Terça-feira, 02 de Julho de 2019
Notícias

A Polícia Civil de São Paulo pediu, nesta segunda-feira (1º), maior prazo para conclusão do inquérito policial que apura a denúncia de agressão e estupro da modelo Najila Trindade Mendes de Souza pelo jogador de futebol Neymar Jr. O crime teria acontecido no dia 15 de maio deste ano, durante o encontro com o jogador em um quarto de hotel em Paris, na Fran

A Justiça é quem vai decidir o prazo adicional que a polícia civil terá para finalizar o inquérito. Mais informações não podem ser fornecidas porque o caso segue sob sigilo de Justiça.

Em 13 de junho, o jogador Neymar depôs na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, na zona sul da capital paulista, durante cerca de três horas. A delegada Juliana Bussacos preside o inquérito. Na saída do local, o jogador agradeceu o apoio e as mensagens que está recebendo, além de dizer que estava muito tranquilo.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 02 de Julho de 2019
Notícias

Após o governo de Cuba cancelar o programa ‘Mais Médicos’, no início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), a médica Maydelkis Ferrer Guzman decidiu ficar no Brasil e fixar residência em Jacobina, município da Chapada Norte. Lá, ela passou a vender churrasquinho nas ruas da cidade chapadeira e ganhou a atenção da mídia. Guzman chegou na Bahia através do programa federal e prestou serviços no posto do bairro Caixa D’água, a cerca de dois anos.

“Me casei aqui e decidi ficar. E como não posso mais atuar na área médica, tive que procurar outro meio de renda, mesmo que provisoriamente”, disse a profissional de medicina ao site Bahia Acontece. May, como gosta de ser chamada, disse que gosta de sua nova atividade. Para ela, é uma oportunidade de ter contato com outras pessoas, fazer novos amigos, mas explica que o trabalho é provisório.

“Estou buscando oportunidade de fazer o Revalida [Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos] e voltar a atuar como médica no Brasil, já que o novo programa não contratou os médicos cubanos que ficaram no Brasil, apenas profissionais brasileiros e estrangeiros de outros países, mas não de Cuba”, contou.

A médica disse ainda que, assim como ela, mais três médicas cubanas decidiram ficar na região de Jacobina e procuram novas oportunidades no país que adotaram. May vende espetinhos de quinta a domingo, ao lado do Clube do Leader, na cidade de Jacobina.

Fonte: Bahia Acontece



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 01 de Julho de 2019
Notícias

Os governadores do Nordeste divulgaram, na manhã deste domingo (30), uma carta sobre os diálogos entre membros do Judiciário e do Ministério Público, recentemente publicados pelo site Intercept Brasil e outros veículos de comunicação. No documento, eles cobram "a pronta e ágil apuração de tudo, com independência e transparência". Leia a íntegra da carta:

"CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE

30 de junho de 2019

ABUSOS DEVEM SER INVESTIGADOS

As seguidas revelações de conversas e acordos informais entre membros do Judiciário e do Ministério Público, em Curitiba, divulgadas pelo Theintercept.com e outros veículos de comunicação, são de muita gravidade. As conversas anormais configuram um flagrante desrespeito às leis, como se os fins justificassem os meios.

Não se trata de pequenos erros; são vidas de seres humanos e suas histórias que se revelam alteradas em julgamentos fora das regras constitucionais, legais e éticas. Todos sabem que um juiz deve ser imparcial e por isso não pode se juntar com uma das partes para prejudicar a outra parte. Acreditamos que a defesa da real imparcialidade dos juízes é um tema de alto interesse inclusive para eles próprios. Assim, manifestamos nossa confiança de que a imensa maioria dos magistrados e membros do Ministério Público que, com seriedade e respeito à lei fazem o verdadeiro combate à corrupção e outros crimes, podem apoiar as necessárias investigações nesse caso.

Agora, um dos trechos das conversas divulgadas destacam o Procurador Deltan Dallagnol sugerindo busca e apreensão na residência do hoje Senador pela Bahia, Jaques Wagner. E a justificativa do coordenador da Lava Jato? "Questão simbólica", ou seja, ao lixo o direito. É mais uma revelação de extrema gravidade.

É inadmissível uma atuação que se denúncia  ilegal entre membros do Ministério Público e do Judiciário, combinando previamente passos de uma importante investigação, com o intuito de perseguir e prender pessoas. Em discurso recente, na Cúpula Pan-Americana de Juízes, o Papa Francisco já demonstrou a sua preocupação com atos abusivos e de perseguição por meio de processos judiciais sem base legítima.

