Uma reunião realizada ontem, dia 28, na Promotoria de Justiça Regional de Irecê, debateu a atual diretriz de atuação do Conselho Tutelar em relação a menores em situação de risco. Coordenado pelo Ministério Público estadual, o evento reuniu conselheiros tutelares dos munícipios de Irecê, Ibititá, Jussara, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí.
Na ocasião, o promotor de Justiça Marco Aurélio expressou a preocupação do MP com os processos judiciais de Medidas de Proteção à criança e adolescente, especialmente os de acolhimento institucional. Ele propôs que, em caso de situações de risco envolvendo menores, os conselheiros busquem imediatamente parentes ou amigos próximos que podem assumir a guarda para evitar ao máximo a institucionalização.
Além disso, um relatório detalhado deve ser preenchido, inclusive com registros fotográficos, se possível – este documento poderá ser usado judicialmente para provar a existência de perigo ao menor. Essa mudança ajudaria a diminuir não só a quantidade de crianças e adolescentes sob acolhimento institucional, mas também o volume de processos judiciais de medida de proteção.
De acordo com o promotor, a resolução rápida da situação evita longos períodos de institucionalização, que podem ser prejudiciais aos mais jovens, e ajuda a preservar o direito das crianças e adolescentes. Na reunião, ainda foram debatidos alguns casos existentes na região e as ações que podem ser tomadas pelo MP.
Fonte: MP-BA
O texto foi enviado à redação do Central Notícia. Nesta sexta-feira (30) foi divulgado por esse veículo a notícia que o município de Central entrou no Mapa do Turismo publicado no Diário Oficial da União (veja aqui).
A cidade conta com o maior Museu Arqueológico do interior da Bahia
O Ministério do Turismo divulgou, nesta terça-feira (27), a relação dos municípios que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Entre eles, o município de Central, no território de Irecê. Na divisão turística da Bahia, o município faz parte do circuito Chapada Velha juntamente com os municípios de Barra do Mendes, Gentio do Ouro, Ibipeba, Uibaí, Ipupiara e Brotas de Macaúbas. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho de Turismo.
Além da necessidade de o município ter órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.
Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infra-estrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.
Secretário de Meio Ambiente, Cultura e Turismo
Adalberto Ferreira Martins Sobrinho
Fonte: Central Notícia
Nesta sexta-feita, 30, por volta das 7h após passar por Morro do Chapéu - rodovia BA-052 - aconteceu um acidente envolvendo um veículo Gol da prefeitura de Irecê e um animal que cruzou a pista, sendo atigindo na cabeça.
O motorista da prefeitura Ângelo Marcos Oliveira Ramos e o Sub-secretário de Fazenda Tales Oliveira, estavam no veículo. Eles foram socorridos pelo pessoal do TFD de São Gabriel que passava no local. As vítimas foram encaminhados para a UPA em Irecê. Medicados estão em observação.
Eles se deslocavam em direção a Feira de Santana para resolver uma demanda no município junto a Delegacia Regional da Receita Federal. "Foi tudo muito rápido, graças a Deus e o bom reflexo do motorista não perdemos a vida. Coisa de Deus", disse Tales Oliveira.
Fonte: Com informações de Ray Cruz
Família volta para casa (Foto: Reprodução)
Uma criança identifica por Eduarda Vieira Costa, a Duda, de apenas 4 anos, recebeu alta médica depois de passar vários dias internada no Hospital do Subúrbio em Salvador.
A menina foi submetida a uma cirurgia com urgência para retirada de um tumor na cabeça. A cirurgia ocorreu no último dia 20. Ela ficou seis dias na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, para recuperação.
Para sua alegria e alívio da família, a alta aconteceu na manhã desta quinta-feira (29). Durante à tarde, a família retornou para casa, em Irecê.
Fonte: Central Notícia
O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (29/08), julgou parcialmente procedente denúncia formulada pelo vereador André Valois Coutinho Costa contra o prefeito de Morro do Chapéu, Leonardo Rebouças Dourado Lima, em razão de contratação direta, mediante inexigibilidade de licitação, do artista Adelmário Coelho para se apresentar nos festejos juninos de 2018, pelo valor de R$85 mil. O relator do parecer, conselheiro Francisco Netto, multou o gestor em R$2 mil.
Segundo a denúncia, a apresentação ocorreu em junho o ano passado, através da empresa Ferrolho Fechado Produções Artísticas, sem que tenha sido obedecido os ditames dos arts. 25 e 26 da Lei Federal nº 8.666/93. De acordo com o delator, a empresa não era detentora, com exclusividade, da representação do contratado e, sim a empresa Daerje Comércio E Produções Artísticas LTDA., que detém os direitos do cantor Ademário Coelho e Silva. Além disso, foi questionada a ausência do pressuposto referente a comprovação da consagração do artista contratado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
Em sua defesa, o gestor comprovou que a empresa Ferrolho Fechado Produções Artísticas LTDA. detém a exclusividade de representação do artista Adelmário Coelho, ainda que a Daerje Comércio E Produções Artísticas LTDA. tenha representado o artista nos contratos firmados com os municípios de Cruz das Almas e Santa Bárbara, com apresentações nos dias 23.06.15 e 17.06.17, respectivamente, conforme documentos apresentados, e que os sócios dessa sociedade são os mesmos da Ferrolho Fechado Produções Artísticas LTDA. Por tais razões, o relator considerou regular a representação artística com exclusividade conferida à empresa.
Quanto a consagração do artista Adelmário Coelho pela crítica especializada ou pela opinião pública, embora a defesa não tenha trazido aos autos maiores elementos de convicção, a relatoria considerou que trata-se artista consagrado sim, com uma carreira nacional e internacional conhecida. Todavia, apesar da documentação anexada ao processo, foi considerada frágil a justificativa do preço, formalidade indispensável nas contratações diretas.
Cabe recurso da decisão.
Fonte: TCM/BA
A quinta-feira (29) se tornou um dia inesquecível para 18 estudantes da Escola do Campo Sala Avançada Dom Pedro II, unidade municipal localizada no povoado de Sanharó, na zona rural do município de Sento Sé (a 689 km de Salvador). É que eles viveram a emoção de ver o mar pela primeira vez. Os estudantes escreveram cartas para o governador Rui Costa solicitando apoio para que pudessem conhecer o mar e visitar a capital da Bahia, com o apoio da professora Josina Cerqueira. O primeiro contato com o Oceano Atlântico foi logo cedo, na praia de Piatã, onde nem o vento de um dia frio diminui o entusiasmo e o encantamento dos estudantes ao pisar na areia.
O primeiro banho de mar, no entanto, aconteceu no meio da manhã em um dos cenários mais belos da capital: o Porto da Barra. Os olhos do pequeno Raniel Amaral, 8 anos, brilhavam ao mirar a linha do horizonte. “Era meu sonho conhecer o mar de perto, porque eu só via na televisão e nas fotos. Ele é muito grande e a água é mesmo salgada”, constatou o estudante, que aproveitou cada onda vinda ao seu encontro e não queria mais sair de dentro da água. Dupla emoção também viveu Adriana Rocha, que é mãe de Raniel. Assim como o filho, esta foi a primeira vez que ela viu o mar. “Estou muito feliz com esta oportunidade única e agradeço muito ao governador Rui Costa por ter feito isso por nossos filhos. Isso vai ficar marcado na vida deles para sempre e, também, na minha, porque também estou realizando um sonho junto com ele”, afirmou.
Para a estudante Marcela Souza, 12, a sensação não foi diferente dos seus colegas de escola. “O mar é muito lindo e este dia está sendo muito especial para mim, pois era um dos meus sonhos. Também adorei conhecer os pontos turísticos de Salvador, porque tudo isso é novo para a gente. Vai ser muito legal voltar para a minha comunidade e contar para os meus amigos”, afirmou.
A professora Josina Cerqueira falou como surgiu a ideia das cartas. “Os levei para conhecer um rio próximo da cidade e eles questionaram qual era a diferença entre rio e mar e, isso, me sensibilizou muito. Foi aí que eu tive a ideia de enviar as cartas dos estudantes e, hoje, estamos aqui mostrando que eles não devem desistir de sonhar e, sim, correr atrás de seus sonhos. Além de funcionar como uma aula de história, o passeio também é uma grande experiência de vida para eles”, disse a educadora.
Na programação do intercâmbio, que segue até esta sexta (30), eles farão um tour pela história e cultura de Salvador e da Bahia ao visitarem diversos pontos turísticos e históricos como Farol da Barra, Jardim Zoológico, Mercado Modelo, Igreja do Bonfim, Santuário Irmã Dulce e Pelourinho. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado, visa o fortalecimento da Educação do Campo, ao elaborar e executar ações voltadas para os povos do Campo e Quilombolas, além do fortalecimento do regime de colaboração com os municípios.
Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia
O município de Central, localizado na Região de Irecê, recebeu a boa notícia esta semana de que entrou no Mapa do Turismo publicado no Diário Oficial da União. A cidade ficou enquadrada na categoria D de classificação do Ministério do Turismo (MTur).
Em 2017 a Bahia chegou a ter 150 municípios, e agora caiu para 133. Alguns municípios foram excluídos, provavelmente por falta de interesse em continuar no Mapa, como por exemplo Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, Uibaí e Xique-Xique, na região.
Para os que ficaram, alguns subiram de categoria, mas outros municípios que permaneceram foram rebaixados, como é o caso de Gentio do Ouro, de D para E. Municípios como Barra do Mendes, Barra e Iraquara foram mantidos no novo Mapa do Turismo Brasileiro para o biênio 2019/2021.
De acordo com o Ministério do Turismo (Mtur), essa categorização pode servir para otimizar a distribuição de recursos públicos, orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios, aperfeiçoar a gestão pública, na medida em que fornece aos gestores do Ministério e dos Estados mais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão, auxiliar na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que é feita periodicamente, além de ajudar na reflexão sobre o papel de cada cidade no processo de desenvolvimento turístico regional.
Conforme o MTur, a opção foi trabalhar com dados que pudessem ser atualizados periodicamente e que traduzissem a economia do turismo. A partir daí se chegou a quatro variáveis objetivas. Dentre elas o número de ocupações formais e estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativa do fluxo turístico doméstico e do fluxo turístico internacional. As variáveis foram cruzadas em uma análise de agrupamento e deram origem às cinco categorias de municípios (A, B, C, D ou E). Assim, os municípios que possuem médias semelhantes, nas quatro variáveis analisadas, foram reunidos em uma mesma categoria.
Central é considerada o Centro da Arqueologia no estado da Bahia. No interior do município [Riacho Largo, Maxixe e Traíras] existem pontos turísticos importantes e abriga o mais antigo sítio arqueológico das américas (veja aqui).
Museu Arqueológico
O Museu Arqueológico de Central, instalado no antigo Mercado Municipal, foi inaugurado em 1995, por iniciativa da Professora Maria Beltrão. O Museu possui uma característica única, emprestada por sua localização na praça do mercado onde, semanalmente, se realiza a feira regional. Assim, sua divulgação junto à comunidade é bastante facilitada. O acervo apresentado é composto de 150 telas com reproduções de pinturas executadas pelo homem pré-histórico sobre os paredões rochosos dos cânions ou nas “paredes” das tocas e abrigos; cerâmicas; urnas funerárias e ossos fossilizados de animais pleistocênicos como os da Preguiça Gigante, da Paleolhama, do Toxodonte, entre outros.O Museu Arqueológico de Central é gratuito e aberto diariamente. É visitado por moradores, estudantes, pesquisadores e turistas.
Central - Arqueologia
Fonte: Central Notícia
O SBT pretende nos próximos meses passar a exibir o programa hispânico “Alarma TV”. De acordo com o colunista Flávio Ricco, do UOL, a atração exibida pelo canal americano Estrella TV é considerada a mais violenta do mundo. No site oficial do “Alarma”, que é voltado ao público latino que mora nos Estados Unidos, a descrição do formato é anunciado como uma “revista popular”.
“A Alarma TV é a revista de notícias mais popular do mercado latino-americano. Com correspondentes exclusivos no México e na América Latina e imagens incomuns do resto do mundo, Lianna Grethel e Jorge Antolin apresentam as histórias mais chocantes e surpreendentes, onde o incrível se torna realidade”, informa o portal.
Entre os conteúdos apresentados, o “Alarma TV” exibe reportagens sobre violências, exploração de doenças, crimes de homicídios, suicídios e cenas de dor, inusitadas e nojentas, como a de um homem que come sanduíches repletos de minhocas.
No Youtube, em páginas que reproduzem conteúdos do programa e até mesmo no canal da atração é recomendada a verificação de idade já que o vídeo “pode ser impróprio para alguns usuários.
Fonte: UOL
Em 24/06/2019, por volta das 04:20 da madrugada, o jovem Reinanderson Silva Dourado, conhecido por “Bê”, foi morto brutalmente por um grupo de homens, próximo ao circuito do São João de Irecê.
Informações dão conta que as pessoas que mataram Bê afirmavam que o mesmo era “caguete”- sujeito que entrega outra pessoa.
De forma sorrateira, realizaram uma emboscada, que culminou com a morte cruel da vítima, que foi espancada e lesionada com pedradas e socos, vindo a óbito logo em seguida.
A Polícia Civil, através do Setor de Investigação ( SI), conseguiu identificar os envolvidos. A Autoridade Policial reapresentou pela prisão temporária pelo prazo de 30 dias em desfavor dos envolvidos na morte.
Neste quarta-feira (28), Policiais Civis da Delegacia Territorial de Irecê, Coordenadoria e DTE cumpriram o mandado de prisão temporária (prazo de 30 dias) em desfavor de Edivan Clepson, o Galeguinho da Teneré, um dos envolvidos no referido crime.
Além disso, essa mesma pessoa foi responsável por espancar um homem na 1ª de janeiro, no dia 29/06/2019, cidade de Irecê , em frente um estabelecimento comercial. Ele também responderá pelo crime de tentativa de homicídio.
Por fim, a Polícia civil conseguiu elucidar o crime e prender um dos envolvidos. As diligências continuam objetivando a prisão dos demais membros que ceifaram a vida do jovem.
Fonte: Polícia Civil de Irecê
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) dissemina nas redes sociais um vídeo da TV Record, ligada à Igreja Universal Reino de Deus (IURD), no qual a reportagem aborta palestras de até R$2 milhões para os jornalistas da Rede Globo. De acordo com a emissora do bispo Edir Macedo, auditores questionam a vinculação dos temas das palestras de jornalistas e colaboradores da TV Globo e Globonews com a missão do Senac de promover a educação profissional.
Ainda de acordo com a Record, o total dos contratos chega a quase R$ 2 milhões de dinheiro público. “Numa palestra, por exemplo, o jornalista Merval Pereira teria recebido R$ 375 mil para falar sobre crise política, impeachment e chegada de Michel Temer ao poder”, diz o texto da TV.
Pelo WhatsApp, Bolsonaro pontua o conteúdo do vídeo da Record: “Figurões da Globo embolsaram R$ milhões em palestras. Nas telas da TV ou jornais desinformavam e atacavam seus desafetos. Muitos sofrem com esse jornalismo e têm suas reputações comprometidas. Parabéns TV RECORD. PEÇO REPASSAR. Jair Bolsonaro”.
O presidente da República, no tradicional quebra-queixo, encontro com jornalistas em frente ao Palácio Alvorada, leu a lista dos valores recebidos por profissionais da Globo em palestras para o Senac do Rio. Em julho, o prefeito Marcelo Crivella (PRTB) exigiu que Globo devolvesse R$364 milhões sem licitação à Prefeitura do Rio.
Vídeo:
Fonte: Blog do Esmael Morais
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...
Foto: PRF Um homem foi preso na tarde do último sábado durante uma fisca...
O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, recebeu um reconhecimento nacional de grande relevância: sua Unidade ...
A Associação Mulheres que Inspiram (AMI), sediada em Presidente Dutra, firmou em 11 de dezembro de 2024 um Termo de Colaboração...
Foto: Banco Mundial/ONU/Divulgação Ficar com a voz rouca pode ser apenas...