Kelia Maciel apoia a candidatura de Jusmari Oliveira (Foto: Central Notícia)
A candidatura de Jusmari Oliveira a deputada estadual recebe mais apoios na região de Irecê. Dessa vez, a centralense Kelia Brito Maciel declarou apoio a Jusmari.
Kelia mora há 25 anos em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, onde atua no segmento empresarial. Ela é filha de Cantídio Pires Maciel Filho, o Dolla, ex-candidato a vice-prefeito em Luís Eduardo Magalhães, em 2008, e líder dos migrantes da Região de Irecê.
“ É sempre bom visitar minha terra, os meus amigos e parentes. Convido a população para recepcionar Jusmari Oliveira, daqui a pouco, às 16h, na Arena Central”, disse ao Central Notícia.
Fonte: Central Notícia
O Ibope divulgou nesta terça-feira (11) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 2.002 eleitores entre sábado (8) e segunda-feira (10). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Os resultados foram os seguintes:
Jair Bolsonaro (PSL): 26%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Marina Silva (Rede): 9%
Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
Fernando Haddad (PT): 8%
Alvaro Dias (Podemos): 3%
João Amoêdo (Novo): 3%
Henrique Meirelles (MDB): 3%
Vera (PSTU): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 0%
João Goulart Filho (PPL): %
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 19%
Não sabe/não respondeu: 7%
Rejeição
O Ibope também mediu a taxa de rejeição (candidatos nos quais o eleitor diz que não votará de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices:
Bolsonaro: 41%
Marina: 24%
Haddad: 23%
Alckmin: 19%
Ciro: 17%
Meirelles: 11'%
Cabo Daciolo: 11%
Eymael: 11%
Boulos: 11%
Vera: 11%
Amoêdo: 10%
Alvaro Dias: 9%
João Goulart Filho: 8%
Poderia votar em todos: 2%
Não sabe/não respondeu: 11%
Sobre a pesquisa
Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
Entrevistados: 2.002 eleitores em municípios
Quando a pesquisa foi feita: de 8 a 10 de setembro
Registro no TSE: BR-05221/2018
Nível de confiança: 95%
Contratante da pesquisa: Ibope Inteligência
Fonte: G1
Jusmari Oliveira, candidata a deputada estadual, recebeu o apoio do jovem líder político do município de Irecê, Moisés Filocre, que foi candidato a vereador no último pleito, onde obteve 416 votos.
Em sua página na rede social Facebook, Jusmari postou ”Recebi o apoio de uma jovem liderança da cidade de Irecê. Trata-se de Moisés Filocre, que vem realizando um trabalho social na cidade e é admirador da nossa trajetória política. Moisés defende obras e ações para a região de Irecê e nós estamos prontos para trabalhar por essa cidade e por essa região, que significa tanto para a Bahia. Muito obrigado a Moisés e a todos de Irecê que estão abraçando a nossa campanha”.
Quando estava Secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari trabalhou pela liberação junto ao governador Rui Costa da nova avenida que ligará o centro da cidade ao Campus da UNEB, em Irecê.
Fonte: Central Notícia
Na manhã desta segunda-feira (10), O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) decidiu por unanimidade, negar o pedido de impugnação da candidatura de Jusmari Oliveira à Assembleia Legislativa da Bahia.
Em 1988, Jusmari foi eleita vereadora de Barreiras, depois foi por uma década deputada estadual e federal. Em 2008 foi eleita prefeita de Barreiras e, por último estava ocupando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia.
Nesta eleição de 2018, ela concorre ao cargo de deputado estadual e, mais uma vez tenta chegar à ALBA.
Com a decisão de hoje do TRE, simpatizantes e correligionários comemoraram, principalmente na região oeste do estado, reduto eleitoral da candidata.
Fonte: Central Notícia
Chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quinta-feira (6), o recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à condenação do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, pelos crimes de "’Lavagem’ ou Ocultação de Bens, Direitos ou Valores, Crimes Previstos na Legislação Extravagante”.
A defesa de Lula busca junto à corte superior a absolvição no caso do tríplex de Guarujá, que levou à condenação de Lula e o tornou inelegível. Caso o STJ aceite o pedido, o petista poderá concorrer nas eleições presidenciais.
Fonte: Bahia Notícias
A decisão do ex-presidente Lula de esticar a corda e insistir no discurso de sua candidatura até o limite desagradou aos aliados de seu vice e provável substituto, Fernando Haddad. A avaliação de auxiliares do ex-prefeito de São Paulo, somados a governadores e deputados do PT, é que há risco de dispersão dos eleitores de Lula ao prolongar ainda mais o prazo para a substituição da candidatura petista.
Nesta segunda-feira (3), após horas de reunião dentro de sua cela em Curitiba, Lula deu aval para seus advogados entrarem com recursos no STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir a derrubada da decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que barrou sua candidatura ao Planalto na semana passada.
A sinalização do ex-presidente, portanto, é manter a tática de que vai lutar em todas as instâncias para garantir seu registro de candidato. Nos bastidores, porém, não há otimismo e a maior parte dos petistas não acredita que o Supremo conceda uma liminar para que Lula concorra em outubro.
Segundo aliados de Haddad, a narrativa do ex-presidente tem funcionado até agora, mas o cenário pode mudar após a resolução do TSE.
O argumento é que, com o bloqueio institucional no caminho do ex-presidente, seus eleitores entenderam, na prática, que ele não será candidato e podem começar a se desmobilizar, inclusive, migrando o voto para um candidato identificado com bandeiras mais à esquerda, como Ciro Gomes (PDT).
Como mostrou a Folha de S.Paulo no fim de agosto, além de Ciro e Marina Silva (Rede), que aparecem nas pesquisas como herdeiros do espólio lulista, o discurso pró-segurança de Jair Bolsonaro (PSL) tem seduzido eleitores de Lula no Nordeste e preocupado a campanha do PT.
A outra ala do partido, capitaneada pela presidente da sigla, Gleisi Hoffmann (PR), discorda da tese de antecipar a substituição e defende manter o discurso de que Lula é candidato até o limite -nesse caso, dia 11 de setembro, quando acaba o prazo dado pelo TSE para a troca na chapa.
Auxiliares de Haddad -e o próprio ex-prefeito- temem que o tempo seja escasso para fazer seu nome, pouco conhecido nacionalmente, angariar o apoio que hoje está na órbita de Lula -o ex-presidente tem 39% das intenções de voto, segundo o Datafolha.
A partir do dia 11 de setembro, Haddad terá apenas 25 dias para fazer o eleitor de Lula entender que ele será o representante do ex-presidente na urna e que sua imagem estará plenamente fundida à do ex-presidente.
Lula defendia que a mudança fosse feita o mais perto possível do primeiro turno mas, após a decisão do TSE de barrar sua candidatura, quis ouvir aliados que pensam o contrário. Mesmo assim, não foi convencido, e decidiu manter a estratégia.
Dentro do partido ainda há um grupo minoritário que defende ir com Lula até o fim, ou seja, insistir na candidatura do petista e não fazer a troca na chapa, numa espécie de boicote à eleição. O ex-presidente, porém, não concorda.
Fonte: Folhapress
O indeferimento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), definida no sábado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), animou a campanha do PDT em São Paulo nas eleições 2018. Aliados do presidenciável Ciro Gomes acreditam que ele pode abocanhar boa parcela do eleitorado simpático a Lula no Estado.
O candidato do PDT ao governo de São Paulo, Marcelo Cândido, disse ao Broadcast Político do jornal Estadão, que "Ciro se torna uma alternativa segura para o eleitor. A chamada união da esquerda, que tentamos no primeiro turno, pode se dar agora de forma forçada".
