A garota de sete anos que morreu de dengue na última segunda-feira (3) foi diagnosticada com dengue hemorrágica, tipo mais grave da doença, pelo Hospital Martagão Gesteira, em Salvador. A informação foi divulgada pela unidade médica nesta quarta-feira (5). Melissa Freire morava em Jacobina, na Chapada Norte. Segundo informações do Martagão Gesteira, Melissa Freire foi atendida, inicialmente, no Hospital Municipal de Jacobina, no domingo (2), local onde foi diagnosticada com dengue, após apresentar sintomas como vômito, febre e desidratação.
No dia seguinte, a garota foi encaminhada para o Hospital Martagão Gesteira, que fica em Salvador, onde o quadro de saúde se agravou e foi constatado a dengue hemorrágica. A unidade médica informou que não existe um exame que comprove o tipo da doença e que os médicos diagnosticam de acordo com o quadro de saúde do paciente. Melissa teve disfunção de múltiplos órgãos.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), até 31 de maio, a Bahia teve 11 mortes provocadas pela dengue. Um caso foi registrado em Candeias, sete em Feira de Santana, dois em Salvador e um em Saubara. A morte de Melissa Freire ainda não foi contabilizada pela Sesab. Além disso, foram registrados duas mortes por chikungunya em Feira de Santana. Segundo a Sesab, a Bahia teve um aumento de mais de 25 mil notificações de dengue em menos de um mês.
De acordo com os dados da secretaria, até março, foram registradas 5 mil notificações em todo o estado. Já em 14 de maio, o número passou para 22 mil, e, no dia 31 do mesmo mês, foram quase 32 mil casos. São quase 211 ocorrências por dia. Conforme a Sesab, das 11 mortes provocadas pela dengue, sete ocorreram em Feira de Santana. Uma delas, de uma garotinha de 5 anos.
Fonte: G1
No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar essa data, a Prefeitura de Irecê, através da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, inicia hoje uma série de atividades que se estenderá até o dia 17 de junho, Dia Mundial de Combate à Desertificação.
Para celebrar a data, foi publicado hoje o Decreto que regulamenta o uso de equipamentos sonoros, uma ação importante para enfrentar um dos maiores problemas ao ambiente urbano. “O excesso de ruídos tem promovido mal-estar social, e o município já iniciou uma série de operações para coibir os abusos”, destacou o titular da pasta, João Gonçalves. “Nessa quinta (06) vamos lançar uma agenda de diversas atividades e programas, que vão estabelecer áreas de interesse ecológico, definindo políticas de proteção do que ainda resta de Caatinga na área ‘rurbana’ da cidade, que é a área de transição entre a cidade e o campo, em parceria com o Ipêterras e CETEP”, completou.
De acordo com João Gonçalves, consolidar a implantação dos Ecopontos experimentais é também pauta fundamental para este período de celebração. “Essa iniciativa visa à promoção da cultura de descarte seletivo gerenciado de resíduos sólidos, em parceria com as Secretarias de Infraestrutura, Educação e o Ifba-Irecê”. O secretário prevê ainda ações de fortalecimento da Recicla Irecê. “A cooperativa de catadores pode e deve ter maior inserção nas atividades de gestão dos resíduos sólidos da nossa cidade”, finalizou, destacando também a inclusão do município de Irecê no programa das Nações Unidas (ONU) "que foca a mobilização da sociedade na definição da Agenda 2030, discutindo os principais problemas da atualidade e definindo metas para os próximos onze anos”.
Fonte: Ascom - PMI
Na madrugada do último domingo (02), por volta da 01h00min, guarnições da CIPE Semiárido quando em realização de blitz no centro da cidade de Irecê, observaram uma motocicleta Honda CG 125 Titan Fan KS, preta, placa JSK-1594/Canarana-BA, em alta velocidade e realizando direção perigosa, que foi realizado o acompanhamento e a abordagem ao condutor Marlon de Souza Figueiredo.
O condutor não possuía CNH e nem documentos de porte obrigatório.
O condutor e a motocicleta foram conduzidos para a a CIRETRAN de Irecê para as medidas administrativas.
Fonte: As informações são da CIPE-Semiárido
Em sessão realizada na tarde desta terça-feira (4), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) aprovou — pelo quarto ano consecutivo — as contas do governador Rui Costa, desta vez por 5 votos a 1. Votaram a favor o relator Antônio Honorato, o vice-presidente do TCE, Marcus Presídio, e os conselheiros Carolina Costa, João Bonfim e Inaldo da Paixão. Contra, apenas o conselheiro Pedro Lino.
De acordo com Inaldo da Paixão, o seu voto de aprovação das contas de Rui foi "técnico e consciente". Para o vice-presidente do TCE, Marcus Presídio, "é inegável, sobretudo do ponto de vista da gestão fiscal e dos desafios advindos da crise econômica e política do país, que as contas de 2018 apresentam um conjunto satisfatório, implicando em um juízo aprovativo”.
Gestão equilibrada
Na contramão do que ocorre no restante do país, a Bahia preserva o equilíbrio das contas, segue pagando em dia servidores e fornecedores. Além disso, tem uma das mais baixas dívidas do país e mantém-se entre os primeiros do país em investimento público nos últimos anos.
As recomendações do TCE sobre as contas do governo baiano nunca foram tão exaustivamente analisadas e implementadas como nos últimos anos, com monitoramento detalhado das ações corretivas e preventivas adotadas pelas diversas unidades da Administração Estadual. Ainda assim, os conselheiros do TCE fizeram algumas ressalvas ao aprovar as contas de 2018.
As medidas adotadas pelo Estado, em razão das recomendações do TCE, foram possíveis graças ao trabalho desenvolvido nos últimos anos pela Comissão Estadual de Ações Corretivas e Preventivas de ressalvas relativas às Contas Governamentais, instituída por decreto governamental e composta pelas unidades sistêmicas da Administração Estadual e presidida pela Auditoria Geral do Estado (AGE).
A atuação da comissão contribuiu, significativamente, para tornar a Bahia referência nacional no alinhamento da contabilidade do Estado ao novo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Entre as medidas implantadas sob a coordenação da comissão, estão também a implantação do Conselho Gestor de Acesso à Informação (CGAI), a regulamentação do procedimento de classificação e desclassificação de informações sigilosas, a publicação de norma de orientação técnica dedicada aos eventos contábeis relacionados aos contratos de Parcerias Público-Privadas (PPPs), o fortalecimento do trabalho de recuperação de débitos fiscais por meio do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) e a possibilidade de interposição de recursos por meio do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG).
Reunindo a Casa Civil, as secretarias da Administração (Saeb), da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento (Seplan) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Comissão analisa os achados de auditoria mencionados nas conclusões de Pareceres Prévios do TCE-BA, define ações corretivas e preventivas e acompanha a sua implementação. O objetivo deste trabalho, de acordo com o decreto que instituiu a comissão, é o aprimoramento das atividades estatais mencionadas nos pareceres prévios.
Fonte: Secom-BA
Um homem conhecido por Nartinho de Zé de Gui foi detido por uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado no Semiárido (CIPE/Semiárido).
Segundo a polícia, o homem é suspeito de ter furtado um Notebook e um HD de uma clínica odontológica no centro de Xique-Xique. O crime ocorreu no último sábado (01), após o suspeito arrombar o local.
Depois de denúncias anônimas, a polícia localizou o homem em uma residência no bairro Guaxinim. Foram recuperados um Notebook preto marca Lenovo com carregador e HD Preto, marca WD Elements.
O suspeito e o material foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.
Fonte: Central Notícia
Preso desde o dia 7 de abril do ano passado, o ex-presidente Lula já tem tempo suficiente para cumprir a pena em regime semiaberto, pelo menos é o que entende o Ministério Público Federal (MPF), em parecer apresentado na última semana ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Segundo a subprocuradora Áurea Lustosa Pierre, a corte deve discutir a progressão do regime de prisão do ex-presidente numa sessão que ainda não tem data demarcada. O processo será julgado na Quinta Turma do tribunal, que cuja responsabilidade é analisar os processos da Operação Lava Jato no STJ.
Lula cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). No regime semiaberto, o condenado tem direito a deixar prisão durante o dia para trabalhar.
A progressão do regime é permitida aos condenados que já cumpriram um sexto da punição. Segundo o MPF, outros fatores também são levados em consideração, a exemplo do bom comportamento. Diante disto, o STJ terá que julgar se Lula pode mudar de regime com base em todos os aspectos.
Fonte: Bahia Notícias
Na noite do último domingo (02), por volta das 23h50, após uma ligação anônima, dando conta da localização elementos que estavam coagindo pessoas e traficando drogas no distrito de Fedegosos, em Morro do Chapéu, uma equipe da CIPE Semiárido deslocou-se até o local sugerido e ao se aproximar da casa apontada foi recebida com disparos de arma de fogo, procedendo com o desembarque, cerco ao local e indevido revide.
Um elemento evadiu-se do imóvel, embrenhando-se na caatinga, enquanto outro, identificado posteriormente como Davi Ferreira da Silva, conhecido por "Elias Maluco" com mandado de prisão em aberto, caído ao solo e ao seu lado encontrava-se uma Pistola Taurus, modelo 58 Plus, capacidade para 19 munições, estando com 9 munições intactas e 3 deflagradas, com número de série KPI17526.
Foi prestado socorro ainda com vida ao agressor para o hospital de Morro do Chapéu, onde foi constatado o óbito. Após o devido socorro, a guarnição retornou ao Povoado em busca de tentar capturar o indivíduo que fugiu e realizar buscas na residência, não logrando êxito na captura do segundo elemento. Na residência foi encontrado um desmanche de veículos, com várias peças de carros e motocicletas.
O auto de intervenção foi lavrado na delegacia territorial de Morro do Chapéu.
Fonte: As informações são da CIPE-Semiárido
Vereadores do município de Morro do Chapéu, na Chapada diamantina, encaminharam ao Poder Executivo um projeto de indicação que sugere a construção de anel viário na região. Segundo os edis, a indicação se justifica pela necessidade de melhorar o fluxo da cidade e reduzir os danos estruturais no centro de Morro do Chapéu.
No projeto, os parlamentares reforçam “que a construção do anel viário dará mais qualidade de vida aos habitantes, trazendo segurança a quem circula na cidade, bem como reduzirá despesa com recuperação de ruas danificadas pelo tráfego de veículos pesados”.
Pela indicação, o anel viário deverá interligar a BA-053 e a BA-144. Há ainda a sugestão de que o projeto seja encaminhado ao governador do Estado, Rui Costa (PT), para que a obra seja viabilizada em parceria.
A peça foi assinada pelos vereadores Rocha (Podemos); Adriano Pela Frango (PV); Isabela Rocha (PV); Tárcio Maia (PR); Augusto Bley (PR); Francisca Neide (PSL); Denilson Souza (Podemos); Márcio Kléber (PCdoB); Oldair Ferraz (PRB); Professora Sheila (PT) e Zé Ribeiro (MDB) e segue para apreciação do Poder Executivo.
Fonte: Com informações de Assessoria
Mais de 600 quilos de carne de origem clandestina foram apreendidos e cinco pessoas foram presas em flagrante em uma operação de fiscalização realizada ontem (2) no Centro de Abastecimento de Jacobina e em uma feira livre de um distrito da cidade.
A ação, coordenada pela promotora de Justiça Rocío García, teve como objetivo inspecionar o transporte e comércio de carne clandestina ou em desacordo com as normas sanitárias, assim como averiguar a venda de produtos vencidos ou sem procedência declarada.
O Ministério Público estadual, a Vigilância Sanitária de Jacobina, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Polícia Militar da Bahia executaram a operação. A promotora responsável pela atividade explicou que, como prevê o art. 7 da lei 8.137/90, “vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria em condições impróprias ao consumo é crime grave e coloca em risco a vida e a saúde da população”.
Fonte: MP-BA
Uma mulher acusada de tentativa de homicídio, identificada por Deliane Custódia da Silva foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique por uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado no Semiárido (CIPE/Semiárido).
Em nota, a polícia informou que no último domingo (02), por volta das 09h, uma guarnição da CIPE Semiárido, quando em patrulhamento na cidade de Xique-Xique, recebeu informações via telefone funcional, de que uma senhora teria tentado contra a vida de outra pessoa no centro da cidade. “A equipe deslocou para o local comprovando a veracidade dos fatos. Foi realizado buscas para encontrar a autora, logrando êxito. trata-se de Deliane Custódia da Silva, e a vítima, Joice de Carvalho de Aguiar, que encontra-se em observação no hospital municipal de Xique-Xique”, finaliza a nota.
Fonte: Central Notícia
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...
Stefane Xavier da Silva foi atacada pelo próprio pit bull em Cidade Ocidental, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Foto: PRF Um homem foi preso na tarde do último sábado durante uma fisca...
O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, recebeu um reconhecimento nacional de grande relevância: sua Unidade ...