A Coordenação de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Irecê, abre inscrições para alunos dos primeiros anos e/ou primeiros semestres atuarem como voluntários no projeto de extensão “Monitoramento e Orientação dos Estudantes do IFBA - Campus Irecê: uma proposta de bem-estar e qualidade de vida em tempos de isolamento social." a ser desenvolvido no âmbito do referido campus.
São ofertadas 3 (três) vagas no total.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 26 de junho de 2020, com o preenchimento do Formulário de Inscrições específico disponível na página da seleção.
Acesse aqui a página da seleção
Critérios de avaliação:
1º - Serão avaliados apenas as 30 primeiras submissões de formulário;
2º - Cada questão terá uma pontuação mínima de 1 e máxima de 5 pontos;
3º - As questões abertas serão o primeiro critério de desempate. A diversidade do grupo a ser formado, buscando participação de estudantes com habilidades diferentes, ligados a cursos diferentes será o segundo critério de desempate.
4º - Temos inicialmente 14 (quatorze) vagas, sendo 7 (sete) para estudantes dos cursos integrados ao ensino médio e 7 (sete) para alunos dos cursos superiores.
Fonte: IFBA Irecê
Pensando sempre em proteger a população, e prestar um serviço personalizado e com todos os critérios de sigilo e ética, a Prefeitura de São Gabriel está disponibilizando o serviço de Sala de Situação Covid-19
Adicione esse número nos seus contatos:
(74) 99818-8117
Atendimento de Segunda a sexta-Feira, das 8h às 17h!
Cuidando das pessoas e trabalhando com responsabilidade, São Gabriel vai vencer essa guerra contra o Coronavírus.
Prefeitura de São Gabriel: Nós Fazemos uma São Gabriel Melhor
Fonte: Ascom - PMSG
Dar mais segurança aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), em meio à escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Esse foi o principal objetivo da Inova Arquitetura, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/Campus Irecê e da empresa Mondial ao doarem 124 máscaras face shield (protetores faciais) aos profissionais do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
A ação da Inova Arquitetura, que doou 60 máscaras para a unidade, foi uma iniciativa dos arquitetos Luciana Dourado, Isabela Dourado e Giovanne Morais, sócios na empresa que passou a produzir as face shields, com o auxílio de uma impressora 3D usada na fabricação de maquetes e protótipos. “Como forma de ajudar os profissionais de saúde, trocamos a função inicial de nossas duas impressoras 3D. Com a falta de equipamentos de proteção individual, cada um deve ver a forma e os recursos disponíveis para colaborar. No nosso caso, ao invés de realizar protótipos e maquetes, nossos aparelhos estão sendo destinados para a confecção dos aros para os protetores faciais. Enquanto tivermos matéria-prima, vamos continuar fazendo”, conta Luciana.
As 26 máscaras doadas pelo IFBA/Campus Irecê ao hospital são resultado da participação do instituto no projeto intitulado “Face Shield for Life 3D”, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Estado, que disponibilizou uma impressora 3D para realização das atividades. O grupo gestor do projeto é formado por pesquisadores da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC). No Campus Irecê o projeto está sendo coordenado pelo professor Raphael Calazans Cardoso, com a colaboração de outros servidores. Raphael destaca que “a realização do projeto traz a oportunidade do Ifba/Campus Irecê contribuir ativamente na luta contra a pandemia do novo Coronavírus". “Eu me sinto grato e feliz em poder contribuir de alguma maneira nesse momento em que é preciso unir forças para o bem de todos. Espero que a nossa atitude possa ajudar direta e indiretamente muitas pessoas na nossa região”, conclui o docente.
A empresa Mondial doou 38 protetores, através da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os protetores faciais funcionam como uma barreira física, já que que servem como um escudo na frente do rosto do profissional da Saúde, evitando que gotículas do paciente entrem em contato com a face do profissional. “Em nome do hospital, agradeço à Inova Arquitetura, ao Ifba/Campus Irecê e a Mondial pela doação das máscaras. Principalmente no cenário contemporâneo de pandemia que estamos passando, a face shield é um EPI de grande importância para a proteção dos nossos colaboradores em suas atividades junto à assistência ao paciente. É um belo gesto e como dizia Irmã Dulce, ‘Quando cada um faz um pouco, o pouco de muitos se soma’”, destaca Celso Rangel Júnior, líder geral da unidade.
Fonte: Ascom - HRI
Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Irecê – Foto:Reprodução
Irecê chegou aos 71 casos infectados pelo novo coronavírus, de acordo com boletim atualizado pela prefeitura nesta quarta-feira (24). Ontem foram registrados 5 novos casos.
Dos registros desta quarta, três são homens de 39, 48 e 49 anos e uma mulher de 28 anos, todos com histórico de viagem (transmissão importada), e um adolescente de 15 anos, por transmissão local.
Ainda segundo o último boletim, 41 casos estão recuperados e houve 02 óbitos até o momento.
Os bairros e povoados que já tiveram casos positivos confirmados são o Alto do Moura, Angical, Arnóbio Batista, Asa Sul, Centro, Copirecê, Fórum, Fundação Bradesco, Ginásio de Esportes, Iêda, Loteamento Costa, Itapicuru, Jardim Europa, Lagoa do Tió, Lagoa Nova, Novo Horizonte, Paraíso, Paulo Freire e Recanto das Árvores e Silva Pereira.
No Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Estadual de Saúde, 21 casos estão sendo analisados.
Fonte: Central Notícia
A mentoria é uma ferramenta importante para ajudar empresas a identificarem o seu propósito
A humanização se tornou um termo muito utilizado em diversas áreas de atuação profissional, mas sabemos que se trata de uma ação, de um comportamento. Na área empresarial, embora muitas mudanças já estejam acontecendo há algum tempo, ainda precisamos constantemente falar sobre o assunto, educar sobre o tema.
Há 35 anos no mundo dos negócios e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, hoje trago uma reflexão sobre como a mentoria empresarial contribui no desenvolvimento humano da empresa.
Durante muitos anos, o mundo empresarial ficou marcado como uma engrenagem que faz o dinheiro girar e que existe em prol da lucratividade, mas temos visto, ainda mais em um cenário como esse que estamos vivendo por conta dessa pandemia mundial, que a necessidade da humanização nas relações é gigantesca, inclusive, na área empresarial.
Como consultor empresarial, lido com empresas de diferentes segmentos e portes e acredite, embora na maioria dos casos a necessidade maior “enxergada” seja quanto à área financeira e de gestão, o problema mais desafiador ainda está nas questões humanas e comportamentais.
Mentoria empresarial atua auxiliando as empresas a lidarem com suas questões inerentes humanas
Organizações não são formadas por aquilo que se vê nos balanços financeiros, mas pela motivação, por conhecimentos, por valores e pelas emoções daqueles que estão envolvidos nos processos do negócio.
O principal objetivo das políticas de desenvolvimento nas empresas deve ser as pessoas e o seu potencial, consequentemente ao investir em pessoas, uma empresa está contribuindo não apenas para que pessoas alcancem os seus objetivos individuais, mas para o alcance de seus próprios objetivos enquanto negócio.
A mentoria empresarial contribui no desenvolvimento humano, porque com a experiência do gestor, é possível ver a própria empresa sob outra perspectiva. Me coloco como exemplo para explicar sobre esse benefício.
A minha trajetória me mostrou o quão o capital humano (as pessoas) são fundamentais e a base de qualquer empresa, afinal, organizações são formadas por pessoas. No meu trabalho como mentor, consigo identificar no que o negócio está pecando e por ter uma vivência que exalta os fatores humanos em uma empresa, também aponto os fatores comportamentais que precisam ser mudados.
Qual a relação da liderança com as equipes? É um tipo de liderança vertical, ou seja, alguém sob o comando, com o poder da palavra e as demais pessoas são enxergadas apenas como “peças no tabuleiro”? Se assim for, uma empresa está colocando em risco os seus talentos, gerando desmotivação e, provavelmente essas pessoas repletas de potencial, em breve, estarão trabalhando em outra organização, quem sabe até em uma concorrente direta, em que se sentem respeitadas e valorizadas.
Muitas empresas desejam “consertar” principalmente o que tem gerado problemas financeiros, mas se esquecem das questões humanas, do fator relacionamento com as pessoas no negócio.
A mentoria empresarial contribui para o desenvolvimento humano a partir de uma “troca humana”, afinal, as vivências do mentor empresarial, assim como o apoio e encorajamento, têm como objetivo também despertar o negócio para lidar com as suas deficiências quanto às relações com as equipes internamente.
Qual o papel da sua empresa no mundo? Esse é um questionamento fundamental para se fazer, ainda mais nesse momento de caos em que estamos vivendo. Caos econômico? Também, porém acredito que o grande caos seja na verdade, o das relações humanas.
Muitas empresas quebraram e muitas ainda vão quebrar e tenho algo a dizer que muitos empresários podem pensar ser uma grande bobagem ou frase dita por alguém com espírito idealizador, mas a razão dessa quebra está muito ligada à despreocupação durante anos com o desenvolvimento humano na empresa.
Uma empresa não fecha só por falta de dinheiro no caixa, mas principalmente, quando lhe faltam propósitos reais enquanto negócio, quando não há uma perspectiva humanista em sua atuação no mercado.
Não são as máquinas que gerenciam empresas, embora tenhamos inúmeros softwares fazendo o trabalho e otimizando inúmeros processos, quem lida, quem faz a empresa funcionar são as pessoas, são suas habilidades pessoais e profissionais.
É preciso que haja nas empresas uma troca humanizada e abertura para o aprendizado. A mentoria empresarial contribui no desenvolvimento humano da empresa porque não só ajuda a apontar os pontos que podem ser modificados no comportamento do empresário, como, por si só, já é uma maneira de aprendizado, afinal, a mentoria é uma possibilidade que a empresa encontra para se conhecer melhor enquanto organização.
O trabalho do mentor empresarial também é ajudar na evolução pessoal do empresário, que é essencial para o sucesso do negócio. Muitos problemas na empresa são reflexos de problemas comportamentais do empreendedor. A mentoria empresarial propõe essa troca honesta, em que o mentorado se coloca na posição de ouvinte, daquele que está apto a aprender, a se enxergar como pessoa e a enxergar o negócio como organização viva, formada por pessoas.
Sem desenvolvimento humano, empresas não crescem, não chegam muito longe, não se transformam significativamente. As relações humanas estão no centro do poder em uma empresa. É preciso compreender as pessoas que compõem o negócio, se entender por trás da administração do próprio empreendimento.
A mentoria empresarial atua como aquele norte, tão necessário, quando o negócio não consegue mais ver as suas singularidades humanas e precisa se reestruturar enquanto empresa para seguir no mercado.
Carlos Moreira - Há mais de 35 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria) e CCO (Diretor Comercial e de Marketing).É empresário há mais de 15 anos e sócio e fundador da MORCONE Consultoria Empresarial.
Fonte: Ascom - Biquara Contents
Uma senhora veiculou em seu instagram, uma festa de São João que realizou na noite de ontem, na comunidade rural de Cacimba de Baixo. Um verdadeiro e autêntico festejo junino, regado a muito forró, daqueles que se dança agarradinho. Coisa típica do belo Nordeste brasileiro.
Porém, ao que parece, esqueceram de avisar a senhora Michelle Medeiros, que o país plena pandemia. Um grande surto de um vírus devastador, atingiu todo o mundo. E o Brasil e é um dos países mais afetados, com mais de 52 mil mortes e mais de 1 milhão de pessoas contaminadas pelo coronavírus, até a presente data.
Messias Targino, localizada no Rio Grande do Norte, encravada no Médio Oeste potiguar, infelizmente já teve casos de contágio, como dezenas de outras cidades do RN. É possível que haja um Decreto Municipal, assinado pela prefeita Shirley Targino, que veta aglomerações. Mas se não houve, o Decreto Estadual proíbe a prática deste tipo e todo outro modo de aglomeração. Passível de multa.
Pois bem. Dezenas de pessoas, com uma coreografia ímpar, convenhamos, dançaram o Arraiá de Cacimba de Baixo na noite de ontem, organizado por Michelle Medeiros, segundo a mesma cita em suas postagens em redes sociais.
Os comentários, em sua grandiosa maioria, criticaram veementemente a ação patrocinada pela senhora Michelle Medeiros, que segundo os bastidores da política local, é pré-candidata a vereadora, aliada da prefeita Shirley Targino. Abaixo, alguns comentário detonando a prática desumana, irresponsável e que contraria todos os esforços que profissionais de saúde, forças de segurança e de outros inúmeros setores têm feito para livrar a população deste vírus.
Fonte: RN Política
Imagem ilustrativa
As Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), localizadas nos municípios de Cachoeira, Itaberaba, Itabuna, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista, voltaram a funcionar nesta segunda-feira (22), somente por agendamento no portal e aplicativo SAC Digital, em cumprimento às medidas de prevenção ao coronavírus. As unidades descentralizadas do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) oferecem serviços de habilitação e veículos, sendo que alguns não estão disponíveis. Os procedimentos liberados constam no portal.
Das 33 cidades do interior que abrigam Ciretrans, em 30 já foram retomadas parcialmente as atividades, por hora marcada no SAC Digital. São elas: Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Camaçari, Cachoeira, Barreiras, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Ipirá, Irecê, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.
Fonte: Ascom/ DetranBA
A vice-prefeita e pré-candidata a prefeita de Morro de Chapéu, Juliana Araújo (PL), apresenta propostas para a geração de emprego para a cidade. Ela também pretende implantar o Centro Tecnológico da Chapada.
"A meta é Morro do Chapéu exportando tecnologia. Vamos capacitar e desenvolver aplicativos, e ao mesmo tempo esta iniciativa vai gerar renda para os jovens", afirmou.
Outra proposta é o fomento à agricultura familiar. "Compras da alimentação escolar, por exemplo, podem ser feitas dos agricultores familiares e assim aumentar a sua renda", diz Juliana Araújo.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassa verbas para municípios brasileiros com o objetivo de complementar a alimentação dos alunos matriculados na rede pública de ensino.
Outra aposta de Juliana Araújo é criar condições para trazer um Instituição de ensino superior para o município.
"A nossa proposta é criar condições para atrair uma faculdade para a nossa cidade. Assim os nossos jovens e da região poderão estudar em cursos superiores e isso também abre vagas de trabalho nessa instituição; além da instituição de ensino superior aquecer a economia da cidade”, disse.
Uma outra via para a geração de empregos, de acordo com a pré-candidata, é o fomento ao turismo.
“A nossa administração municipal vai priorizar as compras no comércio local e o resultado será o aquecimento da economia e o surgimento de mais postos de trabalho no município”, frisou.
Juliana Araújo pretende incrementar o turismo científico do município, criando um Centro de Capacitação com o objetivo de formar pessoas ligadas ao turismo. Além de implementar um Centro de Atendimento ao Turista na cidade.
Fonte: Ascom - Teia Comunicação
O I Seminário Digital de Agroveterinária será realizado entre os dias 25 e 26 de junho pela Faculdade Irecê (FAI) por meio dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia. As aulas são abertas aos alunos e à comunidade e são gratuitas.
As palestras serão ministradas via plataforma Zoom, com os seguintes temas: "Indicadores de Fertilidade do Solo e Interpretação de Análises", com a Professora Doutora Cíntia Maria Teixeira Lins (UFRPE) e "Tuberculose Animal: Aspectos Históricos e Epidemiológicos", com o Professor Doutor Severino Silvano dos Santos Higino (UFCG).
A participação é restrita aos usuários inscritos que terão acesso ao encontro. Para garantir sua vaga, realize agora sua inscrição através do link.
Fonte: Central Notícia
A partir de esforços do Governo do Estado, mais 39.182 famílias de agricultores familiares vão receber o auxílio de R$ 850 até o fim do mês de junho. Por meio de ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os laudos de perdas de safra, iguais ou superiores a 50%, de 36 municípios baianos, que inicialmente haviam sido indeferidos, foram reavaliados e inseridos no programa Garantia-Safra das safras 2018/2019.
Em meio à crise provocada pela pandemia do coronavírus, estão sendo liberados nesta fase recursos da ordem de R$ 33,3 milhões, que irão contribuir com a produção de agricultores e agricultoras familiares e movimentar as economias locais. A medida foi anunciada na Portaria nº 21, da Secretaria de Política Agrícola do Mapa.
“Em tempo de pandemia, este valor garante a segurança de renda mínima, possibilitando novos plantios e a oferta de alimentos às populações locais em seus circuitos de comercialização de alimentos saudáveis, livres de pesticidas e agrotóxicos", salientou o diretor de Apoio e Fomento à Produção da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Welliton Rezende.
Na Bahia, na safra 2018/2019, 255 municípios aderiram ao Programa Garantia-Safra. Inicialmente, desse total, 170 municípios tiveram perdas de safra comprovadas, habilitando 192.678 famílias, que já receberam o pagamento de R$ 850, entre os meses de novembro de 2019 e abril de 2020.
Com a inserção dessas novas famílias, 231.860 famílias, de 206 municípios baianos, passam a contar com o benefício, de um total de 277.473 que aderiram ao Garantia-Safra, safra 2018/2019. O volume de recursos é da ordem de R$ 197,2 milhões, sendo R$ 37,7 milhões do Governo do Estado.
A inclusão desses 36 municípios baianos na folha de pagamento do Garantia-Safra foi possível devido ao trabalho realizado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), para comprovar, por meio de documentos, a elegibilidade dos índices, com encaminhamento e acompanhamento da Suaf/SDR. A ação conjunta resultou no lançamento dos dados corretos no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (LSPA/IBGE) e garantiu o acesso desses municípios ao benefício.
Garantia-Safra
O programa Garantia-Safra garante a segurança alimentar para agricultores familiares de municípios que sofrem por estiagem ou enchente. Podem receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios, igual ou superior a 50%.
O Garantia-Safra prevê o repasse de R$ 850, divididos em cinco parcelas de R$ 170. O seguro é composto por contribuições dos agricultores familiares, Estados, Municípios e União. Na Bahia, o Estado assumiu o pagamento de 50% do valor devido aos agricultores e às prefeituras municipais.
Municípios beneficiados
Na Bahia, os municípios contemplados com esse pagamento são: América Dourada, Boa Nova, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Condeúba, Curaçá, Guajeru, Ibiassucê, Jacaraci, Lajedinho, Maetinga, Marcionílio Souza, Mortugaba, Poções, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Seabra, Tanhaçu, Tanque Novo, Tremedal, Água Fria, Barrocas, Conceição do Coité, Irará, Olindina, Pindobaçu, Santa Brígida, Santa Inês, Santa Teresinha, Santanópolis, São José do Jacuípe, Serrinha, Sítio do Quinto, Tapiramutá e Teofilândia.
Fonte: Ascom/SDR
A Associação Mulheres que Inspiram (AMI), sediada em Presidente Dutra, firmou em 11 de dezembro de 2024 um Termo de Colaboração...
Foto: PRF Um homem foi preso na tarde do último sábado durante uma fisca...
O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, recebeu um reconhecimento nacional de grande relevância: sua Unidade ...
Foto: Banco Mundial/ONU/Divulgação Ficar com a voz rouca pode ser apenas...
Foto: Agência Brasil Tutores de cães e gatos já podem registrar seus bic...