Assuruá 5 fará parte do Complexo Assuruá e terá capacidade instalada de 244MW
A Omega Desenvolvimento, empresa que desenvolve e implementa os novos projetos de energia renovável da Omega Energia, vai ampliar o Complexo Assuruá, na Bahia que, atualmente, possui 353 MW em operação (de propriedade da Omega Geração) e 212MW do projeto Assuruá 4 em construção.
O novo projeto, chamado de Assuruá 5, terá início das obras de instalação previsto para o primeiro trimestre de 2023 e sua capacidade total instalada será de 244MW. Com esse novo ativo, a Omega Desenvolvimento completa a estruturação de 456MW em novos projetos eólicos apenas em 2021.
Para viabilizar o Assuruá 5, a empresa assinou um acordo vinculante com um fabricante de aerogeradores de primeira linha para o fornecimento das turbinas. A energia gerada neste ativo será totalmente dirigida ao mercado livre, auxiliando no processo de transição energética das empresas.
O ativo entra no portfólio para reforçar o compromisso da Omega com a sustentabilidade por meio da geração de energia limpa, barata e simples, além de valorizar as comunidades nas quais está inserida. "Essa é mais uma iniciativa que beneficiará o país como um todo, além de levar desenvolvimento econômico e social ao interior da Bahia. O suporte que temos do governo local para o sucesso deste empreendimento é fundamental. Estamos muito felizes em contribuir, mais uma vez, para o desenvolvimento da região e levar aos nossos clientes a energia mais limpa e de menor custo do Brasil", afirma Rogério Zampronha, CEO da Omega Desenvolvimento.
A Omega tem uma história de projetos sociais muito relevantes na região do entorno do Complexo Assuruá, onde se destacam o projeto "Da Raiz ao Grão", que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca através da reforma e substituição de equipamentos da casa de farinha do município de Gentio do Ouro; o projeto "Ecolar", que promoveu a instalação de 193 sistemas ecológicos de tratamento de esgoto, permitindo a implantação dos quintais produtivos; e nosso terceiro Centro de Educação, localizado na sede de Gentio do Ouro, com início das aulas previstas para 2022 e capacidade de atender aproximadamente 500 alunos em diferentes cursos e projetos de educação.
Grupo Omega
Fundado em 2008, o Grupo Omega já nasceu renovável e hoje é a maior geradora brasileira de energia renovável. Detentora da primeira plataforma 100% digital de compra de energia limpa, a Omega é considerada referência em ESG no setor que atua, com projetos estruturantes na preservação do meio ambiente e de melhorias sociais e educacionais nas regiões que possui operações. Presente em sete estados brasileiros, possui uma capacidade instalada de 1.869 MW, equivalente a energia consumida por aproximadamente 3,8 milhões de residências.
A Omega tem sede em São Paulo e conta com mais de 200 co-empreendedores alocados em todo o Brasil, que são movidos pelo propósito de transformar o mundo por meio da energia limpa, barata e simples. Possui atuação em todos os submercados de energia e atua desde o desenvolvimento dos projetos, geração de energia até a comercialização, com as empresas Omega Desenvolvimento, Omega Geração e Omega Comercializadora.
Omega Desenvolvimento
A Omega Desenvolvimento é a unidade de projetos e implantação de novos ativos renováveis do Grupo Omega. Com soluções de longo prazo para clientes industriais, do agri-business e comerciais, é uma das principais parceiras das companhias para a construção de uma sociedade com energia limpa, sustentável e competitiva. Atualmente, possui projetos eólicos e solares em desenvolvimento no Nordeste do Brasil.
Fonte: Ascom: Grupo Omega
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...