Depois de ser diagnosticado com coronavírus e ficar internado por alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Bahia, em Salvador, o prefeito de Lapão, Ricardo Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira (10), por meio de suas páginas, na redes sociais, que venceu a doença.
“ Durante 15 dias quando eu travava uma batalha pela vida, um verdadeiro batalhão de intercessores entrou em ação e uma corrente de oração se formou. Inúmeras mensagem de carinho recebidas me abraçaram forte em meio ao isolamento e foram combustível para que seguisse lutando. Esse apoio e essa fé me ajudaram a permanecer firme, na certeza que Deus operaria um milagre. E ele operou. Obrigado por fazer parte do que me fez forte neste momento difícil. Venci a Covid. Vencemos juntos! Obrigado, meu Deus. Obrigado, Região de Irecê, e em especial ao meu Lapão”.
Durante o período em que esteve internado em UTI, o prefeito teve piora e os pulmões evoluíram com processo inflamatório de mais de 50%, porém todos os demais órgãos do gestor funcionavam normalmente.
Segundo o último boletim divulgado pelo Núcleo Regional de Saúde, a Região de Irecê acumula 9.943 casos confirmados de coronavírus, com 107 mortes em decorrência da doença.
Fonte: Central Notícia
Uma carreta que transportava material de construção tombou em uma rodovia, em um trecho conhecido como 'Corte de Andarilho', em Gentio do Ouro, região de Irecê, na tarde desta quinta-feira (10).
Segundo informação do portal meio minuto, o veículo transportava o material para uma obra da Prefeitura local. Ninguém se feriu gravemente.
Por conta do acidente, o trânsito em um dos sentidos da rodovia ficou parado por algumas horas. As causas do acidente não foram divulgadas.
Para ler mais informações do Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Da Redação
Foto: Divulgação/Google
Na noite deste domingo (06), por volta das 23h30, José Machado Neto foi até a casa de sua ex-companheira com o objetivo de agredi-la.
Ao chegar a casa, localizada no povoado de canoãozinho, no município de Presidente Dutra, José Machado tentou agredir sua ex-companheira, no entanto, o filho do casal chamado Luís Paulo tentou impedir as agressões.
José Machado então desferiu uma facada no seu filho que objetivando proteger sua mãe e a si mesmo, foi até o quarto e desferiu um disparo de arma de fogo em seu pai, que veio a óbito.
Luís Paulo se encontra internado no Hospital Regional de Irecê lesionado por um instrumento perfuro cortante.
Por fim, diante dos fatos colhidos, aparenta-se tratar de homicídio simples com exclusão pela circunstância da legítima defesa própria e de terceiros, fato esse que será melhor apurado pela delegacia territorial responsável.
Veja outras informações da região no Central Notícia. Siga também o CN no Facebook.
Fonte: Polícia Civil
A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com Covid-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
Na Região de Saúde de Irecê, o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado em 26 de março no município de Canarana. Até o dia 04 de dezembro foram confirmados 9.943 casos nos dezenove municípios da região e 8.447 pessoas já estão recuperadas representando 85% do total de infectados. Na presente data, todos os municípios da Região de Saúde registram casos ativos. Foram confirmados 107 óbitos por covid-19, sendo 15 óbitos a mais do que na última semana e o registro ocorreu em 18 municípios, apenas Gentio do Ouro não registrou óbitos por Covid até a presente data. Em comparação com os dados de 06/11/2020, houve um aumento de 36,3% dos casos confirmados nos municípios da região.
Estes registros seguem a tendência do Estado da Bahia com uma aceleração de crescimento dos casos.
Devido a falta de uma vacina e medicamentos que permitam proteger ou curar as pessoas expostas ou doentes, vivemos um contexto onde as medidas mais eficientes até o momento são: a higienização das mãos, a etiqueta respiratória, o uso das máscaras faciais, o distanciamento social seletivo ou ampliado.
Ações como essa, além de reduzirem o número de casos, tem o potencial de reduzir o impacto para os serviços de saúde, por reduzir o pico epidêmico.
Fonte: Núcleo Regional de Saúde
Populares acusam prefeito de agressão
O prefeito de Barra do Mendes, na região de Irecê, Armênio Sodré Nunes, o Galego (MDB) está sendo acusado por moradores de agressão.
Vídeos e imagens foram encaminhadas à redação do Central Notícia. Em um dos vídeos é possível ver o prefeito chegando em casa e, após descer do carro, correr atrás de manifestantes com um chicote.
A manifestação foi realizada nesta sexta-feira (04), onde moradores pediam transparência sobre recursos federais destinados ao combate da pandemia do novo coronavírus. O ato ocorreu na Praça de Eventos e em frente a casa do gestor.
Vídeo:
Fonte: Central Notícia
Uma família de Ibititá está de luto após a morte de dois de seus integrantes em um período de um dia. Tio e sobrinho, Otacílio Marques Dourado e Edésio Marques Dourado Sobrinho não resistiram às complicações provocadas pela Covid-19. Otacílio era pai do vereador Paulo Dourado.
Otacílio, 87 anos, faleceu na terça-feira (01), em Salvador, onde estava internado. Já o sobrinho, Edésio, 67 anos, veio a óbito no Hospital Regional de Irecê, também na terça.
Aumento dos casos da Região de Irecê
Na Região de Saúde de Irecê, o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado em 26/03/20 no município de Canarana. Até o dia 27 de novembro foram confirmados 8.413 casos nos dezenove municípios da região e 6.764 pessoas já estão recuperadas representando 81% do total de infectados. Na presente data, todos os municípios da Região de Saúde registram casos ativos. Foram confirmados 92 óbitos por COVID-19, sendo 11 óbitos a mais do que na última semana e o registro ocorreu em 18 municípios, apenas Gentio do Ouro não registrou óbitos por Covid até a presente data. Estes registros seguem a tendência do Estado da Bahia com uma aceleração de crescimento dos casos.
Cuidados
Devido a falta de uma vacina e medicamentos que permitam proteger ou curar as pessoas expostas ou doentes, a região vive um contexto onde as medidas mais eficientes até o momento são: a higienização das mãos, a etiqueta respiratória, o uso das máscaras faciais, o distanciamento social seletivo ou ampliado.
Ações como essa, além de reduzirem o número de casos, tem o potencial de reduzir o impacto para os serviços de saúde, por reduzir o pico epidêmico
Fonte: Da Redação
A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido perseguiu na tarde de segunda-feira (23), em Presidente Dutra, na região de Irecê, um homem que foi flagrado flagrado empinando uma motocicleta. O condutor não tinha habilitação para dirigir o veículo, conforme informou a corporação.
Segundo consta no release da PM , os militares estavam em patrulhamento e, por volta das 15h30, avistaram o autor empinando a motocicleta.
A motocicleta foi apreendida e conduzida até o depósito de veículos apreendidos da cidade de Irecê.
Veículo apreendido:
Fonte: Da redação
Policlínica Regional de Saúde em Irecê - Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Equipes multiprofissionais do Hospital da Mulher realizaram, na sexta-feira (20), na Policlínica Regional em Irecê, punções de mama guiadas por ultrassonografia para diagnóstico do câncer de mama.
O município faz parte dos contemplados para receber a ação da Campanha Outubro Rosa 2020, articulada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Hospital da Mulher, em uma parceria com as 16 policlínicas regionais de saúde. Todos os fluxos da ação são realizados em acordo com os protocolos de saúde e segurança preconizados pela Sesab, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ao todo, cerca de mil mulheres serão beneficiadas durante toda a campanha, que se estende no mês de novembro. “Esta ação vem para atender uma demanda já existente de pacientes com lesões na mama. Nosso objetivo é, principalmente no meio dessa pandemia, levar parte do Serviço de Mastologia até a paciente e à região delas, de maneira que as pacientes não precisem se deslocar para Salvador”, explica o coordenador do Serviço de Mastologia do Hospital da Mulher, André Dias.
Como funciona
Cada policlínica classificou as pacientes com perfil necessário à participação na ação. Em seguida, foram agendadas e disponibilizadas às pacientes as datas dos procedimentos com especialista do Hospital da Mulher.
A realização dos procedimentos seguirá durante os meses de outubro e novembro. Identificada a necessidade de tratamento, a paciente será encaminhada para o Hospital da Mulher.
Fonte: Ascom/HM
Foto:Reprodução
O prefeito de Barra do Mendes, na região de Irecê, Armênio Sodré Nunes, o Galego (MDB), e o empresário Vladimir Oliveira Figueiredo Bastos tiveram R$ 232.850,36 do seu patrimônio bloqueados por decisão liminar da Justiça, que atendeu pedido do Ministério Público Estadual. A ação civil pública por ato de improbidade administrativa foi ajuizada pelo promotor de Justiça Marco Aurélio Nascimento Amado pela prática de dispensa de licitação por fracionamento do objeto.
A ação que baseou a decisão do juiz Danilo Augusto e Araújo Franca levou em consideração a investigação do MP que constatou que, entre os anos de 2013 e 2019, foram realizadas 58 compras de bens de consumo das empresas fornecedoras Star Games e da Vladimir Figueiredo ME, todas sob um mesmo CNPJ. Segundo o promotor de Justiça, o valor total da compra, R$ 232.850,36, foi fracionado ilegalmente ao longo dos meses “com o intuito de escapar do dever de licitar”. Além do fracionamento irregular, o MP apurou que as compras foram realizadas “sem qualquer formalização de procedimentos ou contratos”.
Fonte: MP-BA
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
Na Região de Saúde de Irecê, o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado em 26 de março no município de Canarana. Até o dia 20 de novembro foram confirmados 7.485 casos nos dezenove municípios da região e 6.826 pessoas já estão recuperadas, representando 91,2% do total de infectados. Na presente data, todos os municípios da região registram casos ativos. Foram confirmados 81 óbitos por COVID-19 em 16 municípios, sendo 02 a mais do que na última semana. 555 permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
Cuidados
Devido a falta de uma vacina e medicamentos que permitam proteger ou curar as pessoas expostas ou doentes, vivemos um contexto onde as medidas mais eficientes até o momento são: *a higienização das mãos, a etiqueta respiratória, o uso das máscaras faciais, o distanciamento social seletivo ou ampliado. Ações como essa, além de reduzirem o número de casos, tem o potencial de reduzir o impacto para os serviços de saúde, por reduzir o pico epidêmico.
Casos confirmados do novo coronavírus na Região de Irecê
Dados são referentes aos municípios da área de cobertura do Núcleo Regional de Saúde Centro Norte/Irecê
Fonte: Núcleo Regional de Saúde de Irecê
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...