Reivindicamos a pronta e ágil apuração de tudo, com independência e transparência. É preciso também avaliar o afastamento dos envolvidos. Defendemos, ainda, a revisão ou anulação de todo e qualquer julgamento realizado fora da legalidade.

Outrossim, sublinhamos a relevância de o Congresso Nacional concluir a votação do Projeto de Lei sobre Abuso de Autoridade.

Apoiamos firmemente o combate à corrupção, porém consideramos que também é uma forma de corrupção conduzir processos jurídicos desrespeitando deliberadamente a lei.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 01 de Julho de 2019
Notícias

Durante o São Pedro da Boa Vista, em Irecê, equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializada (CIPE) Semiárido estiveram mobilizadas com ações preventivas e, se necessário, repressivas, ao longo de toda a programação do evento.  As comemorações, que tiveram início na noite de ontem, sábado (29), finalizaram neste domingo (30).

Cidades da região e outras localidades adjacentes também tiveram a presença da CIPE Semiárido.  ‘Guarnições realizaram o  patrulhamento tático móvel  em Irecê, Xique-Xique, Tapiramutá, Mairi, Pintadas e Mulungu do Morro nos perímetros e vias de acesso dos locais dos eventos realizando, Abordagens,  visando a segurança de todos’, diz uma nota enviada à imprensa.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 30 de Junho de 2019
Notícias

O Mercosul e a União Europeia finalizaram na sexta-feira (28), as negociações para o acordo entre os dois blocos. O tratado, que abrange bens, serviços, investimentos e compras governamentais, vinha sendo discutido há duas décadas por europeus e sul-americanos. A rodada final de negociações foi iniciada por técnicos na semana passada. Diante do avanço nas tratativas, os ministros do Mercosul e da União Europeia foram convocados e, desde a quinta-feira (27), estão fechados em reuniões na Bruxelas.

O acordo entre Mercosul e União Europeia representa um marco. É segundo maior tratado assinado pelos europeus – perde apenas para o firmado com o Japão, segundo integrantes do bloco – e o mais ambicioso já acertado pelo Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Com a vigência do acordo, produtos agrícolas de grande interesse do Brasil terão suas tarifas eliminadas, segundo o governo, como suco de laranja, frutas (melões, melancias, laranjas, limões, entre outras), café solúvel, peixes, crustáceos e óleos vegetais.

Em coletiva de imprensa em Bruxelas após o anúncio, a ministra da Agricultura Tereza Cristina disse que houve concessões em termos de volume de produtos e de taxas de ambos os lados. Mas não deu maiores detalhes. “Vocês verão o acordo que será publicado no fim de semana”, diz. Os exportadores brasileiros também terão acesso preferencial para carnes bovina, suína e de aves, açúcar, etanol, arroz, ovos e mel. Antes do acordo, apenas 24% das exportações brasileiras, em termos de linhas tarifárias, entravam livres de tributos na União Europeia.

Com o acordo, praticamente 100% das exportações do Mercosul terão preferências para melhor acesso ao mercado europeu. Após assinado, o tratado precisa passar pelo crivo do Parlamento de todos os países envolvidos, além dos parlamentares da União Europeia. Enquanto isso, pode vigorar com regras transitórias. O avanço dos “verdes” no Parlamento Europeu, porém, pode causar dificuldades nessa fase.

Vinte anos de negociação

As conversas para o acordo foram lançadas em junho de 1999. Uma troca de ofertas chegou a ser feita em 2004, mas decepcionou os dois lados e as discussões foram logo interrompidas. Em 2010, as negociações foram relançadas. Desde então, houve idas e vindas com momentos de resistências tanto do lado do Mercosul quanto do lado da União Europeia. Em 2016, os dois blocos voltaram a trocar propostas e, neste ano, havia a percepção de que faltava muito pouco para um acerto.

Para a rodada final, o governo brasileiro enviou a Bruxelas o chanceler Ernesto Araújo, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o secretário especial de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Marcos Troyjo. O clima era de otimismo e o Brasil se preparava para anunciar um desfecho favorável já na noite de quinta-feira.

Mas muitos detalhes referentes ao setor agrícola ainda não tinham sido resolvidos, segundo uma fonte próxima às conversas que correm na Bélgica. O clima pesou em diversos momentos e houve tensão entre os negociadores, conta essa fonte. Ao longo desta sexta, porém, foi possível alcançar um consenso.

Fonte: Revista Exame



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 30 de Junho de 2019
Notícias

Irecê - O São Pedro da Boa Vista, iniciado neste sábado (29), foi marcado pela alegria e paz e por grandes apresentações de artistas locais durante todo o dia.

Ponto alto da festa, subiu à noite ao palco a banda de reggae Tribo de Jah, levantando o grande público que marcou presença e cantou junto, com grande entusiasmo, da primeira à última música.

A história da banda Tribo de Jah iniciou-se na Escola de Cegos do Maranhão, onde, em 1986, se conheceram os quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial (apenas em um olho), lugar em que viviam em regime de internato, começaram a desenvolver o gosto pela música improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes. Posteriormente passaram a realizar shows nos bailes populares da capital (São Luiz) e outras cidades do interior do estado, crescendo e sendo reconhecida em todo o Brasil.

O São Pedro da Boa Vista segue neste domingo (30) com apresentações de artistas locais e da banda Asas Livres.

Fonte: Ascom - PMI



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 29 de Junho de 2019
Notícias

A prefeitura de Ibititá, na região de Irecê, não conseguiu suspender uma sentença em que é obrigada a realizar concurso público. É que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), nesta sexta-feira (28), negou um pedido de liminar da gestão local. Segundo decisão do Tribunal Pleno do TJ-BA não ficou evidenciado a “ameaça à ordem e economia públicas” nem que o concurso poderia causar “comprometimento” do caixa da prefeitura.

Além dessas situações, a prefeitura argumentou que o concurso seria inviável devido também a limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e perdas oriundas do ajuste econômico do governo federal.  Com a decisão desta sexta permanece em vigor a decisão da Comarca de Irecê, responsável pelos processos de ibititá.

Assim, o prefeito local terá de realizar concurso em prazo de 180 dias em substituição a servidores contratados sem passar pelo processo seletivo. A multa em caso de desobediência é de R$ 10 mil diários.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 28 de Junho de 2019
Notícias

Na tarde de quarta-feira (26), uma plantação com mais de 1.200 mudas de maconha foi localizada por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, na localidade de Campeado, zona rural do município de Santo Sé, Região Norte do estado. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado da Bahia.

Segundo a SSP/BA, a droga foi localizada com uso de drone utilizado para confirmar informações anônimas que relatavam a plantação. Ainda conforme o órgão, uma moto modelo CG Titan preta, placa JSB-3016, e documentos foram localizados nas proximidades da lavoura.

À assessoria de comunicação da SSP, o comandante da Cipe Caatinga, major PM Adriano Souza Dias, disse que as mudas poderiam chegar a valer R$ 480 mil. “Estas mudas levam de 2 a 3 meses para serem colhidas. O crescimento é muito rápido, o que dificulta sua descoberta”, enfatizou o oficial. T

A motocicleta e parte da droga foram encaminhadas para a delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
Notícias

Foto: Reprodução

Uma jovem identificada por Ailane Pereira do Nascimento cometeu suicídio na cidade de Irecê, no centro norte baiano.

Segundo informações checadas pelo Central Notícia, Ailane era psicóloga e trabalhava no município de Ibotirama, por meio de concurso público e também prestava serviço em Muquém do são Francisco, na região de Barra do Rio Grande.

Em Irecê, ela veio passar o período junino com familiares. Na manhã desta quinta-feira (27), após preparar a mamadeira para seu bebê de apenas 7 meses, a psicóloga foi até um quarto e tirou sua própria vida, utilizando um cinto.

Ailane estava sofrendo com depressão. Era uma mulher batalhadora e querida por todos, de acordo com pessoas de sua convivência.  Ela morou alguns anos em São Paulo, onde conseguiu concluir com muito esforço o curso de psicologia. Ainda não há informações sobre data e local de velório e sepultamento.

Neste momento de dor e despedida, enviamos nossas condolências e todo apoio à família enlutada. Equipe do CN.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
Notícias

Após participar do São de Irecê, o cantor Felipe Rodrigues juntamente com sua banda Xote Regueado passou por um momento de turbulência, quando se deslocava para Brasília-DF. A Van que transportava o cantor e sua banda pegou fogo em uma rodovia.

O incidente ocorreu na tarde de terça-feira (25). Dez músicos da banda do artista estavam a bordo, inclusive o Felipe Rodrigues. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

O cantor acredita o que o incêndio ocorreu por causa de defeito técnico no veículo. A banda Xote Regueando tocou em Irecê no domingo (23) e estava no caminho de retorno à capital federal. Antes que se alastrasse, o fogo foi contido com o uso de um extintor.

O forrozeiro Felipe Rodrigues é natural de Irecê, mas mora em Brasília há muitos anos, onde se dedica a música e faz shows no entorno do Distrito Federal.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp