Reinaldo Braga tentava sua 10ª eleição consecutiva (Foto: Reprodução)
No pleito deste domingo (07), Reinaldo Braga (PR) não conseguiu se reeleger pela primeira vez e ficou de fora da lista dos 63 deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA.
Natural de Xique-Xique, Reinaldo Braga, 78 anos, tem nove mandatos e é recordista na Bahia. Ele representa o Vale do São Francisco e Região de Irecê, principalmente. Braga conheceu a primeira derrota tendo recebido pouco mais de 40 mil votos. Em 2014 foi eleito com 53.743 votos. Antes de se tornar deputado, o político já tinha sido vereador e prefeito de sua terra natal.
Fonte: Central Notícia
Nas eleições deste domingo (07), apenas um candidato da região de Irecê foi eleito para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, a partir de janeiro de 2019. Ele é Mario Augusto de Almeida Neto, o Jacó, de 53 anos, eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com 49.749 votos.
Com quase 50 mil votos obtidos na região de Irecê e em vários municípios da Bahia, Jacó ficou na 47ª posição, entre os 63 deputados eleitos.
Em 2014, Mário Jacó teve uma votação expressiva (mais de 35 mil votos), o que lhe deixou na suplência. Natural de Jacobina, Jacó mora em Irecê há vários anos onde foi idealizador do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) e da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).
Fonte: Central Notícia
A presidenciável Marina Silva postou na sua página pessoal, um card com pedido de votos para a candidata a deputada federal Meirinha, com impulsionamento para todo o Estado da Bahia. Com quase 4.500 reações, sendo 99% positivos, o post, infelizmente, também revela a marca do preconceito de muitos internautas.
Iago Silva, enfatizou que Meirinha é “alvo muito pequeno pra ser esfaqueado”, Carlos Roberto Barreto disse que “Meirinha tem futuro, quando crescer vai liderar a tribo dos anões kkkkk help... fui”. Vitor Fischer postou: “Aí sim em, ganhou o apoio da branca de neve também? Kkkk. Rafael Long, por exemplo, comentou na postagem: “Parece que ela enguliu um butijão de gás”.
Apesar dos ataques, Meirinha recebeu milhares de manifestos de apoio e solidariedade. “Que absurdo esses comentários preconceituosos. Depois dizem que são cidadãos de bem, com Deus no coração. Hipócritas!”, defendeu Bheatriz Ribeiro.
Igor Moura também condenou os ataques. “Agora vemos o porque do Brasil precisar de inclusão e representatividade, mas claro, que aliado a isso, temos a sua competência. Os comentarios bizarros mostram que precisamos muito de uma Meirinha na política!”
A Carina Rios postou um manifesto de apoio: “Tamo Junto Meirinha. Você a cada dia me prova que os meus votos com você valeram muito a pena. Me representou na cidade como vereadora, é a melhor professora da minha faculdade e não tenho dúvida que irá me representar como Deputada federal”.
Já a internauta Jocélia Queiroz incentivou a candidata Meirinha. “Força guerreira! O Brasil precisa de pessoas como vc, honestas e capacitadas. Tamanho não voga nada. O importante é o caráter, e o seu é excelente. Boa sorte! Deus te abençoe sempre”.
Sobre estes manifestos, Meirinha disse que já está acostumada com o assédio moral e bulling desta natureza. “Faz parte da postura cultural de pessoas que não tem amor no coração, que não dimensionam a cultura de paz, que não respeitam as diferenças, e é para promover paz e amor a estas e outras pessoas, que me sinto encorajada a continuar a luta pela inclusão de pessoas que sofrem o preconceito cotidiano em suas vidas”.
Fonte: Cultura & Realidade
Após finalizar a passagem por 110 cidades, no final do dia desta segunda-feira (24), a caravana da “Correria pela Bahia” foi retomada nesta terça-feira (25), às 9 horas, em Maracás. Depois, a comitiva segue para Lajedo do Tabocal, Itiruçu, Itaquara e Jaguaquara.
Na quarta-feira (26), o encontro será em Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá, Mutuípe e Amargosa.
Já na quinta (27) pela manhã, Rui vai às ruas de municípios da região de Irecê, como Barra do Mendes e Ibipeba, e à tarde, a Ibititá, Lapão e Irecê.
A comitiva da Coligação “Mais Trabalho por Toda a Bahia”, formada também pelos candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), vai acompanhar Rui no roteiro.
27 de setembro
9 horas – Caminhada em Barra do Mendes
11 horas – Caminhada em Ibipeba
14 horas – Caminhada em Ibititá
15:30 horas – Caminhada em Lapão
17 horas – Caminhada em Irecê
Fonte: Central Notícia com informações de Assessoria
Nova pesquisa Ibope para a Presidência da República, divulgada nesta noite (24), mostra que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança, com 28% da preferência dos eleitores, seguido pelo petista Fernando Haddad, que subiu de 19% para 22%.
Em seguida aparecem Ciro Gomes (PDT), que manteve os 11% da pesquisa anterior, Geraldo Alckmin, que foi de 7% para 8%, e Marina Silva, que oscilou de 6% para 5%.
A pesquisa ouviu 2.506 eleitores, entre sábado (22) e domingo (23), em 178 municípios, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Confira os resultados no primeiro turno:
Jair Bolsonaro (PSL): 28%
Fernando Haddad (PT): 22%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 5%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 12%
Não sabe/não respondeu: 6%
Simulação do segundo turno:
Haddad 43% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)
Ciro 46% x 35% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)
Alckmin 41% x 36% Bolsonaro (branco/nulo: 20%; não sabe: 4%)
Bolsonaro 39% x 39% Marina (branco/nulo: 19%; não sabe: 4%)
Índice de rejeição:
Bolsonaro: 46%
Haddad: 30%
Marina: 25%
Alckmin: 20%
Ciro: 18%
Meirelles: 11%
Cabo Daciolo: 11%
Eymael: 11%
Boulos: 11%
Vera: 10%
Alvaro Dias: 9%
Amoêdo: 9%
João Goulart Filho: 9%
Poderia votar em todos: 2%
Não sabe/não respondeu: 7%
Fonte: G1
O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, fez duros ataques aos dois primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto para a eleição deste ano durante visita a Salvador na tarde deste sábado (22). Em passagem pelo Mercado Modelo, ele reconheceu que tem gratidão e carinho pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas criticou as alianças de Fernando Haddad (PT) no Nordeste.
“A Dilma desastrou o Brasil. Não é que ela seja má pessoa, mas ela chamou o Levy [Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda] para administrar a economia do Brasil e o Haddad agora está agarrado com o Renan Calheiros aqui do lado em Alagoas e com o Eunício Oliveira no Ceará. Então o povo que decida. Carinho pelo Lula, gratidão pelo Lula, eu tenho”, declarou Ciro.
Apesar dos elogios a Lula, o candidato do PDT reclamou de setores do PT que estariam apenas pensando no poder, em vez da população brasileira. “Infelizmente, tem uma fração do PT que é dominada por uma cúpula que perdeu a noção de Brasil”, reclamou. “Pra eles, pode acreditar, é melhor que o Bolsonaro destrua o Brasil para eles poderem se apresentar novamente com a mentira deles”, disse.
Ao criticar Jair Bolsonaro (PSL), Ciro associou seu adversário e seus aliados ao Nazismo. “Existe uma escalada fascista, nazista, neo-nazista no Brasil. O Paulo Guedes é o responsável por instrumentalizar sua política econômica. O jumento de carga Mourão, que é o vice, é o encarregado da SS, ou seja, Gestapo, a polícia política, da repressão”, afirmou.
Fonte: Bahia Notícias
O recurso do deputado federalLuiz Caetano (PT) foi negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve a condenação do deputado em segunda instância por improbidade administrativa devido à presença de irregularidades na contratação da Fundação Humanidade Amiga (Fhunami), feita no período em que Caetano foi prefeito em Camaçari.
Por conta disso, o petista volta a ser considerado inelegível pela Lei da Ficha Limpa, que não permite candidaturas de políticos em segunda instância.
A ministra Assusete Magalhães, no momento da decisão, afirmou que a condenação é baseada nos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade. O Ministério Público Federal (MPF), por meio da subprocuradora-Geral da República Maria Caetana Cintra Santos, decidiu pela rejeição do recurso de Caetano.
Em agosto, a desembargadora Maria das Graças Osório, segunda vice-presidente da Corte baiana, decidiu suspender a condenação contra o parlamentar. Dessa forma, a ilegibilidade dele foi suspensa e ele conquistou o registro de candidatura.
