Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
Notícias

Na noite deste domingo (16), por volta das 23h, uma motocicleta Honda CG 125 Fan ES, cor vermelha, placa JSJ-9424, com restrição de roubo, foi recuperada por uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializada (CIPE) Semiárido, na cidade de Xique-Xique, região do Vale do São Francisco.

A polícia informou que o veículo estava estacionado na Praça da Bíblia, próximo ao colégio Senhor do Bonfim. O proprietário não foi localizado.

A motocicleta foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
Notícias

Nos dias 13 e 14 de junho,  quinta e sexta-feira, foi sendo realizado o IV arraia da clínica de hemodiálise de Irecê. O Evento, que tem apoio e participação dos alunos do 10° semestre de Enfermagem da FAI, tem como objetivo desenvolver atividades de entretenimento para pacientes e acompanhantes da clínica.

A ação, que conta com a participação de artistas locais, está promovendo atividades como brincadeiras, bingo, com distribuição de diversos prêmios, danças juninas e outras atividades regadas com muita música.

Além da programação cultural o Arraiá da Clínica de Hemodiálise também teve espaço para que os alunos trabalhassem com orientações sobre hábitos e cuidados para uma saúde, qualidade de vida e tratamento duradouro.

Fonte: Ascom - FAI



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 16 de Junho de 2019
Notícias

Uma motocicleta modelo Honda Bros 150, placa FYW-3G39, foi levada por assaltantes na noite deste sábado (15), na BR-330, próximo a entrada da localidade do Olho D'Água, zona rural do município de Gentio do Ouro, região de Irecê.

De acordo com a polícia, o condutor da moto foi abordado por dois homens com roupas camufladas e capacetes. Um dos criminosos estava portando uma arma de fogo. A vítima foi ameaçada, não reagiu e entregou a motocicleta.

O proprietário do veículo registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 16 de Junho de 2019
Notícias

Foto: Reprdução/Facebook

Prestes a completar 114 anos de idade, morreu na manhã desta sexta-feira (15) em Ipupiara, Innocencio Marcelino Dourado, ou "Seu Nuscenço" como é carinhosamente chamado por seus familiares e amigos. Ele nasceu no dia 22 de Junho de 1904, no município de Ipupiara-BA.

Em 2014, no seu aniversário de 110 anos, uma missa de ação de graças foi celebrada pelo Bispo Dom Frei Luiz Flávio Cappio, na igreja São João Batista em Ipupiara, um dos momentos marcantes para toda família do "Seu Nucenço"...

Saiba mais sobre a vida de Seu Innocencio, clicando aqui.

Fonte: Cultura & Realidade



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 15 de Junho de 2019
Notícias

Intensificar ainda mais a qualificação de médicos e enfermeiros no atendimento às vítimas das emergências cardiológicas mais recorrentes, a exemplo da parada cardiorrespiratória, infartos e arritmias. Esse é o objetivo do curso ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support), que será ministrado de sexta (14) a domingo (16), a partir das 8h, no auditório do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Irecê. Voltado para os profissionais que atuam no complexo hospitalar, o encontro irá aliar teoria e exercícios práticos através da utilização de manequins especialmente projetados para o manejo em cenários ultrarrealistas.

O treinamento será ministrado por médicos do Curem – Cursos em Urgências e Emergências, unidade Salvador. “No cenário atual é imprescindível que as emergenciais cardiovasculares sejam bem conduzidas de acordo com os protocolos internacionais vigentes. A capacitação de profissionais médicos e de enfermagem, bem como a padronização de condutas e o gerenciamento de protocolos, sem dúvida propicia uma maior possibilidade de salvar vidas”, explica a médica Lara Azevedo, líder clínica da unidade.

Fonte: Ascom - Sesab



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 14 de Junho de 2019
Notícias

Objetos foram apreendidos durante operação na manhã desta sexta-feira (14) — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Celulares, dinheiro, drogas e outros objetos foram apreendidos na manhã desta sexta-feira (14), durante uma operação de revista nas celas da Delegacia de Polícia Civil de Irecê. A ação contou com 50 policiais civis e militares.

Em nota, a Polícia Civil informou que a ação faz parte da 2ª fase da Operação São João Limpo, que cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, além da revista na carceragem da delegacia.

Durante a operação, foram encontrados também 50 metros tereza(Corda feita de lençóis), um rádio pequeno, quatro lâminas tipo, faca, quatro colheres de metal, uma balança pequena, um vergalhão em forma de cruz, duas brocas de furadeira, um videogame, um espelho quebrado, quatro pedaços de ferro, cinco carregadores de celular, dois fones de ouvido, 01 caderno de anotações de tráfico, uma placa de celular, 90 trouxinhas de maconha, 03 trouxas maiores (56g), R$ 25,00  em dinheiro (papel) e  R$ 4,80 em moeda.

Ainda segundo a Polícia Civil, foram revistadas as nove celas, bem como realizada busca pessoal nos 61 (sessenta e um detentos) detentos.

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 14 de Junho de 2019
Notícias

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), realizou dois peixamentos neste mês de junho que introduziram 60 mil alevinos de curimatá, espécie nativa do rio São Francisco, nos município de Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique. Os dois peixamentos aconteceram no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.

As duas ações contaram com a presença de estudantes e em cada uma delas foram disponibilizados 30 mil alevinos de curimatá. Em Bom Jesus da Lapa, a ação aconteceu nesta terça-feira (11/6), introduzindo os peixes no rio São Francisco na localidade da Barrinha. A ação foi realizada em parceria com a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-32, sediada em Bom Jesus da Lapa, e com o campus de Bom Jesus da Lapa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano).

Estudantes do curso técnico em agricultura soltaram os peixes no rio, juntamente com os pescadores, seguindo as instruções de Rodrigo Bernardes, técnico da Codevasf lotado no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique. “O peixamento é uma atividade de revitalização do rio São Francisco. A ação da Codevasf visa recuperar não só a natureza, mas também beneficiar toda a comunidade que vive no entorno do rio, com a futura comercialização dos peixes, garantindo o sustento, ou com o consumo próprio, promovendo a segurança alimentar”, disse Rodrigo Bernardes.

“Essa não é uma ação isolada. Existe uma série de ações que a Codevasf e o Governo Federal fazem visando a revitalização do rio, fazendo a sua parte. Mas cada estudante que está aqui hoje e cada cidadão, de modo geral, pode fazer também a sua parte em suas próprias casas ou nas ruas evitando atitudes inadequadas. Cada um tem um papel para ajudar a revitalizar o rio”, complementou Bernardes.

Nos dois peixamentos, os peixes foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (2ª/CIRPA), localizado em Xique-Xique, que é ligado à 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.

Os estudantes demonstraram muita animação com a atividade. “Foi maravilhoso a gente conhecer mais um pouco sobre as espécies de peixe, libertar eles, de forma adequada, no rio. Ter acesso a cuidados necessários tanto para a preservação do rio quanto para a preservação das espécies que vivem nele. Foi uma ação maravilhosa”, disse Gerlaine Dourado, estudante do segundo ano do curso técnico em agricultura do IFBaiano.

“Essa é uma atividade muito importante para o futuro. E os estudantes são o futuro. Eles têm o papel de levar os conhecimentos que adquiriram hoje adiante. É muito importante que eles conheçam desde cedo a importância dessas atividades de preservação. Gostaria de agradecer pela troca de experiência e, em nome do IFBaiano, agradecer à Codevasf pela ação. Espero que os estudante levem o que aprenderam aqui hoje para toda a vida”, disse Jefferson de Sá, coordenador do curso técnico em agricultura do IFBaiano.

“Estou muito feliz por estar participando aqui dessa ação. A gente gostaria que esse conhecimento que esses estudantes adquiriram aqui fosse utilizado mais para a frente. Contamos com esses estudantes para ações que possam reparar o que já foi degradado e para conscientizar e evitar mais degradação com coisas que podem ser evitadas, como o descarte de lixo, de plástico, em locais inadequados, fazendo com que eles acabem chegando e se acumulando no rio”, diz Nerivaldo Barros, presidente da colônia dos pescadores.

Anteriormente, em Xique-Xique, a ação foi feita na Ipueira, no Porto das Pedras, em parceria com a prefeitura municipal, e contou com a participação de alunos da Escola Municipal Professora Anita de Carvalho Silva. Além dos alunos, os técnicos da Codevasf soltaram os alevinos junto com representantes da prefeitura, pescadores e professores.

Além do repovoamento do rio São Francisco, recompondo os estoques pesqueiros, a ação teve caráter educacional para mostrar principalmente para estudantes e pescadores a importância de uma consciência ambiental, para a preservação da natureza.

Fonte: Ascom - Codevasf



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 14 de Junho de 2019
Notícias

O secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, e a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, receberam na tarde desta quinta-feira (13) os deputados estaduais Jacó Almeida Neto, Eduardo Alencar e Marcelo Veiga, para dialogarem sobre o uso sustentável dos recursos hídricos da Bacia do Rio Utinga.

Os deputados estaduais apresentaram a problemática do uso racional das águas do Rio Utinga. “Estamos vivendo um momento confortável, tendo em vista que nos períodos de chuva a situação é amenizada pela recarga hídrica, com oferta regular e níveis de água compatíveis com a demanda ao longo do rio. Entretanto, essa situação não será a mesma nos próximos meses, e precisamos discutir soluções para o conflito hídrico na região”, afirmou o deputado Jacó Almeida Neto.

“O Governo do Estado tem investimentos para melhorar as condições na época de crise hídrica, como o Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Utinga e APA Marimbus/Iraquara; ações de limpeza da calha do rio, reflorestamento, entre outras”, afirmou a diretora do Inema, destacando que o volume de água captado na Bacia do Rio Utinga é maior do que a vazão que o rio permite.

O secretário ressaltou a participação dos Comitês de Bacias Hidrográficas no avanço das discussões sobre o uso sustentável dos recursos hídricos. “Vamos agendar uma audiência em conjunto com a secretaria da Casa Civil para tratar dos problemas enfrentados pelo Rio Utinga. Precisamos repactuar as demandas do uso da água, mas de maneira sustentável e racional por meio de negociação. E a esfera para discutir isso são os comitês de bacia, onde tem a participação do Estado, dos usuários de água e da sociedade civil”, pontuou.

Também participaram da reunião, Jeandro Ribeiro, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR); os técnicos da Cerb, Pedro Fabiano e Marcus Bulhões; a técnica da Bahiater, Célia Watanabe; o diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio; e a técnica da Sema, Larissa Cayres.

Fonte: Ascom - Sema



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Junho de 2019
Notícias

Cinco meses após a segunda captação de órgãos, o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Irecê, realizou no último dia 30 de maio a terceira captação de sua história. O nobre gesto foi possível graças a autorização da família do paciente Uochinton Alves Boaventura, de 27 anos, que teve a morte cerebral confirmada após um traumatismo cranioencefálico, causado por um acidente automobilístico. Durante o procedimento, realizado pela equipe da Central Estadual de Transplantes da Bahia e por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do complexo hospitalar, foram retirados seis órgãos, sendo dois rins, um coração, um fígado e duas córneas.

“Mesmo em meio a muita dor, a família autorizou a doação dos órgãos porque é importante salvar a vida de outras pessoas. É bom lembrar que nós também poderemos precisar dessa doação um dia”, ressaltou Marcos Miguel Sobrinho, tio do paciente. “Desde o primeiro momento, a família se mostrou muito esclarecida em relação a abertura de todo o processo de doação de órgãos do seu ente querido. É uma situação de dor para os familiares, mas também de esperança para tantas outras famílias que aguardam pelos órgãos que foram doados”, explica o médico Elson Nunes Machado, coordenador da Emergência do Hospital Regional.

Fonte: Ascom - HRI



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Junho de 2019
Notícias

Imagem: Divulgação/ Simone e Simaria

A dupla Simone e Simaria poderá se apresentar no São João de sua terra natal -  Uibaí,  na região de Irecê. A informação foi divulgada por uma página na Rede Social Facebook.

De acordo com informações da página, a apresentação das irmãs será no dia 24 de junho e terá a presença também de Rodrigo Faro, onde gravará uma reportagem para a Record TV.  Elas também iriam se apresentar no São João de Irecê.

O Central Notícia entrou em contato com a assessoria de imprensa da dupla, já que a agenda de shows das sertanejas não está atualizada no site para esse mês junho. Segundo a assessoria, as sertanejas estarão em Uibaí para a gravação do programa [Hora do Faro], mas não afirmou se a dupla irá fazer alguma apresentação no São João.  

As Coleguinhas, como são conhecidas, investem em músicas autorais e são responsáveis por grandes sucessos do forró, como “Eu te Esperarei” e “Sorte”.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp