O município de Barreiras, na região oeste da Bahia, recebeu nesta semana piscicultores de toda a região, que participaram do 2º Workshop de Piscicultura. O evento foi realizado pela prefeitura municipal de Barreiras, por meio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia, e contou com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
O workshop foi realizado em dois projetos públicos de irrigação implantados pela Codevasf — Barreiras Sul e Barreiras Norte. A Companhia participou ainda da elaboração da programação do evento. Além disso, dois técnicos da Companhia realizaram palestras.
Rodrigo Bernardes, do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf em Xique-Xique (BA), fez no evento uma apresentação sobre o manejo de piscicultura em viveiro (tanque) escavado, enquanto Walkyria Feitosa, do Escritório de Apoio Técnico da Companhia de Barreiras, realizou palestra sobre sanidade na piscicultura, abordando controle e medidas preventivas. As duas unidades são ligadas à 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.
“O workshop trouxe uma visibilidade muito grande para a piscicultura na região, além de disseminar conhecimentos que contribuem com o fortalecimento da atividade. Vale destacar a participação da Codevasf, que deu todo o apoio necessário para a realização dessas atividades tão importantes”, afirmou Walkyria Feitosa.
As duas palestras dos técnicos da Companhia aconteceram na terça-feira (9), primeiro dia do evento, no Povoado de Baraúna, no projeto irrigado Barreiras Sul. O workshop contou ainda com apresentação sobre a produção de peixes no sistema de bioflocos. No primeiro dia houve ainda atividades práticas sobre dimensionamento de viveiro (tanque) e qualidade de água; biometria e nutrição alimentar; e produção de peixes no sistema de bioflocos.
“Vale destacar que o projeto São Desidério/Barreiras Sul está se tornando referência em diversificação da produção por agricultores familiares com o cultivo de peixes em viveiros escavados em 134 lotes. A atividade já ocupa 121,9 hectares de um total de 1.718 hectares. A produção de peixes no projeto já alcança 1.955,74 toneladas por ano, sendo que mais da metade da produção é das espécies tambacu e tambatinga, com 1.260.130 quilos por ano”, disse Walkyria Feitosa.
“Segundo dados de 2018 do IBGE, o município de Barreiras é responsável pelo total de 54% do pescado no estado na Bahia. Logo em seguida, às espécies tambacu e tambatinga, destacam-se o cultivo do tambaqui, com 525.530, enquanto pintado, cachara, cachapira, surubim e pintachara correspondem a 65.240 quilos. A reprodução do pirarucu, peixe originário da Amazônia, vem crescendo entre os produtores, chegando a 61.650 quilos produzidos no ano”, completou a analista da Codevasf.
Na quarta-feira (10), segundo dia do evento, as atividades aconteceram no projeto de irrigação Barreiras Norte, com curso de produção de subprodutos de pescado e curso de filetagem de tilápia e produção de peixe espalmado.
Fonte: Codevasf
O Grupo Globo decidiu acabar com as marcas das rádios CBN e Globo. Segundo o colunista Ricardo Feltrin, do Uol, serão substituídas, possivelmente, pelas grifes GloboNews FM e Multishow FM.
A Globo, no entanto, ainda não se manifestou oficialmente. Se for mesmo implantada, a GloboNews FM deve reproduzir a programação atual da GloboNews, mas há possibilidade de que também tenha uma produção exclusiva, com jornalistas e colunistas próprios (como a Globo faz com seus sites, por exemplo).
Já a rádio Globo a previsão seria se tornar a Multishow FM, com programação leve, hits e estilos do momento. O atual formato, que privilegia notícias e bate-papos deve ser extinto, deve mudar drasticamente.
Fonte: Bahia Notícias
Vídeo mostra momento em que homem é assassinado a tiros em Irecê, BA — Foto: Montagem/CN
As imagens do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), localizado em Irecê, no Centro Norte da Bahia, mostram o momento em que um homem foi morto a tiros, na manhã deste domingo (14), por volta das 09h30.
Um homem andava por uma calçada – imediações do Mercadão - quando foi surpreendido pelo atirador que deflagrou um disparo contra o rosto da vítima, que correu para dentro de um estabelecimento comercial. O criminoso perseguiu a vítima e disparou mais vezes. O homem morreu no local.
Equipe da CETO registrou a ocorrência (Foto: Polícia Militar)
Após o crime, o suspeito que ainda não foi reconhecido, fugiu. De acordo com informações preliminares, a vítima foi identificada por Antônio Marcos dos Santos, 45 anos.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Polícia Militar estiveram no local. O corpo do homem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil, em Irecê.
Vídeo mostra momento em que homem é assassinado a tiros em Irecê
Fonte: Central Notícia
Em Morro do Chapéu, a produção de orgânicos conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR). Um bom exemplo é o Sítio Arcanjo, que tem como carro-chefe o morango orgânico, mas também trabalha com tomate-uva e amora. Liderado pelo técnico agropecuário Érico Sampaio, o Sítio Arcanjo faz parte da Associação Raízes do Sertão, que conta com quase 200 associados e conta com cursos e consultorias ofertados pela SDR, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).
O Sítio Arcanjo conta com oito funcionários e comercializa os produtos para Irecê e Feira de Santana, tendo como clientes principais mercados de Salvador. Em 2018, foram produzidas, pelo Sítio Arcanjo, 12 toneladas somente de morango. Já para 2019, a previsão é quase dobrar a produção, chegando a 20 toneladas de vendas no ano do morango orgânico, congelado ou fresco.
Fonte: SDR
Todas as chamadas de urgência e emergência das polícias Civil e Militar e dos Bombeiros de Irecê e mais 23 municípios da região passam pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom).
A unidade já recebeu três vezes o Prêmio de Desenvolvimento Policial e contribuiu para reduzir os índices de violência em 50% na área.