Após a decisão do STJ, a coligação "Unidos Para Mudar a Bahia", que reúne os partidos DEM, PV e PRB, entrou com embargos de declaração no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitando a impugnação do registro de candidatura de Luiz Caetano. Nesta solicitação, o advogado Sábio Mahmed usa o argumento de que, por meio da decisão da ministra Assusete Magalhães, o efeito suspensivo da condenação do parlamentar deixou de existir.
Entenda o caso
Em 2014, Caetano foi condenado por improbidade administrativa pela 1 ª Vara da Fazenda Pública de Camaçari, na contratação da Fhunami, quando era prefeito deste município. Em 2016, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) manteve sua condenação em primeira instância, após decisão unânime.
No mesmo ano, ele só conseguiu concorrer à prefeitura por meio de uma liminar, porém foi derrotado pelo atual gestor, Elinaldo Araújo (DEM).
Caetano terá que devolver aos cofres públicos R$ 304 mil, em função das irregulares. Também terá que pagar multa com o mesmo valor do ressarcimento, determinado pela Justiça.
Fonte: A Tarde
A nova pesquisa DataPoder360, nas ruas entre os dias 19 e 20 de setembro de 2018, indica que o candidato a presidente pelo PSL, Jair Bolsonaro, continua na liderança com 26% das intenções de voto, e Fernando Haddad (PT) registra 22%, uma situação de empate técnico no limite da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Postulante pelo PDT, Ciro Gomes, aparece em 2° com 14%. Geraldo Alckmin (PSDB), com 6%; e Marina Silva (Rede), com 4%.
O levantamento também mostrou a queda dos votos brancos, nulos e daqueles que dizem estar indecisos. Agora, caiu para 15%.
A pesquisa foi realizada com 4.000 entrevistas em todas as unidades da Federação. É o termômetro mais preciso e atual da corrida pelo Planalto. O registro na Justiça Eleitoral é BR-02039/2018.
Fonte: Bahia Notícias
Os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram, por unanimidade, na noite desta terça-feira, 18, que a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em campanhas de candidatos do PT não configura irregularidade. Pela legislação, apoiadores podem aparecer em propagandas em até um quarto do tempo.
A defesa do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) havia apresentado à Justiça eleitoral uma representação contra a coligação “O Povo Feliz de Novo”, originalmente encabeçada por Lula, mas assumida por Fernando Haddad (PT) após o indeferimento da candidatura do ex-presidente. A campanha do militar reformado alegava que todo o tempo da propaganda veiculada em 6 e 8 de setembro havia sido utilizada para fazer apologia a Lula.
O petista está preso em Curitiba desde abril deste ano, após condenação em segundo grau por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A defesa do ex-presidente afirma que não há provas e que ele tem sido perseguido por setores da Justiça.
O ministro Sérgio Banhos, relator do caso, afirmou em seu voto que Lula constava, expressamente, como apoiador de Haddad, que até então constava como candidato a vice. O ex-presidente comparava, na peça publicitária, os anos em que governou o país com o período de Michel Temer (MDB) na Presidência.
Os ministros entenderam que, embora tenha sido barrado como candidato pela Lei da Ficha Limpa, Lula continua a ter direitos políticos e pode continuar a apoiar seus correligionários. Uma proibição desse tipo, concluíram, significaria uma pena de banimento. O vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jaques, afirmou que qualquer medida de impedir a participação de qualquer apoiador em propaganda eleitoral seria incompatível com o regime democrático.
Fonte: Veja
Foto: Reprodução
Em sessão realizada na tarde desta segunda-feira (17), o Tribunal Regional Eleitoral – TRE/BA deferiu o pedido de candidatura ao cargo de deputado estadual de Luizinho Sobral, ex-prefeito de Irecê.
A candidatura de Sobral foi aprovada por 7 votos 0 pelo TRE. Com a decisão, Luizinho está apto a concorrer uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia.
Fonte: Central Notícia
Instituição oferta bolsas integrais para candidatos que tenham realizado o Enem a partir de 2018; inscrições ocorrem até o...
Aliado de Cardoso, Romeu quebra ciclo de décadas sob liderança de Artur, conquistando mais de 57% dos votos ...
Em parceria com o Governo do Estado, prefeito Robertão amplia recursos e oportunidades para produtores locais
Equipe da Academia Kibônan leva o troféu de 1º lugar com vitória de todos os oito competidores Em destaque n...
Quebrando a rotina de Irecê, o cantor e compositor Asley está transformando o ruído de ruas e praças com uma surpreendente cena...