma pendência.

Leia AQUI a matéria na íntegra.

Fonte: Correio24h



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 02 de Outubro de 2020
Notícias

Incêndio florestal permanece em Barra, mas bombeiros seguiram no local para debelar chamas nesta quinta-feira (1º) — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O incêndio florestal que atingiu os limites do município de Morpará, próximo à divisa com Xique-Xique na Bahia, foi extinto nesta quinta-feira (1º). A informação é do Corpo de Bombeiros, que atuou no local.

Os focos de incêndio na vegetação começaram na cidade de Barra, que fica no oeste da Bahia, mas na quarta-feira (30), chegaram aos limites dos municípios de Morpará e Xique-Xique.

Durante esta quinta-feira, os bombeiros militares monitoraram toda área, a pé e com a utilização de drones para que pudessem encontrar possíveis pontos de calor, o que não foram visualizados. As equipes vão permanecer monitorando a região, para extinguir possíveis retomadas das chamas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nesta quinta-feira, o incêndio continua em Barra. Os bombeiros especialistas em combate a incêndios florestais identificaram vários focos na área que é realizado o combate, a menos de 5 Km do Rio São Francisco. Na sexta-feira (2), está previsto que os bombeiros permaneçam no mesmo local, dando seguimento às ações iniciadas.

Segundo dados do Climatempo, nesta sexta-feira, a temperatura deverá chegar a 37°C e a velocidade dos ventos em torno de 32 km/h. Uma das maiores dificuldades encontradas pelos militares é com o uso indiscriminado do fogo pela população daquela região, feito principalmente para limpeza de terreno, o que pode acabar fazendo com que a pessoa perca o controle das chamas e cause, assim, novos incêndios, visto que o vento na área é muito forte e esse material pode ser projetado a muitos metros de distância, causando incêndios em pontos diferentes., informou o Corpo de Bombeiros.

Ainda na Bahia, só que na cidade de Barreiras, um incêndio atinge a vegetação nativa da Serra da Bandeira, que fica ao redor do município. Nesta quinta-feira, na serra, a queimada completou três dias e se agravou por causa do calor e dos ventos fortes na região. Não há registro de feridos e nem informações sobre o que causou o incêndio.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp