Imagem ilustrativa
A Secretaria da Educação do Estado abre na próxima segunda-feira (6) as inscrições para o processo seletivo para 12.395 vagas de cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas, na capital e em mais 95 municípios da Bahia. As inscrições deverão ser feitas até o dia 16 de janeiro, exclusivamente, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
As vagas são para 45 cursos técnicos de nível médio e direcionadas para quem já concluiu o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal, ou tenha, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista.
Entre os cursos ofertados estão: Técnico em Administração, Técnico em Análises Clínicas, Técnica em Edificações. Técnico em Agropecuária, Técnico em Artes Visuais, Técnico em Instrumento Musical, Técnico em Informática, Técnico em Cozinha e Técnico em Segurança do Trabalho. A divulgação do resultado está prevista para o dia 17 de janeiro. A matrícula dos selecionados será no período de 28 a 30 de janeiro na unidade escolar para a qual foi classificado. O início do período letivo será no dia 10 de fevereiro.
Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido), prendeu na manhã dessa quinta-feira (01) um homem identificado por Santiago Xavier Vieira, 31 anos, natural de Souza, no estado da Paraíba. As informações são da CIPE-Semiárido.
Ainda segundo a CIPE-Semiárido, a guarnição fazia patrulhamento no bairro Loteamento Félix, em Irecê, quando abordou o homem, que após averiguação, foi constatado que possuía mandado de prisão em aberto pela Comarca de Seabra, região da Chapada Diamantina.
O foragido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Irecê para as medidas cabíveis.
Fonte: Central Notícia
O fã da PM realizou o sonho durante seu aniversário – Foto: Divulgação/Cicom
Na noite de segunda-feira (30/12), os policiais militares do 7° Batalhão de Polícia – o cabo Jueci e o soldado De Jesus, realizaram um sonho de uma criança de três anos que estava realizando uma ‘festinha’ de aniversário, no bairro Lagoa do Tió, em Irecê. O pequeno Pedro Miguel é admirador da Polícia Militar.
Os policiais militares de serviço receberam um pedido da mãe do garoto, que um dia antes, compareceu à sede do 7º BPM, onde contou a história do menino que ama a instituição (Polícia Militar) e que um dia quer ser um policial. As informações são do Centro Integrado de Comunicação (Cicom).
O Cicom informou, em nota, que diante da solicitação, o tenente-coronel Carlos Augusto, comandante do 7º Batalhão, que tem uma política de uma polícia mais humanizada e parceira da sociedade, pede para que sempre sejam cumpridas ações como essa.
Fonte: Central Notícia
A parceria sólida entre o Centro Integrado de Comunicação (Cicom), e as prefeituras de Irecê, Lapão, João Dourado e, mais recentemente, São Gabriel, bem como com os órgãos de segurança pública, chega ao fim do ano com resultados excepcionais. Foram inúmeras ocorrências com desfechos satisfatórios, graças a esta cooperação. As câmeras de alta resolução instaladas em pontos estragégicos das cidades já mencionadas, tem contribuindo para melhorar o bem-estar da população.
Somente em 2019 foram atendidas, através do 190, um total de 42.358 e das tais, 28.781 vezes a viatura foi até o local, enquanto nas demais o atendimento fora feito através do telefone. A viatura deslocou, em média, 79 vezes por dia para atender ao chamado do cidadão, somente na cidade de Irecê, sem contar com as solicitações feitas na rua ao passar a viatura ou quando a Guarnição percebe algo suspeito.
É o CICOM atuando para servir e proteger!!
Denúncias via Whatsapp: 74 99803-7636 ou Emergência 190.
Fonte: Ascom - Cicom/Irecê
Foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (27) a lei que altera da Lei Geral de Informática. O novo texto garante a manutenção e ampliação das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no setor produtivo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O texto atende as exigências da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre o modelo de incentivos fiscais que pode ser dado às empresas do setor de TIC.
Um dos autores da lei que estava em vigor desde 2007, quando exercia o mandato de deputado Federal, o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, destaca a importância da legislação ser atualizada. “Participei das discussões e creio ser importante a mudança, principalmente para que possa se ajustar aos novos tempos e conviver com as transformações que a área experimenta de forma acelerada”, ressalta Pinheiro, que atuou na elaboração da lei anterior, cujo texto base foi emenda de sua autoria.
No final de novembro, o secretário esteve reunido com representantes e o presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna (Sinec), Silvio Comin, justamente para discutir as alterações no novo projeto de lei e sensibilizar os parlamentares e executivos do governo Federal para as demandas da região. “A Lei Geral da Informática foi uma conquista histórica, em 2007, para as empresas do segmento em todo o Brasil e, particularmente, para aquelas localizadas no Polo de Informática, então qualquer alteração causa apreensão aos empreendedores que atuam nesta área, cujas empresas são portadoras de futuro e geradoras de empregos”, ressalta Pinheiro.
O texto prevê que as empresas de TIC que investirem em PD&I farão jus, até 2029, a incentivos fiscais sobre a receita líquida decorrente da venda dos bens e serviços, desde que os projetos tenham sido aprovados pelos ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A nova legislação também acaba com a isenção de tributos e cria um valor de crédito com base no total que a empresa investir em PD&I a cada trimestre.
O presidente do Sinec disse que a atualização da Lei foi uma vitória. “O crédito mensal era o nosso pleito. A ideia do governo era que fosse anualmente. Da forma que foi aprovada, a gente acha que vai dar para se manter na briga pela competitividade. Vai exigir das empresas uma organização contábil mais rígida, inclusive com a contratação de auditoria independente cadastrada pelo MCTIC, para o Ministério compensar o crédito. O secretário Walter Pinheiro tem trânsito e o conhecimento muito grande do segmento, tanto que no dia seguinte da reunião ele já estava em Brasília, dentro do MCTIC, para convencê-los da importância da nossa demanda”, ressaltou Comin.
O Polo de Informática de Ilhéus, criado em 1995, envolve atualmente mais de de 20 empresas, sendo responsável pela geração de aproximadamente dois mil empregos diretos. A medida atinge fabricantes e desenvolvedores de componentes eletrônicos (chips, por exemplo), equipamentos e máquinas (exceto áudio e vídeo), programas para computador e serviços técnicos especializados.
Fonte: Ascom - Seplan
Francisco Pereira desapareceu em outubro de 2019 – Foto: Reprodução
A ossada de um homem que estava desaparecido há cerca de 2 meses da cidade de Ibititá foi encontrada nas imediações da localidade de Rio Verde, em Itaguaçu da Bahia, na segunda-feira (23).
Francisco Pereira, conhecido por Tico, estava desaparecido desde o último mês de outubro. Familiares fizeram apelos nos meios de comunicação da região no sentido de localizá-lo.
A ossada foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. Após exames detalhados, peritos concluíram os trabalhos de identificação no sábado (28). O caso será investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
O plantio foi localizado depois de uma denúncia anônima - Foto: Montagem/CN
Uma plantação com cerca de 150 pés de maconha foi localizada e destruída por uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado CIPE-Semiárido na zona rural de Xique-Xique, no vale do São Francisco, na manhã de sábado (28).
Os pés de maconha que mediam 1m de altura estavam sendo cultivados na Ilha de Juremal, interior do município. Ninguém foi preso.
A droga foi encontrada após uma denúncia anônima a respeito de um plantio de maconha naquele local. Em nota, a corporação disse que os pés de maconha foram cortados, incinerados e uma amostra foi apresentada à Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.
A investigação prossegue através da Polícia Civil para identificar e prender os responsáveis pela maconha.
Fonte: Central Notícia
A cidade de Uibaí - Foto: Reprodução/Google
Um homem identificado por Uillian Rosa da Silva, 27 anos, morto na madrugada desse sábado (28) na cidade de Uibaí, região de Irecê. As informações são da Polícia Civil.
Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu na avenida Presidente Dutra, nas imediações de um clube de eventos.
Em nota, a polícia informou que supostamente após discussão ocorrida em um bar, a vítima foi abordada por três homens, dois deles desconhecidos que passaram a agredi-la com pedras, sendo que a vítima veio a óbito no local.
O corpo da vítima foi removido para o Instituto médico Legal de Irecê. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar o caso.
Fonte: Central Notícia
Imagem ilustrativa
Na noite deste sábado (28), um WV sedan Voyage, placa NTP-3545, cor cinza esverdeado, foi furtado no bairro Lagoa do Tió, em Irecê.
Quem tiver alguma informação do paradeiro do veículo, pode entrar em contato pelo telefone (74) 9. 9961 4242 ou ligar para o 190 da Polícia Militar.
Fonte: Central Notícia
Mais de R$200 mil foram investidos para a construção e equipagem do centro - Foto: Divulgação
O município de Jacobina, na Chapada Norte, conta desde o segundo semestre de 2019 com um centro de referência para acolhimento dos animais de rua, o Centro de Proteção Animal (Cepa), numa iniciativa do Ministério Público (MP), com a participação de ONGs e da iniciativa privada.
A obrigação foi assumida pelo município e por duas empresas que atuam na região, uma de energia eólica e outra de construção civil, junto ao MP para compensar os impactos ambientais das atividades das empresas na região. De acordo com o promotor de Justiça Pablo Almeida, que elaborou os acordos junto com a promotora de Justiça Rocío Matos, o Cepa tem como objetivo abrigar e cuidar de animais domésticos abandonados.
Mais de R$200 mil foram investidos para a construção e equipagem do centro. A empresa de energia eólica foi responsável por 58% deste valor, além de ter se comprometido a contratar ao menos 140 serviços de castração de gatos e cachorros, doar até 100kg de ração por mês para o centro e adquirir ao menos 1.200 microchips de identificação de animais, além dos aplicadores e leitores deste chips.
O Cepa tem como objetivo abrigar e cuidar de animais domésticos abandonados - Foto: Divulgação
Já a empresa de construção civil se comprometeu a doar ao Cepa 100 quilos de ração por mês (até alcançar o valor de R$7.270 em doações), e a contratar serviços veterinários para os animais do centro ou para donos de animais comprovadamente carentes e cadastrados no CADúnico (até alcançar o valor de R$13.633 em contratações).
A continuidade do processo civilizador vem inspirando este e outros exemplos de acolhimento, levando em conta a legislação vigente, pois constitui como crime os maus-tratos aos animais.
Fonte: MP-BA
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...
Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa A Embasa apresentou na noite da qu...