Domingo, 20 de Outubro de 2019
Notícias

Um acidente envolvendo um ônibus escolar que transporta alunos da rede pública municipal e um caminhão deixou dois feridos na manhã desse sábado (19) nas imediações do contorno que dá cesso ao distrito de Aguada Nova, no município de Lapão, região de Irecê.

As vítimas que estavam no caminhão foram encaminhadas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade hospitalar local.

As causas da colisão frontal serão investigadas pela polícia. O motorista do ônibus não se feriu.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 19 de Outubro de 2019
Notícias

Foto: Reprodução/Rede Social

Irecê – Faleceu no início da noite deste sábado (19), José Elias dos Santos, 72 anos, conhecido por Zé Bigode.

Zé Bigode era um dos maiores forrozeiros da região de Irecê. Ele foi vítima de um infarto. O artista ainda foi encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu.

Em 2017, o sanfoneiro foi homenageado pelo prefeito de Irecê, Elmo Vaz, quando mudou o nome do São João do Mercadão para Circuito Zé Bigode.

Natural da pequena cidade de Triunfo, no sertão de Pernambuco, Zé Bigode chegou no estado da Bahia e depois em Irecê ainda na infância – no final da década de 1950.

Em sua página no Facebook, o prefeito Elmo Vaz lamentou. “É com enorme tristeza que Irecê se despede do querido José Elias dos Santos, o Zé Bigode, que nos deixou nesse sábado. Zé foi um símbolo da música da nossa cidade, sinônimo do forró pé-de-serra bem tocado, conhecido e admirado por todos.

Em 2017, prestamos homenagem em vida a ele, batizando um dos circuitos do São João de “Circuito Zé Bigode”.

Que Deus receba Zé Bigode com muita alegria e amor, e conforte toda a sua família nessa hora de dor e saudade”, escreveu.

Vídeo:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 19 de Outubro de 2019
Notícias

Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, apreendeu na localidade de Descoberta, zona rural do município de Canarana, região de Irecê.

Em nota, a corporação informou que durante patrulhamento na noite da última terça-feira (15), por volta das 19h, localizou o veículo GM/Astra, placa CVB-8246, cor azul, ano 2000, licença de São Paulo/SP, com sinais de adulteração.

“O veículo encontrava-se nas imediações da residência de um homem conhecido pelo prenome de Elivelton, contumaz na prática de delitos na região, que conseguiu evadir ao perceber aproximação da equipe”, finaliza a nota.

O veículo foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Canarana.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 19 de Outubro de 2019
Notícias

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou nesta semana capacitação em beneficiamento e aproveitamento de resíduos de pescado, voltada para piscicultores e pescadores artesanais que desenvolvem atividades no lago artificial da barragem de Sobradinho. A capacitação foi promovida pela 6ª Superintendência Regional da Companhia, localizada em Juazeiro, na região Norte da Bahia.

As aulas teóricas e práticas foram realizadas na Unidade Modular de Beneficiamento de Pescado da Associação de Pescadores e Apicultores de Casa Nova (BA), e reuniram 24 homens e mulheres do município. A capacitação foi ministrada pela piscicultora Maria Aparecida Mendes, conhecida na região como Cida Pescadora em razão do trabalho que desenvolve em piscicultura familiar há mais de 20 anos.

A programação incluiu orientações sobre higiene e boas práticas de manipulação do pescado, evisceração, preparação de itens como hambúrguer de peixe (fishburguer), filé de tilápia, espetinho (ou kafta) e caldo de peixe, assim como sobre transformação de resíduos em matéria prima para alimentação de animais e noções de regulamentação, embalagem e comercialização de produtos.

“A capacitação também deverá ser realizada nas cidades de Curaçá e Sobradinho nos próximos meses, com o objetivo de oferecer aos participantes alternativas para agregar valor ao pescado que produzem e comercializam, além de aproveitar as sobras da produção, que antes eram descartadas, para a obtenção de subprodutos que possam ter valor comercial, como a farinha de peixe, o óleo retirado das vísceras e o couro, que já tem seu lugar no mercado artesanal”, afirma Marcel Assunção, engenheiro de pesca da Codevasf que acompanha a realização do curso.

“O aproveitamento das sobras de uma filetagem do peixe, por exemplo, que antes eram descartadas sem controle adequado, podem servir de matéria prima para a composição de novos subprodutos para comercialização, o que pode aumentar a renda familiar”, acrescenta Assunção.

A capacitação em beneficiamento e aproveitamento de pescado foi promovida pela Unidade de Desenvolvimento Territorial – vinculada à Gerência Regional de Revitalização – da Codevasf em Juazeiro. Ao final do curso foi realizada uma feirinha para exibição dos produtos. No encerramento das aulas houve entrega de certificados e degustação para convidados.

Novos produtos

Maria Aparecida, a Cida Pescadora, é responsável pelo desenvolvimento de produtos oriundos da piscicultura e da pesca artesanal, muitos deles voltados para comercialização em supermercados e bares e composição de merenda escolar, como o biscoito produzido com farinha de tilápia e vendido em forma de peixe. Segunda Cida, o produto atrai a atenção e a preferência das crianças. O biscoito é rico em cálcio, fósforo, ferro, proteínas e ômega 3. O defumado e a farinha feita com espinha do peixe são outros produtos que ela desenvolveu e que já possuem certificação sanitária.

A relação de Cida com a Codevasf começou com a implantação de um projeto de piscicultura no lago artificial da barragem da hidrelétrica de Sobradinho no final da década de 1990. A alagoana foi uma das integrantes do primeiro grupo de homens e mulheres interessados em desenvolver a atividade com o apoio da Companhia.

Hoje há registro de ao menos 11 associações de piscicultores e 14 produtores independentes atuando no lago, com produção média estimada em 80 toneladas de peixe por ano. A tilápia é o foco da produção em tanque rede; ela pode ser comercializada após o período de oito a doze meses de criação. A distribuição ocorrea em mercados regionais e cidades como Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, Casa Nova, Senhor do Bonfim e até Salvador, na Bahia.

Fonte: Ascom - Codevasf



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019
Notícias

Delegacia de Polícia Civil de Irecê – Foto: Reprodução

Um homem identificado por Antoniel Alves do Amaral foi preso na tarde dessa quarta-feira (16), suspeito de aplicar golpe de estelionato em Irecê.

Segundo informações da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, o suspeito foi identificado após denúncia. Ele estava na Caixa Econômica Federal.

Em nota, a corporação informou que flagrou o suspeito pessoa de iniciais D. S. D., que na abordagem informou ser vítima de mais uma ação de estelionato. Na diligência, foi encontrado 01 cheque emitido pela Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 10.000,00, na titularidade da vítima.

Ainda conforme a nota, o suspeito, vítima e uma testemunha foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Irecê, onde foi apresentado o cheque, alguns objetos pessoais, 01 celular, e 01 veículo Ford/Courier, ano 2009, cor branca, tipo ambulância, em nome de Hipólito Leio Lopes dos Anjos, conforme BO 19-04384.

Carro apreendido pela Polícia Militar - Foto: Divulgação

Ainda de acordo com a polícia, o homem possui 10 registros pelo crime de estelionato, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Seabra e Irecê.

A polícia disse que durante apresentação do suspeito, compareceram mais 02 vítimas para registro de ocorrência contra ele. As investigações continuam para identificar se existem outras possíveis vítimas na cidade.

Veja mais notícias da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019
Notícias

O prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho (MDB), publicou nesta quarta-feira (16), uma foto em que registra o que seria o primeiro dia do seu filho em uma escola da rede municipal. Na publicação o gestor escreveu: “Primeiro dia de nosso menino na Creche! Ele adorou!”.

Os seguidores parabenizaram Reinaldo Braga, um deles chegou a afirmar que a atitude era o "maior exemplo que um político pode dar". Outra disse compartilhar do mesmo sentimento quando o seu neto foi à escola.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019
Notícias

O presidente da Câmara diz que a entrada de Morro do Chapéu no Consórcio do Território de Irecê significa possibilidade maior de implementar ações no município -  Foto: Divulgação

O município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, foi autorizado a ingressar no Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê, que reúne 19 municípios da região. Essa autorização se deu após aprovação de projeto de lei na Câmara de Vereadores na sessão do dia 11 de outubro.

Esse consórcio público na região de Irecê é disciplinado por lei e regulamentado por decreto como uma pessoa jurídica formada exclusivamente por entes da Federação (União, Estados e Municípios). Isso para estabelecer relações de cooperação federativa, inclusive a realização de objetivos de interesse comum. O consórcio público pode ser considerado como modalidade de associação entre entes federados para planejamento, regulação e execução de atividades.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Rocha (Podemos), a entrada de Morro do Chapéu no Consórcio do Território de Irecê significa um ganho importante pela proximidade e possibilidade maior de implementar ações, sobretudo na infraestrutura do município. “A nossa expectativa é grande para a atuação do consórcio no nosso município, sobretudo na recuperação de estradas vicinais, diante da possibilidade de utilizar a Usina de Asfalto que fica em nosso município e hoje está cedida ao Consórcio de Irecê”, enfatiza o edil via assessoria.

É por meio de consórcio público que se pode desenvolver atividades em diversas áreas, como o abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos; gestão ambiental compartilhada; habitação de interesse social; manutenção de estradas vicinais; implantação de abatedouros e frigoríficos regionais; capacitação de gestores municipais; projetos de apoio à agricultura familiar entre outras ações.

Fazem parte do Consórcio, além de Irecê, os municípios de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique.

Fonte: Ascom - Câmara de Morro do Chapéu



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019
Notícias

Mais um dos cinco fugitivos da delegacia de João Dourado, na região de Irecê, foi preso na manhã dessa quarta-feira (16) pela Polícia Militar de Barreiras, oeste do estado.

Segundo informações da PM, Álisson Nogueira Alecrim, o ‘Galeguinho’, de 20 anos, foi preso durante operação de combate ao tráfico de drogas na cidade.

O foragido foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil local. Em João Dourado, a fuga de cinco detentos ocorreu na noite de domingo, 06 de outubro. Um deles, Lucyan Phelipe morreu em confronto com a PM, momento depois da fuga. Três foram recapturados. Alex da Silva Andrade  ainda está solto.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019
Notícias

Três escolas estaduais serão reformadas nos municípios de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina; Saúde, no Piemonte da Diamantina; e Rui Barbosa, no Piemonte do Paraguaçu. A informação foi publicada nesta quarta-feira (16).

Ao todo, serão gastos R$ 835,3 mil à mesma empresa que venceu a licitação, no caso a GAN Engenharia Eireli. Ainda conforme informações do Estado, a escolha da vencedora do certame se deu pelo critério “menor preço”. O início das obras de ampliação das escolas ainda não foi divulgado.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019
Notícias

O Governo da Bahia publica nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de abertura de inscrições para o novo concurso público na área de segurança do Estado. Serão 1.250 vagas (mil para soldado da Polícia Militar da Bahia e 250 para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia), com ingresso em 2020. Além dessas 1.250 vagas já distribuídas, serão providas pela convocação outras 1.250 vagas no ano de 2021 entre os candidatos classificados, totalizando 2,5 mil oportunidades. O certame tem validade de um ano, e as convocações irão observar a necessidade da administração pública.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site da empresa organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), no endereço: www.ibfc.org.br. O prazo terá início a partir das 9h do dia 21 de outubro, seguindo até as 23h59 do dia 19 de novembro. A taxa de inscrição será no valor de R$ 70 e deve ser paga mediante boleto bancário. A data limite para o pagamento é o dia 20 de novembro – transações feitas fora do prazo serão desconsideradas e inviabilizarão a inscrição do candidato. Tanto a inscrição quanto o pagamento da taxa devem observar o horário de Brasília.

No ato da inscrição, o candidato deverá optar por uma das vagas ofertadas de acordo com o cargo a ser ocupado, região de classificação – município/sede, sexo (masculino e feminino) e se irá concorrer às cotas. O quantitativo de vagas para 2020 será distribuído entre as regiões de Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itaberaba, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Santo Antônio de Jesus.

Cargos e requisitos
Para concorrer ao cargo de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, é necessário certificado de conclusão do Ensino Médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio, expedidos por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Uma vez aprovado, o candidato será incorporado aos quadros do Estado como aluno soldado, percebendo bolsa de estudo no valor de um salário mínimo – condição que irá prevalecer até que conclua o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A carga horária para o cargo, nas duas corporações, é de 40 horas semanais.

Provas
O certame é composto por duas etapas; A primeira conta com provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos. Já a segunda etapa compreende prova discursiva. As duas têm caráter eliminatório e classificatório. As provas serão aplicadas em janeiro de 2020, nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba, à escolha do candidato. Candidatos que necessitarem de condições especiais para realização das provas, como lactantes, devem observar as regras previstas em edital.

Regras importantes
O candidato deve estar atento aos critérios do certame a fim de que sua participação no certame seja considerada válida. Por exemplo, somente será computada uma inscrição por CPF e as informações fornecidas devem ser verídicas. Uma vez que o candidato realize o pagamento do boleto bancário, a inscrição é efetivada e as opções para região de classificação – município/sede, sexo (masculino e feminino), concorrência às cotas e local de prova não poderão ser alteradas. O procedimento também confirma que o candidato tem ciência e aceita as normas previstas em edital.

Ao realizar inscrição, também é importante observar os pré-requisitos para participação no curso de formação. O candidato deve possuir nacionalidade brasileira ou portuguesa (de acordo com a legislação), idade entre 18 e 30 anos completos, estatura mínima de 1,60 para homens e 1,55 para mulheres, aptidão física e mental para desempenho das atribuições, entre outras. Outro item importante é a autodeclaração como negro ou pardo.

O procedimento é facultativo, mas, candidatos que optarem pelas cotas, terão a autodeclaração referendada pela comissão de heteroidentificação, constituída pela IBFC. A realização deste concurso público integra as diretrizes da administração estadual para reforço e valorização da segurança pública no Bahia. O último concurso público para as duas corporações, realizado em 2017, ofertou 2.750 vagas e teve 3.438 candidatos aptos ao término das provas objetiva e discursiva.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp