Segunda-feira, 27 de Maio de 2019
Notícias

“Diante dos fatos, o presidente da Câmara de Vereadores de Irecê, Paulinho do Destack, vem, publicamente, manifestar o seu “apoio e solidariedade” ao prefeito Elmo Vaz e sua família, repudiando a maneira com que tal informação foi veiculada, sem a devida apuração e checagem dos fatos, quando se deveria atender tão somente a veracidade, como deve se nortear o bom jornalismo”, diz a nota.

O Ministério Público divulgou uma nota de esclarecimento sobre o caso afirmando que não apresentou qualquer pedido de prisão do prefeito de Irecê Elmo Vaz. Segundo a Procuradoria Geral do Município de Irecê, o Ministério Público pede apenas para avaliar a necessidade de prisão e afastamento, se por ventura o gestor não atender às diligências de praxe.

Fonte: Câmara de Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 27 de Maio de 2019
Notícias

A Câmara Municipal de Central  discutiu e aprovou na manhã desta segunda-feira (27), durante sessão ordinária um projeto sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2020 (LDO 2020).

O projeto de é de autoria do executivo municipal. Atualmente, a Câmara de Central é composta pelos vereadores Valdir Belarmino (presidente da casa), Roberto Lima, Roberto Cunha, Renato Santana, Hyago Jardel, Suesdras Dourado, Bruno Miranda, Alessandra Coutinho, Nei do Caroá, José James e Valdir Martins.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 27 de Maio de 2019
Notícias

Estão abertas até o dia 29 de maio as inscrições para o curso em Licenciamento Ambiental do Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Formar, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O curso, com 70 vagas, é gratuito e será realizado de 3 de junho até 19 de julho na modalidade de ensino a distância – EaD. Para concorrer à vaga: [CLIQUE AQUI]

A formação em Licenciamento Ambiental é direcionada, prioritariamente, aos técnicos dos municípios de Simões Filho, Catu, Antas, Quijingue, São Félix do Coribe e dos territórios de Irecê, Velho Chico, Chapada Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru. Também podem participar membros de organização da sociedade civil que atuam na gestão ambiental municipal do Estado.

Com carga horária de 40 horas, o curso vai apresentar os principais tipos de licenciamento ambiental e a condução dos seus respectivos processos desde o licenciamento simplificado até o mais complexo (EIA-RIMA) no Estado da Bahia. O objetivo é promover habilidades e competências para que o participante possa conduzir e participar adequadamente dos processos de licenciamento ambiental na Bahia.

Formar - o Programa tem como objetivo estruturar as ações de desenvolvimento de pessoas que atuam na área ambiental em sintonia com as demandas do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) e do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segreh), potencializando recursos e esforços. Também investe em processos de aprimoramento da gestão pública, dentre os quais, processos educativos, no intuito de criar as condições indispensáveis para o alcance da eficiência na implantação e execução de políticas públicas voltadas para gestão ambiental, além de cooperação para responder, com efetividade, às demandas da sociedade baiana.

Fonte: Ascom - Sema



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 27 de Maio de 2019
Notícias

A Prefeitura de Central, na região de Irecê, e servidores públicos municipais se envolvem em mais uma polêmica. Na última sexta-feira (24), o Sindicato dos Servidores Públicos recebeu uma informação de uma reunião, onde o gestor do município apresentou a alguns vereadores e secretários da administração a ideia de um projeto que reduziria gastos para a máquina pública.

O plano acabou vazando e por conta disso, servidores adiantaram e lotaram o plenário da Câmara na manhã desta segunda-feira (27) para pedir a reprovação da ideia, pois segundo o sindicato, a intenção da Prefeitura seria de cortar direitos dos profissionais da educação, inclusive com redução imediata de suas remunerações.

Diante da proposição apresentada em reunião pelo executivo, alguns vereadores foram taxativos e refutaram a proposta: Suesdras Dourado, Roberto Lima, Roberto Cunha, José James e Renato Santana.

O vereador Valdir Martins disse que vai pessoalmente com alguns colegas conversar com o prefeito Uilson Monteiro para convencê-lo a desistir da ideia. “ Eu soube desta reunião (sic), não estava presente, mas ouvi comentários sobre o conteúdo. Ano passado houve a mesma intenção, porém, convencemos o prefeito a não mandar o projeto”, disse.

A existência da reunião e a discussão da pauta com o prefeito foram ratificadas pelos vereadores José James, Renato e Bruno Miranda. Portanto, não existiram boatos e sim fatos.

Durante a sessão de hoje, o advogado Júnior Oliveira, assessor jurídico do Sindicato dos Servidores usou a tribuna e foi aplaudido por todos os presentes pela coerência em suas palavras. ‘ Em remuneração menos nenhum real (...) temos que ter muito cuidado com o discurso. Precisamos nos unir e dialogar para encontrarmos uma solução para os problemas, pois não podemos aceitar um retrocesso deste. Peço a colaboração e a compreensão de vocês vereadores. Ou estamos do lado do projeto ou dos servidores’, ressaltou. ‘E outra coisa: decisão judicial não se discute convocando vereadores para reunião’.

Para Valdir Belarmino, Presidente do Poder Legislativo de Central, é necessário encontrar uma saída, tanto para o executivo como para os funcionários públicos do município.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 27 de Maio de 2019
Notícias

Com o objetivo de atrair mais turistas para o São João de Irecê, o Município de Irecê celebrou parceria com a empresa de transporte rodoviário, Cidade Sol, detentora da linha Irecê/Salvador, para que a mesma propague através dos seus ônibus, as atrações do São João de Irecê. O diretor executivo da empresa, Paulo Carletto, confirmou a parceria e sinalizou que a mídia será executado da seguinte forma:

Envelopamento de três ônibus com as atrações do São João;

Programação do São João anexada nos bilhetes de passagens e entregues aos passageiros nos guichês da empresa nos terminais rodoviários;

Veiculação dos VT’s do São João nos televisores dos ônibus durante as viagens.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 26 de Maio de 2019
Notícias

Um homem identificado por Gustavo Silva de lima, 22 anos foi preso na tarde deste sábado (25), em Irecê, durante a Operação Impacto, onde o intuito é coibir ocorrências de CVLI - Crimes Violentos Letais Intencionais. As informações são da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (CAESA).

Em nota, a polícia informou que guarnições da CAESA, CETO e 1ª CIA/Irecê quando em rondas na praça do conjunto IEDA 2,  abordou o suspeito, que estava portando uma quantidade pequena de cocaína e ao ser interpelado, disse que havia mais em sua residência e que tinha uma revólver calibre .32 escondido na casa de sua tia no povoado de Lagoa nova,.

De acordo com a polícia, nos locais indicados foram encontrados os materiais informados.  Gustavo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Irecê onde foi lavrado o flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi interrogado pela autoridade policial e em seguida liberado após pagamento de fiança. 

Atualização às 11h06

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
Notícias

Uma comitiva de Irecê, com a participação de representantes de entidades do comércio, do prefeito Elmo Vaz e do secretário de Indústria e Comércio, Pedro Sodré, esteve na terça-feira (21), na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) para discutir a construção de unidades do SESC/SENAC em Irecê. O grupo foi recebido pelo presidente da Fecomércio, Carlos Andrade, além dos diretores do Sesc e Senac, José Carlos Boulhosa e Marina Almeida, respectivamente.

Na ocasião foram apresentados os investimentos que a Prefeitura tem executado para viabilizar a obra, como a pavimentação asfáltica da nova avenida que liga o Mercadão à BA-052. Segundo o prefeito Elmo Vaz, “o presidente do Fecomércio sinalizou positivamente e se comprometeu em enviar uma equipe técnica à Irecê para efetuar uma avaliação, para posteriormente proceder com o andamento do processo”, destacou.

