Policiais descobrem plantação de maconha (Foto: Polícia Militar/divulgação)
A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido localizou nessa quarta-feira (27) uma plantação com cerca de 33 mil pés de maconha na zona rural da cidade de Xique-Xique.
A operação foi realizada após um trabalho de investigação da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Irecê.
As plantas foram cortadas e incineradas no próprio terreno. Alguns suspeitos fugiram assim que perceberam a presença da polícia. 39 pés de maconha foram encaminhados para perícia.
Material apreendido:
Fonte: Central Notícia
Foto: Divulgação
Com 117.734 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até as 14 horas dessa quarta-feira (27), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Dos 417 municípios, 27 já aplicaram mais de 90% das vacinas distribuídas (Apuarema, Itagi, Itaguaçu da Bahia, Itanagra, Itapé, Jaborandi, Maiquinique, Riacho de Santana, Sapeaçu, Teofilândia, Várzea da Roça, Jitaúna, Contendas do Sincorá, Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Mairi, Bom Jesus da Serra, Presidente Dutra, Catolândia, Queimadas, Almadina, Morro do Chapéu, Serra Dourada, Ipupiara, América Dourada, Canápolis e Itapebi).
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel.
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.970 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 3.307 recuperados (+0,6%). Dos 574.062 casos confirmados desde o início da pandemia, 553.011 já são considerados recuperados e 11.099 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível no Business Intelligence.
Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.
Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,97%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.513,85), Itororó (9.773,33), Itabuna (8.998,09), Muniz Ferreira (8.973,32) e Conceição do Coité (8.857,26).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 962.673 casos descartados e 135.994 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (27).
Na Bahia, 39.586 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Óbitos
O boletim epidemiológico desta quinta-feira (27) contabiliza 32 óbitos que ocorreram em diversas datas. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.952, representando uma letalidade de 1,73%. Dentre os óbitos, 56,55% ocorreram no sexo masculino e 43,45% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,98% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,55%, preta com 14,77%, amarela com 0,63%, indígena com 0,13% e não há informação em 9,93% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,80%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,99%).
Fonte: Ascom - Sesab
Na manhã de terça-feira (26), estiveram reunidos os Dirigentes Municipais de Educação, do Território de Identidade Irecê, acompanhados por seus respectivos técnicos no auditório do Colégio Modelo em Irecê.
A diretora territorial da União dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME-Irecê, fez a abertura seguindo com acolhimento a todos os presentes, onde na oportunidade foi enfatizada a força da UNDIME BAHIA, bem como o sentimento de pertencimento a escola pública e a importância do ousar para garantir o direito de aprender.
Na continuidade o DME de Irecê , Agnaldo também acolheu todos os presentes e enfatizou a importância do cuidado com a vida e o direito de aprender. Dr Leal ,promotor de Justiça esteve presente apresentando o MP como parceiro para garantia de direitos.
A professora Andreia , técnica da Secretaria de Educação de Irecê socializou as ações empreendidas na rede ,e também apresentou brilhantemente o planejamento 2021
Um momento marcado por emoções.
A DME de Canarana , Márcia , apresentou com êxito as ações de Canarana e contribuiu de forma autêntica e revelou a função de dirigente Municipal de Educação como gestor de aprendizagem.
A legislação, nos respalda e orienta nas tomadas de decisões . Assim ,Seone, técnico da Secretaria Municipal de Educação de Xique-Xique trouxe mais uma abordagem importante sobre os documentos emitidos pelo CNE e outros .
Ao final , o professor Anselmo, DME de Presidente Dutra, concluiu o momento de socialização ,nos fazendo refletir sobre a importância das tecnologias no contexto da Covid -19.
O território de Irecê está mobilizado e decide coletivamente que o direito a vida e o direito a aprendizagem precisam ser respeitados.
Estiverafam presentes, os municípios:
Fonte: Ascom - UNDIME
O médico Dr. Moisés esteve na tarde de terça-feira (26/01/2021), no povoado de Queimada no município de Central-Bahia para levar boas notícias aquela comunidade, acompanhado pelo vereador e Presidente da Câmara Roberto Cunha e o representante da Construtora Marfim, empresa que iniciará já nas próximas semanas as obras da 1ª etapa do calçamento no povoado.
Preocupado com uma melhor qualidade de vida dos moradores, Dr Moisés presidente do partido DEM na cidade , conseguiu junto ao Deputado Federal Arthur Maia , uma emenda parlamentar no valor de aproximadamente 400 mil reais , recursos autorizado e já liberado através da CODEVASF para a construção da 1ª primeira etapa de cerca de 5 mil metros de calçamento no Povoado de Queimada , beneficiando nessa primeira etapa parte da localidade
“A pavimentação das vias públicas é responsabilidade dos municípios. Cabe às prefeituras pavimentar , instalar a drenagem da água da chuva e sinalizar as ruas. Os investimentos podem vir do próprio município ou de convênios com o governo estadual e federal, porém nem sempre esse benefício chega até as comunidades. Nossa luta aqui é pelos interesses da nossa cidade, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida as pessoas que residem nesta comunidade”, disse o jovem Médico.
