Em Presidente Dutra, o prefeito Robertão está investindo nas ações de fortalecimento da infraestrutura, não só na sede do município, mas também na zona rural, inclusive na área hídrica, com redes de abastecimento de água, levando água potável para os moradores.
No último dia 25 de agosto, o prefeito compareceu à Embasa em Irecê, onde assinou o termo aditivo do plano de saneamento. “Conseguimos junto a gerência regional através do gerente regional, Odirlei Rocha, a extensão de rede de água que vai beneficiar as comunidades do Bahia, no norte do município e Caldeirão, que fica no sul”, destacou Robertão.
Nessa quinta-feira (02), o gestor foi acompanhar de perto a construção do sistema que vai beneficiar as famílias locais. “Hoje fui acompanhar de perto o início do serviço que vai beneficiar a comunidade de Caldeirão. Vamos seguir lutando em prol da melhoria da qualidade de vida dos presidutrenses”, disse o chefe do executivo por meio de sua página no Facebook. .
Matéria relacionada:
Prefeito Robertão recebe trator para apoiar e fortalecer agricultura familiar em Presidente Dutra
Fonte: Central Notícia
O deputado estadual Pedro Tavares (DEM), esteve na quarta-feira (01), no município de Presidente Dutra, onde conheceu as instalações da sala de parto humanizado do Hospital Municipal. Tavares conseguiu os equipamentos para a sala, através de emenda parlamentar impositiva apresentada por seu mandato, na Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA.
Ele visitou a unidade hospitalar ao lado do prefeito Roberto Carlos Alves de Souza, mais conhecido como Robertão, da secretária de Saúde do município, Grazia Novaes, vereadores da cidade e equipe. “É uma grande alegria contribuir com a saúde da cidade de Presidente Dutra, município que tem realizado uma gestão exemplar, nessa área tão importante. A sala de parto humanizado é uma ação fruto de nossa emenda parlamentar, levando mais segurança e conforto às gestantes e aos bebês, nesse momento tão especial que é o nascimento. Foi uma satisfação visitar as instalações ao lado do grande amigo, prefeito Robertão, da secretária Grazia, vereadores e profissionais do hospital”, afirmou.
O deputado destacou a ligação afetiva com Presidente Dutra, cidade onde construiu uma relação de muita proximidade e de trabalho, desde o início de sua trajetória política. “É um lugar onde me sinto em casa, onde fiz grandes amigos e que tenho uma relação de carinho muito grande.
Agradeço a todos pela receptividade e pelo reconhecimento que nos motivam ainda mais para a luta. Reafirmo o compromisso de continuar batalhando para conseguirmos mais benefícios para o município em parceria com o prefeito Robertão”, enfatizou.
Fonte: Com informações de assessoria
O abastecimento de água em Irecê e região está interrompido, devido a um quebramento na adutora provocado por uma retroescavadeira. Os serviços serão realizados a partir do início da manhã de hoje.
A previsão é que os serviços sejam concluídos durante a tarde. O fornecimento de água será gradativamente regularizado a partir da noite.
Locais afetados: Itaguaçu da Bahia, Central, Presidente Dutra, Uibaí, São Gabriel, Jussara, Irecê, João Dourado, América Dourada, Ibititá, Ibipeba, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana, Cafarnaum Lapão e respectivos povoados.
Fonte: Ascom - Embasa Irecê
Assim como nos Jogos Olímpicos, a Bahia segue fazendo bonito também nas Paralimpíadas de Tóquio. No início da madrugada de terça-feira, 31, no estádio Olímpico, Raissa Machado conquistou a segunda medalha do estado na edição atual da disputa, com a prata na modalidade do lançamento de dardo feminino classe T56.
Natural do município de Ibipeba, na região de Irecê, Raissa Machado tem 25 anos e conseguiu seus primeiros resultados de expressão em 2015, quando tinha apenas 19 anos. Na ocasião, ela conseguiu a medalha de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, além do 2º lugar no Campeonato Mundial, em Doha. O melhor resultado veio no Parapan de 2019, quando Raissa conquistou o ouro.
O primeiro baiano a subir ao pódio em terras nipônicas foi Renê Pereira. O médico natural de Itapetinga faturou o bronze no remo da classe single skiff masculino PR1. A conquista foi a primeira do país em provas individuais da modalidade. Nos Jogos de Pequim-2008, a dupla Elton Santana (BA) e Josiane Lima (PA) ficaram com o bronze pela categoria double skiff misto PR2.
Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a delegação canarinho é composta por 253 atletas que estão representando as cores verde e amarela em 20 das 22 modalidades de Tóquio. Dentro do total de competidores nacionais, a Bahia conta com nove representantes em quatro esportes.
Além dos já medalhistas Renê Pereira e Raissa Machado, o estado ainda possui Gledson Barros, Jefinho e Cássio Ramos, que disputam o futebol de 5; Samira Brito, Edneusa Santos e Taschita Brita, no atletismo; além de Evânio Rodrigues, no levantamento de peso.
Atualmente, o Brasil ocupa a 6ª posição no quadro de medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Com 42 medalhas conquistadas até o momento, o país conquistou 14 honrarias douradas, 11 pratas e 17 bronzes. A frente na disputa, estão somente China, Grã-Bretanha, Atletas da Rússia, Estados Unidos e Ucrânia.
Na segunda-feira, 30, com a conquista do fundista Yeltsin Jacques, que ganhou o título dos 1500m T11, no atletismo, o Brasil alcançou o feito de 100 medalhas de ouro conquistadas em Jogos Paralímpicos. O país se tornou o 23º na história da disputa a atingir a respectiva marca.
Fonte: A Tarde
Com o avanço da vacinação e a queda nos índices da pandemia, a Prefeitura de Itaguaçu, cidade localizada na região de Irecê, decidiu retomar a partir dessa segunda-feira (30), as aulas semipresenciais, em todo município.
A professora da rede municipal, Sara Souza falou sobre como será esse período de volta às aulas.
“Atendendo 50% da capacidade em dias alternados, obedecendo ao protocolo de segurança aprovado pelos órgãos competentes. Diante dessa realidade atípica, que estamos vivenciando devido a pandemia causada pela Covid-19, adotaremos agora novos hábitos que garantam a segurança de todos que circulam no ambiente escolar”, disse.
Em vídeo produzido pela Secretaria de Educação de Itaguaçu, é possível ver como será todo o protocolo sanitário. Assim que o estudante chega na unidade de ensino é realizado a aferição da temperatura, higienização das mãos com álcool em gel. Ao entrar na sala de aula, os alunos deverão respeitar o distanciamento social.
Outra medida adotada foi a suspensão do uso de copos, a Secretaria de Educação vai disponibilizar garrafas de água para toda rede municipal, que não poderão ser compartilhadas. Além disso, os estudantes serão orientados a manter o distanciamento social no intervalo, onde não será permitido abraços e apertos de mão.
Cuidados redobrados para quem precisar utilizar os banheiros das unidades de ensino. Foram instalados dispensers com sabão líquido, para que todos possam higienizar bem as mãos. No combate à Covid-19, ninguém pode deixar de fazer o uso de máscara e seguir de perto os protocolos sanitários.
Vale destacar que a Prefeitura Municipal de Itaguaçu da Bahia iniciou desde a última quarta-feira (25), a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes com 12 anos e jovens com idades inferior a 18, com comorbidades, deficiência permanente grave, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há bem pouco tempo).
Na página oficial da Prefeitura Municipal Itaguaçu no Facebook foi informado o calendário de imunização para esta quarta-feira (01), como segue:
VACINAÇÃO 2ª DOSE
ATENÇÃO PARA AS DATAS:
ASTRAZENECA – PARA QUEM TOMOU A 1ª DOSE ATÉ DIA 20 DE JUNHO
CORONAVAC – PARA QUEM TOMOU A 1ª DOSE DE 28 A 30 DIAS
Fonte: Central Notícia
Os veículos fircaram totalmente destruídos com o impacto - Foto: Reprodução/ WhatsApp
Um acidente entre um carro e uma moto deixou pelo menos seis feridos na rodovia BA-148, imediações do município de Ibititá, no último domingo (29). A polícia não informou o que provocou o acidente.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para o local. As vítimas foram socorridas para o Hospital Regional de Irecê (HRI). Não há informação sobre o estado de saúde das pessoas envolvidas no acidente.
Com o impacto, a motocicleta partiu ao meio e o carro ficou totalmente destruído.
Fonte: Da Redação
De acordo com o secretário de Educação Ancelmo Machado, escolas adotaram todas as medidas de segurança necessárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus e o retorno, por meio do ensino híbrido, está acontecendo de forma segura na cidade
Com adesão de 90% dos alunos, a rede municipal de ensino da cidade de Presidente Dutra retomou as atividades presenciais nessa segunda-feira (30) por meio do ensino híbrido, onde os mais de 2,4 mil estudantes frequentam as escolas duas vezes por semana após mais de um ano e meio de atividades remotas em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com o secretário de Educação Ancelmo Machado, todas as medidas sanitárias indicadas pelo Ministério da Saúde foram adotadas e o retorno aconteceu sem grandes contratempos. “Estamos fazendo tudo que é possível para essa retomada segura, inclusive com doação de máscara e garrafas para as crianças, e vemos que já está dando certo. Pelo menos 90% dos alunos voltaram para a escola, o que demostra a confiança dos pais, que receberam um cartilha com todas as orientações”, explicou.
No modelo híbrido, 50% dos estudantes frequentam a escola nas segundas e quartas-feiras e os outros 50% nas terças e quintas-feiras. O último dia útil da semana é reservado para a realização de planejamentos por parte dos professores. Nos dias que os alunos estão fora da escola, todos recebem atividades para execução de forma remota.
De acordo com a Secretaria de Educação, para a retomadas das aulas, todas as escolas da rede municipal receberam adequações e reparos necessários. “Após visita técnica da vigilância sanitária municipal, foram adquiridos equipamentos de proteção individual, máscaras descartáveis, álcool em gel, toucas descartáveis, além de materiais para a higienização individual e dos espaços. No retorno, esses itens estão disponíveis aos profissionais da escola e aos alunos”, destaca a pasta, que também organizou reuniões com o Comitê de Enfrentamento à COVID-19, diretores e coordenadores das unidades escolares para apresentar e discutir os protocolos de biossegurança adotados para o retorno.
A cartilha enviada aos pais orienta que todos se certifiquem de que o aluno ou outra pessoa da família não esteja apresentando sintomas característicos do coronavírus, como febre alta, tosse, falta de ar, cansaço, dor de cabeça, dor de garganta. Os responsáveis também devem orientar o uso da máscara desde o transporte escolar, respeitando, inclusive, as marcações nas poltronas e o distanciamento social.
Na entrada da escola, é importante evitar a aglomerações e também passar pela triagem realizada pela instituição, com medição de temperatura, desinfecção das mãos com álcool em gel 70%, verificação do uso correto de máscaras. Os intervalo acontecem de forma escalonada, uma turma por vez, com duração de no máximo 15 minutos.
Necessidade
Machado afirma que a retomada das aulas presenciais é uma necessidade, levando em conta a queda nos níveis de aprendizagem das crianças e adolescentes, as dificuldades de manter o ensino totalmente remoto, bem como o avanço da vacinação contra o coronavírus no município.
No momento, Presidente Dutra apresenta seis casos ativos da doença e nenhum paciente internado.
Fonte: Central Notícia
Durante entrevista, o advogado Ademir Ismerim admitiu que “todo mundo pode ser candidato em João Dourado”.
Ismerim fez, ainda, uma ressalva, excluindo desta possibilidade “apenas a pessoa que contaminou a chapa”, provavelmente fazendo referência à Rita de Dr. Celso.
A afirmação em meio a uma discussão que acontece no município, onde se questionou a possibilidade de Di Cardoso vir a disputar as eleições suplementares que acontecerão no município, possivelmente em novembro ou dezembro.
Matéria relacionada:
Chapa desiste de recurso e cidade de João Dourado terá nova eleição
Fonte: Caraíbas FM
Imagem: Reprodução
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia puniram a ex-prefeita de América Dourada, Rosa Maria Dourado Lopes, e o atual prefeito, Joelson Cardoso do Rosário, com a determinação de que devolvam aos cofres municipais R$14.388,70 e R$28.636,09, respectivamente, com recursos pessoais, em razão da omissão na cobrança de multa aplicada pelo TCM, o que acarretou na sua prescrição. A decisão foi proferida pelo relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, na sessão desta quinta-feira (26/08), realizada por meio eletrônico.
A multa prescrita, no valor atualizado de R$43.024,78, foi imposta ao então presidente da Câmara de América Dourada, Márcio de Oliveira Costa, no julgamento do processo TCM nº 03702-13. A penalidade foi imputada no exercício de 2013 e prescreveu no ano de 2018.
Segundo o conselheiro José Alfredo Rocha Dias, a ação de execução proposta pelo atual prefeito, Joelson Cardoso do Rosário, é ineficaz. “A ação foi proposta em 30/01/2019, enquanto a multa já havia sido tragada pela prescrição desde o dia 03/09/2018”. Determinou, deste modo, a responsabilização dos gestores pelo referido prejuízo aos cofres municipais – na proporção do seu período de gestão –, na medida em que não cumpriram com o dever de efetivar a cobrança administrativa ou judicial.
A ex-prefeita Rosa Maria Dourado Lopes esteve no cargo pelo período de 01/01/2017 a 31/12/2020. Já Joelson Cardoso do Rosário foi prefeito de 01/01/2013 a 31/12/2016 e assumiu um novo mandato 2021.
Cabe recurso da decisão.
Fonte: TCM-BA
Um homem acusado de matar Jakeline Oliveira Costa, 17 anos, no dia 4 deste mês, foi preso na terça-feira (24) por policiais da Delegacia Territorial de João Dourado, região de Irecê. Ele é acusado de atirar contra a amante e depois colocar fogo no corpo. O comparsa dele no crime também foi preso no mesmo dia.
O preso também é envolvido com o tráfico de drogas na cidade. "Eles tinham um relacionamento amoroso, porém ele era casado e a amante não aceitava o fim da relação, então, para se livrar, ele acabou matando a vítima", disse o Coordenador Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê), Ernandes Reis Santos Júnior.
O homem segue custodiado na DT de João Dourado, onde se encontra à disposição do Poder Judiciário.
Fonte: Polícia Civil da Bahia
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...