O diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto, disse nesta sexta (25) que a análise de 30 amostras do petróleo recolhido de praias do Nordeste permitiu concluir que ele foi extraído de três campos de produção na Venezuela. Em uma entrevista coletiva concedida à imprensa para analisar os resultados do balanço do terceiro trimestre de 2019, Neto esclareceu que a companhia agiu assim que foi acionada pela União, no início de setembro, e recolheu 340 toneladas de resíduos das praias.
“A gente fez análise em mais de 30 amostras e concluiu que é de três campos venezuelanos”, disse Neto. “A origem do vazamento é outra coisa. A gente entende que é na costa brasileira”. O vazamento teria ocorrido no Oceano Atlântico, em uma região no caminho de uma corrente marinha que vem da África e se bifurca, seguindo para a costa setentrional do Nordeste, de um lado, e para a Bahia e o Sudeste, do outro, passando pelos locais onde o óleo tem sido recolhido.
“A gente sabe que foi em um ponto desse de bifurcação que foi a origem do vazamento. Provavelmente, um navio passando ali. As autoridades estão investigando”. Neto destacou que o fato de o petróleo afundar e seguir para o litoral em uma camada abaixo da superfície do mar dificulta a visualização dele com sobrevoos e satélites e também a contenção dele com barreiras.
“A gente tem um centro de defesa ambiental preparado para isso, mas preparado para um óleo da Petrobras, que vaza de instalação da Petrobras, e a gente localiza a fonte e ataca com os instrumentos mais adequados”, disse o diretor, que explicou que o fato de o óleo submergir quase que inviabiliza a contenção dele antes de chegar ao litoral.
“Fica praticamente impossível pegar a montante esse óleo e segurar com barreiras e outros instrumentos que a gente tem. O mecanismo de captura tem sido quando a maré e a corrente jogam para a praia. Infelizmente, tem sido esse o jeito, porque, com os mecanismos que a gente detém, é agulha no palheiro para a gente pegar pelas características do óleo.”
O diretor da estatal afirmou que a Petrobras vai distribuir equipamentos de proteção individual em comunidades do Nordeste para que voluntários possam utilizar os equipamentos para se proteger de possíveis intoxicações no contato com a substância. Neto disse que o foco da Petrobras é continuar o trabalho e qualquer discussão sobre o valor que será ressarcido à companhia pelos recursos gastos será feita posteriormente.
Fonte: Agência Brasil
Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) encontraram vestígios do óleo que atinge o litoral do Nordeste do país nos aparelhos digestivos e respiratórios de peixes e mariscos recolhidos em locais atingidos pela substância. Os animais estavam nas localidades de Praia do Forte, Itacimirim e Guarajuba, no litoral baiano.
Os dados foram divulgados na última quinta (24) pelo professor e pesquisador Francisco Kelmo, diretor do Instituto de Biologia (Ibio) da Ufba, que está à frente do estudo. Ao portal G1, o professor contou que 38 animais, incluindo moluscos e crustáceos, foram recolhidos para a pesquisa, no último final de semana. Todos eles apresentaram óleo no corpo.
Embora ainda não seja possível dizer se a carga de óleo é contaminada, os pesquisadores orientam a população a não se alimentar com animais de áreas afetadas pela substância, por precaução. Outros 12 animais capturados na mesma região ainda estão sob análise
“A gente recomenda à população que evite o consumo de peixes e mariscos vindos, especialmente, das praias que sofreram o impacto pelo óleo. Siri, caranguejo, camarão, polvo, mexilhões, ostras, todos esses animais analisados aqui no instituto e nós detectamos a presença de óleo no interior do corpo desses animais. Nós encontramos peixes também, peixes que continham resíduos de óleo no seu sistema respiratório”, disse Kelmo.
Fonte: G1
Aconteceu nos últimos dias 25, 26 e 27, no Colégio CEII – Centro Educação Integrado de Irecê o curso de atualização e qualificação profissional para radialistas do território de Irecê, promovido pelo Sindicato dos Radialistas da Bahia, com abordagens sobre temas: Mídias Sociais, legislação e alterações na lei dos radialistas.
Durante o evento, considerado um espaço de integração e aperfeiçoamento profissional dos comunicadores, pode se discutir o momento de transformação do rádio com as novas mídias sociais, com dicas altamente relevantes para aqueles que não querem ficar para trás diante do novo cenário com as tecnologias, numa abordagem clara e sintetizada pala jornalista, Dominique Azevedo.
O Diretor de Formação e Jurídico do SinterpBA, Everaldo Monteiro, fez uma abordagem contextualizada sobre a legislação e alterações no Decreto 9.329/2018, que alterou o Decreto 84.134/79, diminuindo em 73,4% as funções relacionadas à profissão. “Os radialistas precisam conhecer o mínimo da profissão que exercem e quais são os seus direitos”, disse.
Para o coordenador do SinterpBA, Dimas Araújo, estes encontros tratam-se de uma importante pauta do sindicato dos radialistas, demonstrando o compromisso da entidade com a categoria”, destacou.
O Diretor Regional, Ray Cruz, destacou que os participantes do evento estavam realizando um sonho, pois com a documentação exigida, e todo know-how adquirido iriam conquistar o Registro Profissional de Radialista e atuar de maneira legal.
Fonte: Com informações de Ray Cruz
Na última terça-feira (22), um homem de identidade não revelada foi sequestrado entre as cidades de Morro do Chapéu e Cafarnaum e foi levado, junto com seu carro, uma Hilux de placa PLO-7G81, por sequestradores armados que estavam embarcados num Palio, de placa JPY 0255. Segundo a corporação, o carro no qual os sequestradores estavam havia sido roubado mais cedo, naquele mesmo dia, em Ibititá, região de Irecê.
Já na manhã de quarta (23), uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado CIPE- Semiárido, foi acionada e em uma operação com o uso de drones, encontrou, no povoado do Piratini, município de Bonito, o cativeiro onde estava o sequestrado, bem como os veículos utilizados na ação.
De imediato, a equipe da CIPE não encontrou o homem sequestrado desde a terça. Ele só foi liberado durante à noite pelos sequestradores.
Todo material encontrado no cativeiro e os dois veículos roubados, foram encaminhados pelas equipes da Polícia Civil para a delegacia de Irecê.
Fonte: As informações são da CIPE-Semiárido
O nome dele é Romário dos Santos, o ‘Hulk’ brasileiro, que é natural de da cidade de Iraquara, na região de Irecê.
Romário foi para o estado de Goiás há exatamente 12 anos e nunca mais voltou. Ele mora no município de Caldas Novas.
Conheça a rotina do Hulk brasileiro contada pelo repórter Rogério Guimarães da Record TV.
Vídeo: Crédito/Record TV
Fonte: Central Notícia
Na tarde dessa quarta-feira (23), o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce recebeu doações de fraldas, livros infantis e brinquedos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa. Os donativos foram entregues à Gilcélia Menezes, coordenadora do Serviço Social da unidade, por Clélia Lima, Ana Paula Medina e Sheylla Dourado, colaboradoras da Embasa. Ao todo foram 101 itens, sendo 37 pacotes de fraudas geriátricas, 35 livros infantis e 30 brinquedos.
"As doações foram provenientes da 2ª Gincana Solidária da Embasa. Como as arrecadações superaram as expectativas, conseguimos incluir mais instituições para receber os donativos, como foi o caso do Hospital Regional de Irecê. Estamos muito felizes em poder ajudar a instituição", explica Clélia Lima, coordenadora do Comitê de Gestão Ambiental da Embasa. "Agradecemos a Embasa, núcleo Irecê, pelo ato humano e de amor. Essa doação simboliza a solidariedade e o respeito ao próximo", enfatiza Celso Rangel Júnior, líder geral da unidade.
Fonte: Ascom - HRI
Vinculada a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, o Campus Irecê do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promove sua 8ª Edição da Semana de Ciência e Tecnologia entre os dias 22 e 25 de outubro deste ano.
Sempre realizada no mês de outubro a SNCT está sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. O tema deste ano é "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.
O evento deste ano no IFBA Campus Irecê conta com palestras, mesa-redonda, apresentações de projetos, oficinas, salas de exposições, visitas, noites de observação astronômica, premiações, apresentações culturais e muito mais.
A presidente da comissão organizadora do evento, Professora Raquel Sachdev, falou da importância do evento uma vez que promove a difusão da ciência para além do Campus, haja vista que as atividades serão desenvolvidas também nas cidades de Lapão e São Gabriel, assim como, através das visitas de escolas municipais. Destacou ainda que o evento põe em destaque o desenvolvimento da ciência na região de Irecê.
Professor Paulo Perris, membro da comissão organizadora, ponderou que o evento tem uma grande significância por promover no educando a percepção do quanto o que ele vê em sala de aula pode ser aplicado em favor da comunidade na qual ele está inserido. Reiterou que o Instituto através de eventos de tal natureza assume uma função própria, afinal é papel da instituição levar a pesquisa desenvolvida por ela até a comunidade que a rodeia. Destacou que com o evento todos ganham: os alunos por se apropriarem e desenvolverem o conhecimento, a instituição por garantir que tal conhecimento seja promovido e a comunidade por receber o conhecimento em suas diversas nuance.
A discente Maria Alice Sales falou da importância da Semana de Ciência e Tecnologia destacando que no evento estava sendo apresentado projetos importantes para a educação, em especial àqueles voltados para a conscientização do uso da água. Ponderou que o Instituto Federal influencia o alunado a realização da pesquisa cientifica, o que considera muito importante para a sociedade.
Para a discente Tifani Barbara Dias, que cursa o 3º ano do Curso Técnico de Nível Médio em Eletromecânica e faz parte do grupo de robótica, SertãoCop, o desenvolvimento do grupo, que tem participado de competições nacionais, é gratificante.
Fonte: IFBA Irecê
Em entrevista ao Programa Central Globo News, na noite de quarta-feira (23), o governador Rui Costa voltou a cobrar ações efetivas do Governo Federal diante do vazamento de óleo que atinge o litoral nordestino. No bate-papo comandado pelo jornalista Heraldo Pereira, Rui avaliou o cenário político e econômico nacional, destacou a importância de Lula e do PT para que o Brasil volte a crescer e falou sobre o trabalho que tem realizado à frente do Executivo baiano.
Sobre a possibilidade de se candidatar à presidência em 2022, o governador baiano afirmou que acalenta o sonho, com a humildade que a mãe dele o ensinou, de ajudar o Brasil a reencontrar seu caminho. "Eu posso não ser candidato a nada, mas quero ajudar o Brasil a se reencontrar", disse Rui. Em outro momento da conversa com os jornalistas da Globo News, ele afirmou que "os políticos precisam controlar sua vaidade para ficar um degrau abaixo do projeto de nação, do projeto do país. Precisamos nos unir nas eleições municipais para reconstruir o Brasil, deixando de lado o ódio e a raiva".
Ainda analisando o cenário político nacional, Rui avalia que o presidente Lula é um "líder nato" e pode fazer o Brasil reencontrar o caminho do crescimento. "Lula é um gigante na política, não só no Brasil. Figura ímpar no mundo inteiro. É inegável que ele trouxe pacificação para o país. Foi o período que o Brasil mais cresceu nas últimas décadas", assegurou o governador, que também pontuou os avanços na Bahia no período em que o PT governou o Brasil. "A Bahia tinha um Instituto Federal, hoje tem 30. Tinha uma universidade federal, hoje temos 5. A oferta de educação cresceu muito, e esse é um feito dos governos Dilma e Lula. Apostaram no futuro", pontuou.
No final da entrevista, Rui enfatizou que espera ver o Governo Federal cuidar dos problemas das pessoas, e não de problemas de família." É preciso unir o Brasil de novo. Com ódio e raiva nós não vamos a lugar nenhum". A ineficiência da União também foi destacada pelo governador na abertura do programa, quando esteve em pauta o vazamento de óleo no Nordeste. "O que eu discordo é desse estilo de trazer tudo para esferas políticas e ideológicas em vez de tomar logo uma atitude. Não colocar a defesa da população em primeiro lugar. A demora na reação deles tem a ver com isso", afirmou.
Por cerca de 1 hora, o governador também respondeu a outras questões, a exemplo da reforma da previdência, dos avanços na área da educação na Bahia e da polêmica em torno da inauguração do novo aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista.
Fonte: "Quero ajudar o Brasil a se reencontrar", diz Rui Costa em entrevista à Globo News
Uma mulher identificada por Jailde Rodrigues de Assis foi encaminhada pela Polícia Militar à Delegacia de Polícia Civil de Irecê, na tarde dessa quarta-feira (23), por volta das 15h. As informações são do Cicom.
Segundo informações do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), a mulher é suspeita de ter furtado alguns tapetes de uma loja, que fica na área central da cidade. Os produtos foram recuperados.
Fonte: Central Notícia
Um caminhão-baú pegou fogo na noite dessa terça-feira (22), por volta das 19h, na saída de Irecê – sentido Lapão.
O veículo transportava produtos inflamáveis, como papel higiênico, temperos, álcool em gel e produtos de uso doméstico.
O grupo de bombeiros civis foi acionado para o local para conter as chamas. Socorristas do SAMU também estavam presentes, onde prestaram atendimento às pessoas que estavam passando mal.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas. O veículo pertence a uma empresa de Irecê. A carga foi parcialmente destruída pelo fogo. Não houve registro de vítimas.
Fonte: Central Notícia
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...