O estado teve sua segunda melhor performance no ano, ficando atrás apenas de abril, quando registrou saldo positivo de 11,6 mil empregos com carteira assinada
A Bahia obteve, em agosto, seu segundo melhor resultado na geração de empregos formais em 2023. Com 82,2 mil admissões e 70,7 mil desligamentos nos 31 dias do mês, o saldo foi de 11.518 novas vagas. O número corresponde a 18% do saldo total da região Nordeste em agosto: 63.774.
Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta segunda-feira (2) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Considerando os oito primeiros meses do ano, o saldo de empregos formais na Bahia supera 67,6 mil vagas com carteira assinada.
Os cinco municípios baianos com o melhor saldo na geração de empregos formais em agosto foram a capital, Salvador, com 3.724 vagas, seguida por Casa Nova (998), Juazeiro (896), Lauro de Freitas (765) e Cairu (555).
Além disso, o estado teve desempenho positivo em todos os cinco grandes grupamentos avaliados. O principal destaque do mês foi o setor de Serviços, com 5.027 vagas geradas no mês, que levam o estoque do setor para 952,8 mil empregos formais no estado. Na sequência aparecem Agropecuária (saldo de 1.992), Comércio (+1.893), Indústria (+1.443) e Construção (+1.163).
NACIONAL - O mês de agosto terminou com 220.844 novas vagas de emprego com carteira assinada em todo o país. No acumulado do ano, o Brasil tem um saldo de 1,38 milhão de vagas.
O estoque de empregos formais no país chegou a 43,8 milhões de postos no mês, uma variação de 0,51% em relação ao mês anterior e o maior valor já registrado na série histórica levando em conta tanto o período do Caged (junho de 2002 a 2019) quanto do Novo Caged (a partir de 2020).
Segundo o ministro Luiz Marinho, “a expectativa é de crescimento e que até o fim do ano o país possa gerar cerca de 2 milhões de empregos formais”. O saldo do mês foi reflexo de 2.099.211 admissões contra 1.878.367 desligamentos. No ano, as admissões alcançaram 15.937.956 postos, sendo desligados 14.549.894 trabalhadores.
SETORES - O setor de serviços foi o maior gerador de empregos em agosto, chegando a 114.439 postos gerados no mês e 771.130 vagas no ano. O setor do Comércio gerou em agosto 41.843 empregos, a indústria 31.086, a Construção 28.359 e a Agropecuária 5.126. No ano, a Construção Civil ficou em 2ª lugar (222.925 postos gerados), seguido da Indústria (187.573), Agropecuária (105.422) e Comércio (101.032).
100% POSITIVO - Entre os estados, todos tiveram variação positiva do emprego no mês, com destaque para São Paulo, que teve o melhor desempenho, gerando 65.462 postos no mês, seguido do Rio de Janeiro (18.992) e Pernambuco (15.566).
SALÁRIO - O cadastro também demonstra pequeno crescimento no salário de admissão e desligamento, que chegou a R$ 2.037,90 e R$ 2.121,90 em agosto, respectivamente. O saldo por sexo registra que foram 128.405 vagas geradas para homens e 92.439 para mulheres. A maior geração ocorreu na faixa etária de 18 a 24 anos (124.669) e em relação a raça ou cor, a maior parte das vagas geradas foram para pardos (130.917), brancos (56.099) e negros (20.738).
Fonte: Com informações de assessoria.
A produção de umbu na Bahia continua crescendo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia colheu 2,7% a mais da fruta em 2022, ultrapassando 5.753 toneladas. O umbuzeiro é uma planta típica do semiárido e da caatinga. No ranking dos 20 maiores produtores do país, 10 são baianos e 6 são mineiros. Estes indicadores expõem o crescimento e liderança de produção no âmbito nacional.
Ainda de acordo com o IBGE, entre os dez municípios com maior extração de umbu, quatro estão na Bahia, com destaques para Mirante com 434 t, 4ª colocada nacional, Manoel Vitorino 364 t, 6ª colocada e Brumado 338 t, 8ª colocada. A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) está empenhada em incentivar o plantio e a formação de pomares de umbu.
Recentemente, a Seagri doou microaspersores e sacolas para mudas e plantios na região de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. O foco do projeto é o Umbu Gigante, uma modificação genética da planta que é maior do que o umbu tradicional, e visa preservar e multiplicar essa variedade pelo estado.
O Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Wallison Tum, comentou sobre esse crescimento significativo. “Este fruto representa uma grande alternativa econômica, especialmente porque tem sido muito apreciado, o que é benéfico para a região da caatinga. A Seagri não medirá esforços para potencializar ainda mais este setor produtivo que se mostra promissor”, pontuou Tum.
O umbu Spondias tuberosa é um fruto de uma árvore adaptada às condições de falta de água. Colhido em sua maioria de forma extrativista, é a principal fonte de renda, em determinada época do ano, para milhares de famílias baianas. O consumo das folhas e do fruto do umbuzeiro por caprinos e ovinos no semiárido baiano demonstra o valor desta planta na alimentação animal.
O potencial de comercialização do fruto in natura: Advindo da seleção de espécies que produzem o fruto maior, conhecido como umbu gigante, traz consigo condições organolépticas que agradam ao paladar do consumidor. Bem como do fruto de menor tamanho, in natura para o processamento vem sendo um grande incentivador para o crescimento da produção e também de unidades de beneficiamento e processamento do fruto, gerando agregação de valor, e consequentemente uma maior renda para os agricultores.
“O umbu é uma grande alternativa para o semiárido baiano. Os umbuzeiros são árvores nativas do semiárido e o Umbu Gigante se diferencia geneticamente do umbu comum pelo tamanho. Ele é maior na polpa e tem um caroço que é proporcional, mas que também é um pouco maior. Então você vai extrair mais fruto, mais polpa, mas ele é uma modificação genética da natureza, não foi melhorado dentro de um laboratório. Então nós estamos catalogando esses pés de umbu gigante e colhendo material para fazer mudas”, explica Assis Pinheiro, que além de engenheiro agrônomo é também diretor de Desenvolvimento da Agricultura da Seagri.
Ainda de acordo com Asssi, este feito é garantido, graças às empresas de pesquisa do Estado, fundações e universidades, que buscam selecionar plantas altamente produtivas, com características que agradam o consumidor, e com o incentivo da SEAGRI, começa a aumentar o interesse dos agricultores para implantar pomares comerciais, aumentando assim a produção e a produtividade deste fruto na Bahia.
A Bahia já possui diversas cooperativas que se dedicam à cultura do umbu, incluindo a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf), em Vitória da Conquista, e a Cooperativa de Produtores de Umbu (Coopercuc), em Uauá. A Cooproaf e seus associados coletam cerca de 1 t tonelada de umbu por ano, beneficiando centenas de famílias na região.
Fonte: As informações são de assessoria.
A Bahia está entre os estados que deve perder cadeiras nas Câmaras Municipais nas eleições do ano que vem, devido ao resultado do Censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as cidades mais impactadas estão Simões Filho e Candeias, que deixarão de ter 19 e 17 parlamentares, respectivamente, para eleger apenas 17 e 15. Ao todo, 229 municípios baianos tiveram redução no número de habitantes, conforme aponta o Censo 2022.
De acordo com a Constituição Federal, municípios com até 15 mil habitantes não podem ter mais do que nove vereadores. Segundo um levantamento realizado pelo jornal Correio, ao todo, o estado deve ter uma redução obrigatória de 25 vereadores nas Casas Legislativas. Atualmente, a Bahia conta com 4.630 vereadores.
Fonte: Do site Bahia.ba
O cenário do desenvolvimento econômico e de atração de investimentos na Bahia foi apresentado pelo governador Jerônimo Rodrigues, na manhã desta terça-feira (26), em reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. O encontro, em Brasília, contou, também, com as presenças de Uallace Moreira, secretário do MDIC, e dos secretários Afonso Florence (Casa Civil do Governo da Bahia) e Manoel Vitório (Fazenda do Governo da Bahia).
Além do setor industrial automotivo, as oportunidades de expansão dos setores químico e petroquímico e do agronegócio foram tratadas durante o encontro — Foto: Divulgação
Jerônimo ressaltou o interesse demonstrado por diversas empresas em investir no estado, a exemplo da BYD, na área de produção de veículos elétricos. “Trouxemos o desenvolvimento da Bahia para a pauta do ministério. Juntos, discutimos uma nova política industrial e a atração de investimentos, explorando nossos potenciais, girando a economia e criando empregos para baianas e baianos”, contou o governador.
Além do setor industrial automotivo, as oportunidades de expansão dos setores químico e petroquímico e do agronegócio foram tratadas durante o encontro. Também foram temas na conversa as políticas de incentivos fiscais específicas para a indústria, que podem acelerar a atração de novos empreendimentos.
Fonte: As informações são de assessoria.
O deputado estadual, líder do PP na Assembleia Legislativa, Niltinho, participou, na última quinta-feira (21), de reunião da bancada do partido com o governador Jerônimo Rodrigues (PT). O encontro ocorreu nas instalações provisórias do Executivo estadual, nas dependências da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Uma das pautas da reunião foram as demandas dos prefeitos ligados ao partido e aos parlamentares junto ao Governo do Estado. O gestor estadual informou que irá se reunir com os gestores municipais no mês de outubro.
Niltinho frisou que os deputados saíram satisfeitos. Na ocasião, ele classificou as possíveis insatisfações dos gestores municipais como “ansiedade”. “Não é uma insatisfação, é uma ansiedade dos prefeitos em ser recebido pelo Jerônimo. O governador já visitou mais de 100 municípios, todos querem ser recebidos por ele”, afirmou o parlamentar.
A distribuição dos cargos do interior aos partidos também foi tema da reunião. Niltinho também frisou que “foram tratados demais temas importantes para as cidades e regiões que representamos”.
“Foi um encontro muito positivo, onde agradeço mais uma vez a atenção e sensibilidade do governador com as nossas solicitações. Seguimos unidos, trabalhando pelo melhor para a Bahia e todos os baianos e baianas”, afirmou Niltinho.
Em suas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da reunião. “Mantendo um diálogo aberto e próximo para juntos priorizarmos o interesse de baianas e baianos em nosso dia a dia de trabalho. Vamos juntos!”, disse.
Estiveram presentes os deputados estaduais progressistas Antônio Henrique Jr., Eduardo Salles, e Hassan.
Fonte: As informações são de assessoria.
Com o popular jargão de que ‘se arrependimento matasse ele estaria morto’, o deputado estadual Laerte do Vando (PSC), declarou publicamente o ‘remorso’ por ter apoiado o ex-prefeito ACM Neto (UB) e, não ter apoiado o governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT). Durante agenda no município de Quijingue, no interior baiano, no último sábado (23), o parlamentar assegurou ao mandatário do estado que ainda, que na Assembleia Legislativa ele possui um soldado para defendê-lo em todas as questões.
“Vocês sabem que eu não pude acompanhar ele na eleição de 2022. E vou dizer Jerônimo a você, se arrependimento matasse meu amigo, eu estaria morto, porque é uma pena que eu não pude, não tive a oportunidade de conhecer a fundo esse homem que tem um coração enorme, e que isso está se retratando agora”, elogiou Laerte do Vando durante o evento.
Jogando ainda mais confete, para ele, o governador sabe fazer política e ‘a faz com o coração’.
“Ganhou a eleição, permanece visitando os seus municípios, todos os municípios da Bahia, independente se votaram ou não com ele, até porque hoje ele é governador de todos e é assim que se faz política, se faz política com o coração, com humildade e, essa humildade, que você tem no coração, meu amigo, vai lhe levar longe”, completou.
Por fim, ele não deixou de engrossar o cordão dos integrantes do seu partido que marcham atualmente com o líder petista, com a base governista.
Antes aliados do ex-prefeito de Salvador, hoje o presidente estadual do PSC, legenda que fundiu com o Podemos, Heber Santana, comanda a Defesa Civil da Bahia (Sudec). Além dele, o deputado federal eleito pelo Podemos, Raimundo Costa, declarou apoio ao grupo ao governador.
“Conte com esse seu amigo deputado, tenha certeza disso. Eu estou lá na Assembleia Legislativa, um soldado que está ao seu lado para lhe defender sobre todas as questões, tenha certeza disso”, concluiu o socialista cristão.
Fonte: Do site Bahia.ba
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta quarta-feira (20), a lei nº 14.624/2023, que autoriza o Executivo a contratar a operação de crédito no valor de US$ 150 milhões junto ao Banco Internacional de Desenvolvimento (BID). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje.
O montante que será adquirido junto a financeira internacional será disponibilizado para o financiamento do Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado – PROSUS II.
O PL, de autoria do próprio Executivo, foi aprovado na última segunda-feira (18), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Fonte: Do site Bahia.ba
Partido promoveu plenárias em mais de 30 cidades baianas neste sábado, 16, e domingo, 17; até 29 de outubro, serão realizadas em mais de 350 municípios
As Plenárias Municipais do Partido dos Trabalhadores da Bahia realizadas em mais de 30 cidades neste fim de semana foram marcadas pela grande participação de dirigentes estaduais e municipais, lideranças políticas, parlamentares, ex-prefeitos e por militantes para discutir a organização da legenda e estratégias para as eleições 2024, além de eleger novas direções municipais e apresentar pré-candidaturas a prefeito e prefeita em algumas cidades. Participaram das atividades o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, o deputado estadual Rosemberg Pinto, a secretária de Política para Mulheres do Estado e primeira suplente de deputada federal, Elisângela Araújo, e a presidente estadual da CUT, Maria Madalena Oliveira Firmo, a Leninha, dentre outros.
Neste domingo, 17, as atividades ocorreram em Planalto, Iramaia, Apuarema, Cairu, Cansanção, Coribe, Jitaúna, Nova Viçosa, Riachão do Jacuípe, Senhor do Bonfim, Gongogi, Itororó e São Francisco do Conde. Já no sábado, 16, em Boninal, Eunápolis, Iraquara, Ipiaú, Tucano, Macajuba, Botuporã, Piraí do Norte, Rio do Pires, Itacaré, Itapicuru, Lajedinho, Sobradinho, Ibiassucê, Valente, Abaré, Caetité, Dias D´Avila, Glória e Caturama. Até o dia 29 de outubro, as plenárias serão realizadas em mais de 350 municípios, incluindo o PEDEX em 153 cidades.
Na avaliação do presidente Éden Valadares, as plenárias destes dois dias demonstraram a vitalidade da legenda e o empenho dos seus dirigentes e filiados em participar ativamente dos debates para consolidar um projeto partidário comprometido com a justiça social, os valores democráticos e a melhoria da qualidade de vida dos baianos. “Balanço muito positivo. Assim como foram os encontros territoriais, as plenárias municipais mostram o enraizamento e a força do PT em todos os cantos da Bahia. Além de renovar nosso caráter democrático e de massas do nosso partido.”
Além das plenárias, o PT também realizou o Processo Extraordinário de Eleições Diretas (PEDEX) em algumas cidades. “São Francisco do Conde deu uma importante demonstração de força e unidade do PT, elegendo nova direção municipal e apresentando a pré-candidatura do companheiro Marivaldo do Amaral. Dirigente partidário, secretário de governo em várias pastas, vereador mais votado da história da cidade, Marivaldo reúne todas as condições para liderar a volta do PT para a prefeitura de São Francisco do Conde”, afirmou Éden Valadares. Já em Dias D´Ávila o encontro referendou a pré-candidatura a prefeita de Rose Requião.
Secretário de Organização do PT Bahia, Osmar Galdino, informou que nas reuniões foram discutidas a importância da organização partidária, a criação dos Comitês de Luta, a construção de chapas fortes de vereadores e vereadoras e também de candidaturas competitivas para prefeitos e prefeitas. “O partido sai dos encontros deste sábado e domingo mais mobilizado, unificado e preparado para vencer as eleições municipais”, afirmou Jojó.
Fonte: Ascom - PT Bahia
Com intuito de traçar estratégias e buscar caminhos para enfrentar queda sequencial no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mais de 130 prefeitos baianos participaram da reunião emergencial que ocorreu no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), na tarde desta segunda-feira (11). O primeiro repasse do mês de setembro teve uma queda de quase 30%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. O FPM menor tem reflexo direto na prestação de serviços à população e na execução de políticas públicas para os munícipes.
No encontro, ficou definido que nos dias 3 e 4 ocorrerá uma grande mobilização, em Brasília, para viabilizar pautas municipalistas, incluindo a queda do FPM. “Infelizmente a angústia de prefeitos e prefeitas é grande porque não estão conseguindo honrar os compromissos. Ao todo 58% dos municípios baianos estão no vermelho, sem perspectivas de resolver os problemas de imediato. Nós não podemos, de forma nenhuma, aceitar que esses problemas cheguem à ponta da forma que está chegando”, destacou o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo.
A situação dos municípios no Nordeste segue crítica como na Bahia, onde mais de 80% dos municípios são de pequeno porte e dependem das transferências da União. Segundo o vice-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito de Jaguaribara, Joacy Alves Júnior, já há prefeituras que não conseguem pagar a folha de pessoal em dia. “Essa dificuldade enfrentada por vocês é reflexo do que enfrenta a maioria dos municípios nordestinos. A gente veio se irmanar com a UPB nessa luta que é de interesse relevante de todo o municipalismo, principalmente do Norte e Nordeste”, refletiu o gestor que atendeu o convite da UPB para reforçar o movimento regionalmente.
“Estamos em um momento de encruzilhada para as gestões municipais. A estratégia correta para alcançarmos os resultados é a que a gente já vem fazendo, mas de maneira intensificada. A solução dos nossos problemas está no debate com o Congresso Nacional porque há uma inclinação dos líderes partidários em nos ajudar. É em Brasília que está o recurso e a solução, com a compensação necessária para a crise financeira”, afirmou o vice-presidente institucional da UPB e prefeito de Amargosa, Julio Pinheiro.
Além da mobilização em Brasília nos dias 3 e 4 de outubro, também estão entre os encaminhamentos da reunião emergencial: reforçar a luta pela aprovação da redução da alíquota do INSS e buscar apoio junto ao Congresso Nacional para pressionar o governo federal a liberar o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), em caráter de emergência.
O presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA) e prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, também defendeu a intensificação da luta dos prefeitos e prefeitas em Brasília. “Precisamos buscar soluções e caminhos que nos levem a encontrar saídas para essa crise financeira que atinge as prefeituras”, disse. O gestor também destacou a dedicação e cuidado de todos os gestores que fazem parte da UPB, uma vez que muitos municípios estão distantes da capital, o que exige esforço para o deslocamento.
Também fizeram parte da mesa os diretores da UPB José Moreira Carvalho Neto, prefeito de Itapicurú, e Reinaldo Góes, prefeito de Iuiú, e as conselheiras Monalisa Tavares, prefeita Ibicaraí, e Jailma Dantas, de Banzaé, além do também conselheiro da instituição, Danilo Sales, prefeito de Várzea da Roça.
Fonte: Com informações da UPB
As secretarias da Educação (SEC) e da Saúde do Estado (Sesab) estão desenvolvendo um conjunto de ações alusivas ao Setembro Amarelo nas escolas. A mobilização global, que enfatiza a relevância da prevenção do suicídio, acontece durante todo o mês para disseminar informações sobre saúde mental e identificação de sinais de alerta, bem como abordar a importância de buscar ajuda quando necessário. Com o tema "Se precisar, peça ajuda!", a iniciativa tem o intuito de estabelecer estratégias de apoio e acompanhamento junto à comunidade escolar. Nesta terça-feira (12), por exemplo, será realizada uma palestra alusiva à campanha, às 15h30, no auditório da Sesab.
“Em um esforço conjunto, as secretarias da Educação e da Saúde do Estado da Bahia assumem o compromisso de envidar esforços para a manutenção da agenda de valorização da vida. Nesta perspectiva, este Setembro Amarelo pretende ser um espaço tanto reflexivo, como também propositivo, inclusivo e estruturante de políticas permanentes que valorizem a vida, no espaço escolar”, enfatizou a secretária da Educação, Adélia Pinheiro.
Para a secretária da Saúde, Roberta Santana, o diálogo conjunto vai proporcionar a construção de estratégias de ação e propagação de informações. "As taxas de suicídio entre jovens ainda são extremamente altas e a informação é uma grande aliada nessa luta, principalmente em tempos de fake news. É preciso informar e disponibilizar toda uma rede de acolhimento e atenção a esse jovem e é isso que estamos nos propondo neste evento conjunto entre Educação e Saúde", ressaltou.
Dentre as ações planejadas, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), haverá, ainda, rodas de conversa, bate-papos e distribuição de cartilhas sobre o tema. Também serão realizadas oficinas em diversos colégios da rede estadual na capital e no interior, com a participação de psicólogas, como Jaqueline Márcia Noronha, que faz parte da equipe do PASVAP. Para ela, a educação desempenha um papel fundamental na prevenção do suicídio. “As escolas têm tentado se preparar de várias maneiras para ajudar no que diz respeito à prevenção do suicídio e o PASVAP atua como ponto de apoio na nossa rede, não somente para professores, mas também para atender a demanda dos alunos e de toda a comunidade escolar", salientou a especialista.
A superintendente de Recursos Humanos da Educação da SEC, Maria do Rosário Muricy, lembrou que esta campanha em parceria com a Sesab vem sendo realizada nos últimos cinco anos e faz parte de uma série de atividades desenvolvidas com foco na promoção da saúde socioemocional da comunidade escolar. “O Setembro Amarelo é mais uma das iniciativas que a SEC adota em parceria com instituições, como a Sesab, e que representa o cuidado que todos nós, educadores; profissionais da Saúde; famílias de alunos; e toda a sociedade precisamos ter uns com os outros e com ações direcionadas, especialmente, aos nossos estudantes, consolidando um grande e importante pacto pela vida”.
Fonte: As informações são de assessoria.
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...