Fonte: Bahia Notícias
Transmitidas durante esta semana, as sabatinas do Jornal Nacional garantiram a todos os os candidatos à Presidência da República entrevistados um crescimento de ao menos 1.000% em buscas no Google.
Ao comparar, porém, a quantidade de pesquisas com os nomes de Ciro Gomes, Jair Bolsonaro e Marina Silva, entre as 19h e 21h dos dias em que apareceram no noticiário em comparação com os sete dias anteriores, Geraldo Alckmin foi o candidato que mais cresceu em buscas no Google no período. O tucano teve um aumento de interesse nos motores de busca de 1.900%. Ciro Gomes vem logo atrás, com um salto de 1.567%.
De acordo com a relação publicada pelo jornal O Globo, Marina Silva e Jair Bolsonaro ficaram empatados, com um crescimento idêntico de 1.011% nas pesquisas com seus nomes. No entanto, de todas as buscas no Google envolvendo os presidenciáveis entrevistados, 75% foram sobre Bolsonaro.
Fonte: O Globo
A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta sexta-feira, 31, barrar o pedido de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República nas eleições de outubro. A decisão foi tomada a partir de 16 impugnações à candidatura apresentadas ao tribunal.
A maioria formada entendeu que Lula está inelegível com base na Lei de Ficha Limpa, aprovada em 2010, que vetou a candidatura de quem foi condenado por órgão colegiado.
Até as 23h40, foram proferidos 5 votos contra o registro. Votaram neste sentido o relator, Luís Roberto Barroso, Jorge Mussi, Og Fernandes, Admar Gonzaga e Tarcísio Vieirar. O TSE é composto por sete ministros. A última a votar será a presidente, Rosa Weber. Edson Fachin foi o único a se manifestar a favor da concessão do registro.
Pela decisão que vai prevalecendo, ao final do julgamento, Lula não poderá mais aparecer no programa eleitoral para presidente, veiculado no rádio e na televisão, até que o PT faça a substituição por outro candidato. Conforme o entendimento, o ex-presidente também deverá ter o nome e foto retirados da urna. O partido terá 10 dias para indicar o substituto.
Lula está preso desde 7 de abril na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, em função de sua condenação a 12 anos e um mês de prisão, na ação penal do caso do triplex em Guarujá (SP), que foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre.
Fonte: Agência Brasil
A candidata a deputada federal Meirinha (REDE), fez uma grande maratona pelas regiões Norte e Nordeste do estado, em uma jornada que começou no último domingo e termina amanhã.
Durante este período, ela foi recebida em Jacobina, Capim Grosso, Várzea da Roça, Caem, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Distrito de Pilar em Jaguarari, Itiúba, Heliópolis, Euclides da Cunha e Barrocas.
Em todos os lugares Meirinha foi recebida por apoiadores locais que reuniram pessoas para conhecerem a candidata, sua história e propostas.
"As imagens que chegam impressionam pela naturalidade com que as pessoas param para ouvi-la, depois agacham para selfie, abraços e manifestos de apoio", salienta Ana Dalva, vereadora em Heliópolis que apoia Meirinha.
Em Jacobina, Capim Grosso, Juazeiro e Heliópolis os núcleos de apoio fizeram grandes encontros. Em Juazeiro, duas redes de lojas pararam as atividades em café da manhã para a candidata e funcionários. Naquela cidade, ela concedeu entrevistas a duas emissoras de rádio e ao famoso blogueiro Geraldo José. Em Senhor do Bonfim, associações de espadeiros a receberam em grande adesivaço no centro da cidade. Heliópolis lotou a Câmara de Vereadores para ouvir a candidata.
Merinha chega neste domingo a Irecê e deverá ir direto para a feira livre de São Gabriel. Segunda-feira ela começa sua campanha em Irecê.
Durante a incursão no norte baiano, Merinha esteve acompanhada de Célia Sacramento e Iuri Alves, candidatos ao governo baiano e a deputado estadual, respectivamente.
Fonte: Assessoria
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...