O IF Baiano, Campus Xique-Xique adotará uma série de medidas que visam estimular a continuidade dos estudos e promover ocupação social de seus estudantes enquanto perdurar o estado de pandemia gerado pelo COVID-19.
Pensando em estimular a continuidade dos estudos e a ocupação social, todos os professores enviarão atividades aos estudantes.
A Coordenação de Ensino orienta aos alunos que fiquem atentos aos e-mails das turmas e Grupos de WhatsApp, ao tempo que solicita dos pais e responsáveis acompanhamento e estímulo ao estudo domiciliar.
Ressalta-se que não será exigida a participação de todos os estudantes nas atividades propostas, mas pedimos comprometimento e incentivo para a realização das mesmas. Informamos também que estas atividades não serão considerados como leitura obrigatória que gerem avaliações no período imediatamente após o retorno ao Campus.
Em caso de dúvidas ou sugestões relacionadas às atividades e orientações sobre saúde física e mental, os diferentes setores estão disponíveis para ajudá-los.
Celular da Diretoria Acadêmica: (74) 9 8106-0967.
Fonte: IF Baiano/Xique-Xique
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Irecê, informa que apesar de suspender, por tempo indeterminado, suas atividades presenciais, considerando os riscos apresentados pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, está disponibilizando atendimento remoto, dentro do que for possível.
A comunidade de maneira geral poderá fazer contato com a instituição através dos e-mails dos setores, telefones e Whatsapp.
Os e-mails dos setores estão disponíveis aqui no site, por coordenação.
Contatos de WhatsApp:
Administrativo: (74) 3688-6702;
Ensino: (74) 3688-6703;
Gabinete da Direção-Geral: (74) 3688-6705.
Números para ligações:
Administrativo: (74) 99139-7774
Ensino: (74) 9999-1277
Direção-Geral: (74) 99806-0215
Fonte: IFBA Irecê
A Justiça acolheu parecer do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e manteve paralisadas as obras de construção de parque eólico no município de Umburanas, na Chapada Norte, durante o período de emergência decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A decisão foi proferida na última sexta-feira (3) em face de liminar requerida em mandado de segurança impetrado pela empresa Engie, responsável pelas obras.
O mandado de segurança questionava decreto municipal, de 1º de abril, que suspendeu a construção do parque (que ainda não está em funcionamento), conforme orientação do MP. O promotor de Justiça Pablo Almeida recomendou a suspensão imediata, inicialmente por até sete dias e, após, até o dia 12 de abril, dos serviços públicos e das atividades consideradas não essenciais que possibilitem a aglomeração de pessoas. A recomendação foi encaminhada aos municípios de Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Campo Formoso, Jaguarari, Umburanas, Ourolândia e Morro do Chapéu.
Segundo o juiz Maurício Barra, o MP comprovou o descumprimento efetivo das normas básicas de prevenção da Covid-19 por meio de fotografias que mostram “o grande número de funcionários aglomerados” nas obras. O magistrado considerou que, apesar da “importância da atividade desempenhada com a futura produção de energia elétrica com mínimo de dano ao meio ambiente”, não se pode “admitir a continuidade e exposição de tantos funcionários ao risco eminente de contaminação e disseminação da doença no âmbito das atividades desenvolvidas”.
Fonte: MP-BA
Em decreto publicado no Diário Oficial na manhã desta terça (07), a Prefeitura de Irecê autorizou a reabertura de alguns segmentos do comércio, impondo regras sobre horários de funcionamento, como também mantendo a suspensão de algumas atividades. Confira abaixo alguns itens:
- Fica autorizado o funcionamento, a partir desta terça (07), dos seguintes segmentos comerciais, com os horários estabelecidos: Lojas de confecções de vestuário e de calçados – das 8h às 14h; demais setores do comércio, como lojas de eletrodomésticos, bijuterias, relojoarias, óticas, comércio e/ou serviços eletrônicos, papelarias, dentre outros – das 12h às 18h;
- Consultórios odontológicos funcionarão em expediente normal, mediante atendimento por hora agendada, seguindo todas as normas de segurança e higienização estabelecidas nos decretos anteriores;
- O setor de beleza (salões, centros de estética, esmaltarias, manicure, barbearias e similares) funcionarão em expediente normal, mediante atendimento por hora agendada e individualizada, seguindo todas as normas de segurança e higienização estabelecidos nos decretos anteriores, vedada a comercialização de bebidas alcoólicas;
- Os serviços essenciais, dos setores de saúde e de alimentação, e os relacionados aos serviços de oficinas, lojas de material de construção, vidraçaria e construção civil, empresas do ramo da energia solar, produtos veterinários, pet shops, lojas de produtos agrícolas e de irrigação, escritórios, profissionais liberais, adegas e atividades bancárias continuam funcionando conforme determinação anterior.
- Fica mantida a suspensão do funcionamento de bares, academias, estúdios de pilates, quadras poliesportivas, campos de futebol e demais atividades esportivas, clubes, cultos e missas.
Fonte: Assessoria
Barra tem segundo caso da doença confirmado
Nesta segunda-feira (06), o município de Barra (BA) na região do Vale do São Francisco, confirmou o segundo caso de coronavírus na cidade.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em saúde, a paciente é uma enfermeira da equipe que atendeu o primeiro caso positivo, no último dia 30 de março (lembre aqui).
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Bahia registra 437 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 6,7% do total de casos notificados. Até o momento, 2.511 casos foram descartados e houve dez óbitos, sendo 08 no município de Salvador (05 idosos do sexo masculino, 01 idosa do sexo feminino, 01 pessoa do sexo masculino de 55 anos e 01 pessoa de 41 anos do sexo feminino), 01 óbito no município de Utinga (sexo masculino, 80 anos) e 01 no município de Itapetinga (sexo feminino, 28 anos). A letalidade foi de 2,28%.
Fonte: Central Notícia
Em função da Pandemia do Coronavírus, que aflige todos os municípios Brasileiros, numa decisão conjunta, dez cidades Baianas que realizam os maiores e mais tradicionais festejos juninos, resolveram cancelar o São João e o São Pedro deste ano.
Após diversas reuniões virtuais nos últimos dias e troca de informações, os gestores optaram por uma decisão coletiva, onde o combate à Pandemia foi priorizada.
As cidades que decidiram cancelar os eventos são Amargosa, Cruz das Almas, Ibicuí, Irecê, Itaberaba, Miguel Calmon, Piritiba, Santo Antônio de Jesus, Seabra e Senhor do Bonfim.
O que mais pesou na decisão dos gestores foi a informação do Ministro da Saúde, indicando fortes possibilidades de que o pico da infecção no Brasil, ocorra entre os meses de maio e junho. Outro fator que pesou bastante na decisão dos prefeitos, diz respeito às incertezas do mercado econômico para os próximos meses. A iniciativa visa também evitar que comerciantes não venham a sofrer prejuízos ainda maiores, caso, de fato, a festa tivesse de ser, forçosamente, cancelada depois de investimentos realizados.
Diversos outros municípios já vinham tomando essa decisão, haja vista o agravamento da pandemia. O presidente da UPB, Eures Ribeiro, já vinha defendendo essa tese em função das dificuldades que os municípios já vinham enfrentando desde que o coronavírus entrou no Brasil.
De acordo com o documento publicado, cada município irá editar seu decreto, onde, além de cancelar o São João e São Pedro, determina que todos e quaisquer eventos festivos, ficam suspensos até 31 de julho, com o objetivo de evitar aglomerações.
Fonte: Cultura & Realidade
O governo federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), intensifica as ações para ocupação de lotes do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, localizado entre os municípios baianos de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia. A empresa realizou, no último mês de março, testes de pressurização da água em áreas da Etapa 1 do projeto. O objetivo é liberar no segundo semestre deste ano a ocupação de 39 lotes de cerca de 30 hectares destinados a médios produtores, totalizando 1,1 mil ha de área irrigada. Os primeiros contratos de concessão que autorizam a ocupação e a irrigação dos lotes foram assinados no final de 2019.
“Por meio do Projeto Baixio de Irecê, a Codevasf irá alavancar o desenvolvimento do Médio São Francisco. Os recursos investidos nesse empreendimento trarão inúmeros benefícios para a população. Ao todo, vamos executar neste ano cerca de R$ 22,7 milhões no projeto, oriundos da Lei Orçamentária Anual e Termo de Execução Descentralizada”, afirma o presidente da Companhia, Marcelo Moreira.
Os testes foram realizados nos conjuntos de motobombas da Estação de Bombeamento – EBA 5 e na rede de adutora do setor 3, da Etapa 1 do projeto. De acordo com Frederico Araújo Rodrigues, gerente de Implantação de Obras da Codevasf, os testes foram favoráveis. “Foi executada a montagem eletromecânica da EBA – 5 que levará água pressurizada aos lotes por meio de adutoras. A avaliação da estrutura em funcionamento foi positiva”, explica.
Com a conclusão dessa fase da obra, a previsão é que a ocupação dos lotes do setor 3, da Etapa 1, ocorra em outubro deste ano. A Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa iniciou a convocação dos irrigantes selecionados para assinarem o contrato de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) e liberação dos lotes para as atividades produtivas.
“Possibilitar a expansão da agricultura irrigada, tornar as terras produtivas em áreas tradicionalmente carentes de água no semiárido e incentivar a produção agrícola são ações que realmente transformam vidas e a realidade de uma região com possiblidades reais de desenvolvimento”, avalia Sérgio Luiz Soares de Souza Costa, diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf.
Em implantação
O Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, localizado no Médio São Francisco, tem uma expectativa de beneficiar uma população de cerca de 249 mil pessoas e a geração de aproximadamente 59 mil empregos diretos e 118 mil empregos indiretos.
A implantação das obras do projeto está prevista para execução em nove etapas, totalizando uma área de 48,2 mil ha, sendo que estão em fase de execução as Etapa 1 e 2, totalizando 42,2 km de canal já construído e uma área de 16,4 mil ha de área irrigada.
Já foram investidos pelo governo federal, por meio da Codevasf, cerca de R$ 968,4 milhões para aquisição de terras, obras nas etapas 1 e 2 e manutenção do projeto. Em dezembro de 2019, foram descentralizados para Codevasf R$ 16,2 milhões de recurso extraparlamentar proveniente de Termo de Execução Descentralizada, proveniente da Secretária Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional, para pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso Projeto Baixio de Irecê. A obra será executada por meio de convênio com o munícipio de Itaguaçu da Bahia.
“O Projeto Baixio de Irecê irá mudar o retrato da economia local dos municípios da região de Xique Xique, Itaguaçú da Bahia e Irecê. A agricultura irrigada é um instrumento eficiente no aumento da produtividade e vem concretizar um sonho de décadas da população desses municípios. É geração de renda, muito emprego e a Codevasf cumprindo seu papel de levar desenvolvimento com sustentabilidade ao vale do São Francisco”, explica Harley Xavier Nascimento, superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.
A produção estimada anual no projeto nas Etapas 1 e 2 é de aproximadamente 16 mil toneladas de frutas e 83 mil toneladas de grãos, gerando 4 mil empregos diretos e 16 mil indiretos.
A exploração agrícola nessas etapas deverá se concentrar na fruticultura nos lotes de pequenos e médios produtores, em especial na cultura de banana, mamão, goiaba, melão e limão. Nos lotes empresariais, a perspectiva é de produção de grãos, como soja, milho, sorgo e feijão, além de algodão.
Visita técnica
Os representantes do grupo Irriga Bahia, responsável pela futura administração, operação e manutenção do Baixio de Irecê visitaram, no mês de março, o município de Bom Jesus da Lapa e cidades vizinhas para troca de experiências, principalmente com a equipe do Distrito Irrigado Formoso, responsável pelas mesmas atribuições relacionadas ao perímetro irrigado Formoso.
Para entender o funcionamento de um distrito irrigado, foram realizadas palestra sobre administração, operação e manutenção do perímetro de irrigação, além de noções de hidrometria. O grupo também visitou infraestruturas de uso comum do perímetro irrigado, lote com produção de banana, limão e pokan e uma umpacking housede processamento de mamão.
Fonte: Ascom - Codevasf
Equipes apostos no local na tentativa de localização do homem desaparecido- Foto: Central Notícia
Prepostos do Corpo de Bombeiros, Marinha estão em Barra desde a manhã deste domingo (05), no sentido de localizar Jardel Barbosa de Lima, 32 anos, que desapareceu no Rio São Francisco, na manhã de sábado (04), depois que o caminhão caçamba em que ele estava cair de cima de uma balsa, durante a travessia entre os municípios de Barra e Xique-Xique.
Na manhã desta segunda-feira (06), Andrews Barbosa, primo do condutor do veículo, conversou mais uma vez com a reportagem do Central Notícia. “ Aqui já veio bombeiros, prepostos da Marinha, Defesa Civil, Polícias Militar e Civil, mas até o momento não conseguiram localizar meu primo. Daqui a pouco, outra equipe do Corpo de Bombeiros está vindo de Salvador para intensificar as buscas”, disse.
O caminhão, que estava com a caçamba vazia tinha como destino a cidade de Irecê. O veículo continua submerso nas águas do rio São Francisco, segundo informou Andrews.
Matéria relacionada:
Caminhão caçamba cai de balsa e motorista desaparece no Rio São Francisco, em Barra
Fonte: Central Notícia
Foto: Reprodução/ site A1 News
Na tarde deste domingo (06), por volta das 14h, um rapaz identificado por Maycon Lima Soares, 17 anos, foi morto com golpes de faca em Xique-Xique, no Vale do São Francisco.
Segundo informações da Polícia Militar, o crime ocorreu na Rua Barão do Rio Branco, área central da cidade. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Irecê.
A autoria e motivação para o crime são desconhecidas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
Caminhão caiu de balsa dentro do Rio São Francisco em Barra- Foto: Central Notícia
Um motorista identificado por Jardel Barbosa de Lima, 32 anos, desapareceu no Rio São Francisco, na manhã deste sábado (04), por volta das 11h, depois que o caminhão caçamba em que ele estava caiu de cima de uma balsa, durante a travessia entre os municípios de Barra e Xique-Xique.
Ao Central Notícia, Andrews Barbosa, primo do condutor do veículo, disse que o caminhão já foi localizado a cerca de 15 metros de profundidade. “ A Marinha já está no local. Estamos no aguardo do Corpo de Bombeiros que deverá estar chegando daqui a 30 minutos”.
Jardel estava vindo de Ibotirama na companhia de outra pessoa, que conseguiu sobreviver. O motorista é natural de Jussara, mas reside em Irecê. Ainda segundo Andrews, não dá para saber se Jardel ainda está dentro da cabine do caminhão ou foi arremessado para dentro do rio.
As buscas pelo homem desaparecido devem ser retomadas ainda na manhã deste domingo (05), assim que o Corpo de Bombeiros chegar ao local.
Fonte: Central Notícia
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...
Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa A Embasa apresentou na noite da qu...