Também fizeram parte da comitiva Edvaldo Lima (Sindicato do Comércio de Irecê e Região - Sincom), Sandoval Júnior e Roberto Alves (Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê - CDL), Breno Moitinho (Associação Comercial e Empresarial de Irecê), além de Arlene Vilpert (Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB) e Sérgio Renato (Loteamento Park das Árvores).

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
Notícias

Manoel Ferreira da Silva, de 51 anos, é o lavrador que estava com uma pedra de de 1,3 Kg e 18 cm na bexiga. Ele ainda custa a acreditar no que aconteceu. É que na segunda-feira (20), Silva passou por uma cirurgia para a retirada da pedra, em um hospital de Jacobina, na Chapada Norte, e disse ter ficado surpreso já que, segundo conta, não tinha dimensão da gravidade do problema. De acordo com o médico urologista João Cléber, responsável pela cirurgia, a pedra da bexiga do paciente pode ter se desenvolvido por cerca de 20 anos.

“Não passou pela minha cabeça isso. Doía e eu pensava que era menor”, destacou o trabalhador rural Manoel. Ele ainda segue internado nesta quarta-feira (22) na unidade de saúde, se recuperando do procedimento. Após ter passado pela cirurgia para a retirada da pedra da bexiga, e agora estar se sentido bem, Manoel afirma que não tem dúvidas de que houve um milagre.

“Um milagre de Deus. Primeiramente de Deus e, segundo, o doutor. Nunca me faltou fé, até hoje não, graças a Deus”. Ele diz que agora só pensa em se recuperar e voltar a plantar milho na zona rural do município de Miguel Calmon, onde mora. O homem está no hospital acompanhado de uma das três filhas, Samara. “Deus botou o doutor na nossa frente e ele fez a cirurgia do meu pai. E graças a Deus, ele vai ficar bem já já”, diz.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Notícias

Um homem suspeito de ter furtado na última terça-feira (21) um casaco de frio em uma loja na cidade de Lapão, região de Irecê foi identificado pela polícia.

A localização e prisão do suspeito tiveram o apoio do Centro Integrado de Comunicação (Cicom). Adelson Alves de Melo, 46 anos, é morador da rua São Sipriano,  bairro Lagoa do Tió, em Irecê.

Segundo o Cicom, o autor subtraiu da loja um casaco de frio no valor de R$ 65,00 reais.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Notícias

A primeira etapa das ações da Rede Especial de Atendimento Social (Reas), em Irecê, está acontecendo neste mês de maio. O projeto traz cursos, seminários e programas de qualificação para os agentes sociais que atuam no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) voltadas para a promoção dos direitos dos cidadãos e, em especial, os direitos e a proteção à criança e ao adolescente do município. A determinação do prefeito Elmo Vaz é “fazer de Irecê uma referência regional e mesmo estadual na área da assistência social com uma equipe de excelência”.

O Reas, que acontece até setembro, também promove a capacitação de toda a equipe da Secretaria de Assistência Social requalificando e potencializando os talentos que existem na área da assistência desde o secretário até os auxiliares de serviços gerais. Fazem parte do público-alvo do projeto toda a equipe do Creas e do Cras, que envolve psicólogos, advogados, educadores e assistentes sociais e a equipe de visita à zona rural.

Coordenado pelo Centro Internacional Avatar - CIACEN, o Reas se divide em duas ferramentas: a capacitação contínua, utilizando a liderança positiva e a gestão produtiva, e o uso das estratégias da cultura. “Usamos a cultura e suas ferramentas porque são transformadoras de vidas”, disse o diretor geral do projeto Paulo Atto. O Secretário de Assistência Social, Rafael Sydhartha afirma que “todas as nossas ações são focadas no melhor atendimento e apoio às crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal promovendo um novo tempo na assistência do município”.

Após a participação no Reas os agentes vão aumentar a capacidade de liderança e trabalhar com maior empatia no atendimento aos demandantes. O Reas investe na prevenção e tem como diferencial a educação emocional para oferecer um atendimento com qualidade e profissionalismo. “Preparamos profissionais para ter um atendimento social de referência”, finaliza o prefeito Elmo Vaz.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp