O Ministério Público estadual promoveu ontem, dia 27, uma reunião no município de Irecê para debater ações de combate à violência nas escolas. A iniciativa foi do promotor de Justiça Marco Aurélio Nascimento Amado.
Durante o encontro foram discutidas ações de caráter preventivo que serão desenvolvidas com crianças, adolescentes e os pais dos alunos. “O encontro teve um caráter preventivo. Discutimos as possíveis causas, consequências e modos de prevenção dos casos de violência envolvendo crianças e adolescentes no ambiente escolar”, explicou o promotor de Justiça. Ele esclareceu aos presentes sobre as medidas cautelares que poderão ser adotadas em situações mais graves, como nos casos de ocorrências de atos infracionais. “Explicamos, por exemplo, que os casos de violência deverão ser encaminhados ao Conselho Tutelar e às autoridades policiais para posterior avaliação do Ministério Público”.
Estiveram presentes o Secretário Municipal de Educação, Agnaldo Freitas, diretores e coordenadores das escolas da rede municipal.
Fonte: MP-BA
A presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, disse que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, vai conduzir uma caravana pelo país em defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contra o projeto da reforma da Previdência do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
"Haddad é a pessoa que vai conduzir esse processo no Brasil inteiro", disse, segundo o jornal Valor Econômico.
Segundo ela, as "caravanas"começam pela região Sul, na primeira semana de abril, depois seguem para o Nordeste e talvez ainda em abril passem por Minas Gerais.
Fonte: Informe Publicitário
Foto: Ascom Seplan
Foi realizada no município de Irecê, nesta quinta-feira (28), a última plenária das escutas territoriais que irão subsidiar o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 do Governo do Estado. A atividade, realizada nos 27 Territórios de Identidade da Bahia sob a coordenação das secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e de Relações Institucionais (Serin) aconteceu, ao longo de dois meses, por meio do diálogo de técnicos da Seplan com representações dos segmentos institucionais, produtivos, sociais e econômicos, com o objetivo de definir as áreas prioritárias para execução das políticas públicas.
“A nossa expectativa é que o PPA reflita os anseios de quem vive a realidade de cada localidade, para que possamos tornar as políticas públicas mais eficientes e direcioná-las às especificidades de cada Território. Durante as plenárias foi realizada a leitura e validação de uma série de propostas formuladas com base nos Planos de Governo Participativo (PGP), de Desenvolvimento Integrado (PDI) Bahia 2035 e Territorial de Desenvolvimento Sustentável (PTDS), e posterior eleição para escolha das 30 propostas que serão encaminhadas às secretarias de governo para análise e construção das metas e compromissos do PPA 2020-2023”, destaca o secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro.
A coordenadora da Rede de Agroecologia Povos da Mata no Território de Irecê, Paula Ferreira, destaca o protagonismo das organizações da sociedade civil no desenvolvimento do território. “As gestões municipais e estaduais elas vão passando e quem fica na vida prática e faz as coisas acontecerem é a sociedade civil, essa tem pautado, discutido e muitas vezes até ajudado a implementar essas políticas públicas. Eu consigo enxergar, aquilo que nós sentamos, desde 2003 quando dividiu as regiões em territórios de identidade, os avanços que nós tivemos. A gente conseguiu pautar coisas importantes e elas chegaram, algumas chegaram com mais rapidez e outras demoraram mais, mas a gente sabe que existem os conflitos de modelos de desenvolvimento”.
Previsto no artigo 165 da Constituição Federal, o PPA é um plano de médio prazo cuja elaboração é obrigatória para os governos federal, estadual e municipal, com o propósito de estabelecer as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos ao longo de um período de quatro anos. Na Bahia, o PPA é realizado de forma participativa desde 2007, fruto de iniciativa até então inédita no Brasil e que teve o objetivo de assegurar maior diálogo entre Estado e sociedade para a construção de políticas públicas e mais transparência nas ações do governo.
O Território de Identidade é a unidade de planejamento de políticas públicas do Estado da Bahia. Os territórios são constituídos por agrupamentos identitários municipais formados de acordo com critérios sociais, culturais, econômicos e geográficos, reconhecidos pela sua população como espaço historicamente construídos ao qual pertencem, com identidade que amplia as possibilidades de coesão social e territorial.
Fonte: Ascom Seplan
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou nesta quarta-feira (27) o 1º Seminário de Aquicultura do Território de Irecê. Foram cerca de 140 participantes de 15 municípios da região, que faz parte do Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bom Jesus da Lapa.
"O objetivo do evento foi atender as mais variadas demandas por informação e conhecimento acerca da atividade aquícola, e contribuir com o incremento da produtividade e da competitividade dos empreendimentos, promovendo o avanço da aquicultura no estado", disse Roberta Almeida, analista da Codevasf no Escritório de Apoio Técnico de Irecê.
Além de ter sido uma das organizadoras do evento, Roberta Almeida realizou a palestra sobre a produção de camarão marinho em águas interiores. "A criação de camarão em águas interiores, que são águas de poço, de rio, de reservatórios, entre outras, é muito interessante para a região de Irecê, que possui um número muito grande de poços utilizados para irrigação e que podem ser viabilizados e otimizados para aumentar a renda do produtor com esse tipo de criação", afirmou.
"O camarão tem a capacidade de se adaptar, buscando os sais que precisa para sobreviver, o que torna possível essa criação. Basta fazer uma análise para ver se água é própria e tem os parâmetros mínimos necessários para a criação desses animais", complementou a analista da Codevasf.
A analista Isabel Denis, da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, foi outra organizadora do evento. "Vale a pena reforçar a importância que cada participante tem para o sucesso do seminário e da aquicultura na região. Para isso, é importante que eles tenham ampla atuação como multiplicadores, levando o conhecimento adquirido sobre o tema para outros produtores de suas comunidades. Se cada participante levar as informações para 10 pessoas, serão mais de 1.500 capacitados", destacou.
O público-alvo do seminário foi formado por piscicultores e agricultores que atuam ou têm interesse no cultivo de peixes e camarão. "Vim do município de Presidente Dutra, sou agricultor familiar e me interessei porque sou muito favorável a essas ações que nos ajudem a conviver com a seca. Então um curso como esse, que nos apresenta alternativas, é louvável. Tenho um poço e me interessei para começar devagarinho a trabalhar com peixes em cativeiro", contou Helenito Silva, um dos participantes.
A abertura do evento foi realizada pelo superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Nascimento, que falou sobre as ações da empresa ligadas à aquicultura em todo o Médio São Francisco baiano. "Parafraseando um ditado popular, a Codevasf entende que, além de dar o peixe, é importante ensinar a pescar. A piscicultura vem caminhando a passos largos na região de Bom Jesus da Lapa, com a participação direta da Codevasf. E, aqui na região de Irecê, eu sei que temos uma equipe ainda maior voltada para essa área. Então, acredito que a velocidade de disseminação passe a ser ainda maior do que em Bom Jesus da Lapa", apontou.
Seminário de Aquicultura do Território de IrecêO evento gratuito ocorreu no auditório do campus de Irecê do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Os participantes eram dos municípios de Irecê, América Dourada, Barro Alto, Barra do Mendes, Canarana, Gentio do Ouro, Ibititá, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique.
Palestras
A primeira palestra do dia foi realizada pelo analista da Codevasf Sérgio Farias, da Unidade de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa, que abordou a construção de tanques escavados. "Os tanques escavados parecem ser bem simples de fazer: somente escavar e fazer um tanque natural no solo, como se fosse uma piscina. Mas não é tão simples assim. Existem técnicas para fazer esses tanques da forma mais econômica e mais eficiente possível. Trazendo maior produtividade com um custo mais baixo, com todos os padrões técnicos desenvolvidos pela Codevasf e outros órgãos", explicou.
Logo em seguida, foi a vez de Rodrigo Bernardes, do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf de Xique-Xique (BA), apresentar o manejo alimentar na piscicultura. Já a criação com bioflocos foi o tema da palestra realizada por Maurício Gros, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf de Gorutuba, em Minas Gerais. O professor César Antunes Nunes, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), encerrou as apresentações do período da manhã, expondo o uso de substrato artificial na piscicultura e carcinicultura do semiárido.
À tarde, a primeira apresentação, sobre licenciamento ambiental para aquicultura, foi ministrada por Morgania Machado, analista da Codevasf no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique.
Em seguida, Walkyria Feitosa, analista da Codevasf no Escritório de Apoio Técnico de Barreiras (BA), tratou sobre sanidade na piscicultura de espécies nativas. "Mostramos algumas das principais enfermidades que acometem os peixes de água doce. Indicamos também técnicas de manejo adequadas, além de uma série de medidas para prevenção e controle. A informação é muito importante, pois tais enfermidades podem causar uma elevada taxa de mortalidade dos peixes, ou ainda comprometer a comercialização deles", disse.
Fonte: Codevasf
Imagem ilustrativa
A Prefeitura de Irecê, através da secretaria municipal de Infraestrutura, informa a toda a população que está se organizando para realizar uma grande operação pós chuvas.
Tão logo cessem as chuvas previstas para ocorrerem até o dia 03 de abril, todas as equipes, internas e contratadas, entrarão em campo para, em caráter emergencial, recuperar todas as áreas afetadas.
Ainda assim, a partir de hoje os serviços possíveis de serem realizados já serão iniciados.
Dessa forma, solicitamos a compreensão e a confiança da população.
- Prefeito Elmo Vaz
- Secretário de infraestrutura Rogério Figueredo
Fonte: Ascom/PMI
O Projeto Lei(PL) 23.084/2019 de autoria do deputado estadual Mário Jacó (PT), que obriga a afixação de placas ou similares com a Lei N°13.718/18, como forma de combater a importunação sexual contra mulheres no Estado da Bahia, foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia.
Foi um dos três projetos de lei aprovados pela CCJ, que priorizou a votação de PL’s no mês de Março que contemplem as mulheres.
Agora é mobilização para que o Projeto de Lei siga sua tramitação até chegar ao Plenário da Casa.
Fonte: Ascom: Deputado Jacó
Na manhã desta segunda, 25/03, a – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB Xique-Xique recebeu denúncia anônima de que uma embarcação transportava um bovino abatido ilegalmente em uma das ilhas do município de Xique-Xique.
A ADAB notificou a vigilância sanitária do Município que, em conjunto com a PM, constataram a veracidade da denúncia. As carcaças do animal foram apreendidas e encaminhadas para serem incineradas. “A ação foi rápida e eficaz, não deixando que a carne chegasse à mesa da população; o proprietário do animal foi notificado e autuado pela ação”, informa Milena Maria Bessa Miranda - médica veterinária e chefe da ADAB e de fiscalização nos municípios de Xique-Xique, Gentio do Ouro, Itaguaçu da Bahia, e Regional de Irecê.
O abate clandestino é proibido por Lei, onde o consumo dessa carne pode causar sérios danos a saúde da população e trazer várias consequências, pois esse tipo de abate não sofre inspeção de um médico veterinário, além de as condições higiênicas sanitárias serem impróprias; isso sem falar do transporte inadequado que pode proporcionar a contaminação da mesma, acelerando o processo de deterioração do produto por falta de refrigeração.
Fonte: Página Revista
Um homem identificado por André Luís dos Santos Cerqueira, o Andrezão, foi preso por uma equipe da Polícia Civil por volta das 12h de terça-feira (26) na cidade de Irecê.
Ele é foragido da Justiça do município de Itiúba, na região de Senhor do Bonfim. Andrezão era um dos alvos de uma operação policial que ocorreu em Itiúba. Após deflagrada ação, o Centro Integrado de Comunicação – Cicom, entrou em contato coma Polícia Civil de Irecê para localizar e prender o criminoso que estava com um mandado de prisão em aberto.
A Polícia Civil informou que Andrezão foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil local e será recambiado para a cidade de Itiúba, onde irá responder pelos crimes cometidos.
Fonte: Central Notícia
Central-BA
Com suporte significativo do indicador “regular positivo”, o prefeito Monteiro (PT), da cidade de Central, tem a sua gestão aprovada por 64% dos entrevistados, em pesquisa realizada no último dia 23, no Distrito Sede e nas comunidades de Larga dos Medes e Palmeiras, três dos principais colégios eleitorais do município.
A consulta é parte do ciclo de pesquisas encomendado pelo site Cultura&Realidade, ao C&R Pesquisas/Terra Viva – Avaliação&Tendências, em todos os municípios do Território de Irecê, que em modo quantitativo, avalia os governos municipais e mede a temperatura eleitoral do momento, uma vez que as articulações, em todos os lugares, começaram, tendo em vista as disputas que vão eleger prefeitos e vereadores no ano que vem.
Em Central, o prefeito Monteiro tem aprovação de 64% (soma dos indicadores “excelente”, “bom” e “regular positivo” e 32% (soma dos indicadores negativos “péssimo”, “ruim” e “regular negativo”) rejeitam a sua gestão. “Não quiseram” ou “não souberam” avaliar, 3%.
Os pesquisadores quiseram saber, em resposta espontâneas (sem indicação de nomes) em quem os entrevistados gostariam de votar nas eleições de 2020, para prefeito. E números aproximados, 61% “não quiseram” ou “não souberam” responder, 14% indicaram Monteiro (que já está em segundo mandato e não pode concorrer), 12% preferem o ex-prefeito e médico Dr. Genário e 4% o também ex-prefeito Leo Santana. Outros nomes são lembrados, com indicativos abaixo de 1%. Estes somam 9%.
Os que tem maiores aceitações, são os que mais sofrem rejeições. Os entrevistados também responderam, em modo espontâneo, em que não gostaria de votar: Monteiro, 24%; Léo Santana, 12% e Dr. Genário, 7%. Outros nomes também tem rejeição. Veja resultado detalhado no gráfico publicado no link indicado no final desta matéria.
Para respostas estimuladas, a consulta fez um confronto direto entre o professor de Geografia e empresário da educação, “Jorjão do Cometa” e o ex-prefeito Dr. Genário. Os entrevistadores notaram um fenômeno nesta consulta: 80% dos entrevistados não sabem quem é o professor “Jorjão” e os 20% que o conhecem não sabe que ele poderá ser candidato a prefeito de Central.
No confronto direto, Dr. Genário é o preferido por 63% dos entrevistados e “Jorjão” tem 15% da preferência. “Não quiseram” ou “não souberam” responder, 22%.
Vejam os resultados geral e por localidade, clicando aqui. Os resultados representam as comunidades pesquisadas. Não refletem consulta em todo o município.
Fonte: Cultura & Realidade
Imagem ilustrativa
Em 2019, famosas brasileiras darão à luz, como é o caso da atriz e comediante Tatá Werneck, 35 anos, e da cantora Claudia Leitte, 38 anos. As duas exibem a evolução da gravidez no Instagram, matando a curiosidade dos fãs.
Recentemente, Claudia Leitte postou uma imagem aos cinco meses de gestação e levou muitos fãs ao questionamento, já que continua com a barriga ‘chapada’. A cantora, mãe de Davi, 10 anos, chegou a dizer que a última parte em seu corpo que costuma mudar na gravidez é a barriga e que primeiro percebe alterações na face, que se torna mais arredondada, e nos seios, que aumentam de tamanho.
Já a atriz Tatá Werneck tem divertido os fãs no Instagram com imagens sobre o cotidiano de sua primeira gestação, de apenas dois meses, mas diferente da cantora Claudia Leitte, Tatá já apresenta uma barriguinha saliente.
Qual o biotipo considerado saudável em uma gestação?
Ter uma barriga chapada na gravidez é normal? O quanto uma mulher engorda na gestação ou as transformações que ocorrem no corpo são muito particulares e, também dependem, em grande parte dos casos, da genética da mulher e dos hábitos alimentares.
Segundo uma pesquisa americana, publicada no jornal Obstetrics & Gynecology, periódico oficial do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), 47% das grávidas ganham mais peso do que o recomendado durante a gestação. Esse estudo foi conduzido com aproximadamente 44 mil mulheres americanas, que deram à luz entre os anos de 2010 e 2011.
O que essa pesquisa mostrou foi que as mulheres obesas ou com sobrepeso apresentam maior probabilidade de engordarem além do que deveriam. O que vale também ressaltar é que o excesso de peso também pode dificultar a gravidez.
Há um parâmetro dentre os especialistas de que o recomendado é que a mulher, no período da gestação, de até 40 semanas, engorde entre 7 e 15 kg. Vale salientar que durante muitos anos se falava sobre a mulher na gravidez ‘comer por dois’, o que já foi há alguns anos desmistificado por muitos estudos na área da saúde. O recomendado é que a mulher se alimente de maneira saudável e que preferencialmente faça alguma atividade física moderada com acompanhamento.
Equilíbrio é essencial em uma gestação saudável
‘Nem o céu, nem a terra’, o ideal é que a grávida preze por sua saúde e pela saúde da criança. Mulheres que já têm hábitos mais saudáveis podem apresentar mudanças mais discretas na gestação, como é o caso recente da Claudia Leitte e de muitas outras celebridades brasileiras e internacionais.
Em pesquisa realizada pelo portal Trocando Fraldas, com 60 mil usuárias, foi mostrado que as mulheres costumam descobrir a gestação geralmente entre 7 semanas e 1 dia. A barriga, segundo as entrevistadas, começa a aparecer com 12 semanas de gravidez. A ideia do portal era tentar compreender como as mulheres percebem no corpo evolução da própria gestação.
É importante que todo o processo de mudanças durante a gravidez seja acompanhado diretamente por um especialista. Muitas mulheres costumam se preocupar com o ganho de peso (processo natural) durante a gravidez, mas vale o alerta de que realização de dietas restritivas com o intuito de barrar o ganho de peso, podem prejudicar a criança e colocar em risco o desenvolvimento da gestação.
Apresentar uma ‘barriga chapada’ aos cinco meses de gestação não é sinônimo de uma gravidez não saudável, o que deve ser avaliado são os hábitos da gestante e como a gravidez tem se desenvolvido. Casos como o de Claudia Leitte são muito comuns, e geralmente, a demora para aparentar o ‘barrigão’, na verdade, está relacionada com o estilo de vida e fatores genéticos.
Fonte: Ascom - Trocando Fraldas
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...