Um grupo de empresários liderados por Luiza Trajano, do Magazine Luiza, começou uma campanha que visa facilitar a vacinação contra a covid-19 no Brasil. O movimento "Unidos pela Vacina" afirma que pretende possibilitar a vacinação de todos os brasileiros até setembro deste ano.
"O nosso objetivo é vacinar todos os Brasileiros até setembro deste ano. Sim, vacina para todos até setembro deste ano!", escreveu Luiza Trajano em uma publicação no Instagram na qual apresenta a campanha.
A empresária completou: "A gente não discute política, não procura culpado. A gente discute, sim, como levar a vacina até todas as pessoas do nosso país.
O Unidos Pela Vacina começou a se articular após a dona do Magazine Luiza fazer um chamado ao grupo "Mulheres do Brasil", que conta com mais de 70 mil mulheres de diversos setores da sociedade civil. O objetivo do "Mulheres do Brasil" é criar um engajamento político e suprapartidário em busca de melhorias para o país.
Em sua publicação a empresária não explica quais serão as ações tomadas pelo grupo para que seja atingida a meta de vacinação proposta por ele. Na página do movimento no Instagram, lançada ontem, também ainda não contém maiores informações sobre a campanha.
Ao jornal O Globo, Marisa Cesar, CEO do Mulheres do Brasil, explicou que o movimento planeja diversas frentes, entre elas facilitar na aquisição de insumos como seringas e agulhas e apoiar logisticamente a fabricação de imunizantes.
A principal ação do movimento deve ser uma campanha publicitária para incentivar as pessoas a se vacinarem. "Tem muita gente jogando contra, muitas pessoas com resistência à vacina, precisamos esclarecer isso", explicou Marisa ao jornal.
"Queremos usar nossa experiência, nossa força, para ajudar a destravar os problemas. Por exemplo, coisas que pelo rito normal demoraria um mês, queremos solucionar em 15 dias", disse a CEO, também ao Globo.
Fonte: O Globo
O ex-prefeito de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, Leonardo Dourado, o popular Léo Dourado, vai responder na Comarca local um processo que o acusa de irregularidade em dispensa de licitações. A remessa do caso foi publicada nesta terça-feira (9). Conforme o relator do caso no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), João Bosco de Oliveira Seixas, não há porque a ação continuar na Corte baiana, já que Dourado não é mais prefeito do município e, portanto, não tem mais direito ao foro especial [foro privilegiado].
A determinação do desembargador segue ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2018 quando ficou definido que os gestores só terão direito ao foro especial quando estiverem no exercício do cargo e a causa do processo esteja ligada ao mandato. Leonardo Dourado é acusado pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) de ter cometido irregularidades em dispensa de licitação no ano de 2017.
Conforme o MP-BA, o caso se refere à aquisição de peças e serviços em bombas de água dos poços artesianos, pertencentes à secretaria de obras, transportes e serviços públicos em povoados de Morro do Chapéu.
Fonte: Bahia Notícias
A unidade de atendimento itinerante da Rede SAC, o SAC Móvel, inicia novo roteiro de visitas. A partir desta terça-feira (09), uma carreta levará serviços essenciais a Irecê, no sentido de dar suporte aos posto SAC deste município. O atendimento do SAC Móvel acontece até o dia 10 de março, com a emissão de RG, CPF e Antecedentes Criminais, além do serviço da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), 100% agendados pelo SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br).
Em Irecê, a população pode buscar os serviços do SAC Móvel na sede da Secretaria da Educação, situada na Rua Cel. Terêncio Dourado, S/N, Antigo Projeto Rondon, Centro. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
É importante salientar que o atendimento no SAC Móvel é realizado por hora marcada, através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma e agendar o serviço, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
Medidas de segurança - A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem ao SAC Móvel. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências da carreta, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente, como determina o Decreto Estadual 19.529/20.
Fonte: Rede SAC
Idoso sonha em reencontrar a família que deixou em Irecê
Antônio Ferreira da Silva, de 76 anos, é morador da cidade Nerópolis, no estado de Goiás, e vive com a esposa e os nove filhos há cerca de 22 anos. Ele é natural da cidade de Irecê. Mas antes de fixar residência em Goiás, morou durantes 30 anos no Tocantins.
Mas uma mágoa ainda acompanha o idoso. Há mais de 50 anos, Antônio não vê familiares que residem em sua terra natal. Com poucas referências, ele não tem contato e nem sabe onde eles estão morando atualmente.
Em contato com o Central Notícia, Marcela, filha de Antônio, disse que uma irmã já veio em Irecê a procura dos familiares, mas não obteve nenhuma notícia ou informação sobre eles.
Irmãos - Zumira Ferreira da Silva, Carmelita Ferreira da Silva, José Ferreira da Silva conhecido como Zezinho, Moises Ferreira da Silva.
Nome dos pais - Florêncio Ferreira da Silva e Maria de Jesus Santos.
Quem souber de alguma informação sobre a família de Antônio Ferreira, pode entrar em contato com o WhatsApp (62) 99122-4824.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Central Notícia
Moradores da comunidade de Mônica, no município de Morro do Chapéu, registraram no final da tarde desse domingo (07) uma chuva de granizo.
Populares disseram ao site Calmon Notícias que a chuva durou cerca de 20 minutos. “Fenômeno lindo, os moradores ficaram apreensivos pois nunca presenciaram tal fenômeno”, disse a internauta Adna Figueredo.
A moradora ainda explicou que não houve registro de prejuízos materiais.
Fonte: Da redação
Ponte sendo construída sobre o Rio São Francisco, entre Barra e Xique-Xique - Foto: Divulgação/ SDE
Representantes de três grupos investidores estiveram no Médio São Francisco baiano, nesta sexta-feira (05), para conhecer o avanço do Polo Agroindustrial e Bioenergético, projeto que busca tornar a região uma nova fronteira agrícola do estado. Conduzida pelo vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, a comitiva de negócios foi composta por executivos do Grupo Campo, Vision Brazil Investiments e Marfrig.
“Os investidores se encantaram com o que viram. Essa região é promissora. O Governo fez o planejamento de ação, está viabilizando a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das agroindústrias, como a ponte Barra – Xique-Xique, atraindo novos investimentos e incentivando os empresários que já estão se instalando. Já temos uma usina de cana de açúcar em implantação, outros seis projetos de grãos e pecuária, assinamos protocolo com outra usina sucroalcooleira e temos certeza que essa região vai crescer”, diz Leão.
A comitiva esteve na Fazenda Serpasa, do Grupo Paranhos, em Muquém do São Francisco, que já gera 900 empregos diretos e 3 mil indiretos e estima iniciar a moagem de cana até o final do primeiro semestre. Depois, seguiu para Barra, onde visitou a Euroeste, empreendimento agropecuário de 4,8 mil hectares, a implantação da Fazenda Escola Modelo e as obras da ponte sobre o Rio São Francisco.
Fonte: Ascom - SDE
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) identificou, nesta sexta-feira (5), a circulação da mesma linhagem do SARS-CoV-2 (Covid-19) presente em Manaus e que é considerada mais infecciosa. Das 32 amostras sequenciadas geneticamente, dez apresentaram a variante denominada P.1, sendo esses os primeiros registros oficiais de que a mutação teria chegado à Bahia.
De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “as amostras foram coletadas nos últimos dias e a investigação preliminar da vigilância epidemiológica aponta a maioria dos pacientes estavam de férias e passaram pelos municípios de Salvador, Irecê e João Dourado, todos com residência na região amazônica”, afirma Vilas-Boas.
Vilas-Boas destaca que a forma mais eficaz de se combater o coronavírus é acelerar a vacinação. “Somos os segundo estado do Brasil em número de doses aplicadas, com mais de 254 mil baianos imunizados. Porém, o Ministério da Saúde precisa enviar mais doses, pois somente o grupo prioritário perfaz mais de 5 milhões de pessoas na Bahia”, avalia.
A diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, destaca que “os outros 22 genomas sequenciados não são da variante de Manaus, nem do Reino Unido ou África do Sul. Elas já eram circulantes no estado e foram coletadas de pacientes com sintomas clínicos característicos da Covid-19”, explica a diretora geral.
Sequenciamento genético
A P.1 é derivada de uma das variantes predominantes no País, a B.1.1.28. O potencial de transmissão dela pode ser maior por causa da mutação N501Y, presente nas variantes identificadas no Reino Unido e na África do Sul.
A faixa etária dos pacientes diagnosticados com a variante P.1 vai de 7 a 66 anos, sendo sete pessoas do sexo masculino e três feminino. As amostras que testaram positivo para a variante de Manaus foram coletadas em unidade públicas e privadas, sendo, respectivamente, sete e três.
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que é a terceira maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, concluiu o sequenciamento de 80 genomas do SARS-CoV-2 referentes aos últimos cinco meses e iniciará o sequenciamento de 300 novas amostras dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Fonte: Ascom - Sesab
O cultivo da palma forrageira no Semiárido baiano vem garantido a segurança alimentar do rebanho de agricultores e agricultoras familiares. Por meio do Projeto de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar, do Governo do Estado, são distribuídas mudas de palmas, resistentes à praga cochonilha do carmim, destinadas à implantação de reserva estratégica de alimentos para o rebanho de caprino, ovino ou bovino de leite.
Só no período de 27 de janeiro de 2021 a 01 de fevereiro de 2021, foram entregues 100 mil mudas de palma forrageira doce ou miúda, beneficiando 100 famílias agricultoras dos municípios de Jacobina, Andorinha e Santanópolis, territórios Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru e Portal do Sertão. Ainda em fevereiro, estão sendo beneficiadas famílias dos municípios de Bonito, Morro do Chapéu e Serra Dourada.
O objetivo é proporcionar a agricultores e agricultoras familiares, povos e comunidades tradicionais a reserva estratégica para a alimentação do rebanho bovino, caprino e ovino, principalmente em períodos de longa estiagem. Os beneficiários das entregas recebem ainda capacitação sobre o cultivo intensivo de palma forrageira.
Alexandra Santos, da comunidade rural Fazenda Pimentel, no município de Andorinha, que recebeu as mudas de palma, destaca a importância dessa entrega para as famílias da comunidade: “A palma tem uma grande importância para nós produtores da agricultura familiar, para a alimentação dos animais, especialmente nos períodos de estiagem”.
Em 2020, mesmo com as restrições causadas pela pandemia, foram distribuídos 3,5 milhões de mudas, com investimento R$1,6 milhão. A ação é executada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), com o apoio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com prefeituras municipais, associações e cooperativas ligadas à agricultura familiar.
As mudas distribuídas são provenientes da Estação Experimental da SDR, localizada em Utinga, a partir de convênio SDR/Suaf e a Cooperativa Agropecuária da Chapada Diamantina (Coapechad), responsável pela produção.
Jaqueline Alves, agricultora familiar da comunidade de Várzea, município de Jacobina, beneficiada pelo projeto de Segurança Alimentar do Rebanho, afirma que receber as mudas é uma grande alegria para a comunidade: “Vai contribuir muito para a gente, principalmente porque temos umas criações de caprinos e ovinos”.
Para acessar essa política pública, os interessados devem buscar o Sistema de Solicitação de Mudas e Sementes – SSMS, no endereço eletrônico: por meio das prefeituras e organizações representativas da agricultura familiar.
Fonte: Ascom - SDR
Cocaína, crack, maconha e um celular estavam escondidos dentro de uma melancia – Foto: Diviulgação/PC
Uma mulher identificada por Joseleide Oliveira Rodrigues, de 28 anos, foi presa na tarde dessa quarta-feira (04) em Morro do Chapéu, região da Chapada Diamantina. Segundo a Polícia Civil, ao entrar na delegacia, a mulher foi flagrada com cocaína, crack, maconha e um celular escondidos dentro de uma melancia.
Os agentes descobriram o material dentro da melancia através de detector de metais. Conforme a nota divulgada pela Polícia Civil, a mulher tinha ido visitar o esposo, que está custodiado na delegacia pelo crime de homicídio qualificado.
Ainda segundo a PC, Joseleide foi presa em flagrante. Já que na delegacia de Morro do Chapéu não há cela para abrigar pessoas do sexo feminino, ela foi encaminhada para Barra do Mendes onde está à disposição da Justiça.
Todo o material apreendido será encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Veja mais informações da região no Central Notícia
Fonte: Central Notícia
Após a conclusão dos serviços realizados na adutora do São Francisco, no fim da tarde de ontem, o sistema voltou a funcionar normalmente. O abastecimento de água está sendo gradativamente regularizado nas dez cidades que ficaram sem fornecimento de água nos últimos dois dias.
O abastecimento de água em Irecê e algumas cidades da região foi interrompido na última terça-feira, por causa de um grande vazamento na adutora, próximo à cidade de Xique-Xique.
Houve dificuldade na execução dos trabalhos porque o trecho danificado da tubulação estava localizado em uma área completamente alagada, impedindo o acesso imediato da máquina retroescavadeira.
O fornecimento de água está sendo retomado nas cidades de Irecê, João Dourado, América Dourada, Lapão, Central, São Gabriel, Jussara, Itaguaçu da Bahia, Presidente Dutra e Uibaí. A previsão é que, até o fim de semana, todas as cidades estejam abastecidas.
Fonte: Ascom - Embasa Irecê
Neste sábado (26), o prefeito de Presidente Dutra e presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê...
O município de Irecê deu início a um grande mutirão de exames, realizado na sede da Policlínica Regional, como parte de uma par...
Foto: Reprodução Na madrugada desta segunda-feira (21), um motorista fic...
Sede do INSS - Foto: Reprodução O presidente do INSS (Instituto Nacional...
Foto: Reprodução Na noite da última terça-feira (22), por volta das 18h1...