O prefeito e presidente do CDS, Hipólito Rodrigues Silva, deputado Jacó e secretário Ernani Dourado Lopes (Foto:Isabelle Lamenha)
O prefeito de São Gabriel, Hipólito Rodrigues Silva, e o secretário de Agricultura de Irecê, Ernani Dourado Lopes, estiveram nesta segunda-feira (01/04) reunidos com o deputado estadual Jacó (PT), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Na pauta de discussões, o fortalecimento do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável de Irecê (CDS), do qual o primeiro é presidente.
A assinatura de novos convênios para o Consórcio, que venham a beneficiar os 18 municípios representados na entidade, dominou a conversa. Criado em 2009, o CDS trabalha em prol da recuperação de estradas, regularização fundiária, defesa do meio ambiente, entre outros temas de interesse da região. Segundo o presidente, uma preocupação no momento é com a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para produtos de origem animal.
Empossado em janeiro para o biênio 2019/2020, Hipólito Rodrigues diz que o CDS se insere dentro de uma política mais ampla do governo estadual, e que sua proposta é tratar de forma coletiva e coesa as demandas dos municípios. Reuniões já ocorreram com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).
Fonte: Ascom - Deputado Mário Jacó
Uma criança de 1 anos e 2 meses foi estuprada pelo próprio pai, segundo a Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique. O crime foi registrado na tarde de segunda-feira (01), quando a Polícia Militar foi acionada por vizinhos que acharam o choro contínuo da bebê. As informações são da Polícia Civil.
De acordo com o delegado Alex Roza, a PM foi ao local, mas pai e filha já não estavam. Eles foram localizados na rua após buscas da Polícia Militar, que constatou manchas de sangue na roupa da criança. Levada a uma unidade hospitalar, o médico certificou que a vítima sofreu violência sexual.
Francisco Pinheiro dos Santos foi preso em flagrante. A bebê foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Irecê.
Fonte: Central Notícia
Ex-Globo, a jornalista Rosana Jatobá agora também já não faz mais parte do time de contratados da RedeTV!. Isso porque, após quase dois anos de vínculo, as partes decidiram romper o acordo e a profissional deixou o canal.
Em entrevista para a revista 'Contigo', Rosana revelou o real motivo que a fez deixar o canal de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho. “Eu fui contratada com o propósito de apresentar um programa sobre sustentabilidade, tema ao qual me dedico há anos. A emissora tentou emplacar o projeto, houve um grande interesse, mas o mercado se mostrou muito retraído para investimentos em TV aberta. O digital tem sido o caminho escolhido pelas empresas para comunicar suas ações sustentáveis. Então, não fazia mais sentido dar continuidade a um contrato que dificilmente seria viabilizado, até porque a emissora passa por dificuldades financeiras”, falou a apresentadora.
“Sou grata pelo tempo que fiquei na emissora, por ter me relacionado com pessoas muito interessantes e queridas. Sempre fui muito bem tratada. E sentia um esforço por parte da casa de encontrar um espaço adequado para mim. Agora é hora de seguir com os projetos voltados para sustentabilidade que já desenvolvo no mundo corporativo, com grandes multinacionais”, acrescentou.
Na emissora, a jornalista comandava o 'Leitura Dinâmica' e o 'RedeTV News', mas não era a titular de nenhum desses telejornais. Como ficou sem função, acabou demitida do canal paulista. Vale lembrar que Rosana já trabalhou por 12 anos na Globo e 4 na Band.
Fonte: Notícias ao Minuto
Xique-Xique - Na noite da última sexta-feira (29), um homem de identidade não revelada morreu após trocar tiros com policiais da Companhia de Ações Especiais do Semiárido – Caesa.
Segundo a polícia, os militares receberam a informação que um homem estaria armado e atirando aleatoriamente nas imediações da Central de Abastecimento da cidade.
Uma equipe se deslocou para o local onde localizou o suspeito. Conforme a polícia, foi dada voz de prisão, mas o suspeito não obedeceu e atirou contra os militares, que reagiram.
Atingido pelos tiros, o homem foi levado para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu. A Polícia apreendeu um revólver calibre 32 com três cartuchos deflagrados e dois intactos.
Fonte: Central Notícia
Aconteceu no Gran Fest, em Irecê, solenidade de formatura das turmas dos cursos Técnicos Integrados em Biocombustíveis, Eletromecânica e Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Irecê. Pais, amigos e demais familiares, puderam acompanhar de perto esse ato selene.
Também marcaram presença no evento o Diretor-Geral Pró Tempore do Campus, Prof. Robério Batista, a Diretora de Ensino, Ana Carolina Guedes, o coordenador do curso de Biocombustíveis, prof. Ubaldo Martins dos Anjos, além de professores, técnicos e trabalhadores do Campus.
Para Raynne Pires, formanda em Biocombustíveis, esse foi um momento “único, extremamente especial, que despertou a sensação de dever cumprido”. A concluinte demostra muita gratidão à comunidade do IFBA. “Ao IFBA só tenho gratidão, gratidão por ter me tornada o ser humano que sou hoje, gratidão por todo conhecimento compartilhado, gratidão pelos servidores de corações imensos”. “Se em breve eu me tornar uma engenheira, todos os créditos são para esta instituição”, conclui a agora técnica.
Kévin Mário, concluinte do curso de Eletromecânica, lembrou os desafios enfrentados. “Entrar no IFBA foi algo novo, um pouco complicado, uma nova rotina, pessoas novas, longe da família, horas e horas de estudo”. Segundo ele, “pensar positivo, olhando pra frente, pensar no momento da formatura foi importante”. Para Kévin a formatura foi a realização de um sonho, conseguido com a ajuda de muitos. “Quando fui chamado, quase não vi o que acontecia em volta, pois foi um momento que sonhei tanto, quis tanto que acontecesse. Agradeço a todo o pessoal que nunca desistiu de mim, pelo apoio dos Diretores, professores, pedagogos, de todos os servidores, que sempre me ajudaram e apoiaram. O IFBA pra mim foi uma família”. “Hoje digo que tudo valeu muito a pena. Subir no palco e ouvir meu nome ser chamado, ‘formando Kevin Mário’, foi um momento único na minha vida, que nunca vou esquecer”, conclui.
O concluinte Samuel Miranda, agora Técnico em Informática, lembra sua chegada no IFBA. “Desde minha chegada no IFBA, em 2015, senti-me muito à vontade, muito acolhido, o que facilitou muito minha adaptação à nova realidade de ensino”. Para ele a formatura é um “momento de muita felicidade, não só pelo sentimento de dever cumprido, mas pelo sentimento de dever cumprido da melhor maneira possível”. “Sempre serei grato ao IFBA por tudo que me proporcionou ao logo desses quatro anos. Muito obrigado IFBA e a todos os profissionais que fazem parte dessa maravilha instituição de ensino”, finaliza.
Robério, que participa dessa edição com um gostinho de despedida, tendo em vista o fim do seu mandato como Diretor-Geral, se diz muito realizado. “Essa foi nossa 5ª edição da solenidade, sinto-me muito orgulho de ter participado de todos elas na condição de Diretor-Geral. Acredito que estamos no cainho certo e que os nossos alunos, concluintes, também etão no caminho certo”, relata.
Fonte: IFBA Irecê
A vítima morava em Irecê e atualmente estava 'passando um tempo em Jacobina' (Foto: Montagem/CN)
Uma mulher de 52 anos identificada por Doralice Reis dos Santos, conhecida por Dora, foi morta a tiros na tarde do último sábado (30), em Jacobina. A vítima já morou em Irecê.
Segundo o site Augusto Urgente, a vítima estava em um apartamento onde morava na Rua José Prado Alves, próximo ao Cemitério Jardim da Saudade, quando foi surpreendida pelos criminosos que estava em uma moto.
Após os disparos que ceifaram a vida da vítima, os suspeitos fugiram. A autoria e motivação para o crime são desconhecidas. O corpo da mulher foi levado para o Instituto Médico Legal de Jacobina.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
Presa e torturada no período ditatorial no Brasil, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) criticou a liberação para que os órgãos militares celebrem o golpe militar. "Não há nada a comemorar neste dia. Só rezar pelos mortos e manter a certeza de que resistiremos ao autoritarismo para construir uma nação sem ódios, mágoas e perseguições", declarou a petista ao blog Painel, da Folha de S. Paulo.
Para Dilma, o chamado do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para que se realizassem "comemorações devidas" neste 31 de março é uma demonstração de que o país vive "tempos sombrios" — a data marca a sucessão de eventos que culminaram na instauração do golpe no dia seguinte.
"São tempos que evocam prisão, tortura, morte e exílio. (...) É duro ver que após a incansável luta pela democracia, pagamos com dor e sacrifício para assistir agora uma comemoração do golpe forjada pelo chefe de Estado", acrescentou Dilma em mensagem enviada à coluna. No texto, ela lembra que brasileiros foram assassinados, alguns estão desaparecidos até hoje.
A ex-presidente foi presa pela ditadura aos 22 anos, acusada de integrar uma organização que fazia luta armada contra o regime. Durante mais de três anos, ela ficou encarcerada e relata que foi vítima de tortura nesse período.
Fonte: Bahia Notícias
No período de 2 a 5 de abril, o Hemóvel – unidade móvel da Fundação de Hematologia e hemoterapia do Estado da Bahia – Hemoba, estará atendendo na cidade de Morro do Chapéu. A unidade móvel de coleta estará das 8h às 17h, no período de 2 a 5 de abril, na Praça Flaviano Guimarães (Praça da Música), no centro de Morro do Chapéu.
Os candidatos interessados em doar sangue ou fazer o cadastro de medula óssea, devem procurar a unidade móvel da Hemoba, portando um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 devem estar acompanhados por um responsável legal. Além disso, é obrigatório estar em boas condições de saúde e ter mais de 50 quilos.
Fonte: Rede Caraíbas
Material apreendido (Foto: Divulgação)
Facas artesanais, celulares, carregadores, dinheiro, balança de precisão e cordas (tereza) foram alguns dos objetos apreendidos pela polícia durante uma revista realizada na carceragem da Delegacia Territorial (DT) de Xique-Xique, cidade localizada na região do Vale do São Francisco, na tarde da última sexta-feira (28), às 15h.
A medida faz parte do plano operacional de revista de celas, e ocorre periodicamente com objetivo de prevenir fugas. Atualmente, 80 detentos estão custodiados no local.
A ação foi coordenada pela Polícia Civil com o apoio de Guarnições da CAESA, juntamente com os alunos do curso de formação de soldados da CIPE SEMIÁRIDO.
Fonte: Central Notícia
Na tarde de quinta-feira (28) o prefeito Elmo Vaz se reuniu com secretários municipais e técnicos para tratar sobre a operação pós chuvas, com ações já iniciadas na cidade. Participou também o superintendente estadual de Defesa Civil, Paulo Sérgio Luz, que a pedido do prefeito veio a Irecê para realizar uma inspeção conjunta nos pontos mais críticos da cidade.
Ações de recapeamento de vias, tapa-buracos, roçagem, poda de árvores e iluminação devem ser intensificadas nos próximos dias. A operação deve durar cerca de 30 dias.
"Desde o dia 21/03 até hoje tivemos quase 160 mm de chuvas na sede do município, o que inevitavelmente ocasiona alguns problemas, principalmente nas vias", disse o prefeito, afirmando que o plano de ações conta com a força-tarefa da equipe da Prefeitura e de empresas contratadas.
Segundo o superintendente da Defesa Civil estadual, a situação na cidade está sob controle. "Os maiores problemas foram ocasionados pelas fortes enxurradas, mas Irecê conta com um prefeito que sabe como resolvê-los, está em boas mãos", afirmou.
Fonte: Ascom/PMI
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...