Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2020
Notícias

São 32 vagas para a Faculdade AGES de Medicina de Jacobina, integrada ao projeto de educação da Inspirali, plataforma de educação médica da Ânima Educação

 A Faculdade AGES de Medicina de Jacobina (BA) vai abrir nesta terça-feira (22/12), edital para a contratação de 32 docentes para o curso de Medicina. O edital com o detalhamento sobre as vagas, especificações e titulação mínima poderá ser consultado no site. A Faculdade AGES de Medicina de Jacobina está totalmente integrada ao projeto de educação da Inspirali, plataforma de educação médica da Ânima Educação, que busca formar profissionais que consigam conciliar o acolhimento humano com novas tecnologias em saúde.

As inscrições deverão ser feitas através do envio de e-mail para curriculo@animaeducacao.com.br, no período de 22 de dezembro 2020 a 05 de janeiro de 2021. No assunto deverá constar “Seleção AGES Jacobina – Medicina”. Os currículos precisam conter informações pessoais e profissionais, como formação acadêmica, atuações, atividades científicas, experiências de pesquisas e publicações. O processo de seleção será online e realizado em duas etapas: análise do currículo e dinâmica em data, horário e link a serem comunicados por e-mail.

As vagas são para as unidades curriculares de Necessidades e Cuidado em Saúde (NCS), Habilidades Médicas, Laboratório Morfofuncional e Práticas Médicas no SUS (PMSUS). Para participar do processo seletivo é necessário possuir habilitação legal para lecionar a Unidade Curricular objeto da seleção, e comprovar obtenção do título de Especialista, Mestre ou Doutor, em área de concentração relacionada com a unidade curricular, expedido por instituição credenciada por órgão competente, conforme titulação mínima especificada no quadro de vagas. O título de Doutor ou de Mestre obtido em instituição estrangeira deverá ter sido reconhecido por universidade brasileira devidamente credenciada.

 “Um dos grandes diferenciais da Faculdade AGES de Medicina, hoje, é integrar a Inspirali. Ao fazer parte desse ecossistema que reúne escolas médicas de todo o país, o docente da AGES passa a integrar um projeto de educação médica com amplas possibilidades de desenvolvimento profissional no ensino, na pesquisa e na extensão. Ele passa a compor um grupo que pensa soluções inovadoras para a educação e a saúde em todo o Brasil. Neste sentido, terá à sua disposição um grande aparato educacional e tecnológico que irá impactar o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, aponta José Lúcio Martins Machado,

Diretor Geral da Inspirali.

Inspirali – A Inspirali constitui um ecossistema que reúne escolas médicas de todo país e empresas parceiras que produzem soluções inovadoras para educação e saúde, permitindo a configuração não apenas de novos negócios, mas de novas formas de produzir saúde e promover a educação médica com forte conexão com o mercado de trabalho. A Inspirali é parte de uma das maiores organizações educacionais privadas do país, a Ânima Educação.

Ser parte do ecossistema Inspiralli permite à aproximação, interação e conexão entre escolas médicas de diferentes regiões do país promovendo um protagonismo coletivo e o acesso a recursos tecnológicos e outras soluções integradas que isoladamente não seriam viáveis. Isso amplia as alternativas de futuro à disposição de alunos, professores e gestores tendo em vista as maiores possibilidades de conexão, de agregar recursos e de desenvolver potencialidades na rede. Para saber mais sobre a Inspirali é possível acessar https://inspirali.com/.

Sobre a AGES

Pioneira como instituição de ensino superior, a AGES reúne aproximadamente 5,6 mil alunos, sendo 206 na Faculdade de Medicina de Jacobina (BA). A instituição possui também unidades distribuídas em seis municípios, sendo um Centro Universitário (Paripiranga), quatro Faculdades nas cidades de Jacobina (BA), Senhor do Bonfim (BA), Tucano (BA) e uma Faculdade em Sergipe (cidade de Lagarto). Adicionalmente, a instituição conta com a recém credenciada Faculdade de Medicina de Irecê/BA.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do País e conta com aproximadamente 145 mil alunos em nove instituições: Universidade São Judas Tadeu (SP), Una (MG e GO), UniBH (MG), Faseh (MG), UniSociesc (SC), AGES (BA e SE), UniFG (BA), UNICURITIBA (PR), além de atuar na Unisul (SC) em parceria de cogestão. Também fazem parte do Ecossistema Ânima a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil, a Inspirali, e a escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo, além do Instituto Ânima. A Ânima foi eleita nos últimos cinco anos uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. Além disso, desde 2017 figura como uma das 150 Empresas mais Inovadoras do País, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico, e conquistou em 2019 o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Ainda em 2019, a companhia foi destaque no Anuário Época NEGÓCIOS 360°, como uma das melhores empresas, na área da Educação, do Brasil.

Fonte: Ascom - AGES



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2020
Notícias

Polícia Ambiental apreende armas de fogo ilegais – Foto: Divulgação/ CIPPA/Lençóis

Após averiguação de denúncias, uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental/Lençóis - CIPPA/Lençóis, apreendeu armas de fogo ilegais, utilizadas para a caça de animais silvestres nos municípios de Gentio do Ouro, Utinga e Ruy Barbosa, região da Chapada Diamantina.

De acordo com a Polícia Ambiental, a equipe apreendeu um total de 07 espingardas. Ninguém foi preso.

Ainda conforme a polícia, os armamentos eram utilizados na caça de animais silvestres, uma prática criminosa descrita na Lei n° 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), penalizada com multa e/ou detenção.

Denúncia

“Se na sua região está ocorrendo caça de animais silvestres, denuncie. Nos envie uma mensagem através do nosso 'WhatsApp Denúncia’ (75) 99951-5994 e deixe a sua queixa”.

Sua identidade ficará sob sigilo!

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2020
Notícias

Como parte das ações de requalificação da rede física das escolas estaduais que está sendo realizada pelo Governo do Estado, o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, realizou, neste sábado (19), a vistoria técnica em sete unidades da rede estadual de ensino, nos municípios de Irecê e Seabra. Além de percorrer as dependências das escolas, o secretário, acompanhado pela equipe técnica da SEC, dialogou com os gestores sobre os protocolos sanitários e de infraestrutura para a volta às aulas.

Em Irecê, o secretário foi recepcionado pelo secretário municipal, Jazon Ferreira, que representou o prefeito Elmo Vaz.  A agenda de vistoria começou pelo Colégio Estadual Luiz Viana Filho. Depois foram vistoriados o Colégio Modelo e o Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê. Em Seabra, a equipe foi acompanhada pelo secretário municipal de educação, Enoque Francisco, que representou o prefeito Fábio Miranda. As vistorias aconteceram na Escola Família Agrícola do Território da Chapada; no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Leticia Oliveira Maciel; no Colégio Estadual de Seabra – Tempo Integral; e no Colégio Estadual Filinto Justiniano Bastos. A equipe também esteve na sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE).

O secretário falou sobre a importância deste contato com a gestão escolar. “Ter um ambiente mais adequado à aprendizagem escolar passa por intervenções na rede física e esta tem sido uma preocupação e uma prioridade para o Governo do Estado, que tem investido na construção de novas escolas, serão 60 até o final de 2022, e, também, na ampliação, reforma e manutenção da rede física existente. Além disso, tem o cuidado, a verificação com os gestores escolares dos protocolos adotados para que as escolas estejam prontas para a retomada das atividades letivas, quando for possível”, afirmou.

A diretora Eloisa Mendes, do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, em Irecê, destacou a importância da visita da equipe técnica da SEC. "Esta passagem pela nossa escola foi fundamental para que pudéssemos conversar e apresentar pontos que achamos necessários para a melhoria da infraestrutura da escola. Esperamos que juntos consigamos superar os desafios desta pandemia, porque somos educadores que acreditamos na educação pública".

Já na Escola Família Agrícola do Território da Chapada, a presidente da associação, Ana Paula da Silva, contou que a parceria com a SEC já trouxe melhorias para a unidade escolar. "Estamos muito felizes porque pudemos mostrar o que realizamos de melhorias com os recursos provenientes do convênio, como a reforma dos dormitórios masculinos, a instalação de câmeras e compra de equipamentos. Também pudemos conversar sobre a Educação no Campo".    

Fonte: Ascom - SEC



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 19 de Dezembro de 2020
Notícias

Há cerca de uma semana, o município de Irecê não registra óbitos por causa de complicações da Covid-19. De acordo com última atualização feita na página da Prefeitura de Irecê, na noite desta sexta-feira (18), o município permanecia com 41 óbitos.

Ainda conforme o boletim, 201 casos estão ativos e existem 499 monitorados. Desde o início da pandemia, já foram realizados 14.685 testes, sendo que 10.851 foram negativos. Em uma semana, houve redução de 135 casos ativos do coronavírus na cidade.

Segundo  a última atualização, 3.592 casos estão recuperados e 298 estão sendo investigados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia).

Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020
Notícias

O prefeito eleito de Jussara, Tacinho Mendes, o vice-prefeito Ronaldo Almeida, e os vereadores eleitos, foram oficialmente diplomados nesta última quinta-feira (17), no Fórum da cidade de Central

O evento foi realizado com todas as normas de segurança por conta da Pandemia, onde cada candidato eleito entrou individualmente nas dependências do Fórum, e recebeu o diploma das mãos da Juíza Andrea Neves Cerqueira, da 159* Zona Eleitoral

Tacinho Mendes ressaltou a importância desse momento e agradeceu à população de Jussara pela vitória “Hoje está sendo concretizado um sonho do povo de Jussara. Vamos trabalhar muito e honrar cada voto recebido. Estou muito feliz e agradecido pela confiança de todos”, comemora

Tacinho Mendes é do partido Progressistas(PP), e foi eleito com  5.687 votos, o equivalente a 52,65% dos votos válidos

Fonte: Ascom - Tacinho Mendes



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020
Notícias

Equipes da Delegacia de Jussara cumpriram o mandado de prisão contra o homem de 68 anos, na tarde de quarta-feira (17).

Suspeito de crime sexual contra criança e adolescente no município de Sento Sé, um geólogo de 68 anos foi preso, na tarde da quarta-feira (16), por equipes da Delegacia Territorial (DT) do município de Jussara, na Região de Irecê. Expedido em setembro deste ano, o mandado de prisão preventiva foi cumprido após denúncia anônima.

O titular da DT de Jussara, delegado Paulo Ribeiro de Souza, contou que a informação anônima, recebida através do telefone da unidade, indicou a localização do criminoso. “Prontamente entrei em contato com o responsável da Vara Criminal de Sento Sé, que me repassou a cópia do documento e informou que ele havia cometido o crime contra a ex-enteada. Iniciamos as diligências e o localizamos em sua casa, no centro de Jussara”, disse.

Após o cumprimento do mandado, o homem foi encaminhado para Complexo Policial de Irecê, onde passou por exames de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica da unidade. “Após a inspeção pessoal no DPT, o encaminhamos para o Complexo Policial de Itaguaçu da Bahia onde ficará à disposição da Justiça”, concluiu o delegado.

Fonte: SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020
Notícias

Através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o Governo do Estado da Bahia assinou o protocolo de apoio institucional com a empresa Omega Energia com perspectiva da empresa investir R$ 2,3 bilhões nas fases A e B do para implantação do projeto eólico nos municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro.

Segundo a SDE, a empresa deve gerar aproximadamente 950 empregos diretos na construção e 55 na operação das duas fases do projeto.

“Vamos empenhar nossos melhores esforços para viabilizar a implantação do complexo eólico, dando todo apoio institucional necessário. A energia eólica proporciona a redução das desigualdades sociais nos municípios, gerando emprego e renda para o povo baiano”, disse o titular da pasta, João Leão.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020
Notícias

Cocaína, maconha, veículo e outros materiais usados para o tráfico de drogas foram apreendidos em Irecê, na noite desta quarta-feira (16). Segundo a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, dois suspeitos foram presos.

De acordo com a PM, ao proceder com abordagem em um veículo suspeito, o motorista tentou fugir, mas em seguida foi interceptado. Dentro do veículo, os policias encontram farta quantidade de drogas. Os dois homens que estavam no carro foram conduzidos à delegacia.

Todo o material apreendido foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Irecê.

Material apreendido:

  • 01 tablete de substância análoga a cocaína (1,280kg);
  • 01 tablete de substância análoga a cocaína (843g);
  • 01 tablete de substância análoga a maconha (648g);
  • 01 tablete de substância análoga a maconha (650g);
  • 01 tablete de substância análoga a maconha (390g);
  • 01 tablete de substância análoga a maconha (1,630kg);
  • 01 invólucro de substância análoga a cocaína (72g);
  • 01 balança de precisão;
  • 03 aparelhos celular;
  • 01 veículo marca GM, modelo Celta, cor prata.

Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020
Notícias

O mês de novembro foi especial para os pais e bebês prematuros atendidos no Ambulatório do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), na cidade de Irecê. A pediatra Cibele Ribeiro, com auxílio da Comissão de Humanização e da empresa Eurofarma, preparou um lanche muito especial para aguardar os pequenos e seus familiares nas consultas de rotinas durante o Novembro Roxo - campanha de sensibilização para a prematuridade. Teve bolo comemorativo, uma deliciosa salada de frutas e sucos. O momento foi marcado também pelo reconhecimento aos profissionais da unidade e aos familiares dos pacientes.

“Estou muito feliz por estar aqui e participar desse momento. Minha filha Sofia Aparecida nasceu aqui no hospital no dia 15 de novembro, com 32 semanas de vida, pesando apenas 1,6 kg e três dias após o parto, já estava com 2,6 kg. Agradeço o ótimo atendimento da equipe da UTI Neo e da médica Cibele”, comenta a dona de casa Leandra Moraes da Silva, de 23 anos.

Cibele Ribeiro cita que, a cada ano, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, 15 milhões de bebês nascem prematuramente e cerca de 1 milhão de crianças morre devido a complicações desse parto. “Fico feliz de fazer parte deste universo que é a prematuridade e poder dar sequência aqui no ambulatório ao cuidado iniciado na UTI Neo. Sabemos que muitos destes sobreviventes enfrentam uma vida inteira de desafios e não poderíamos deixar de homenagear esses guerreiros”, explica a pediatra.

Para marcar a data no Hospital Regional de Irecê, também foi montado na entrada da UTI Neonatal um painel com fotos e informações sobre a importância do Novembro Roxo, homenageando os bebês que nasceram na unidade. A cor roxa é usada para simbolizar sensibilidade, individualidade e transformação, particularidades dos bebês prematuros. O 17 de novembro foi a data escolhida para representar o Dia Mundial da Prematuridade e conscientizar sobre os desafios enfrentados pelos bebês prematuros e suas famílias.

Fonte: Ascom - HRI



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020
Notícias

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou os serviços de pavimentação asfáltica na área da Fazenda Nova Canaã, sede do projeto social Nova Canaã que há 20 anos atende crianças na zona rural do município de Irecê. Para a ação, a Companhia investiu cerca de R$ 2,3 milhões em recursos de emendas parlamentares destinadas à Codevasf.

Segundo Luiz Alberto Barbosa, chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Irecê, a Codevasf mantém uma parceria há mais de 20 anos com o projeto desde a implantação. Agora retorna com investimentos na infraestruturada da região. “A Codevasf inclusive ajudou na concepção do projeto, sempre presente desde a aquisição do terreno, construção da infraestrutura, a parte de irrigação. E agora estamos vendo as obras de pavimentação praticamente concluídas. São mais ou menos 25 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica”, afirmou.

Já o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Nascimento, destacou os benefícios do acesso à infraestrutura urbana. “Como representantes do Governo Federal, precisamos conhecer as boas iniciativas. Temos que valorizar o trabalho que está sendo desenvolvido pela instituição. E a pavimentação é uma ação grandiosa. Muito importante ter a Codevasf trazendo esse benefício para as crianças e as famílias da região de Irecê. É a Codevasf, mais uma vez, trazendo e promovendo o desenvolvimento à sua área de atuação”, declarou.

Segundo dados da coordenação do projeto, a instituição já teria beneficiado cerca de 1.500 famílias com aulas em tempo integral, incluindo assistência psicossocial, alimentação, uniforme e transporte.

“O projeto tem sido de grande benefício para a cidade de Irecê e circunvizinhas. Temos aproximadamente 600 crianças assistidas hoje pelo projeto. O principal é a educação em tempo integral. Essa pavimentação representou grande benefício porque antes era tudo terra. Hoje está pavimentado devido a essa parceria com a Codevasf. Nós temos visto que é de suma importância, já que o projeto atua de forma direta na comunidade, ajudando as famílias. Com certeza, beneficiando o projeto, beneficiará também as comunidades daqui”, diz o pastor Rafael Moura, que atua na parte administrativa do projeto Nova Canaã.

Na área do projeto, ainda é possível encontrar diversos equipamentos repassados pela Codevasf à instituição, como patrol, retroescavadeira, alguns ônibus, tratores, caçambas, caminhões, caminhonetes, que somados chegam a R$ 5 milhões em investimento.

Fonte: Ascom - Codevasf



Compartilhar no Whatsapp