Fonte: Com informações de assessoria
Agricultores e agricultoras familiares das comunidades de Campo Largo, Riacho de Santo Antônio e Salgado, no município de Sento Sé, território de identidade Sertão do São Francisco, receberam, nessa terça-feira (26), uma casa de farinha móvel. Essa é a primeira unidade móvel entregue pelo projeto Pró-Semiárido, do Governo do Estado. Com um custo bem menor do que a construção de casa de farinha fixa, ela tem o objetivo de garantir que as famílias possam fomentar a produção e, consequentemente, a renda, com um equipamento que pode percorrer as propriedades das famílias que residem nas três comunidades.
Nessas localidades, a produção de farinha de mandioca é tradição e considerada a principal atividade econômica, mas a produção continua sendo de maneira artesanal. Com a chegada da casa de farinha móvel, as famílias que antes produziam cerca de 1.500 sacos de farinha por ano, o que equivale a 75 mil quilos, terão maquinário com capacidade para produzir até 216 mil quilos por ano, já que a unidade pode processar em torno de 60 quilos de farinha por hora, podendo chegar a 600 kg por dia.
Para o presidente da Associação de Fundo de Pasto de Campo Largo, José Lorenço Ribeiro Braga Almeida, o empreendimento é a realização de um desejo antigo dos moradores: “A casa de farinha é importante porque é o sonho de todo lavrador de Campo Largo, e hoje a gente está recebendo essa casa de farinha na parceria do Irpaa, Pró-Semiárido, CAR e a gente está muito gratificado com tudo o que está acontecendo na nossa comunidade”.
A tecnologia viabilizada pelo projeto Pró-Semiárido vai beneficiar diretamente 20 famílias que participam do grupo de interesse da mandiocultura. A ação conta com o apoio do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). O Pró-Semiárido é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinaciamento do Fida.
“Nós adquirimos a casa de farinha móvel tanto pelo custo baixo quanto pela facilidade, e as famílias gostaram muito desta alternativa porque elas podem levar a máquina para as propriedades. Tem toda essa facilidade de locomoção. A tecnologia veio para agilizar, diminuir os custos e aumentar a produtividade”, ressalta o técnico em desenvolvimento produtivo do Pró-Semiárido, Victor Leonam.
Fomento à mandiocultura
Além das comunidades do município de Sento Sé, o Pró-Semiárido apoia outras localidades em municípios como Juazeiro, Curaçá, Senhor do Bonfim, Saúde, Caém e Mirangaba, que carregam a tradição do cultivo e beneficiamento da mandioca. Para cada comunidade, o projeto viabiliza empreendimentos que contribuem com o incremento da produção de acordo com a realidade local.
É o caso da comunidade Canavieira, em Senhor do Bonfim, onde o Grupo de Arte e Cultura da mandioca produz beijus coloridos e recheados para comercialização na feira do município. Lá, além do assessoramento técnico continuado, o Pró-Semiárido construiu cozinhas com forno adaptado para a melhor produção dos beijus. Já em Caém, foi implantada a unidade de beneficiamento de mandioca na comunidade Várzea Queimada, para produção de biscoitos.
Fonte: Ascom - SDR
Agência do INSS de Irecê – Foto: Central Notícia
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão seus benefícios bloqueados.
A Portaria nº 1.266/2021, publicada há cerca de uma semana no Diário Oficial da União, prorroga a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para pagamentos até o fim de março.
A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.
Realizada todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. Para isso, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. O procedimento, entretanto, deixou de ser exigido em março de 2020, entre as ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e a medida vem sendo prorrogada desde então.
Desde agosto do ano passado, o a prova de vida também pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.
Militares inativos
Também foi publicada no Diário Oficial da União portaria do Ministério da Defesa que também suspende, até 30 de junho, a atualização cadastral para prova de vida de militares inativos, pensionistas de militares, militares anistiados políticos e dependentes habilitados. De acordo com o texto, nesse caso, o bloqueio de pagamentos por falta de realização da comprovação de vida voltarão a acontecer a partir de 1º de julho.
A medida também foi adotada em março do ano passado em razão da pandemia de covid-19 e vem sendo prorrogada.
Fonte: Agência Brasil
Prefeitura de Uibaí – Foto: Reprodução
O SIND-UIBAÍ, enquanto entidade representativa de todos os servidores do município de Uibaí, vem tornar público o seu repúdio ao desrespeito da Gestão Municipal para com os Profissionais do Magistério, que estão de férias desde o dia 02/01/2021 e até a presente data não receberam o Terço de Férias e esclarecer a todos os servidores e a sociedade em geral que de acordo com a Lei todo trabalhador tem direito a receber o terço de férias pelo menos até o dia em que se inicia as suas férias. As informações estão acessíveis a todos os servidores, as receitas deste município através do site do Banco do Brasil, como mostra o quadro de receitas a seguir. É muito importante os servidores terem conhecimento das receitas e poder fazer um comparativo e verificar que os atrasos salariais dos servidores do quadro efetivo que vem ocorrendo desde o mês de abril, não foram causados por falta de receitas e sim por falta de gerenciamento dos recursos públicos.
Arrecadação do município de Uibaí, no Ano de 2020, dados colhidos através do site do Banco do Brasil.
DEMONSTRATIVO DE ARRECADAÇÃO
O quadro acima mostra que a Folha de Pagamento do quadro de servidores efetivos do município (quadro estes que todos também tem acesso consultando o site do TCM. Estamos no vigésimo sexto dia do mês de janeiro e grande parte dos Profissionais do Magistério ainda não receberam o terço de férias O quadro acima mostra que acompanhamos diariamente, passo a passo a entrada de recursos e sabemos que não é falta de recursos e sim mau gerenciamento dos recursos públicos. A questão é preocupante pois estamos no primeiro mês de do ano de 2021 e podemos observar que foram meses de boas receitas pois, mesmo com toda a problemática da Pandemia (COVID-19), a média da receita mensal é suficiente pra cobrir a folha de pagamento do quadro de servidores efetivos. Os recursos que vem sendo arrecadado pelo município não justificam os sucessivos atrasos salariais que estão ocorrendo no município. Portanto cobramos e exigimos do Poder Executivo a imediata regularização da folha de pagamento até o 5° dia útil do mês subsequente. Diante dessa situação a Assessoria Jurídica do Sindicato estará adotando todas as providências necessárias e cabíveis. Precisamos ficar atentos, pois, a tendência é piorar para o servidor e aquelas categorias que não estejam unidas estará fadada ao fracasso da carreira.
"Lembre-se juntos somos e sempre seremos mais fortes!"
Atenciosamente,
Sindicatos dos Servidores Públicos de Uibaí
Fonte: Ascom - Sind-Uibaí
Doses de vacinas contra a Covid-19 oriundas da Oxford foram enviadas nesse domingo (24) para Irecê. O material chegou via helicóptero no aeródromo da cidade por volta das 15h25.
De lá, as vacinas foram levadas para o Núcleo Regional de Saúde (NRS) que, por sua vez, encaminhará as doses para também outras 19 cidades da região de Irecê.
A imunização contra o novo coronavírus já foi iniciada em todos os municípios da região e as primeiras pessoas vacinadas receberam o imunizante Coronavac, que chegou na última terça-feira (19), em um lote de 3.200 doses (veja aqui). Esta é a vacina desenvolvida pela dupla formada pelo Instituto Butantã e pela empresa chinesa Sinovac Biotech.
Na sexta-feira (22), Irecê registrou 56 casos confirmados de Covid-19. Com isso, o número total chegou a 4.565 casos positivos desde o primeiro confirmado, em 13 de abril de 2020. Ainda estão com o vírus ativo 98 pessoas. O número de óbitos é de 52.
A prefeitura de Irecê alerta, que apesar da imunização de alguns grupos, a pandemia ainda não acabou. Por isso, pede para população continuar usando máscara, além de manter o distanciamento social e higienização das mãos.
Fonte: Da redação
No início da tarde desse sábado (23), uma recém-nascida foi transferida em UTI Aérea Neonatal da cidade de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste do estado para um unidade hospitalar na cidade de Irecê.
De acordo com informações do blog Braga, a bebê nasceu dia 16 de janeiro, no Distrito de Roda Velha e logo em seguida foi transferida para a Maternidade Municipal Gileno de Sá em LEM, onde ficou internada. Ela foi diagnosticada com Síndrome de Aspiração de Mecônio – SAM.
Por causa da gravidade do caso, foi necessário intubar a recém-nascida até a sua transferência para uma UTI Neonatal adequada. A vaga surgiu em Irecê na manhã de sábado.
A aeronave vinda de Salvador aterrissou no aeroporto de LEM por volta das 12h10, e em seguida, transferiu a bebê às 13h40 para Irecê.
Fonte: Da redação
A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), informou que a rodovia BA-052, conhecida como a “Estrada do Feijão” está sendo recuperada.
No momento, segundo a pasta, os serviços de restauração estão sendo realizados entres os municípios de Morro do Chapéu, Baixa Grande e Serra Preta. O investimento é de aproximadamente R$ 45 milhões.
A Seinfra destaca ainda que a recuperação do Sistema Viário da BA-052 vai beneficiar o desenvolvimento da agropecuária no oeste baiano. A obra na rodovia facilitará o escoamento da produção de municípios como Xique-Xique, Barra e Irecê.
O Sistema Viário da BA-052 tem um total de 548 quilômetros de extensão, dividido em dois trechos. De Feira de Santana a Xique-Xique, com 462 quilômetros, e de Xique-Xique a Barra com 85 quilômetros.
Vídeo:
Fonte: Central Notícia /Vídeo: Divulgação / Concef
Neste sábado (26), o prefeito de Presidente Dutra e presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê...
O município de Irecê deu início a um grande mutirão de exames, realizado na sede da Policlínica Regional, como parte de uma par...
Foto: Reprodução Na madrugada desta segunda-feira (21), um motorista fic...
Sede do INSS - Foto: Reprodução O presidente do INSS (Instituto Nacional...
Foto: Reprodução Na noite da última terça-feira (22), por volta das 18h1...