Foto de dois policiais, um em pé e outro sentado, vestidos com camisa preta, analisando imagens em diversas telas no Cicom. Outras fotos mostram mais policiais no monitoramento das imagens. Em uma delas aparece três policiais militares fardados conduzindo uma pessoa para a viatura.
Fonte: Cicom Irecê
Após três dias de interrupção, o fornecimento de água começou a ser regularizado na região de Irecê. A causa da suspensão foi um rompimento de grandes proporções, em um trecho da tubulação, em Itaguaçu da Bahia, na última quarta-feira, durante a madrugada.
Devido à complexidade do rompimento, a adutora do São Francisco voltou a funcionar somente na noite da sexta-feira (12).
Por conta da necessidade e emergência, a Embasa também colocou em funcionamento a Adutora do Feijão, que entrou em pleno funcionamento na noite da sexta-feira (12). Com os dois sistemas trabalhando simultaneamente, o abastecimento de água na região começou a ser regularizado durante a madrugada de hoje (13). Até que o fornecimento de água seja normalizado, a Adutora do Feijão ficará em operação, respeitando a outorga autorizada pela Agência Nacional de Águas.
Cidades abastecidas pela Adutora do São Francisco – América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana, Cafarnaum, Central, Ibititá, Ibipeba, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí.
Fonte: Ascom/Embasa Irecê
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá ter progressão de regime e ir para prisão domiciliar. A decisão de retirá-lo da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba deve sair no próximo dia 23, conforme publicou o jornal Correio Braziliense.
Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do triplex do Guarujá.
No entendimento dos juristas, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deve manter a condenação por corrupção, mas, pelo fato de o petista não ter incorporado o imóvel, a lavagem de dinheiro poderia ser descaracterizada. Isso reduziria a pena de imediato e ele teria progressão de regime, indo para o semiaberto.
No novo regime, Lula trabalharia durante o dia. Contudo, mas o sistema penitenciário tem receio de não conseguir garantir a segurança do ex-presidente, o que o colocaria em prisão domiciliar.
Fonte: Correio Braziliense
Equipes da 14ª Coorpin e mais 40 policiais da Cipe Semiárido realizaram a fiscalização no fim da tarde de quinta-feira (11).
Nove celas e 72 detentos da carceragem do Complexo Policial do município de Irecê foram revistados durante ação conjunta entre equipes da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê) e 40 policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido. A fiscalização aconteceu no fim da tarde da última quinta-feira (11), por volta da 17 horas.
Foram apreendidos 17 celulares, 14 carregadores, quatro facas, duas balanças, 13 facas artesanais, 14 cordas improvisadas com trapos de tecidos, quatro pendrives, quatro cachimbos e uma serra. Além de 175g de maconha, 135g de cocaína, cinco cadernos de anotações de drogas, três aparelhos de videogame, cinco cabos USBs, R$70 e oito lâminas de barbear. Seis presos foram transferidos para outras delegacias para causarem tumultos.
O comandante da Cipe Semiárido, major PM Carlos Maltez, ressaltou a importância de realizar ações de controle. “Sempre unimos as forças policiais para fiscalizar o serviço de carceragem, isso ajuda a evitar que objetos ilícitos dentro da carceragem atrapalhem o nosso serviço”, disse.
Já o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis, salientou que todas as medidas cabíveis ao estado são tomadas diante de ações como estas. “São instaurados procedimentos investigativos para apurar a entrada dos itens apreendidos. Temos, também, um planejamento de revistas periódicas (semanal, mensal e semestral) que auxiliam a coibir o tráfico de drogas e as fugas”, explicou.
Fonte: SSP/BA
Atualmente, Jusmari exerce o cargo de deputada estadual onde obteve votação em Irecê e região (Foto: Reprodução/Google)
Um processo contra a ex-prefeita de Barreias, no extremo oeste, Jusmari Oliveira, será remetida à Justiça Federal. O caso se refere a acusação de crime de responsabilidade e irregularidades em licitação quando Oliveira exercia o cargo de prefeita. Atualmente, ela é deputada estadual, onde nas eleições de 2018 obteve votos em Irecê e outras cidades da região. Em decisão desta sexta-feira (12), o desembargador Jeffeson Alves de Assis confirmou parte da posição da 1ª Vara Criminal de Barreirais.
A Justiça local tinha remetido todo processo à Justiça Federal ao considerar que os recursos supostamente usados por Jusmari eram de fundos federais. No entanto, o desembargador acatou os argumentos do Ministério Público do Estado, encaminhando para a Justiça Federal apenas os casos a respeito de licitações.
Assim, a outra parte do processo – que apura supostos desvios de verbas municipais – continuará em julgamento na Vara de Barreiras.
Fonte: Bahia Notícias
Buscando um melhor atendimento à população de Irecê, servidores da Assistência Social participaram na última quarta-feira (10), no auditório da Praça CEU,
da primeira etapa do projeto de formação "Dialogando sobre a Política Nacional de Assistência Social e a Atuação do Serviço Social".
Iniciativa da Secretaria de Assistência Social, o curso acontece em oito etapas, elaborado pelas assistentes sociais Catarina Dourado, profissional responsável pelo desenvolvimento da política de vigilância socioassistencial do município; Michelle Gama, atuante na execução do Programa Bolsa Família; e Lorena Rodrigues, atuante na liberação dos Benefícios Eventuais .
“Esse projeto é muito importante, pois traz uma reflexão sobre a Política Pública da Assistência Social desde o seu surgimento até os dias atuais, além de nos despertar o sentimento de equipe e buscarmos atender de forma eficiente e humanizada”, destaca o secretário de Assistência Social, Rafael Sydartha.
Fonte: Ascom/PMI
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...